terça-feira, 16 de março de 2010

III Divisão: SJ Vêr - Penalva do Castelo acabou muito para lá da 'hora'

Este domingo foi dia de emoções fortes no futebol português, como já se viu pelos incidentes verificados no jogo da II Divisão entre Boavista e Lousada.
Na III Divisão, disputou-se a última jornada da primeira fase, e na Série C, SJ Vêr e Penalva do Castelo, tinham ambos hipóteses de figurarem no lote de seis equipas que disputará a subida à II Divisão.
O jogo terminou empatado a duas bolas, com a equipa local fora dos seis primeiros e com o Penalva a figurar no lote de equipas que pode subir à II Divisão.
Numa partida em que o futebol e os jogadores deviam ser os principais protagonistas, acabou por ser o árbitro da partida, José Silva, que viajou de Braga, quem assumiu todo o protagonismo.
A expulsão do técnico da equipa da casa, à passagem do minuto 30', e o vermelho directo mostrado a Cancela, jogador do SJ Vêr, aos 37' por uma agressão, que alegadamente não existiu, foram os primeiros motivos de fúria dos adeptos da turma da casa.
Alheio a tudo isto, o Penalva aproveitou para inaugurar o marcador em cima do intervalo, graças a um golo de Hélder Rodrigues.
Depois do intervalo, o SJ Vêr procurou o empate, mas voltaria a ficar reduzido:desta vez foi Zé Tó o jogador expulso, mas por acumulação de amarelos, marcava o relógio o minuto 57'.
Com tantas contrariedades, os da casa uniram-se ainda mais, e aos 59' Rui Dolores - que em tempos jogou na I Liga - empatou a partida.
Os da casa não demorariam muito a fazer o segundo golo, e aos 77' minutos, na sequência de um pontapé de canto, Fredy saltou mais alto que tudo e todos, e de cabeça fez o 2-1.
O tempo ia passando, mas lentamente, pois o guardião do SJ Vêr, Nuno Oliveira, esteve cerca de dez minutos estendido no relvado para ser assistido, acabando mesmo por ser substituido pelo júnior Nélson.
O principal motivo da muita polémica envolvida em torno deste jogo, aconteceu ao minuto 90' quando o árbitro da partida concedeu treze (!) minutos de compensação, marcava o meu relógio 16:47.
Os 13' minutos passaram, e aos 16' (!), José Silva assinalou grande penalidade a favor do Penalva do Castelo, por pretensa mão na bola de Fredy.
Hélder Rodrigues converteu a grande penalidade com êxito 106' minutos de jogo, quando o meu relógio já marcava 17:03. De 13' minutos dados acabaram por se jogar 16'. Inacreditável.
Mal o Penalva chegou ao empate, o árbitro da partida terminou o jogo, e refugiou-se de imediato no balneário 'abandonando' os seus assistentes.
Depois disto, várias dezenas de adeptos do SJ Vêr concentraram-se junto ao balneário da equipa de arbitragem, tendo sido preciso reforço policial, para que o trio vindo de Braga, abandona-se as instalações do Sporting Clube São João de Vêr.
Cenas lamentáveis no futebol, que marcaram um domingo que havia ser de festa, e que acabou manchado por sangue em alguns campos do nosso País.

3 comentários:

  1. Também lá estive, o Penalti foi aos 14 minutos e não aos 16. O tempo só se prolongou para além dos 13 minutos porque os nossos jogadores suplentes e o treinador, andaram a bricar com o àrbitro, atirando bolas para dentro do campo já em periodo de descontos, para interromperem sistemáticamente o jogo. O Banco do S.João de Ver foi avisado pelo àrbitro, foi mà minha frente e eu ouvi bem, Por cada bola que entre novamente em campo eu dou mais 1 minuto. Mesmo depois desta ameaça, continuaram com a bricadeira atirando novas bolas. Só se podem culpar a eles mesmos, pois se estivessem quietinhos o jogo terminava aos 13 minutos.

    ResponderEliminar
  2. tas te a fazer passar por adepto do sjver ao dizer nossos jogadores. tem vergonha! foi um roubo de igreja!!

    ResponderEliminar
  3. eh pa o SJ Ver é o meu clube no FM lol... so que nao consigo passar da 2º Divisão. Seja como for FORÇA S.JOAO Vêr!!

    ResponderEliminar