segunda-feira, 31 de maio de 2010

Farense e Infesta: Dois históricos com destinos diferentes

A III Divisão terminou ontem para as equipas do Continente, e no meio de tantas descidas e subidas, há duas situações que são de certa forma "marcantes".
O grande destaque de todas as equipas que subiram, vai sem dúvida para o Farense, que depois de ter estado sem futebol sénior, tem tido uma ascensão espectacular.
Em quatro temporadas, os algarvios, conseguiram três promoções, sendo que por duas vezes sagraram-se mesmo campeões.
Ontem, um trajecto que já ía em duas temporadas na III Divisão, terminou com uma vitória suada, e com a promoção à II Divisão.
Seis anos depois de ter participado no terceiro escalão do futebol português, o Farense está de regresso, mas desta vez com mais meios do que os que tinha em 2004, para atingir os seus objectivos, que devem essencialmente passar pela manutenção, e no futuro, devem passar pela tentativa de promoção à Liga Vitalis.
Na última temporada na II Divisão B, os "Leões de Faro" conquistaram onze vitórias, oito empates, e dezanove derrotas, tendo terminado a prova no 17º lugar entre 20 equipas.
Faziam parte desta equipa, nomes como Hassan, Carlos Costa e Paixão, que representaram o clube algarvio na I Divisão, e ainda Pedro Hipólito, Pedro Estrela e Pedro Dimas. Outro nome bem conhecido dos adeptos farenses, é o de Quadros, que actualmente representa o Farense.Quanto às descidas que se registaram, o maior destaque vai sem dúvida para a do Infesta, que militava na Série B.
A turma infestista não marca presença nos Distritais da AF Porto, desde a temporada 83/84 que terminou com a subida do clube azul e branco, à III Divisão Nacional.
Na temporada passada, o Infesta desceu da II Divisão para a III Divisão, e desta feita volta a descer de divisão. São duas descidas consecutivas, que concerteza não mancharão o historial do clube em campeonatos nacionais.
De 89/90 a 08/09, o Infesta não conheceu outra divisão, que não a II. Foram vinte temporadas consecutivas, onde o clube foi ganhando tradição de complicar a vida às equipas que lutavam para subir. Ao longo dos anos os homens de São Mamede, foram-se intrometendo na luta pela subida, com especial destaque para as temporadas protagonizadas na última década.
Com a queda à III Divisão na temporada passada, alguns jogadores "históricos" no clube como Bruno, Laranjeira ou Corina mantiveram-se apesar da queda no clube, na tentativa de fazer regressar o Infesta à II Divisão.
O plantel era praticamente o mesmo da temporada transacta, registando-se poucas entradas e claro poucas saídas, mas as saídas verificadas, foram baixas de vulto, já que saíram dois jogadores com um "historial rico" ao serviço do clube, como Pedro Nuno e Camarinha. Pedro Nuno acabou por voltar em Janeiro.
Esta temporada, na primeira fase, o Infesta terminou no 10º lugar entre 12 equipas, com quatro vitórias, onze empates e sete derrotas.
Já na segunda fase, a turma infestista somou apenas um triunfo, ao que se juntaram cinco empates e quatro derrotas em 10 jogos. O penúltimo lugar dos "seis últimos" foi azul e branco.

1 comentário:

  1. e o olivais e moscavide que a pouco tempo estava em grande com miguel veloso ao leme tambem vai para a distrital!

    ResponderEliminar