(A festa da subida à II Divisão em 06/07 foi assim...)Em 95/96, depois de uma temporada calma na I Divisão, que valeu a conquista do 8º lugar final, o Tirsense entrou numa crise financeira, que obrigou a direcção a construír um plantel com poucos recursos, apesar de na temporada anterior ter tido uma excelente equipa, onde constavam os nomes de Porfírio (uma eterna promessa do futebol português), de Giovanella que veio a jogar no Salamanca e no Celta de Vigo, e ainda de Roberto e Paredão, que na temporada seguinte foram transferidos para o Benfica.
O último lugar na temporada 95/96 foi até encarado com alguma naturalidade pelos adeptos "Jesuítas", dado que entre Agosto e Dezembro, o Tirsense somou apenas uma vitória (à 4ª Jornada, em casa frente ao Marítimo).
Se a classificação final da temporada 95/96 foi encarada com naturalidade, o mesmo não se pode dizer da de 96/97.
Uma equipa que nas primeiras jornadas até andou pelos lugares de subida, teve depois uma segunda volta verdadeiramente assombrosa, que terminou com a descida do Tirsense à II Divisão B.
No ano de estreia no terceiro escalão, o Tirsense fez um campeonato péssimo, onde venceu apenas quatro jogos (somou 17 pontos).
Em 98/99 na III Divisão, a campanha "Jesuíta" já não foi tão má como as anteriores, mas o clube acabou por não evitar nova descida.
A queda de um clube da I Divisão aos Distritais, em apenas quatro temporadas, é triste, e dói muito a quem realmente vive o clube.
Alguém disse um dia: "Para subir é difícil, mas para descer é rápido". E tem razão.
O processo de recuperação do futebol sénior do FC Tirsense, começou em 99/00 com o clube a reerguer-se e a conquistar a Divisão de Honra da AF Porto.
Passaram-se depois, mais sete temporadas, sempre com o Tirsense na III Divisão. À entrada para 05/06, os objectivos até eram a subida, mas acabaram por ficar adiados por mais uma temporada.
O 2º lugar final na Série B da III Divisão de 06/07, foi apenas o início daquele que tem sido um projecto sólido e que tem como objectivo o regresso do Tirsense ao primeiro escalão.
Cá estaremos (esperemos nós), para testemunharmos se o Tirsense conseguiu o seu grande objectivo.
um pequeno ...aparte..meu caro raul.....subir é dificil....MANter ainda mais dificil....descer ...facilimo:D ...abraço manel31
ResponderEliminar