(SC Coimbrões 0-1 Boavista FC, 27/03/2011.)
Há já alguns anos que Vila Nova de Gaia não tinha um clube do seu concelho a disputar a II Divisão B. Depois das descidas de Canelas (02/03) e Vilanovense (04/05), o último clube gaiense presente no terceiro escalão do futebol português, haviam sido os Dr. Sandinenses em 06/07.
Na presente temporada, Gaia voltou a ter um clube do seu concelho a disputar a II Divisão, "graças" ao Coimbrões, que faz também a sua estreia neste escalão.
Fundado em 1920, o Sporting Clube Coimbrões "apenas" se estreou nos campeonatos Nacionais na temporada 08/09, assegurando nessa mesma temporada a manutenção "imediata" na III Divisão, ao qualificar-se para a fase dos primeiros.
A época passada, o clube gaiense mudou-se para a Série C da III Divisão (em 08/09 havia disputado a Série B), fazendo uma temporada fantástica, onde além de ter vencido a primeira fase com os mesmos trinta e sete pontos do Avanca, "varreu" depois a segunda fase, a de promoção, tendo-se sagrado campeão nacional com quatro pontos de vantagem para o Cesarense.
Esta época, em ano de estreia na II Divisão, o Coimbrões ocupa a sexta posição da Zona Centro com trinta e nove pontos, estando a seis do líder, Tondela.
Mas no meio deste fantástico percurso que o clube gaiense tem vindo a fazer nos Nacionais, há uma coisa que salta à vista dos adeptos mais atentos: em duas temporadas, o Coimbrões apenas sofreu duas derrotas em casa, uma na temporada passada e outra esta temporada, embora ainda tenha de realizar mais três partidas no seu reduto, frente a Sertanense, União da Serra e Padroense.
O Parque Silva Matos, tem sido um verdadeiro quebra-cabeças para quem por lá passa, pois as bancadas estão bem juntas ao relvado, algo que dificulta a acção não só dos árbitros, mas também das equipas adversárias.
No entanto, e como eu escrevi anteriormente, já houve quem "furasse" o ambiente de Coimbrões, e saísse do Parque Silva Matos com três pontos na "mala".
Na temporada passada, e ainda na Primeira Fase da III Divisão Nacional, o Milheiroense venceu em Coimbrões por uma bola a zero, com o golo a ser apontado pelo médio Rui Pinho, "logo" aos 13' minutos.
Curiosamente, a equipa de Milheirós de Poiares acabou por descer aos Distritais de Aveiro no final da temporada 09/10. Pelo meio, conseguiu o "feito" de ser a única equipa a vencer em Coimbrões nessa mesma temporada.
Já esta temporada, e no passado domingo, o histórico Boavista "juntou-se" ao Milheiroense, vencendo no Parque Silva Matos também por uma bola a zero, com o golo axadrezado a ser apontado pelo brasileiro Beré, já em período de descontos.
Sendo assim, Milheiroense e Boavista foram as únicas equipas a conseguirem vencer no terreno do Coimbrões em duas temporadas, embora o clube gaiense ainda tenha de realizar mais três jogos no seu terreno.
Apesar de, como disse, o clube gaiense ainda ter de realizar três jogos em casa, este não deixa de ser um feito histórico, de um clube que está à "apenas" três temporadas nos Nacionais.

Grande Coimbrões, só nós sabemos porque gostamos deste clube.
ResponderEliminarS.C.COIMBRÕES O MAIOR DE V.N.GAIA
Aqui também há censura!!!!!!!!
ResponderEliminarApelo aos adeptos do GRANDE SCCOIMBRÕES QUE DEIXEM DE VISITAR ESTA PAGINA, pois retiram os comentários que não lhes interresa.
RETIREM MAIS ESTE.
MUITOS QUEREM POUCOS PODEM.
Censura ?
ResponderEliminarEstá a dar-me uma novidade sobre o meu próprio blog ... Nenhum comentário foi retirado, e só o seria caso contesse linguagem ofensiva/insultuosa.
Não penso que a entrevista ao jogador do Milheiroense fosse insultuosa para o Coimbrões, apenas está a constatar que jogar em Coimbrões dá gosto perante um estádio sempre cheio de adeptos, as caracteristicas do campo também foram corretamente frisadas, como sócio do Coimbrões não vi malícia nenhuma, agora temos que respeitar as opiniões...da minha parte, grande Coimbrões pela época brilhante que estamos a fazer, para mais tarde recordar, época 2010/2011, vamos lutar pelo 4º lugar e ganhar ao Sertanense para cimentar aínda mais esta época notável na 2ª. nacional.
ResponderEliminarNão tenho mais adjectivos para qualificar esta época grandiosa do Coimbrões.
COIMBRÕES SEMPRE