sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Recordar: Vítor Baía no Barcelona

Em 1996, depois de uma boa temporada ao serviço do FC Porto, Vítor Baía despertou a cobiça dos grandes da Europa, tendo-se transferido para o Barcelona, que na altura era orientado pelo seu anterior técnico nos azuis e brancos, Bobby Robson.
Primeiro, Baía disputou o Euro 96 ao serviço de Portugal, rumando depois à Catalunha, a troco de 6 milhões e 500 mil euros, tornando-se na altura, o guarda-redes mais caro do Mundo.
Na primeira temporada ao serviço do "Barça", Baía participou em 37 jogos da Liga espanhola, e em três na Taça das Taças, competição que os catalães acabariam por vencer.
Depois de uma primeira temporada de grande nível ao serviço do clube "Culé", onde venceu a  Taça do Rei e a Taça das Taças, Baía acabaria por sofrer uma lesão grave em 1997.
Esta lesão, afastou-o alguns meses dos relvados, levando o técnico, Louis Van Gaal, a apostar no seu compatriota Ruud Hesp, mesmo quando Baía já estava totalmente recuperado.
Ainda assim, Baía foi "a tempo" de conquistar a Supertaça de Espanha e a Supertaça Europeia.
Baía passou então grande parte da temporada sentado no banco de suplentes, participando em apenas dois jogos no campeonato espanhol (terá sido apenas para a consagração ?), com a particuralidade de em ambos os jogos, o Barça ter sido derrotado; e um na Champions League.
No final da temporada acabaria por juntar mais dois troféus ao seu palmarés: o Campeonato e a Taça de Espanha.
Na temporada seguinte, Vítor Baía manteve-se no Barça, mas aí deixou mesmo de constituir opção para Van Gaal, tendo até representado a equipa C dos catalães.
Na reabertura do mercado de transferências em Janeiro, não perdeu tempo, e regressou até ao seu FC Porto, onde terminou a carreira em 2007.
Apesar de uma primeira época regular ao serviço do Barça, Baía nem sempre teve bons momentos e nem sempre teve a confiança dos adeptos "culés", devido a ter sofrido alguns golos um pouco embaraçosos.
Mas, o que é de realçar, são os títulos conquistados pelo português ao serviço do Barcelona, praticamente sem jogar durante dois anos de contrato: seis.
Número de Jogos efectuados por Vítor Baía ao serviço do Barcelona:

96/97 - 40 Jogos/0 Golos (37 no Campeonato; 3 na Taça das Taças; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça do Rei)
97/98 - 3 Jogos/0 Golos (2 no Campeonato; 1 na Liga dos Campeões; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça do Rei)

Palmarés de Vítor Baía no Barcelona:

Campeonato Espanhol: 1 (1997/1998)
Taça do Rei: 2 (1996/1997; 1997/1998)
Supertaça de Espanha: 1 (1997/1998)
Taça das Taças: 1 (1996/1997)
Supertaça Europeia: 1 (1997)

3 comentários:

  1. Grande guarda-redes, um dos melhores do seu tempo!!

    ResponderEliminar
  2. A não titularidade do Baia no Barcelona após a lesão deveu-se pura e simplesmente a uma opção incompreensível do Van Gaal.

    O Baía era sem sombra de dúvida o melhor guarda-redes do Mundo na altura, sendo que no final da primeira época no Barça até foi considerado pelos treinadores da liga espanhola como o melhor guarda-redes da mesma.

    Quanto a "erros" que tenha cometido, exige-se a algum jogador que nunca falhe? O Ferguson despachou o Schmeichel depois de erros e erros sucessivos nas primeiras duas épocas? O Bayern despachou o Kahn depois de tantos frangos que ele mandou? O Real Madrid alguma vez despachará o Casillas, apesar dos erros que comete? Assim como um avançado erra, também um guarda-redes o faz... e o Baía apenas errou de forma flagrante UMA(!!) vez em tanto jogo pelo Barça!

    Quanto a mim, a par com Oliver Kahn e o mítico Yashin, Vitor Baía é o melhor guarda-redes da história do futebol.

    ResponderEliminar
  3. Grande Baia, sem dúvida o melhor guarda-redes de Portugal de sempre! Merecia a Seleção

    ResponderEliminar