É o único português que se pode "gabar" de ter sido eleito o melhor jogador do Campeonato do Mundo Sub-20 (1991), e é um dos poucos que se pode orgulhar de ter representado os três grandes do futebol português.Falo de Emílio Manuel Delgado Peixe, simplesmente Peixe no mundo do futebol, que nasceu na Nazaré a 16 de Janeiro de 1973.
Peixe iniciou-se no mundo do futebol ao serviço do Grupo Desportivo "Os Nazarenos", com apenas dez anos. Aos treze anos, "aventurou-se" na capital. Inicialmente, realizou os treinos de captação no Benfica, mas como o centro de estágio dos encarnados estava cheio, acabou por não ficar.
Passado uns meses, foi treinar ao Sporting. Nos "Leões", encontrou o mesmo problema que havia encontrado no Benfica: o centro de estágio também estava lotado. No entanto, foi encontrada uma solução: Peixe dormiu num colchão cerca de três meses.
E por Alvalade, o "pequeno" Peixe cresceu, até se estrear pela equipa sénior em 1991, frente ao Farense, meses antes de disputar o Campeonato do Mundo de Sub-20.
No Campeonato do Mundo em que a "Geração de Ouro" espalhou classe, e venceu a competição frente ao Brasil, Emílio Peixe foi eleito o melhor jogador do torneio.
Depois dessa grande conquista, Peixe "pegou de estaca" na equipa principal do Sporting, onde foi titular até 1995, altura em que foi emprestado ao Sevilha.
Em Sevilha, encontrou um clube com graves problemas financeiros, cheio de dívidas, e apenas "aguentou" seis meses. Pediu para regressar ao Sporting, e regressou. Fez dez jogos em 95/96.
Em 96/97 começou por ser utilizado, mas acabou a treinar à parte, acabando por ser envolvido num negócio de troca de jogadores entre FC Porto e Sporting em 1997.
(Peixe num treino do FC Porto. Da esquerda para a direita: Chaínho, Peixe, Ricardo Carvalho, Fehér, Lipcsei e Ricardo Sousa.)Fez apenas um jogo sob a orientação de António Oliveira, o que foi suficiente para inscrever o seu nome na lista de jogadores tetra-campeões.
Em 98/99, já sob o comando de Fernando Santos, Peixe foi mais utilizado e ajudou o FC Porto a sagrar-se Penta Campeão Nacional.
Ainda foi bastante utilizado na campanha portista em 99/00, que terminou com o fim do ciclo ganhador do FC Porto no campeonato português. Em 00/01, acabou por fazer apenas dois jogos, e em 01/02 acabou a treinar na equipa bê dos portistas, devido a conflitos entre o seu empresário (José Veiga) e a direcção do FC Porto.
Em Janeiro, ainda recusou o Alverca, mas foi "ameaçado" que ou seguia viagem para o Ribatejo, ou passaria mais seis meses a treinar na equipa bê.
Seguiu para o Alverca, onde fez sete jogos, mas não evitou a descida do clube ribatejano à Liga de Honra. Pelo meio, foi um dos melhores em campo, no empate a zero do Alverca nas Antas.
Reforçou o Benfica para 02/03, entrando assim num pequeno lote de jogadores que representaram os três grandes do futebol português.
No entanto, devido a vários problemas físicos, participou em apenas dois jogos, actuando num total de apenas quinze minutos (2' num jogo, 13' noutro).
Seguiu para o U. Leiria em 03/04, onde participou em apenas dois jogos. Mais problemas físicos, e a morte em campo do seu amigo Miki Fehér, levaram-no a terminar a carreira aos trinta anos.
Peixe jogava a trinco, mas também podia ser utilizado como defesa central.
Além de ter sido o melhor jogador do Mundial sub-20 em 1991, como já referi, Peixe representou a Selecção Nacional em doze ocasiões, e recebeu ainda convites formais de Juventus (1990) e Fluminense (1999).
Actualmente, é o seleccionador nacional sub-16.
Ola Raul.
ResponderEliminarTenho uma foto que fica na retina de qualquer adepto vareiro que foi no jogo da 1ª volta dessa época entre Ovarense e Beira-Mar, quando o guarda-redes suplente vasco evora, que jogou a avançado nesse jogo foi substituido pelo o outro guarda-redes suplente Armando que também iria desempenhar a função de avançado.
Tens aqui a imagem:
http://www.venuscreations.ca/images/individual/ovarense.jpg
Se precisares de outra imagem pede através do zerozero que eu respondo, sob o meu user( Broas_8)