segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

25 de Janeiro de 2004: Morte de Miki Fehér

Faz hoje, precisamente seis anos, que o jovem magiar Miklos Fehér, faleceu em campo.
Foi no dia 25 de Janeiro, na Jornada 19 do Campeonato Português, em Guimarães, num jogo entre duas belas equipas: Vitória e Benfica.
O jogo não corria como Camacho (treinador do Benfica) desejava, e este viu-se "obrigado" a mudar o seu esquema. Lançou Miki Fehér, um jovem húngaro, humilde e lutador.
Fehér entrou aos 59' para o lugar de João Pereira (agora no Sporting), e já perto do fim, após uma jogada de insistência de Simão Sabrosa pelo flanco esquerdo, "Miki" acabou por tocar a bola para Fernando Aguiar, que empurrou o esférico para o fundo das redes. O Benfica chegava ao golo aos 91' e preparava-se para somar mais três pontos.
Aos 92', Fehér, numa "velha" técnica para queimar tempo, fez uma falta, levou cartão amarelo, sorriu perante Olegário Benquerença (árbitro do jogo), debruçou-se e, acabou por cair desamparado no relvado.
As tentativas de reanimação não surtiram efeito, e o jogador acabou por falecer já no hospital de Guimarães.
Ainda no relvado, Miki deu sinal de vida, o que acalmou por pouco tempo, todos os adeptos presentes no estádio que gritavam em uníssono "Miklos Fehér".
Nada a fazer. Miki, faleceu as 23h10, deixando de rastos o País e a "Família Benfiquista".
Nunca mais, nenhum jogador do Benfica, envergará a camisola "29".
Portugal chorou durante dias (senão meses), a morte de um dos "seus". Aquele jovem, que em 1999, chegou ao nosso país para representar o FC Porto, e que estava sempre alegre, tinha falecido.
Formado no Gyor Eto, manteve contrato com o FC Porto de 98/99 a 01/02. Pelo meio, passagens pela equipa B portista, e pelo Salgueiros e Braga, por empréstimo.
Tinha assinado com o Benfica em 2002.
Aos 25 anos, perdeu a vida no país que o acolheu, tinha ele 19 anos. Foi internacional A pela Hungria, em 25 ocasiões, tendo marcado 7 golos.

1 comentário: