sábado, 19 de dezembro de 2009

13 anos depois: onde anda Arnold Wetl ?

Arnold Wetl nasceu em Eibiswald (Áustria), a 12 de Fevereiro de 1970.
Formado nas Camadas Jovens do Sturm Graz, envergou a camisola da equipa principal durante sete temporadas.
As boas exibições ao serviço do Sturm, abriram-lhe as portas da Selecção Austríaca, onde acabou por chamar a atenção de bons clubes europeus.
Reforçou o FC Porto, no Verão de 1996, ficando na memória o tal golo já aqui falado, na Luz a 18 de Setembro para a Supertaça.
Nas restantes competições, Wetl foi muito pouco utilizado por António Oliveira. No campeonato, participou em 11 jogos (apenas 2 como titular), marcando 1 golo, num total de 438 minutos que esteve em campo.
Na Europa, fez apenas uma participação. Foi contra o Manchester United, nas Antas, quando entrou aos 48' minutos para o lugar de Barroso.
Não fosse o golo marcado ao Benfica, e poucos (ou nenhuns) se lembrariam deste austríaco que teve uma passagem muito fugaz pelo nosso futebol.Fez as malas, no fim da temporada, regressando ao seu país para representar o Rapid de Viena.
Jogou no Rapid, durante sete temporadas. De 97/98 a 03/04.
Terminou a carreira, ao serviço do Gratkorn, também da Áustria, onde jogou duas temporadas (04/05 e 05/06), ambas na 2ª Divisão Austríaca.
Jogador possante, e dono de um pé esquerdo fantástico, Wetl foi internacional A pela Áustria, por 21 ocasiões, marcando 4 golos. Era médio ofensivo.
Há, sensivelmente um ano, Wetl esteve á conversa com o MaisFutebol: "Não pode ser só coincidência, mas ainda há dias os meus três filhos resolveram pesquisar na internet e estiveram a ver esse golo no Youtube, um site de vídeos, não sei se conhece" disse o austríaco, orgulhoso do golão que fez.
"Eles ficaram muito orgulhosos. Se bem me lembro, foi o meu primeiro jogo oficial pelo FC Porto. Esse golo na Luz marcou a minha carreira".
Actualmente, o austríaco é o treinador dos Sub-17 do Sturm Graz, e diz-se orgulhoso da carreira que teve.
"Sou treinador dos jovens na academia do Sturm Graz. Oriento a equipa de sub-17."
"Depois do Rapid de Viena, voltei ao Sturm Graz e terminei a carreira no FC Gratkorn, depois de uma época na segunda divisão. Foi há três épocas, estava com 35 anos, penso que foi o momento certo. Joguei 17 anos como profissional. Conquistei títulos em Portugal, na Áustria e fui 20 vezes internacional pela selecção principal, estando no Mundial de 1998. Penso que não foi uma má carreira." disse Wetl, extremamente orgulhoso do seu passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário