quarta-feira, 5 de maio de 2010

Recordar: Canedo na III Divisão

Hoje abordarei o meu lado mais pessoal, no que ao futebol diz respeito. Grande parte da população tem tendência a apoiar o clube da sua terra, e eu não sou excepção.
Fundado em 1984, o ponto alto da história do Canedo deu-se precisamente vinte anos depois, com a subida aos campeonatos Nacionais.
Durante três temporadas, o clube na III Divisão - sempre na Série B -, e posso considerar que o "saldo" foi positivo.
Em 04/05, em época de estreia, o Canedo entrou com o pé direito, pois venceu as três primeiras jornadas: Tirsense e Canelas em casa, ambos por 1-0, e Valonguense fora, por 2-1.
Em três jornadas, os canarinhos eram surpreendentemente um dos líderes do campeonato, juntamente com o histórico Famalicão.
Mas como no futebol não se ganha sempre, a jornada quarto trouxe a primeira derrota, e a primeira goleada, em São Pedro da Cova, frente à equipa local, por 5-0.
Depois deste 'imprevisto', seguiram-se mais duas vitórias, sobre dois adversários com tradições nos Nacionais: Torre de Moncorvo e Ermesinde.
À sexta Jornada, com cinco vitórias e uma derrota, o Canedo liderava a Série B de forma isolada, com mais um ponto do que a dupla que viria a subir de divisão: Famalicão e Aliados de Lordelo.
Depois disto, os comandados de Albertino Oliveira atravessaram uma má fase, estando doze jogos sem vencer, averbando seis empates e seis derrotas.
O Canedo entrava já em zona perigosa, e na jornada dezanove na recepção ao Valonguense, a má fase parecia querer continuar, mas um golo já bem perto do fim apontado por Nuno Velha, devolveu o clube às vitórias.
Depois seguiram-se mais dois triunfos, um sobre o Canelas, e o outro sobre o SP Cova, onde "devolvemos" a goleada sofrida na primeira volta: vencemos por 5-1.
Entre as jornadas vinte e dois e vinte e cinco, voltámos a estar em 'maus lençóis', pois vencemos apenas por uma vez em quatro jogos.
Aí, a equipa "acordou" e seguiram-se cinco triunfos consecutivos, em que dois foram marcantes. O primeiro na recepção ao Vila Real, e a perder 0-2, virámos para 3-2; o segundo na visita ao líder Famalicão, histórica vitória também por 3-2.
Depois de cumprida a jornada trinta com uma vitória sobre o Mogadourense por 3-0, a manutenção estava garantida, e a equipa realizou os últimos quatro jogos sem pressão, o que prova os resultados: três empates e uma derrota.
Classificação final: 8º lugar, com 51 pontos.Para 2005/2006 o plantel sofreu algumas mudanças, depois de perder jogadores importantes como Rui Pedro e César ambos para o Estarreja, e Bruno Cunha para o Vilanovense.
Desta vez, a época não começou tão bem como a anterior, com o Canedo a sofrer três derrotas nos primeiro quatro jogos.
Mas como diz o povo "depois da tempestade, vem a bonança". Seguiram-se nove jogos sem conhecer o amargo sabor da derrota, em que seis vitórias e três empates catapultaram o Canedo para a terceira posição em igualdade pontual com o segundo, Torre de Moncorvo.
Seguiu-se depois a pior da fase da época, com apenas um triunfo em nove jogos. Cinco derrotas e três empates foram os outros resultados amealhados.
Faltavam onze jornadas para o fim, e o Canedo ainda teria de folgar. A linha de água estava perto, e era urgente uma vitória. Vitória essa que apareceu em casa do "aflito" Rio Tinto, por 2-0.
Antes de folgar pela última vez no campeonato, o Canedo teria ainda de realizar sete jogos. Nessas sete jornadas, seguiram-se três vitórias, dois empates e duas derrotas.
A três jornadas do fim, estávamos a seis pontos da zona de subida - quinto lugar -, mas a promoção não passava de um sonho, dado que na jornada seguinte folgariamos.
Depois da folga descemos um lugar na classificação, e a derrota caseira frente ao Ataense, na penúltima jornada, "atirou-nos" para o nono lugar final.
Despedimo-nos de 05/06 com um empate no terreno do Rebordosa, jogo esse que entrou nas contas do "Totobola".
Para finalizar, informo que a FPF subtraiu-nos três pontos, devido a uma irregularidade cometida pelo nosso treinador-adjunto em casa do Vila Real, onde tinhamos vencido por 2-1.
Classificação final: 12º lugar, com 42 pontos.Para 2006/2007, o vazio directivo apoderou-se algum tempo do clube. Entrou um novo elenco, e a equipa técnica mudou. Rui Cardoso, até aqui treinador-adjunto de Albertino Oliveira, assumiu o cargo de treinador principal. Quanto ao plantel, muitas saídas, e claro muitas entradas.
Esta época, pode mesmo ser considerada a pior de sempre de toda a história do clube. E já vão perceber porquê.
Para começar, tivemos o pior arranque de todas as três temporadas: em dez jogos, Rui Cardoso somou apenas um triunfo - em casa frente ao Amarante por 1-0 -, e dois empates - ambos em casa, frente a Alijoense e Torre de Moncorvo.
Acabou despedido após a décima jornada, depois de uma decepcionante e vergonhosa goleada sofrida em casa, ante o último classificado Ataense, por 1-4.
Albertino Oliveira voltou ao Canedo, e em cinco partidas, somou uma vitória e um empate. Depois de vencer o Ermesinde no fecho da primeira  volta, o Canedo ocupava o penúltimo lugar com nove pontos somados.
O início da segunda volta pareceu ser prometedor, uma vez que entre as jornadas dezasseis e dezanove, somámos apenas uma derrota, seguido de dois empates e uma vitória - novamente sobre o Amarante. Parecíamos querer recuperar, mas as quatro derrotas seguintes, hipotecaram definitivamente o sonho da manutenção.
Faltavam sete jogos, e o máximo que conseguimos, foi uma vitória e um empate. Empate na vinte e quatro, na recepção ao Vilanovense, e triunfo na trigésima e última jornada do campeonato, em casa do Ermesinde por 4-3. Despedimo-nos da III Divisão com honra, e com uma vitória.
Para a história, ficam três 'aninhos' bem passados na III Divisão Nacional.
Classificação final: 16º lugar (último), com 18 pontos.

