terça-feira, 19 de abril de 2011

Ricardo Nascimento

Ricardo Nuno Queirós Nascimento, Ricardo Nascimento no mundo do futebol, nasceu a dezanove de Abril de 1974, completando precisamente hoje, trinta e sete anos.
A seis dias da "revolução dos Cravos" "rebentar", nasceu em Vila Nova de Gaia, aquele que viria a ser um excelente organizador de jogo e um exímio marcador de livres.
Começou por ir treinar às escolinhas do Canidelo de Vila Nova de Gaia, mas o que é certo é que na semana seguinte levaram-no a treinar ao FC Porto e por lá ficou.
Em Juvenil mudou-se para o Leixões, e foi lá que começou a "nascer" para o futebol, tendo apontado trinta e um golos na última temporada enquanto júnior.
Como sénior, continuou a representar a equipa leixonense, onde até foi apelidado de "Platini do Mar", e foi com naturalidade que na temporada de 94/95, a sua segunda como sénior, foi contratado pelo Boavista.
O contrato começou em 1994 e acabou em 1999, com Nascimento a fazer apenas duas temporadas de "xadrez ao peito".
A primeira em 94/95, fez apenas um jogo, fruto de um infortúnio que aconteceu num jogo de preparação com o Sporting, onde partiu um pé.
Na época seguinte foi emprestado ao D. Aves, onde deu "nas vistas", marcando sete golos em vinte e nove jogos, algo que fez com que regressasse ao Bessa, para "ficar".
Na segunda época no Boavista, foi titular duas vezes, nas jornadas treze e quinze, entrando depois frente ao Sporting na jornada trinta e quatro. O Boavista perdia; Nascimento entrou ao intervalo; e os "axadrezados" venceram por 2-1.
Mas no meio disto tudo há uma história caricata:
“No último jogo, com o Sporting, entrei com a equipa a perder e demos a volta ao marcador. No final, Mário Reis disse-me que eu entrei porque tinha estado um sócio durante toda a primeira parte, com um megafone, a pedir a entrada do Latapy. Ele, como era teimoso, decidiu meter-me a mim…” contou Ricardo Nascimento à revista "Record Dez" no ano de 2006.
Seguiu-se um empréstimo ao Varzim para 97/98, onde realizou vinte e sete jogos, nove como titular, embora não sendo muito feliz, pois a equipa poveira acabaria por descer de divisão.
Na época seguinte voltaria à vila das Aves, para representar o Desportivo. O clube avense andou perto da subida de divisão, perdendo na última jornada frente ao Santa Clara por 4-3. O jogo foi nos Açores, e quem subiu na terceira posição, foi o ... Santa Clara.
Depois de realizar trinta e um jogos e marcar seis golos, e de terminar o contrato com o Boavista, rumou ao Gil Vicente, que regressava à primeira divisão na época de 99/00.
Em Barcelos, participou em vinte e cinco jogos, marcando cinco golos, contribuindo para uma excelente época dos "gilistas" que acabaram o campeonato na quinta posição.
Para 00/01, Ricardo Nascimento chegou a ser falado como reforço do campeão Sporting, mas acabaria por rumar ao Montpellier de França, que lutava para subir ao principal escalão.
O clube subiu, mas Ricardo Nascimento lesionou-se com gravidade, "fruto" de uma entrada mais dura por parte de um adversário durante um jogo da Taça de França. Realizou apenas quatro jogos no campeonato.
Na época seguinte, "Rixa" como é tratado pelos amigos e familiares, regressou ao Gil Vicente mas problemas com o técnico da altura, Luís Campos, levaram-no a mudar-se para o Sp. Braga a meio da temporada.
Em Barcelos participou em onze jogos, marcando dois golos; em Braga participou em doze jogos.
Em 02/03, foi convidado pelo Salgueiros a assinar um contrato de três anos, e mesmo com o clube na Liga de Honra, Nascimento aceitou o convite do "Velho Salgueiral".
Muitos problemas no clube de Paranhos, onde até chegou a ser agredido e passou por situações de salários em atraso, "forçaram-no" a sair do clube mais cedo que o previsto, mesmo depois de ter realizado trinta e um jogos e de ter marcado cinco golos.
Na época seguinte, "Rixa" manteve-se na Liga de Honra, desta vez ao serviço do Maia. No Maia, Ricardo Nascimento voltou a passar por problemas de ordem financeira, acabando, no entanto, por apontar doze golos em trinta e um jogos.
"Depois da tempestade, vem a bonança", lá diz o povo e é bem verdade. E, eis que Ricardo Nascimento regressou ao primeiro escalão na temporada seguinte (04/05).
Carlos Brito e o Rio Ave, foram os "responsáveis" por este regresso, onde Nascimento fez uma excelente época. Ou metade dela, pois em Fevereiro acabaria por se mudar para o FC Seoul da Coreia do Sul.
Dezanove jogos e três golos pelos "vilacondenses", incentivaram os coreanos a avançarem para a sua contratação.
E Ricardo Nascimento não os desiludiu, pois durante os três anos em que representou os sul-coreanos, tornou-se um ídolo para a massa associativa do FC Seoul, que ainda hoje o recorda com saudade.
Depois de três anos na Coreia, onde ganhou uma Taça, Ricardo Nascimento regressou a Portugal, para representar o Trofense.
"Ajudou" os trofenses a subirem à I Divisão, participando em catorze jogos, apontando um golo e sendo cotado de um dos principais "obreiros" por esta subida.
Na temporada seguinte, manteve-se na Trofa, realizando apenas quatro jogos no primeiro escalão, tendo apontado um golo.
Depois de rescindir com o Trofense em Novembro de 2008, Ricardo Nascimento rumou ao D. Aves, regressando assim a uma "casa" que bem conhecia.
Participou em nove jogos, marcando um golo, mantendo-se no clube para 09/10. Nessa época, realizou apenas quatro jogos na Liga de Honra, rescindido contrato com os avenses em Setembro de 2009.
Depois de rescindir com o D. Aves, Ricardo Nascimento não mais voltou a jogar futebol, tendo já terminado a sua carreira.
O "ConversasRedondas" felicita o jogador não só pelo aniversário, mas também pela carreira.

1 comentário:

  1. gostei mesmo de conhecer o RICARDO como jogador e como pessoa e não fiquei nada arrependido ,porque além de jogador é uma pessoa que tive o prazer de partilhar o mesmo balneário e fiquei a ganhar um amigo.desejo-lhe tudo de bom e muita saúde-um abração-

    ResponderEliminar