Alexandre Jorge Gomes Fernandes, conhecido futebolisticamente por Xano, nasceu em Braga a 24 de Março de 1981, e é o mais recente entrevistado do "Conversas Redondas".Formado nas camadas jovens do Sp. Braga, nunca conseguiu "mais" do que passagens pela equipa B bracarense, durante quatro temporadas.
As suas boas exibições na II Divisão B, nunca foram suficientes para convencer os responsáveis bracarenses a apostarem em Xano, que rumou ao Aves da Liga de Honra para a temporada 04/05, terminando assim, uma ligação ao Sp. Braga que durava à treze anos.
Ao serviço do clube avense, Xano festejou uma subida à Liga principal, quando em 05/06, o Aves foi 2º classificado na Liga de Honra.
No primeiro escalão, Xano ainda se impôs como titular do D. Aves, mas uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo "obrigaram-no" a terminar a temporada (muito) mais cedo do que o previsto.
Depois disso, tem sido assolado por uma série de lesões graves, onde se "destacam" as três lesões nos ligamentos (duas no joelho esquerdo e uma no joelho direito). Fracturou ainda o menisco, corria o ano de 2007.
Actualmente, recupera de uma intervenção cirúrgica a que foi sujeito em Abril deste ano, estando ainda contratualmente ligado ao D. Aves. Pelo meio, esteve perto de representar a Selecção Angolana em 2007. É extremo esquerdo.
Conversas Redondas (CR): Depois de nove temporadas na formação do Sp. Braga, mais quatro na equipa “B”, não ficou com alguma mágoa, por nunca ter sido aposta dos treinadores da equipa principal ?
Xano Fernandes (XF): Não sinto qualquer tipo de mágoa por causa disso. Fiz um percurso que considero bom nas camadas jovens do S.C. Braga, demonstrei ter valor, no final a opção não foi para ficar…tudo bem, amigos na mesma. Acabei por ingressar no Aves onde me deram a oportunidade de mostrar que tinha qualidade para jogar num nível elevado.
CR: Mesmo realizando boas exibições e grandes campeonatos (como o de 03/04 por exemplo), nunca lhe explicaram o porquê de não ter sido aposta ?
XF: Não. Sinceramente, nem acho que o tivessem de fazer. Eu acreditava que podia ser opção, o clube não. Isto acontece todos os dias no futebol.
CR: Terminado um ciclo de 13 anos em Braga, seguiu-se o D. Aves. De todos os que convites que recebeu, porque optou pelo Aves ?
XF: Sempre tive uma simpatia inexplicável pelo Aves (talvez por jogarem de vermelho), para mais, era um clube com uma grande tradição na Segunda Liga, liga essa que me podia permitir evoluir e crescer profissionalmente.
CR: Fez uma primeira temporada muito boa ao serviço do Aves, onde marcou 10 golos na Liga de Honra. Não teve propostas para sair no final da temporada ?
XF: Sim, tive propostas mas tinha contrato com o Aves e não surgiu ninguém com dinheiro "fresco" que fosse capaz de demover as intenções do Aves em ficar comigo.
CR: Não saiu, e em boa hora o fez. A temporada de 05/06 coincidiu com a subida do Aves à Superliga, tendo o Xano dado um contributo muito importante. Acredito, que terá sido, um dos melhores momentos da sua carreira.
XF: Claramente, o melhor momento da minha carreira até hoje. Foi lindo ter colocado um sorriso largo na boca dos fiéis adeptos do clube. Uma pequena vila em êxtase pelo nosso sucesso. Isso coloca-nos na história do emblema e isso é muito gratificante.
CR: Na Superliga, foi titular nos primeiros treze jogos do campeonato, e foi sempre dos melhores em campo na equipa do Aves. No entanto, a lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo que aconteceu no mês de Dezembro, obrigou-o a falhar o resto da temporada. Foi a primeira vez que se lesionou com gravidade na carreira ?
XF: Sim, foi. Se a subida à Primeira Liga foi o meu melhor momento da carreira, essa malfadada lesão foi, claramente, o meu pior momento. Foi um travão brusco quando estava a ganhar o meu espaço entre os maiores da liga portuguesa.
CR: Mesmo com a lesão, foi convidado pelo então seleccionador de Angola, Oliveira Gonçalves, a representar a selecção angolana, algo que acabou por não acontecer. Ter sido convidado para representar uma Selecção que acabara de participar no Campeonato do Mundo foi, imagino, um grande motivo de orgulho.XF: Fiquei bastante sensibilizado com o convite da Selecção Angolana. Ser desejado para representar um país é algo que não pode deixar ninguém indiferente. Além do mais, parte da minha família paterna vive lá, logo, era muito importante para mim poder deixar a minha marca também nesse povo que admiro muito.
CR: Um jogador que vê “de fora” a sua equipa descer, sente mais ?
XF: Não sei se mais se menos mas sente diferente. O sentimento maior é o da impotência, logo a seguir vem a frustração pela inutilidade numa época difícil. Ficou uma mágoa muito grande nesse ano, até porque, tínhamos todas as condições para permanecermos na Primeira Liga.
CR: Recuperou da lesão no joelho esquerdo, e voltou aos relvados na 2ª Jornada de 07/08, frente ao Beira Mar, que curiosamente subiu e desceu convosco. No entanto, voltou a lesionar-se com gravidade, desta vez no menisco. Recuperou da lesão no menisco, e quando tudo apontava para que regressasse à competição em Janeiro de 2008, voltou a lesionar-se no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Começou a sentir que era azar a mais ?
