sábado, 17 de julho de 2010

Claques em Portugal: Alma Salgueirista. (Capítulo III)

A claque a ser "recordada" hoje é a "Alma Salgueirista", claque que tal como o nome indica, apoia o Salgueiros.
Apesar de ter iniciado a sua actividade em 1984, a "Alma Salgueirista" apenas foi oficialmente fundada a 15 de Janeiro de 1985, quando um grupo de sete jovens se reuniu com o objectivo de tornar oficial a fundação da claque.
Voltando ao início, foi numa noite de sábado para domingo, em véspera de jogo, que a claque começou. Jorge Viana, antigo líder, fez uma faixa com as palavras "Alma Salgueirista" e levou-a para o jogo, onde vários jovens se juntaram de imediato para apoiarem o Salgueiros.
Nos seus primeiros anos de vida, a "Alma Salgueirista" tinha cerca de cinquenta elementos, mas conseguia formar um grupo de aproximadamente quinhentas pessoas nas suas deslocações.
Foi uma época em que as claques surgiram em "força", trazendo com elas a violência. Mas, segundo rezam as crónicas, a "Alma Salgueirista" manteve um comportamento diferente, não entrando por caminhos mais "violentos", o que fez com que fosse reconhecida uma grande claque.
Na década de 90, graças aos bons campeonatos protagonizados pela equipa de futebol sénior, a "Alma Salgueirista" ganhou novos elementos, o que ajudou a rejuvenescer a claque.
A claque manteve-se sempre fiel ao clube, mesmo quando as coisas se começaram a complicar, como na temporada 04/05. Essa inesquecível temporada para os adeptos salgueiristas, em que a sua equipa sénior foi composta por jogadores júniores, e o clube acabou na última posição.
Nessa temporada, a "Alma Salgueirista" marcou presença em todos os jogos, apoiando sempre os seus atletas.
Depois, com o fim do futebol sénior, a "Alma Salgueirista" não terminou e apoiou as outras modalidades do clube (onde se destaca o Pólo Aquático) bem como o futebol de formação.
O surgimento do Salgueiros 08 em 2008, fez com que a "Alma Salgueirista" regressasse ao futebol sénior. O apoio incondicional dado pela "Alma" aos jogadores foi uma constante ao longo destas duas temporadas, e já contribuiu para duas subidas de divisão consecutivas.
Actualmente, com 25 anos de "idade", a "Alma Salgueirista" é presidida por Nuno Sousa.

1 comentário:

  1. ALMA SALGUEIRISTA
    A FIDILIDADE DA MINORIA
    A INVEJA DA MAIORIA.

    ResponderEliminar