segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ovarense - Beira Mar: O reencontro quatro anos depois

(Aveiro, 8 de Janeiro de 2006. À falta de jogadores, os guarda-redes da Ovarense, Évora (a sair) e Armando (a entrar), foram utilizados como pontas de lança. O Beira Mar venceu 2-0.)
Longe vão os tempos, em que a Ovarense lutava ombro a ombro com os seus principais rivais, como Feirense, Oliveirense e Beira Mar.
Foi precisamente o Beira Mar, o último clube a defrontar a Ovarense num campeonato profissional. Aveirenses e vareiros, andaram juntos durante alguns anos. Principalmente no surgimento do futebol no Distrito de Aveiro.
Juntamente com outras equipas, fundaram a AF Aveiro, e disputaram as liguilhas de apuramento para a II Divisão Nacional, na década de 40.
Depois, o Beira Mar cresceu mais rápido que a Ovarense, e chegou mesmo à I Divisão. Os de Ovar, continuaram a disputar os escalões mais baixos, e com calma, foram trepando a "escada" do futebol português.
Passaram muitos anos, e alguns confrontos, mas os mais marcantes foram mesmo os da temporada 2005/2006. Talvez, por terem sido os últimos de forma oficial.
Se o Beira Mar lutava para subir, a Ovarense lutava para não descer, mas a crise económica que atravessava, já lhe tinha levado metade do plantel.
Foi assim, que a equipa vareira se apresentou em Aveiro na 1ª volta: com apenas 12 jogadores, entre eles três guarda-redes. Évora foi titular, saíndo aos 60' para entrar o outro guardião: Armando. Na baliza, ficou Rui Correia, ex FC Porto e Sporting.
Na segunda volta, já com o Beira Mar promovido e a Ovarense despromovida, ambas as equipas apresentaram-se sem grandes pressões. Assim, a Ovarense venceu por 2-1, naquele que foi o seu último jogo num escalão profissional. Na baliza dos vareiros, estava Zito. Um...extremo esquerdo.
Ontem, quatro anos depois, e com a Ovarense quase de regresso ao quadro do futebol nacional em Portugal, o duelo voltou a ser reeditado. Mais do que a apresentação da Ovarense, este jogo foi histórico, uma vez que se tratava de um reencontro entre dois rivais.
O "ConversasRedondas" não esteve presente, mas contou com uma colaboração especial. Portanto, cá fica a história da partida:

Em tarde de festa (realizava-se a apresentação do futebol de formação vareiro e também da equipa sénior), Leonardo Jardim apresentou um Beira Mar, com alguns jogadores à experiência e com muitos juniores, contando ainda com alguns elementos do plantel sénior.
A Ovarense entrou de forma mais atrevida na partida, e chegou mesmo a acercar-se da área do Beira Mar, embora sem nunca criar grande perigo.
Ao minuto 15', Bruno Conceição, guarda-redes do Beira Mar, quis fintar Nino, jogador da Ovarense, mas o jovem vareiro roubou-lhe o esférico e encostou para o fundo das redes. O golo levou público presente no Estádio Manuel Marques da Silva ao delírio, enquanto os aveirenses ficaram surpreendidos.
O Beira Mar, tomou então conta da partida, criando várias ocasiões de golo, mas os jogadores aveirenses revelavam grande desacerto na hora de rematarem. Nas vezes em que conseguiam rematar, estava lá Daniel, guardião da Ovarense, que teve várias intervenções decisivas, segurando assim a magra vantagem da equipa da casa.
Os da casa, tentavam dar um ar da sua graça, sempre com Nino, Danny e Marmelo, a assumirem as rédeas do jogo.
Aos 41', o Beira Mar chegou ao golo. Luís Tinoco, na conversão de um livre bateu o recém-entrado Crujeira, e empatou a partida.
Ao intervalo, o balanço da partida era positivo. Não parecia um jogo entre uma equipa da Liga Sagres e outra dos Distritais de Aveiro, tal era o equilíbrio.
Para o segundo tempo, ambos os técnicos fizeram algumas mexidas nas suas equipas, com o Beira Mar a manter a posse de bola e o controlo do jogo, e com a Ovarense a explorar o contra-ataque, demonstrando ser uma equipa forte nas transições defesa-ataque.
Aos 61', os aveirenses chegaram ao segundo golo. Lance delicioso de Renan, que deixou para trás quatro jogadores da Ovarense, ultrapassando ainda o guardião vareiro, fazendo depois o 1-2.
Aos 75', uma situação que em nada dignifica o futebol e, neste caso, o Beira Mar: a claque aveirense "Ultras Auri-Negros" envolveram-se numa troca de palavras azeda com os adeptos da Ovarense, e tentaram mesmo o cofronto físico, valendo a intervenção decisiva dos agentes de segurança, que encaminharam mesmo alguns elementos da claque do Beira Mar, para fora do estádio.
Voltando ao jogo dentro das quatro linhas, a Ovarense já havia assumido o controlo da partida, e continuava a apostar na velocidade do seu ataque. Foi assim, que Sabry, cavou uma grande penalidade. Excelente arrancada do jovem vareiro, que já dentro de área, acabou por ser completamente abalrroado por um defensor aveirense.
Chamado a converter o castigo máximo, Fábio Ferreira que representou a Ovarense na Liga de Honra, não perdoou e empatou a partida.
A poucos minutos do fim, destaque para a entrada de Cassamá no Beira Mar, jovem de apenas 16 anos, e que representava anteriormente os escalões de formação da Ovarense.
E, a dois minutos dos 90' regulamentares, na sequência de um contra-ataque rápido, Tom, jogador que se encontra à experiencia no Beira Mar, concluiu com êxito o ataque dos aveirenses, estabelecendo o resultado final: 2-3.
Deste jogo, fica sobretudo a excelente réplica dada pela Ovarense ao Beira Mar, que embora sem alguns jogadores da equipa principal, apresentou-se com outros jogadores, também eles de qualidade.
Quanto ao público presente, os adeptos da Ovarense compareceram em massa à partida, enquanto de Aveiro, viajaram alguns elementos afectos à claque "Ultras Auri-Negros".

Ficha de Jogo:

Árbitro: André Pardal; auxiliado por: Hugo Santos e Nuno Pina.

Ovarense: Daniel; Tiago Silva, Pereira, Fábio Nunes e Dário; Toninho, Danny e Humberto; Marmelo, Nino e David Joel.
Jogaram ainda: Crujeira; Bruno; Cristiano, Sérgio, Gamarra, Pombinho, Luís Leite, Veiros, Fábio Ferreira, Sabry, Monteiro, Edson, Vitinha e Carlos Alberto.
Treinador: Marco Silva; Suplentes Não Utilizados: João e Teles.

Beira Mar: Bruno Conceição: Pedro Araújo, Berna, Sefal e Rúben Lima; Tom, Luís Tinoco e Figueiredo; Nélson, Hugo Seixas e Renan.
Jogaram ainda: Jaime, Rui, Cassamá, Granja, Ibraima e Fílipe.
Treinador: Leonardo Jardim; Suplentes Não Utilizados: Jan Oblak.

Golos: 1-0 Nino 15'; 1-1 Luís Tinoco 41'; 1-2 Renan 61'; 2-2 Fábio Ferreira 82'; 2-3 Tom 89';

Colaboração especial: Nuno Leite.

1 comentário:

  1. o beira-mar jogou apenas com 2 ou 3 jogadores da 2º equipa principal.... era tudo junior

    ResponderEliminar