domingo, 4 de julho de 2010

Recordar: Bolatti no FC Porto.

A Argentina despediu-se ontem do Mundial 2010, e na sua comitiva viajaram dois jogadores com passagens fugazes por Portugal: Gabriel Heinze (Sporting) e Mario Bolatti (FC Porto). E é precisamente Mario Bolatti, que recordaremos hoje aqui.
Disputado pelo FC Porto e pelo Deportivo Coruña em 2007, acabou por "aterrar" no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, proveniente do Belgrano.
Tido como um "trinco" de recuperação fácil, e que estava habituado a "sair a jogar", Bolatti nunca convenceu nas poucas oportunidades que lhe foram concedidas.
Começou como a grande maioria dos jogadores que chegam ao Porto: suplente, e a entrar a poucos minutos do fim, para se ir adaptando.
Foi titular pela primeira vez com a camisola azul e branca frente ao Fátima, numa partida de má memória para os azuis, que acabaram eliminados no desempate através de grandes penalidades, pela equipa que militava na Liga Vitalis.
Foi suplente utilizado na partida seguinte, frente ao Boavista, para a Liga Sagres, mas passou depois um mês sem sair do banco de suplentes.
Titular frente ao Leixões, para o campeonato, voltou ao banco na partida seguinte frente ao Belenenses, e estreou-se na Champions League frente ao Marselha.
Depois de ter actuado 22' minutos na Liga dos Campeões, voltou a ser opção para Jesualdo, que o utilizou no desafio seguinte frente ao Estrela da Amadora,para o campeonato. Bolatti entrou aos 69'.
Voltou ao banco frente ao Liverpool para a Champions League, para depois participar em três jogos consecutivos: Benfica (entrou aos 82') e V. Guimarães (entrou aos 67') ambos para o Campeonato, e Besiktas (entrou aos 81') para a Liga dos Campeões.
Suplente perante o Nacional, no último desafio portista de 2007, estreou-se no ano de 2008, frente ao Sp. Braga, ao entrar aos 84' minutos.
Devido a várias lesões entre Janeiro e Março, apenas constituiu opção por três vezes, sendo uma delas, a tal participação no jogo frente ao Sp. Braga.
Superados os problemas musculares, alinhou depois nos seis últimos jogos do FC Porto na Liga Sagres: três jogos como titular; e outros três como suplente utilizado, com o "bónus" de ter participado no jogo que garantiu o título aos azuis e brancos.
Acabou por não participar no último jogo da época do FC Porto, por opção, perdendo assim a hipótese de disputar a sua primeira final em Portugal - Taça de Portugal, frente ao Sporting.
Continuou nos azuis e brancos para 08/09, onde passou claramente "ao lado", uma vez que apenas participou numa partida entre Agosto e Dezembro, e foi a contar para a Taça de Portugal, frente ao Sertanense, quando entrou aos 31' minutos para render outro argentino sem sucesso no FC Porto, Nelson Benitez.
Depois foi titular em Janeiro de 2009, frente ao Nacional, em jogo a contar para a Carlsberg Cup, que os azuis perderam por 2-1.
Acabou emprestado ainda antes do fecho do mercado de Inverno, rumando ao Hurácan, da Argentina.
Continuou no Hurácan para 2009/2010, e as boas exibições despertaram a cobiça da Fiorentina, que o contratou ao FC Porto em Janeiro de 2010.
Foi dele, e é importante dizer isto, o golo que selou a qualificação argentina para o Mundial 2010.Número de Jogos efectuados por Mario Bolatti ao serviço do FC Porto:

07/08 - 20 Jogos/0 Golos (15 no Campeonato; 2 na Liga dos Campeões; 2 na Taça de Portugal; 1 na Carlsberg Cup)
08/09 - 2 Jogos/0 Golos (1 na Taça de Portugal; 1 na Carlsberg Cup)

Palmarés de Mario Bolatti no FC Porto:

Campeonato Nacional I Divisão: 1 (2007/2008)
Taça de Portugal: 1 (2008/2009)

1 comentário:

  1. Não tem nada a ver com o post.. Mas referente àquela dúvida sobre quem subia da Div. Honra pra 3ª Nacional.. Foi o Alpendorada. Tá no site da AF Porto. É que no caso de haver segundos classificados a subirem aos nacionais, a AF Porto é sempre a 1ª Associação a ser convidada a subir mais um clube, pq é aquela que mais clubes inscritos tem.. Daí eu ter-lhe dito há algum tempo que ia subir o Alpendorada....

    ResponderEliminar