Conhecido no mundo do futebol por João Tomás, fez toda a sua formação no clube da terra, o Oliveira do Bairro SC.
Acabaria por não ficar na equipa sénior, rumando ao Aguinense na temporada 1994/1995, que competia nos Distritais da AF Aveiro.
Em 1995/1996, saiu para o "vizinho" Anadia da III Divisão Nacional. Deu de tal maneira nas vistas, que o seu clube seguinte, foi a Académica de Coimbra, que competia na Liga de Honra.
Participou em quinze jogos, e apontou um golo na temporada 1996/1997, ajudando a "Briosa" a regressar àI Divisão
Ainda em Coimbra, completou duas temporadas no primeiro escalão. A primeira em 1997/1998: 28 jogos; sete golos. A segunda em 1998/1999: 21 jogos e um golo, numa época em que a Académica acabou mesmo por descer de divisão.
Em 1999/2000 de regresso à II Liga, ficou apenas até Janeiro na Académica. Fez dezassete jogos, e apontou dezanove golos. Absolutamente fantástico.
Em Janeiro de 2000, disputado por FC Porto e Benfica, preferiu os encarnados.
Apontado como uma das promessas do futebol benfiquista e português, acabou por realizar nove partidas, marcando dois golos no Campeonato.
Na temporada seguinte, dos trinta e um jogos em que participou, apontou dezassete golos de Águia ao peito.
Na temporada seguinte, dos trinta e um jogos em que participou, apontou dezassete golos de Águia ao peito.
Em 2001/2002, fracasso total. Realizou apenas um jogo (13' minutos), e em Janeiro de 2002, saiu rumo a Espanha, mais concretamente ao Bétis de Sevilha, a troco de 8 Milhões de Euros, onde realizou vinte e um jogos, e apontou sete golos.
Em 2002/2003, sucessivas lesões tiraram-lhe opurtunidades na equipa sevilhana. Realizou somente onze jogos, não marcando qualquer golo.
Em 2003/2004, acabaria por rumar ao Vitória de Guimarães, por empréstimo. Fez vinte jogos, e marcou apenas três golos.
Seguiu-se depois uma ligação ao Sp. Braga de quatro temporadas. 2004/2005: 29 jogos, 12 golos; 2005/2006, 30 jogos, 15 golos.
Em 2006/2007, rumou por empréstimo ao Qatar. Primeiro, ao serviço do Al-Arabi: dezassete jogos, oito golos.
Depois, no Al-Rayyan, que impressionado pelo nível das exibições de João Tomás ao serviço do Al-Arabi, quis contar com os serviços do internacional luso, realizou nove jogos, e apontou oito golos.
Na última época de ligação ao Braga, em 2007/2008, participou em dez jogos, marcando um golo.
Em 2008/2009, regressa à Liga de Honra. Competição, onde já não jogava à oito anos.
Rumou ao histórico Boavista, realizando vinte e oito jogos, apontando doze golos, não conseguindo salvar a equipa da descida. Não marcou presença no último jogo do campeonato, por ter visto o 5º amarelo na ronda anterior.
Para esta época, regressou à I Divisão, mais concretamente para o Rio Ave. Actualmente, no Campeonato, em nove jogos, leva já cinco golos apontados, destacando-se o "bis" no passado fim-de-semana ao Sporting.
Internacional A por quatro ocasiões (tem um golo), e internacional B por duas ocasiões, João Tomás, acredita ainda que vai voltar a representar Portugal, pois sente que ainda pode ser útil.
"Eu sinto que posso ser útil à Selecção. Enquanto jogar futebol vou sempre sonhar em lá voltar" disse o goleador recentemente.








