sexta-feira, 8 de março de 2013

Nuno Francisco: "Gafanha é um clube sério"

(Nuno Francisco e o Gafanha voltam domingo a jogar com o Paivense, tal como na foto.)
Afastado dos Nacionais desde 2007, o Gafanha, que actualmente milita na I Divisão da AF Aveiro, viu-se na passada segunda-feira nas capas dos jornais desportivos, depois de ter sido mencionado por Costinha, técnico do Beira-Mar, que 'usou' o clube da Gafanha da Nazaré, para lembrar aos jornalistas que a sua equipa até contra os gafanhenses se galvanizava.
Mas, afinal, 'quem é este' Gafanha? O Conversas Redondas foi à procura de uma resposta a esta pergunta, e esteve à conversa com Nuno Francisco, jogador do clube desde 2010, que começou por explicar como 'funciona' o Grupo Desportivo da Gafanha:
"O Gafanha é um clube que actua na I Divisão Distrital de Aveiro, e é um clube respeitado, pois tem algum 'nome' no distrito. A aliar a isto, o Gafanha é um clube cumpridor, com um orçamento realista tendo em conta a actual situação que vivemos, governado por pessoas que gostam muito do clube e que têm o objectivo de o fazer crescer, investindo bastante na formação, contribuindo para isso as boas infra-estruturas que o clube tem."
Nuno Francisco é adepto confesso do Benfica, esteve no Municipal de Aveiro a ver o jogo no passado domingo, e na formação vestiu a camisola do FC Porto. O futebol, entretanto, deixou de ser prioridade e é na Gafanha que vai jogando quase por 'carolice'.
Com um plantel experiente e de qualidade, o Gafanha ocupa a oitava posição do campeonato, ligeiramente abaixo do que é habitual no clube. O extremo conta que o plantel achou piada a esta 'exposição', mas reitera que as palavras de Costinha não tiveram qualquer efeito na equipa:
"O grupo achou piada a esta situação, pois o nome do Gafanha estava nos principais jornais desportivos no dia seguinte ao jogo Beira-Mar-Benfica, e claro que foi motivo de brincadeira no balneário. As palavras do Costinha de forma nenhuma tiveram interferência na nossa maneira de trabalhar, uma vez que ele falou no Gafanha, como podia ter falado noutro clube qualquer de uma divisão inferior como a nossa."
Em 2000, o Gafanha subiu aos Nacionais pela primeira vez e disputou a III Divisão durante sete épocas consecutivas, acabando por descer em 06/07. Desde então, tem lutado pelos primeiros lugares na I Divisão da AF Aveiro, e conta com um excelente complexo desportivo, equipado por um relvado em óptimas condições, que já foi, inclusive, utilizado pelas selecções nacionais mais jovens.
Aos 26 anos, Nuno Francisco representa o Gafanha desde a temporada 10/11, época que começou no Oiã, já depois de ter passado por Águeda e Anadia. Na formação, o extremo aveirense começou no Estrela Azul, de onde transitou para o Beira-Mar, e posteriormente para o FC Porto, voltando à formação 'auri-negra' no seu último ano de júnior. Os três anos passados de 'Dragão' ao peito, abriram-lhe as portas da selecção portuguesa, por quem é internacional sub-16 e sub-17.

Sem comentários:

Enviar um comentário