Jogadores que representaram o Canedo ao longo das três temporadas na III Divisão:
Nuno Pinto, João Paulo, João Carlos, Pedrinho, Bruno Martins e Zé Tó (04/05, 05/06 e 06/07); Nuno Velha, Telmo, Sandro, Jardel, Bruno Teixeira e Neves (04/05 e 05/06); Bruno Santos, Willian, Márcio, Ricardo e Bruno Joel (05/06 e 06/07); Óscar Rocha (04/05 e 06/07); Cerqueira, Ricardo Miguel, Rui Pedro, César, Paulo Silva, Paulinho, Bruno Cunha, Ricardo Azevedo, Cueca, Vítor Gomes, Ricardo e Arménio (04/05); Sérgio, Carlos Magalhães, Clemente, Hector Rodrigo, Hugo Ferreira, Paulinho e Pedro Miguel (05/06); Zito, Rica, Pinho, Cláudio, Cancela, João Gomes, Marcelo, Nino, Lúcio, Sidónio, Aldemir Júnior, Rui Moreira, Marquitos, Coelho, Luís Miguel, Rui Oliveira e Joel (06/07);
Treinadores: Albertino Oliveira (04/05, 05/06 e 06/07); Rui Cardoso (06/07); Restantes elementos da equipa técnica: Domingos Mendes (04/05, 05/06 e 06/07); Bruno (04/05, 05/06 e 06/07); Rui Cardoso (04/05 e 05/06); Tóvira (06/07).

6 comentários:

  1. grande post!!! Força Canedo!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Belo post e belo regresso ao passado!
    Ao longo destes tres anos que jogador o marcou mais, e qual foi o jogo que mais gostou de assistir?

    ResponderEliminar
  3. Vários foram os jogadores, que me "marcaram".
    Gostei de vários, mas a destacar algum seria o Nuno Pinto ou o João Paulo.
    Jogos marcantes, devo dizer que o último que realizamos na III, foi emocionante para mim, não só pela despedida, mas pela garra com que os jogadores enfrentaram o Ermesinde.
    Sem ser este, a goleada ao SP Cova por 5-1 em 04/05, e a vitória em Famalicão por 3-2 também em 04/05 foram os jogos que mais prazer me deram.

    ResponderEliminar
  4. Boas.. Esse o Nuno Pinto e o Nuno Velha, são os que estão hoje no Coimbrões.. Bom post.. grande abraço...

    ResponderEliminar
  5. Pois é.. o treinador do Coimbrões também treinou o Canedo. O Rui França. Conheço-o pessoalmente e é uma pessoa cinco estrelas. Apesar de ser um pouco difícil entrevista-lo, pois fala pouco... lol. Mas é um excelente treinador. O coimbrões escolheu bem...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelo contacto.

    Se puder enviar a foto, agradecemos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar