Um derby é sempre um jogo diferente. Um jogo de emoções e sentimentos fortes.Esta temporada, a Zona Sul da II Divisão volta a ter um 'adicionante' especial. Depois do Estrela da Amadora na temporada passada, este ano é a vez do também histórico Farense, marcar presença no terceiro escalão do futebol português.
E, para iniciar o campeonato, não há melhor do que um derby logo a abrir. No velhinho Estádio São Luís, que noutros tempos recebeu o Ol. Lyon para a Taça UEFA, entre outros grandes jogos, Farense e Louletano, reeditaram um confronto histórico e que já vem de há muitos anos.
A última vez que os "Leões de Faro" estiveram na II Divisão, não escaparam à descida de divisão (03/04), enquanto que o Louletano ascendeu ao terceiro escalão, na temporada 08/09 depois de levar de vencida a Série F da III Divisão.
Apesar de na temporada 08/09, ambos se terem encontrado na III Divisão, o confronto de ontem, é ainda mais "especial", porque ambos anseiam pelo regresso aos campeonatos profissionais, e porque o escalão é superior.
Este derby, ficou marcado, tal como quase todos os outros derbys, pelo equilíbrio existente entre ambos os conjuntos.A primeira grande oportunidade de golo do jogo, surgiu já depois de alcançada a meia hora de jogo, com o jogador do Farense, Adérito, a isolar-se mas a não conseguir bater o guardião forasteiro, Bruno Lúcio.
Na resposta, Alberto atirou forte, com a bola passar ao lado da baliza de Serrão, guarda-redes do Farense, e que entre outros, já representou Marco, Covilhã e Ovarense.
O Louletano, continuou à procura do golo, e na sequência de um pontapé de canto, Léo rematou com perigo, mas a bola saiu ao lado da baliza do Farense.
No segundo tempo, a turma de Loulé entrou melhor, enquanto que os da casa aproveitaram para responder em situações de contra-ataque.
Ao minuto 75', o Louletano desperdiçou a sua melhor ocasião para marcar. Gary apareceu dentro de área completamente solto, e atirou para uma defesa incompleta de Serrão. Na recarga, o central Fausto Lúcio (jogador formado no Benfica) atirou por cima da barra, desperdiçando assim uma ocasião soberana para que a sua equipa abrisse o marcador.
Na resposta, o farense Kéu, rematou à meia volta, mas a bola saiu ligeiramente por cima da baliza de Bruno Lúcio.
A seis minutos do fim, gritou-se golo no São Luís, mas o lance acabou invalidado. Adérito, jogador do Farense, desviou já dentro de área, para o fundo das redes, mas o árbitro da partida (o também algarvio Nuno Almeida) anulou o lance e mostrou cartão amarelo ao avançado do Farense.
Minutos depois, o jogo chegou ao fim.
Ficha de Jogo:Jogo realizado no Estádio São Luís, em Faro (relvado natural)
Árbitro Principal: Nuno Almeida (AF Algarve)
Farense: Serrão; Cannigia, N'Diaye, Tiago Sousa e Joshua Silva; Gualter Bilro, Eduardo Barão, Davide Justo (Bruno Carvalho 55') e Adérito; Kéu e Luís Zambujo (Luís Afonso 68').
Treinador: Joaquim Mendes. Suplentes Não Utilizados: Zé Silva; Carlinhos, André Calado, China e Paulinho.
Louletano: Bruno Lúcio; Pedro Eugénio, Fausto Lúcio, Cordeiro e Dante; Fábio Teixeira, Léo e Alberto; Bruninho (João Reis 75'), Ben (Gary 68') e Fábio (Nicola 89').
Treinador: Paulo Renato. Suplentes Não Utilizados: Kula; Romício, André David e Rafael.
Disciplina:
Amarelos: Luís Zambujo 27'; Gualter Bilro 34'; Tiago Sousa 51'; Fábio Teixeira 66'; Bruno Carvalho 72'; Pedro Eugénio 81'; Adérito 84';
Marcador: Nada a assinalar.
Fotos retiradas do blog SC Farense 1910.
Indo ao meu baú de recordações, lembro bem da participação do Farense nas competições, mas ao contrário do que foi dito aqui, não foi na Taça das Taças mas sim na Taça UEFA. Foi eliminado na primeira ronda pelo Lyon. Quanto ao Louletano, a última vez que me lembro deles na Liga de Honra foi em 92/93. Nesse ano desceu e nunca mais voltou.
ResponderEliminarExactamente. O erro é meu. Pensei que tinha sido na Taça das Taças, mas não. Da tão falada final entre Farense e Estrela, foi o Estrela quem venceu e se apurou para a Taça das Taças, encontrando depois o Neuchatel Xamax da Suiça.
ResponderEliminarO Farense ficou em 5º lugar na temporada 94/95, disputando a Taça UEFA em 95/96.
Erro corrigido.
De referir que também o Estrela foi eliminado logo na primeira ronda pelo tal Xamax. Anos mais tarde voltamos a ter uma final entre clubes mais pequenos, um Campomaiorense - Beira Mar que os aveirenses ganharam por 1-0 com golo de Ricardo Sousa. Foi agridoce para o Beira pois nesse mesmo ano desceu da 1ª para a 2ª divisão. Na Taça das Taças o Beira-Mar foi eliminado na 1ª ronda pelos Holandeses do Vitesse, mas deu boa conta de si.
ResponderEliminar