XF: Comecei a ter uma série de pensamentos negativos que rapidamente tive De abandonar para poder recuperar física e psicologicamente desses azares. Para isso, o contributo da família, amigos, companheiros de equipa e todo o staff do clube foi fundamental, para que hoje, e apesar de ter tido mais uma lesão grave, esteja feliz.
CR: Falhou, naturalmente, praticamente toda a temporada de 07/08; e passou parte da temporada 08/09 em recuperação. Depois de efectuar alguns jogos na Liga Intercalar, foi titular na 29ª Jornada frente ao Gil Vicente. Como foi regressar aos relvados “oficialmente” ? Sentiu algum receio na hora de disputar um lance mais “dividido” ?
XF: Não senti qualquer receio desse tipo. Senti alguma ansiedade natural, mas considero que acabei por ter um bom regresso.
CR: Em 09/10, é caso para dizer que finalmente começou a pré época em igualdade com os seus colegas. Foi aposta do técnico Micael Sequeira, sobretudo como suplente utilizado. No entanto, após a 24ª Jornada, voltou a lesionar-se nos ligamentos, desta feita nos do joelho direito. Como se sentiu, após lesionar-se pela terceira vez nos ligamentos ?
XF: A época passada, servia para mim como uma época de transição, depois de tanto tempo parado. Apesar de me ter lesionado novamente, o facto de ter treinado sempre sem lesões até Abril julgo que pode ter sido muito útil para o que pode acontecer nesta época.
CR: Mesmo lesionado, teve convites de outros clubes para a temporada 2010/2011 ?
XF: Tive. Do Desportivo das Aves. O melhor dos convites.
CR: Apesar de ainda não estar totalmente recuperado da intervenção cirúrgica a que foi sujeito em Abril deste ano, com que ambições parte o Xano para a próxima temporada ?
XF: A minha ambição pessoal está colocada, de momento, num plano secundário. Gostava muito de ver o Aves novamente na primeira liga.
CR: A avaliação que fiz ao plantel do D. Aves, dá-me a ideia, que o clube lutará pela subida à Liga Sagres. É esse o principal objectivo da temporada ?
XF: A experiência diz-me que a capacidade para subir ou não estará na força mental colectiva da equipa. Em termos meramente técnico-tácticos, temos todas as condições para lutar pela subida, mas o futebol não se resume a isso.
CR: De todos os adversários, qual lhe parece o mais forte candidato à subida ? Feirense, Leixões e Trofense, são candidatos assumidos, mas há o Santa Clara, o Belenenses e ao longo da prova surgirão, com certeza, alguns candidatos “surpresa”…
XF: Costumo fazer esse tipo de avaliação quando vejo os adversários nos jogos "a doer". De qualquer forma, parece-me que clubes, para além dos que já referiste, como o Gil Vicente, Penafiel ou mesmo o Estoril (que ninguém sabe muito bem o que pode sair dali), podem perfeitamente chegar ao segundo lugar...;)
Questões rápidas. CR: Desde que chegou em 2004 ao Aves, utilizou sempre a camisola 11. É alguma superstição, ou aconteceu apenas por mero acaso ?
XF: Gosto do onze. Identifico-me com o Ryan Giggs que também é um 11 de culto!
CR: O que significa o Sporting de Braga para si ?
XF: O clube da minha formação, da minha terra, será sempre especial.
CR: A campanha do Braga na Liga Sagres 09/10 surpreendeu-o, ou já esperava uma temporada de grande nível ?
XF: Depois de ver dois jogos no início de época, já estava à espera de algo similar.
CR: Até hoje, apenas representou dois clubes na sua carreira. Já pensou em terminar a carreira ao serviço do D. Aves ?
XF: Penso sempre num dia de cada vez. Para o bem e para o mal.
CR: É capaz de eleger um onze formado por companheiros de equipa (actuais ou passados) ?
XF: Guarda-Redes: Eduardo (Sp. Braga)
Defesa Direito: Leandro (D. Aves)
Defesa Central de Marcação: Sérgio Nunes (D. Aves)
Defesa Cental "Livre": Sérgio Carvalho (D. Aves)
Defesa Esquerdo: Pedro Geraldo (D. Aves)
Trinco: Filipe Anunciação (D. Aves)
Médio "Interior" Direito: Tiago (Sp. Braga)
Médio "Interior" Esquerdo: Nené (Sp. Braga e D. Aves)
Extremo Direito: Pedro Pereira (Sp. Braga e D. Aves)
Extremo Esquerdo: Xano
Ponta de Lança: Moreira (D. Aves)
*Entre parêntesis, o clube onde Xano jogou com o respectivo colega.
O "Conversas Redondas" agradece a Xano, o tempo dispendido para esta entrevista, bem como faz votos para que tudo lhe corra bem, tanto na vida desportiva como na vida pessoal.
Pode ver o trajecto de Xano, aqui.
Grande entrevista ,gosto deste blog por causa destas acçoes parabens.
ResponderEliminargrande entrevista raul.....como sempre parabens!
ResponderEliminaraxo k devias investir nesta carreira ..és unânime nas opiniões e tens excelentes ideias...
abraço 31
Grande Jogador e Grande Pessoa.
ResponderEliminarA melhor das sortes para nova época Xano.
Abraço
Manel Meireles