quarta-feira, 21 de abril de 2010

Recordar: Pedro Dimas no Newcastle.

Poucos devem ser aqueles que se lembram da passagem de Pedro Dimas, pelo Newcastle de Inglaterra.
Este ribatejano de gema (nasceu em Vila Franca de Xira), começou a carreira ao serviço do Louletano, com apenas 6 anos.
Ingressou então nas Escolinhas do clube tendo permanecido até aos Juvenis, altura em que deu nas vistas e reforçou os Juniores do FC Porto, em 1999.
Em 2000, depois de uma boa temporada ao serviço da equipa júnior dos "Dragões", recebeu um convite "aliciante" do Newcastle de Inglaterra, para prestar provas.
Dimas, aceitou e com as devidas autorizações por parte do FC Porto, viajou até ao Norte de Inglaterra, acabando por realizar apenas um único jogo amigavel, o que foi suficiente para convencer Bobby Robson (esse mesmo !), a oferecer-lhe um contrato nos "Magpies".
Assinou, e cumpriu o seu segundo ano de Júnior, a jogar pelas reservas do Newcastle, enfrentado grandes nomes do futebol internacional, como David Ginola, Alan Smith ou Jermaine Defoe.
Também, se pode "orgulhar" de ter partilhado o balneário com Olivier Bernard, um defesa esquerdo francês que fez grande parte da sua carreira ao serviço dos "Magpies".
A temporada 2000/2001 terminou, veio a seguinte, e com ela veio uma excelente notícia para Pedro Dimas.
O jovem que chegou como médio a Newcastle, mas rapidamente foi adaptado a extremo, integraria a equipa principal dos "Magpies" na temporada 01/02.
No entanto, uma série sucessiva de lesões impediram que Pedro Dimas se estrea-se na Premier League, e o jovem jogador jogou mais uma vez pelas Reservas. No entanto, esteve sempre "à espreita" quanto a uma possível chamada a equipa principal.
Algo que não aconteceu.
No fim da temporada, Dimas, terminou a ligação ao Newcastle, por opção dos responsáveis do clube inglês.
Regressou a Portugal e ao seu clube "de sempre" Louletano, tendo representado depois Farense, Imortal e Lousada, antes de chegar ao Sp. Espinho em 2006, onde ainda se mantém.
Curioso, é o facto de Dimas, ter começado como médio, ter representado o Newcastle como extremo, ter recuado para defesa esquerdo no Lousada, e passar a defesa central no Sp. Espinho.
Polivalência não lhe falta....

1 comentário:

  1. quem o ve jogar agora não diz k foi medio ou extremo,axo que a central se enquadra perfeitamente,é alto,joga bem de cabeça...haaa e parabéns está aqui um bom texto de pesquisa.

    ResponderEliminar