sexta-feira, 26 de março de 2010

D. Sandinenses: O Dragão está vivo e bem vivo

No regresso aos Distritais, vinte e um anos depois da última participação, os Dragões Sandinenses, já sem grandes dívidas acumuladas, formaram um plantel capaz de honrar o clube na Divisão de Honra da AF Porto.
Plantel esse formado, por cerca de 10 dos jovens que na temporada transacta tinham lutado para que o clube não acabasse, e por alguns atletas de maior experiência, onde se destacavam os regressos ao clube de Nuno Anselmo (guarda-redes que representou o Sp. Espinho na Liga principal em 96/97), Agostinho e Jorge Gomes, todos eles atletas que estiveram presentes no brilharete Sandinense, em 99/00, na Taça de Portugal.
A temporada não começou lá muito bem, e nos primeiros quatro jogos, os D. Sandinenses averbaram quatro derrotas.
Já eram 37 desaires consecutivos, a contar com os 32 da Série C da III Divisão 07/08, e o desafio da Taça de Portugal frente ao Tocha.
No entanto, no dia 5 de Outubro de 2008, uma vitória sobre o Perosinho, deu o mote para a recuperação sandinense no campeonato.
No Estádio do Tourão, não passou por exemplo, o Candal que viria a ser um dos clubes promovidos à III Divisão. Jogo ao qual eu tive o prazer de assistir, e não notei grandes diferenças entre as equipas. Bela exibição sandinense, que mereceu por inteiro o triunfo.
Os D. Sandinenses, terminaram o campeonato num tranquilíssimo 9º lugar, e sem sofrerem qualquer derrota nos últimos oito jogos.
Para a presente temporada, a espinha dorsal do plantel manteve-se, tendo o clube reforçado-se com 3/4 jogadores experientes nas divisões distritais.
Esta temporada, as coisas não estão lá muito famosas, pois em 27 jogos (faltam sete para o fim), os Dragões Sandinenses somam apenas 25 pontos, e ocupam a penúltima posição, embora em igualdade pontual com Vilarinho (antepenúltimo) e Progresso (último).
Esta temporada, o líder Sousense não passou no Tourão, tendo sido derrotado por 2-1.
Para dar um exemplo de sucesso na formação, os Júniores terminaram a 1ª fase no 2º lugar, e vão agora lutar pela subida à 1ª Divisão Distrital da categoria.
Formação essa, que teve nas suas fileiras, jogadores como: André Claro (FC Porto), Jorge Baptista (Naval), e Pedro Santos (ex Boavista, e actualmente no Arouca).
Depois de uma saudavél recuperação, é caso para dizer que o Dragão está vivo e bem vivo.

(Nota: Na foto, a visita dos D. Sandinenses ao terreno do campeão Pedrouços, na temporada passada, que terminou com derrota sandinense por 3-1.)

2 comentários:

  1. Ontem, os Dragões Sandinenses somaram mais um triunfo no campeonato, ao baterem o Progresso por 2-0.

    ResponderEliminar
  2. Por razões que eu desconheço, os Juniores dos Dragões Sandinenses acabaram afastados da segunda fase, que tem como objectivo a promoção à 1ª Divisão Distrital.

    ResponderEliminar