segunda-feira, 25 de março de 2013

A figura do dia: Paulo Catarino

(Aos 41 anos, e além de ser capitão do Fabril, Catarino continua a marcar golos na III Divisão.)
Paulo Catarino podia ser identificado como um dos muitos jogadores a jogar nos escalões não-profissionais em Portugal, mas o seu caso é bem diferente dos demais atletas: já passou por todas as divisões portuguesas, incluindo a I Liga ao serviço do V. Setúbal, marca golos com grande facilidade, tem uma forma física de fazer inveja a muitos jovens e, a parte principal deste post, completa hoje...41 anos!
E com quarenta e um anos, é o segundo melhor marcador do Fabril, histórico clube setubalense que luta pela promoção à II Divisão. Com seis golos em dezanove jogos, Catarino é apenas superado por Banana, que soma oito golos.
Numa carreira que começou ao serviço do 1º de Maio da Varzinha, clube do bairro onde vivia, Catarino chegou ao V. Setúbal em 1999 depois de percorrer todos escalões e de ter vestido as camisolas de Quintajense, Quimigal (actual Fabril), Comércio e Indústria, União Santiago, Alcanenense, Montijo, Nacional e Imortal.
Pelos sadinos não marcou na Liga, mas marcou na Taça de Portugal, onde foi decisivo diante do Vilafranquense num jogo que foi a prolongamento, e depois de uma época ao serviço do 'seu' Vitória, o avançado setubalense iniciou aí nova incursão pelas divisões inferiores que dura até hoje.
Foram treze clubes, repartidos entre Norte, Sul e Madeira até chegar ao Fabril em 2011. A saber: Leça, Olhanense, Atlético, Olivais e Moscavide, Pinhalnovense, Mafra, Santana, Amarante, União Montemor, Torreense, Malveira, Aljustrelense e Alcochetense.
Mais do que a grande apetência de Catarino para fazer golos, é de destacar a longevidade deste ponta-de-lança que aos quarenta e um anos continua em grande forma na III Divisão Nacional.
E certamente que esta temporada não será a última da sua carreira...

2 comentários:

  1. "E com quarenta e um anos, é o segundo melhor marcador do Fabril, histórico clube setubalense"

    setubalense? não sei que Fabril será esse então..

    ResponderEliminar
  2. GD Fabril, situado na cidade do Barreiro. Barreiro, cidade pertencente ao Distrito de Setúbal. Esclarecido caro anónimo? Não me venha ensinar geografia...

    ResponderEliminar