A 13 de Agosto de 1999, chegaram a Barcelos, provenientes da Nigéria, dois jovens com o objectivo de representarem o Gil Vicente.A Liga arrancava dia 20 de Agosto, e Álvaro Magalhães estava com problemas na frente de ataque. Tavares, internacional pela Guiné-Bissau, estava lesionado por um largo período de tempo, enquanto Xandi, teimava em afirmar-se, mostrando-se mesmo inadaptado.
A direcção gilista, procurou uma solução, e encontrou-a em Yakubu (foto), que aos 16 anos já era titular do Julius Berger, clube que militava no escalão maior do futebol nigeriano.
As negociações entre o Gil e o clube africano, foram duras e prolongaram-se por algumas semanas, pois o clube português não tinha possibilidades de cobrir o valor do passe do jovem prodígio. A solução foi básica: empréstimo de uma temporada.
Com Yakubu, chegou Harrison Omoko (Harry), este com 17 anos, e para a posição de defesa central.
Depois de serem apresentados à comunicação social, seguiram viagem para Braga, onde pernoitaram. Na manhã seguinte, os jogadores recusaram-se a seguir viagem com o secretário-técnico do Gil, Rochinha, a fim de realizarem os testes médicos.
Segundo o Jornal Record do dia 15 de Agosto de 1999, os gilistas queixaram-se de um envolvimento de um empresário, que terá aliciado os jogadores com uma proposta para um clube maior.
No entanto, dia 16, ambos lá se treinaram, tendo Yakubu dado mais nas vistas: fez dois golos. Um de penalti, e outro num golpe de cabeça "à ponta de lança".
João Magalhães, presidente do Gil Vicente, anunciava: o Gil acabava de contrair um empréstimo bancário para adquirir os passes dos jogadores. Empréstimo esse, no valor de 40 mil contos. Entretanto, outro problema surgiu pelo meio.
Os certificados não chegavam, e os jovens nigerianos falharam a recepção ao Campomaiorense (vitória por 3-1) e a deslocação ao Restelo (empate 1-1 com o Belenenses), para desespero da direcção gilista e de Álvaro Magalhães, que se viu obrigado a adaptar Guga à posição mais adiantada no terreno.
A 30 de Agosto, a um dia do fecho do mercado, o presidente João Magalhães, fartou-se de esperar e decidiu dispensar os dois jogadores.
À edição do Jornal Record, de 31 de Agosto, o guineense Cátio Baldé, representante em Portugal, do empresário nigeriano Sylvanus, revelou informações interessantes:
“Os contratos estão assinados e tudo está legal. O Sylvanus regressa da Nigéria quarta-feira, onde se deslocou exclusivamente para desbloquear a situação, já com os documentos e agora eles querem dispensá-los. O Gil Vicente foi o escolhido devido às boas relações com o treinador Álvaro Magalhães, uma vez que havia vários clubes interessados. O Sylvanus quase teve de raptar o Yakubu para Portugal e, agora, foi obrigado a penhorar duas casas na Nigéria, no valor de um milhão de dólares, para o clube que detém o certificado internacional dar o documento. Ele chega amanhã, está tudo legal e já não querem os futebolistas”.
A aventura por terras lusas da dupla nigeriana, terminou dia dois de Setembro, quando Sylvanus regressou ao nosso país. O mesmo empresário falou ainda do interesse do Marítimo e da União de Leiria, bem como de um clube saudita, nos jogadores.Yakubu, deixou Barcelos, tecendo algumas críticas a forma como foi tratado, junto com o seu colega Harry, e afirmou que desejava regressar rapidamente à Nigéria, a fim estar bem preparado, para uma eventual participação nos Jogos Olímpicos de 2000.
Depois desta "novela" Yakubu, regressou ao Julius Berger, mas por pouco tempo. Saiu em 2000 rumo a Israel, para o Hapoel Kfar-Saba.
Depois da tão almejada participação nos Jogos Olímpicos ao serviço da Nigéria, representou o Maccabi Haifa, também de Israel.
Esteve no Maccabi Haifa até 2003, tendo pelo meio, sido emprestado ao Dinamo Kiev, da Ucrânia.
Em Janeiro de 2003, tornou-se reforço do Portsmouth de Inglaterra, onde permaneceu até 2005, altura em que assinou pelo Middlesbrough. Saiu em 2007, rumo ao Everton (onde ainda se mantém), a troco de doze milhões e meio de euros, tornando-se no jogador mais caro da história dos "Pompey".
Quanto a Harrison Omoko (ou simplesmente Harry), regressou ao seu País, para representar o Plateau United Jos, de onde saiu em 2001, rumo ao Dinamo Kiev, da Ucrânia.
Actualmente, ainda se mantém pela Ucrânia, mas agora ao serviço do Zorya, clube que representa desde 2008. Conta ainda com passagens por Vorskla Poltava (03/04), FC Volyn (04/05 e 05/06), e SC Tavriya (06/07 e 07/08).
Com certeza que os dirigentes do Gil Vicente, que lidaram com este processo, estão bastante arrependidos do "tratamento" que deram a estes dois jogadores nigerianos.
que dureza! mas como esses ainda á mais
ResponderEliminar