quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

16 de Dezembro de 1973: O dia em que Pavão sucumbiu nas Antas.

Foi ao minuto 13, da Jornada 13 do Campeonato Português: "Pavão fez um passe e depois morreu", escreveu o JN no dia seguinte. Por isso, hoje é dia de lembrar o médio portista, que caiu morto no relvado do Estádio das Antas.
O 13 do azar de Pavão (alcunha herdada, por jogar de braços abertos), então capitão do FC Porto, foi no dia 16 de Dezembro de 1973. Corria o minuto 13, quando Pavão, fez um passe, para António Oliveira, que se desmarcava no flanco direito, e tombou sobre o relvado.
"50 mil pessoas acabavam de ovacionar a sua última jogada. Foi Oliveira quem recebeu o seu derradeiro passe. Da relva para a maca, desta para o balneário e daqui para a ambulância que o conduziu vertiginosamente para o Hospital de São João - foi este, em resumo, o princípio e o fim do drama que enlutou a festa das Antas", escreveu no dia seguinte, o JN.
Após o desfalecimento, do pulmão do meio campo portista, o jogo prosseguiu, sem que se soubesse do estado de saúde de Pavão.
No fim da partida, havia motivos para festejar. O FC Porto vencia o então líder V. Setúbal por 2-0, e aproximava-se do 1º lugar.
Mas, logo após o final da partida, confirmou-se o pior. Pavão não havia acordado da letargia em que caiu, ao tombar no relvado.
Guedes, defesa do FC Porto, entre um mar de lágrimas, disse "Meu Deus, como é triste esta grande vitória". Já o treinador portista, Bella Gutmann, salientou a qualidade e a importância de Pavão no FC Porto: "Tão bom e tinha só 26 anos. Vai fazer muita falta".
Do lado setubalense, José Maria Pedroto (que já havia passado pelo FC Porto), disse que aquele era o dia mais triste da sua vida.
Os dias que se seguiram, foram claro, de grande consternação e de dor na cidade portuense. 30 mil pessoas, despediram-se nas Antas, do camisola 6.
Após, alguma especulação, a causa da morte de Pavão foi conhecida em Janeiro de 1974. Foi estenose aórtica, uma patologia do coração, que provocou a paragem cardíaca, e claro, a morte do jogador.
Devido a ter essa doença, "Pavão nunca devia ter jogado futebol", escreveu a imprensa da época.
Fernando Pascoal das Neves (simplesmente Pavão, no mundo da bola) nasceu em Chaves, a 12 de Julho de 1947, tendo começado a jogar futebol no D. Chaves. Transferiu-se para o FC Porto, com idade juvenil, sagrando-se campeão nacional de Juniores, na época 64/65. Jogou depois, nove temporadas nos seniores azuis e brancos.
Foi internacional A, por 11 vezes, tendo a sua estreia sido em Lourenço Marques (actual Maputo) frente ao Brasil, tinha ele 20 anos.
36 anos depois, o Porto nunca mais viu um jogador igual a Pavão. Até Sempre !

Sem comentários:

Enviar um comentário