quarta-feira, 19 de maio de 2010

AD Marco 09

A 6 de Março de 2009, nasceu a Associação Desportiva Marco de Canaveses 09.
Inspirados no "Salgueiros 08" um grupo de adeptos e de figuras ligadas ao extinto FC Marco, criaram a AD Marco 09, com o objectivo de devolver à cidade do Marco de Canaveses, o "bichinho" pelo futebol, que havia desaparecido em 2007.
Com a criação de um novo clube, ficaram também estipuladas as condições para a formação de um plantel sénior: apenas e só jogadores da formação do FC Marco, ou então jogadores de toda a região do Marco de Canaveses.
E foi assim, com um plantel curto mas trabalhador, que a AD Marco 09 "singrou" no futebol distrital da AF Porto, na sua primeira temporada como clube federado.
Entre o plantel que recentemente terminou a Série 2 da II Divisão no 2º lugar, encontram-se os nomes de Gabriel, Viduka, Tó Zé e Carlos Mendes, todos eles com um passado recente ligado ao FC Marco. Os três últimos estiveram mesmo presentes nos dois últimos anos de vida do FC Marco, pois as duas épocas que inicialmente seriam cumpridas nos Juniores, acabaram por ser cumpridas nos Seniores.
A AD Marco 09 apesar de ter terminado o campeonato no 2º lugar, deverá ascender à I Divisão, de acordo com os regulamentos da AF Porto. Mas, ainda não há decisões oficiais. Para já, só expectactivas.
Outro dos "acordos" estabelecidos aquando da criação do Marco 09, foram a manutenção das cores do clube anterior, bem como a utilização do seu primeiro símbolo.
Os jogos caseiros são também efectuados no Estádio Avelino Ferreira Torres (agora denominado Estádio Municipal Marco de Canaveses), à semelhança do que acontecia com o extinto e saudoso FC Marco.
Além da equipa sénior, a AD Marco 09 tem também equipas inscritas nos escalões de Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas. As camadas jovens jogam no antigo campo de treinos do FC Marco, que recentemente "recebeu" relvado sintético.
A próxima temporada, é aguardada com ansiedade.

1 comentário:

  1. Boas!
    Não sabia que o Marco recomeçou com o Futebol Sénior!Ainda Bem! É de louvar! Salgueiros, Ovarense, Felgueiras, Marco, Maia, etc. Anida bem para o Futebol Português!

    Abraço,

    sempre_ado

    ResponderEliminar