Na Lageosa do Mondego, distrito da Guarda, longe vai o tempo dos ordenados chorudos.A época 2009/10 estava à porta, e o vazio directivo apoderava-se do clube. No entanto, um grupo de amigos (tal como o considera Joel Martins, jogador/director da Lageosa), "entrou" em cena, a tempo de o clube participar na 1ª Divisão Distrital da AF Guarda.
O plantel esse não é composto por "vedetas", mas sim por jogadores da terra e por alguns de freguesias vizinhas, que jogam apenas por amor à camisola, já que o Lageosa não tem orçamento para salários.
As limitações são várias, e as contrariedades também, pois formar um plantel nas condições referidas não é fácil.
Além de Joel Martins, também Fernando Nunes e Daniel Lobo, são jogadores e directores em simultâneo. Tudo isto por amor ao clube.
Até agora, em 20 jogos, os "Bravos" da Lageosa não conseguiram mais do que...20 derrotas, tendo marcado apenas 14 golos e sofrido 124.
Joel Martins, guarda-redes do Lageosa, disse no ReporTv (programa transmitido pelo canal desportivo, SportTv), que no que "depender dele o clube nunca acabará".
No plantel da Lageosa, destaca-se Brazete, que aos 44 anos, e depois de ter representado o Famalicão, na 1ª Divisão Portuguesa nas temporadas 90/91 e 91/92, ainda dá uma ajudinha ao Lageosa. Ou pelo menos, tenta.
Além da equipa sénior, também as camadas jovens sofrem com a crise.
A falta de apoios, a somar à pouca adesão dos jovens da terra, levou a um facto que em anos anteriores não aconteceria: o Centro Recreativo e Cultural da Lageosa do Mondego, não tem agora qualquer equipa a competir nas camadas jovens.
Além dos Seniores, na Lageosa compete apenas a equipa feminina, projecto pioneiro na região.
Grande parte deste plantel, joga futebol federado pela primeira vez, e as dificuldades são acrescidas, como seria de esperar.
No passado fim de semana, a equipa feminina da Lageosa, não compareceu ao desafio frente ao SC Sabugal.
Curiosamente, no futebol masculino, o adversário da Lageosa, foi também o SC Sabugal, mas aí, já houve jogo, e o resultado final foi (muito) desnivelado: 1-12.
Mas não se pense, que os Homens da Lageosa facilitam as coisas, como os resultados podem parecer.
No passado dia 21 de Março, disputava-se a 19ª Jornada do campeonato, e o Lageosa deslocou-se ao terreno do penúltimo classificado, o Celoricense.
O resultado final foi um imprevisível, 6-5. Que grande jogo entre os dois últimos. Convém referir que antes deste jogo, o Celoricense apenas havia somado 5 pontos.
Na Lageosa sobrevive a esperança, de pelo menos conquistar, uma vitória até ao fim do campeonato. Faltam 6 jornadas e tudo pode acontecer.
Mas, o importante é terminar o campeonato com dignidade, e faço uso das palavras de Joel Martins para "fazer" um apelo aos adeptos do Lageosa: Não deixem acabar o clube.
É de louvar tanto a direcçao como dos jogadores da equipa da legeosa pela coragem que tem tido.Entraram no campeonato,sem dinheiro,sem uma equipa devidamente formada,muitas vezes fazem jogos so com 9 jogadores por nao terem mais,assim nao é de admirar que estejam em ultimo lugar.Para toda a equipa um muito obrigado pela coragem e pelo exemplo que tem dado.
ResponderEliminarFORÇA LAGEOSA
é muito bem pensado em formar uma equipa com apenas o mínimo dos mínimos, temos sempre de começar por algum lado, e isto certamente que servirá de exemplo para muitas pessoas num futuro próximo... e um verdadeiro adepto devia se orgulhar muito deste feito, já que com estas condições em que o clube está ainda assim ha pessoas que continuam a fazer parte deste equipa que só Deus sabe dela...Mas tudo é possível, por isso nós como adeptos temos o dever de continuar a apoiar a respeitar o clube que escolhemos...
ResponderEliminar....VOLDEMORTE.....
Alguém tem o contacto da pessoa responsável pela inscrição de novos sócios no clube?
ResponderEliminar