domingo, 4 de setembro de 2011

AD Sanjoanense: Aposta forte na formação

(Sanjoanense 4-1 Valecambrense; 32ª Jornada I Div. Distrital de Aveiro 10/11.)
Após vários anos a apostar em gente de 'fora', mas ainda assim a lançar talentos da casa, como o guarda-redes Bruno Conceição ou o central Bruno Miguel, a época 08/09 foi a época em que a Sanjoanense mais dificuldade sentiu para cumprir com os seus futebolistas.
A descida à III Divisão foi inevitável, e por isso, a aposta do clube na temporada seguinte, passou por fazer um plantel exclusivamente composto por jogadores formados no clube, a maioria seniores de primeiro ou segundo ano, e alguns até juniores.
Com apenas uma vitória e quatro empates na fase regular, ninguém consideraria que os jovens sanjoanenses conseguissem depois na segunda fase da prova alcançarem a manutenção.
Aí, a Sanjoanense somou mais uma vitória e três empates, não evitando a descida aos Distritais, algo 'normal' dado à inexperiência do plantel.
Na temporada passada, a aposta na formação manteve-se, mas agora com uma equipa mais 'rodada', e com reforços mais experientes, mas formados no clube, como Leandro, Tiago Raúl ou André Deco, a Sanjoanense levou de vencida a I Divisão Distrital de Aveiro, superando a concorrência do Valecambrense.
Para a nova época, a aposta é a mesma, e a Sanjoanense até já entrou com o 'pé direito', após vencer o Cesarense na primeira eliminatória da Taça de Portugal, por uma bola a zero.
Hoje, e por esta hora, os sanjoaninos recebem no seu reduto, o Oliveira do Hospital, na jornada inaugural da Série C.
Veremos o que fará esta temporada a equipa de São João da Madeira, que deveria servir de exemplo para muitos clubes de maior nomeada, e que como eu já disse, tem todos os seus escalões de formação nos Nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário