quinta-feira, 12 de novembro de 2009

João Tomás

João Henrique Pataco Tomás, nasceu em Oliveira do Bairro, a 27 de Maio de 1975.
Conhecido no mundo do futebol por João Tomás, fez toda a sua formação no clube da terra, o Oliveira do Bairro SC.
Acabaria por não ficar na equipa sénior, rumando ao Aguinense na temporada 1994/1995, que competia nos Distritais da AF Aveiro.
Em 1995/1996, saiu para o "vizinho" Anadia da III Divisão Nacional. Deu de tal maneira nas vistas, que o seu clube seguinte, foi a Académica de Coimbra, que competia na Liga de Honra.
Participou em quinze jogos, e apontou um golo na temporada 1996/1997, ajudando a "Briosa" a regressar àI Divisão
Ainda em Coimbra, completou duas temporadas no primeiro escalão. A primeira em 1997/1998: 28 jogos; sete golos. A segunda em 1998/1999: 21 jogos e um golo, numa época em que a Académica acabou mesmo por descer de divisão.
Em 1999/2000 de regresso à II Liga, ficou apenas até Janeiro na Académica. Fez dezassete jogos, e apontou dezanove golos. Absolutamente fantástico.
Em Janeiro de 2000, disputado por FC Porto e Benfica, preferiu os encarnados.
Apontado como uma das promessas do futebol benfiquista e português, acabou por realizar nove partidas, marcando dois golos no Campeonato.
Na temporada seguinte, dos trinta e um jogos em que participou, apontou dezassete golos de Águia ao peito.
Em 2001/2002, fracasso total. Realizou apenas um jogo (13' minutos), e em Janeiro de 2002, saiu rumo a Espanha, mais concretamente ao Bétis de Sevilha, a troco de 8 Milhões de Euros, onde realizou vinte e um jogos, e apontou sete golos.
Em 2002/2003, sucessivas lesões tiraram-lhe opurtunidades na equipa sevilhana. Realizou somente onze jogos, não marcando qualquer golo.
Em 2003/2004, acabaria por rumar ao Vitória de Guimarães, por empréstimo. Fez vinte jogos, e marcou apenas três golos.
Seguiu-se depois uma ligação ao Sp. Braga de quatro temporadas. 2004/2005: 29 jogos, 12 golos; 2005/2006, 30 jogos, 15 golos.
Em 2006/2007, rumou por empréstimo ao Qatar. Primeiro, ao serviço do Al-Arabi: dezassete jogos, oito golos.
Depois, no Al-Rayyan, que impressionado pelo nível das exibições de João Tomás ao serviço do Al-Arabi, quis contar com os serviços do internacional luso, realizou nove jogos, e apontou oito golos.
Na última época de ligação ao Braga, em 2007/2008, participou em dez jogos, marcando um golo.
Em 2008/2009, regressa à Liga de Honra. Competição, onde já não jogava à oito anos.
Rumou ao histórico Boavista, realizando vinte e oito jogos, apontando doze golos, não conseguindo salvar a equipa da descida. Não marcou presença no último jogo do campeonato, por ter visto o 5º amarelo na ronda anterior.
Para esta época, regressou à I Divisão, mais concretamente para o Rio Ave. Actualmente, no Campeonato, em nove jogos, leva já cinco golos apontados, destacando-se o "bis" no passado fim-de-semana ao Sporting.
Internacional A por quatro ocasiões (tem um golo), e internacional B por duas ocasiões, João Tomás, acredita ainda que vai voltar a representar Portugal, pois sente que ainda pode ser útil.
"Eu sinto que posso ser útil à Selecção. Enquanto jogar futebol vou sempre sonhar em lá voltar" disse o goleador recentemente.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Real Surpresa !

O Real Madrid, está fora da Taça do Rei. Apesar de ter vencido em sua casa o Alcorcón da 2ªDivisão B Espanhola, com um golo de Van der Vaart aos 81' minutos, os "merengues" acabaram afastados pois foram goleados por 4-0 aquando da sua visita ao terreno do Alcorcón.
Sim, viu bem. 4-0, contra uma equipa da 2ªB, que revelou grande companheirismo, e humildade.
Ficha do jogo da 1ªMão:
AD Alcorcón: Juanma; Nagore: Borja Gómez; Íñigo López; Rubén Anuarbe; Rubén Sanz; Fernando Béjar (Carmelo 74'); Ernesto (Jeremy 64'); More; Perez Borja e Cascón.
Treinador: Juan Antonio Anquela.
Na 1ªMão, o Real apresentou um onze, diferente do habitual e com poucas rotinas de jogo (nos casos de alguns jogadores.)
Jogaram: Dudek; Arbeloa; Metzelder; Raúl Albiol; Drenthe; Guti (Gago 47'); Granero (Marcelo 62'); M. Diarra; Van der Vaart, Benzema e Raúl (Van Nistelrooy 71').
Treinador: Manuel Pellegrini.
Amarelos: Nagore 7'; Guti 43'; Raúl Albiol 61'; M. Diarra 78'; Juanma 93';
Golos: Borja Gómez 15'; Arbeloa 21' (auto-golo); Ernesto 40'; Borja Gómez 52';
Para o jogo da 2ªMão, Manuel Pellegrini apostou numa equipa mais "experiente" e mais rotinada.
Real Madrid: Dudek; Lass Diarra (Marcelo 70'); Pepe; Arbeloa; Raúl Albiol; Gago; M. Diarra (Van der Vaart 47'); Higuaín; Kaká; Raúl e Van Nistelrooy;
Manuel Pellegrini tinha ainda no banco: Adán; Garay e Granero.
AD Alcorcón: Juanma; Nagore; Íñigo López; Borja Gómez; Rubén Anuarbe; Sergio Mora; Rubén Sanz; Fernando Béjar (Vara 73'); Cascón (Carmelo 57'); Perez Borja (Jeremy 78') e Ernesto;
Juan Antonio Anquela, tinha como outras opções: Eladio; Sergio; Bravo e More.
Amarelos: Raúl Albiol 34'; Nagore 40'; Rubén Sanz 65'; Kaká 77;
Golos: Van der Vaart 81';
E assim, o modesto Alcorcón, que ocupa o 5ºLugar da 2ªDivisão B G2, com 19 pontos, eliminou o colosso Real Madrid.
Mais uma vez, está provado que ter grandes jogadores e muito dinheiro, por vezes isso de nada vale no futebol.
Parabéns Agrupación Deportiva Alcorcón !

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Morreu Robert Enke

Robert Enke, morreu hoje aos 32 anos.
O magnífico guardião, foi encontrado morto numa passagem de nível em Neustadt, pela polícia alemã, e confirmou-se o pior: Enke suicidou-se.
O antigo jogador do Benfica sofria de graves depressões, depois de ter perdido a filha Lara de apenas dois anos, em 2006, devido a uma má-formação cardíaca.
Enke deixou uma carta à família e aos amigos, pedindo desculpas por não ter falado de nada.
Robert Enke nasceu a 24 de Agosto de 1977, em Jena (Alemanha). Formado no clube local, o Carl Zeiss Jena, ingressou em 1996/1997 no Borussia Mönchengladbach, onde ficou mais duas temporadas (1997/1998 e 1998/1999).
Seguiu-se depois uma das melhores fases da sua carreira. Ingressou no Benfica em 1999/2000, onde ficou até 2001/2002. Ao serviço dos encarnados, foi sempre títular indiscutível, pois realizou vinte e seis jogos em 1999/2000 e 2000/2001; e vinte e cinco em 2001/2002.
Em 2002/2003 seguiu para o Barcelona, mas não foi muito feliz, acabando por realizar apenas um jogo.
Em 2003/2004, foi emprestado pelo clube catalão ao Fenerbahçe da Turquia, mas não se adaptou, acabando por realizar, também apenas um jogo.
Em Janeiro de 2004, seguiu também por empréstimo, para o Tenerife da II Divisão Espanhola, realizando nove jogos.
De Setembro de 2004 até aqui, representou sempre o Hannover, do seu país natal.
Realizou trinta e quatro jogos nas temporadas, 2004/2005, 2006/2007 e 2007/2008; trinta e dois em 2005/2006; e apenas vinte e quatro em 2008/2009.
Esta temporada, realizou cinco jogos, e voltou a competição no fim de semana de 31 de Outubro, frente ao Colónia, pois esteve lesionado cerca de dois meses.
Despediu-se do futebol, neste último fim de semana, frente ao Hamburgo, num empate a dois golos.
Enke tinha 32 anos, media 1.85, pesava 80 kg, e somava já 8 internacionalizações A pela selecção Alemã.
É uma perda enorme para o futebol, deste Senhor que em 2008 disse nunca ter esquecido o Benfica e até tinha ambições de um dia voltar:
"Sim, claro, sempre. O Benfica é o meu clube, em Portugal, e quem sabe, talvez um dia regresse, dentro de três ou quatro anos. Talvez, talvez."
Até Sempre Enke!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Violência no futebol português. (Capítulo II)

Este caso de violência no futebol português, é bem mais recente.
Na semana anterior, no dia 1 de Novembro de 2009, disputava-se a jornada nove, da 1ªDivisão Série 1 da AF Porto.
Frente a frente, os dois primeiros classificados, Custóias e Salgueiros 08.
O Custóias, líder da prova, com 20 pontos, até entrou melhor, e inaugurou o marcador por intermédio de Palheira aos 28' minutos.
A reacção salgueirista, só se deu na 2ªParte, e logo aos 48', o ex júnior do Leixões, Quim Simões restabeleceu a igualdade.
Seria, o mesmo Quim Simões, aos 85' a dar a vitória ao Salgueiros, fazendo o 1-2. Num lance em que parece haver falta do avançado salgueirista, na minha opinião, não há qualquer falta, e muito menos me parece ter havido fora de jogo.
O pior veio depois. Quando os jogadores do SC Salgueiros 08, festejavam a vitória da sua equipa, os jogadores do Custóias tiveram atitudes provocatórias, provocando alguns desacatos.
Já depois, da expulsão de Luisão, central do Custóias, que passou entre outros por V. Guimarães e Desp. Chaves, Paulo Ribeiro, também jogador do Custóias, decidiu agredir o árbitro da partida, Carlos Dias, com uma cabeçada.
Em declarações ao MaisFutebol, o jovem árbitro portuense, disse: «Tudo o que aconteceu está no meu relatório. Lamento tudo o que aconteceu», escusando-se a fazer mais comentários.
Da parte, do Custóias, e também ao MaisFutebol, o responsável pelo futebol do clube, Joaquim Arnaldo, disse que tudo isto resultou de uma decisão que não terá agradado aos jogadores matosinhenses. «O segundo golo do Salgueiros, aos 86 minutos, é alcançado em nítido fora-de-jogo. Depois no final houve um sururu e infelizmente aconteceu aquilo. Mas não posso deixar de referir que o principal instigador do que vimos foi um dirigente do Salgueiros, que incendiou toda a situação.»
«Temos um plantel óptimo e jogamos um bom futebol. O árbitro disse-nos no final que ia tratar estes incidentes da melhor forma possível. Vamos aguardar serenamente. Sabemos que o nome do Salgueiros tem muito peso», acrescentou o dirigente do Custóias.
A luta pela subida, está assim, mais acesa.

domingo, 8 de novembro de 2009

Líder derrotado em Guimarães.

Acabou ontem a carreira invencível do líder Sp. Braga no campeonato.
Foi uma campanha bonita sem dúvida, onde a equipa bracarense realizou nove jogos sem perder.
Venceu oito desses jogos, e cedeu um empate em Vila do Conde, frente ao Rio Ave.
Coincidência ou não, terminou em casa do grande rival Vitória de Guimarães, logo onde os adeptos menos queriam que acontecesse.
No entanto, o Braga, continuará na liderança, pelo menos mais uma semana, e isso já é motivo de orgulho suficiente para os seus adeptos.
Mas, vamos ao jogo.
O Vitória, a jogar em casa, fez o que lhe competia, e entrou mais forte.
Em 4 minutos, dispôs de três opurtunidades, todas elas desperdiçadas. Aos 13' Targino cruzou com perigo, mas ninguém chegou à bola. Aos 15' remate forte de Desmarets, para uma excelente defesa de Eduardo. E, finalmente, aos 17' cruzamento de Andrezinho, com Roberto a cabecear ao lado.
O líder Braga, só aos 29' chegou com perigo a baliza de Nilson. Alan, desmarca Evaldo, este cruza, e Mossoró remata de cabeça, com Nilson a desviar a bola para a trave.
No entanto, estava assinalado fora-de-jogo.
Aos 30' o momento do jogo. Nuno Assis, progride com a bola, no meio-campo defensivo do Braga, a entrada da área, cruza para o interior, onde aparece Desmarets, completamente solto, a fuzilar Eduardo. Estava feito o 1-0.
A resposta bracarense, não demorou muito, e aos 36' Meyong, após assistência de Ney, rematou ao lado.
Volvidos três minutos, já o Guimarães reclamava grande penalidade, por pretensa mão na bola do central do Braga, Rodríguez.
Da primeira parte, resta para contar, mais uma opurtunidade desperdiçada por Roberto, que no interior da área, rematou à figura de Eduardo.
No segundo tempo, a qualidade de jogo, baixou muito. O Vitória encolheu-se, e o Braga pouco fez para contrariar o resultado negativo.
Aos 48', Hugo Viana, tentou a surpresa, mas a sua tentativa de canto directo, bateu no poste vimaranense e saiu.
Aos 65', novamente num canto saído dos pés de Hugo Viana, Moisés desviou ao lado.
E, já bem perto do fim, aos 85', cruzamento de Alan, com Adriano completamente solto, a deixar a bola escapar.
O jogo, chegava ao fim, e o Vitória somava a sua segunda vitória em 10 jogos no campeonato, a primeira de Paulo Sérgio no comando técnico vimaranense.

Ficha de jogo:
V. Guimarães: Nilson, Andrezinho, Sereno, Moreno, Lazzaretti, Flávio Meireles, Nuno Assis (Alex 83'), João Alves (Custódio 77'), Desmarets, Targino e Roberto (Rui Miguel 91').
Suplentes Não Utilizados: Serginho, Carlitos, Jorge Gonçalves e Santana.

Sp. Braga: Eduardo, Ney, Moisés, Rodríguez, Evaldo, Vandinho, Hugo Viana (Osvaldo 88'), Mossoró (Adriano 78'), Alan, Meyong e Paulo César (Matheus 53').
Suplentes Não Utilizados: Kieszek, Paulão, Diogo Valente e Andrés Madrid.

Amarelos: Flávio Meireles 38', Sereno 59', Moreno 61', Rodríguez 63', Nuno Assis 72' e Targino aos 93'.

Golos: Desmarets 30'.

sábado, 7 de novembro de 2009

Carlos na Selecção de Angola.

O guarda-redes do Rio Ave, Carlos, irá representar a selecção de Angola.
Está convocado para os particulares com o Congo e com Gana, nos dias 14 e 18 de Novembro, onde deverá mesmo somar a sua primeira internacionalização A.
O jogador disse ter aceite o convite da Federação Angolana, porque nunca iria ter opurtunidades para representar a selecção Portuguesa.
«Recebi esta convocatória de bom grado, ser internacional é algo a que todos os jogadores ambicionam. Mas é verdade que a minha esperança era outra. Queria ter chegado à selecção portuguesa, mas nunca me foi dada uma oportunidade e não queria deixar de jogar futebol com o objectivo de ser internacional por realizar. Então optei pela selecção angolana.»
«Pelo campeonato que o Rio Ave está a fazer e pelas minhas exibições merecia uma oportunidade na Selecção Nacional», acrescentou.
Outra das razões, que o levaram a aceitar o convite dos "Palancas Negras" foi o facto, de poder disputar a CAN em 2010. «Participar numa grande competição, como é o caso da CAN, que é vista em todo Mundo, foi um dos grandes motivos para aceitar este desafio.»
Carlos, disse ainda que o motivo de não ir a Selecção, é por não ter "padrinhos". «Fartei-me de ficar à espera do inalcançável. Eu costumo dizer que não vou à selecção porque não tenho padrinhos. A partir do momento em que se vê jogadores que não jogam nos seus clubes a serem convocados, começa-se a perder o ânimo. Sempre foi assim e ainda continua a ser.»
Para finalizar, o guarda-redes disse ainda, que os responsáveis da Selecção Angolana já o tinham abordado, em vésperas do Mundial 2006, que se disputou na Alemanha, mas como estava pré-convocado por Portugal, e tinha a forte esperança de representar a equipa das "Quinas", rejeitou o convite.
Carlos nasceu em Kinshasa na República Democrática do Congo, mas viveu sempre em Portugal.
O facto, de ter uma avó angolana, abriu-lhe as portas da Selecção daquele país.
Carlos, iniciou a sua carreira ao serviço do Vilafranquense, onde jogou nas camadas jovens e na equipa principal. Passou depois, por Campomaiorense, Felgueiras, Boavista, Steaua de Bucareste da Roménia, e Foolad do Irão. Esta temporada, ingressou no Rio Ave.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sporting: Paulo Bento demitiu-se.

O até então, treinador do Sporting, Paulo Bento, apresentou hoje a sua demissão do cargo de treinador da equipa principal do clube de Alvalade.
Depois de ter chegado ao Sporting no ano de 2000, para representar o clube como jogador, terminou a carreira de futebolista no fim da temporada 2003/04.
Em 2004/05, assumiu o cargo de treinador dos Juniores, onde conseguiu o título de campeão nacional.
Em 2005/06, continua nos Juniores, mas passa para a equipa principal após a saída de José Peseiro.
De então para cá, foi sempre o treinador da equipa sénior.
Conseguiu quatro titulos entre 2005/06 e 2008/09. No campeonato, não foi além de quatro anos consecutivos no 2ºlugar.
Participou na Champions, três vezes, sendo o melhor resultado, os Oitavos-de-Final em 2008/09.
Na Taça UEFA, participou por duas vezes, e o melhor resultado, foi quando atingiu os Quartos-de-Final em 2007/08. Esta temporada, disputava pela segunda vez a prova, e estava perto da qualificação para os 16-Avos-de-Final.
Já, esta temporada, as coisas não estavam a correr como todos os sportinguistas desejavam, e a pressão sobre Paulo Bento, era enorme, e na minha opinião exagerada.
Foram 4 anos e 15 dias de trabalho na Academia de Alcochete.
O saldo de Paulo Bento no Sporting, só podia ser positivo. Em 193 jogos oficiais, venceu 117, empatou 46 e perdeu por 29 vezes.
Já esta manhã, na conferência de imprensa, o ex-treinador leonino, disse o seguinte: «Acabou um ciclo que durou quatro anos e mais algumas semanas. Um ciclo que considero que foi positivo, que teve momentos complicados. Faltou, durante este período, a conquista do grande objectivo que era ser campeão. Mas acho que foram quatro anos positivos, onde se conseguiu que o Sporting voltasse a ganhar. Conseguiram-se outros objectivos durante este trajecto, portanto, quero deixar uma palavra de agradecimento aos jogadores, à administração e a todos aqueles que estiveram connosco ao longo destes quatro anos»
Revelou ainda os motivos da demissão, e acrescentou que esteve quatro meses a mais no clube.
«Havia várias explicações. A primeira, e para mim a principal, é que acho que estive quatro meses a mais no Sporting. Infelizmente o digo, porque já o previa. Acredito pouco que as rotinas e a continuidade possam ser más. A verdade é que isso levou a esta situação, sem imaginar que podíamos chegar este ponto».
Disse ainda, que esta foi a melhor solução tanto para o Sporting como para ele, e que o fez pelos jogadores e pela Direcção.
Estreou-se com um empate, em Barcelos contra o Gil Vicente, a dois golos, e despediu-se com um empate, ontem frente ao Ventspils.
Palmarés de Paulo Bento na equipa principal do Sporting:

Taça de Portugal: 2 (2006/07; 2007/08)
Supertaça Cândido de Oliveira: 2 (2007/08; 2008/09)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Benfica e Sporting quase apurados; Nacional empata

Disputou-se hoje a 4ªJornada da Fase de Grupos da Liga Europa.
No Grupo D, o Sporting recebeu o Ventspils da Letónia, mas não conseguiu superar a crise.
Empatou a um golo com o campeão letão. Valeu o golo de Carlos Saleiro aos 22' minutos.
No Ventspils, destaque para João Martins que entrou aos 51'.
No Grupo I, o Benfica venceu em casa do Everton, em pleno Goodison Park (onde Eusébio marcou 6 golos em 1966, 4 com a Coreia do Norte, e 2 ao Brasil), por 2-0, e soma agora 9 pontos.
Os golos foram de Saviola aos 63' e Cardozo aos 76'.
Finalmente no Grupo L, o Nacional da Madeira cedeu um empate frente ao Athletic Bilbao, de Espanha, a um golo.
Os madeirenses, até estiveram em vantagem, após Edgar Silva ter convertido em golo uma grande penalidade, quando estavam decorridos 64' minutos.
Aos 79' Nuno Pinto, foi expulso, e as dificuldades para segurar o resultado, aumentaram.
Aos 85' o clube basco chegou ao empate, através de um golo de Etxeberria, também alcançado após a marcação de uma grande penalidade.
Posto isto, Sporting e Benfica lideram os seus grupos, com 10 e 9 pontos, respectivamente, enquanto o Nacional é último com apenas 2 pontos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Jean Paulista.

Jean Francisco Rodrigues, nasceu em Sertãozinho (São Paulo), a 28 de Novembro de 1977.
Conhecido no mundo do futebol por Jean Paulista, joga a médio ofensivo e a ponta de lança.
Começou a sua carreira sénior no Corinthians Alagoano, onde jogou com Deco.
Depois, seguiu, em 1998 para o Tabuaté, também no Brasil.
Em Agosto do mesmo ano, é apresentado como reforço do Farense, na altura na 1ªLiga Portuguesa.
Jean, participa em 27 jogos, e aponta 3 golos.
Em Agosto de 1999, um ano depois de ter chegado a Portugal, ruma ao Sporting de Braga. Não se impõe, e acaba apenas por fazer 6 jogos, sem marcar qualquer golo.
Em Janeiro de 2000, sai para o Desportivo das Aves, da Liga de Honra, e ajuda o clube avense a subir a 1ªLiga Portuguesa, com 8 jogos, e 2 golos.
Para, 2000/2001, regressa novamente ao Farense.
Faz 15 jogos, e não marca nenhum golo. Em Janeiro de 2001, mantém-se no Algarve, mas muda de clube.
Desta vez, segue para o Imortal, da Liga de Honra. 11 jogos e 1 golo, foi o saldo da passagem do jogador por Albufeira.
Depois disso, seguiram-se dois anos em Setúbal, ao serviço do Vitória local, ambos na 1ªLiga.
Em 2001/02, 19 jogos e 0 golos, e em 2002/03, 14 jogos e 1 golo.
Em Agosto de 2003, regressa novamente ao Desp. Aves. Faz 32 jogos, e marca 7 golos.
Para 2004/05, segue para o FC Maia, também da Liga de Honra. Em 30 jogos efectuados, apontou 6 golos.
Até que sai de Portugal.
Representou nas três épocas seguintes, o Wisla Cracóvia da Polónia.
Na 1ª época, 19 jogos e 2 golos. Na segunda, 27 jogos e 5 golos. E finalmente, na terceira, 23 jogos, e 5 golos.
Em 2008, deixa a Polónia rumo ao Chipre.
O clube que o acolheu, foi o APOEL, que participaria na Taça UEFA nessa época.
Participou nos 4 jogos efectuados pelo clube na prova, mas seria eliminado na 2ª Pré-Eliminatória.
Foi no último desses 4 jogos, que Jean Paulista se lesionou gravemente, acabando por sair aos 6' minutos do 1º tempo.
Falhou o campeonato, e assistiu de fora ao excelente percurso que o APOEL efectou na conquista do campeonato cipriota, que lhe valeu a participação na eliminatória de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões 2009/2010.
Já, esta temporada, o clube cipriota, alcançou o feito histórico, de participar na fase de grupos da Liga dos Campeões, pela primeira vez.
Até ao momento, o APOEL soma 1 empate e 3 derrotas. Empate em casa do Atlético de Madrid (0-0), derrotas com Chelsea (1-0 em casa), e FC Porto (2-1 fora, 1-0 em casa).
Jean Paulista, participou em três desses jogos. Foi suplente utilizado contra o Atlético de Madrid e com o Chelsea, e titular com o FC Porto, na noite de ontem. Há, duas semanas atrás, foi suplente não utilizado no Estádio do Dragão.
Ninguém diria, que um jogador, que teve uma passagem (muito) discreta pelo futebol português, onde representou clubes de dimensão média, viesse anos mais tarde, a jogar na prova rainha do futebol europeu.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

FC Porto: Objectivo Cumprido

O FC Porto garantiu esta noite, em Nicósia no Chipre, o apuramento para os Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões.
Não foi um jogo fácil e, o Porto também não fez um jogo propriamente brilhante.
O principal adversário dos dragões seria com certeza o ambiente cipriota, que é intenso, ainda para mais, num jogo a contar para a Liga dos Campeões.
A turma da casa entrou mais forte, e aos 14' minutos Mirosavljevic rematou forte, para uma excelente defesa de Helton.
A pressão que o FC Porto sofria, era enorme, mas aos poucos a equipa foi-se libertando e sacudindo a pressão inicial.
Depois, chegou um dos duelos da noite cipriota: Chiotis vs. Hulk.
Três falhanços do grego Chiotis, dois de Hulk. Se bem, que no último, Hulk ultrapassou facilmente o guardião, mas acabou por se iludir, e perder espaço, tempo e...a bola.
E assim, com um jogo muito morno, seguiamos para intervalo.
No início do segundo tempo, novamente o APOEL a entrar mais forte, mostrando mais garra, ambição e vontade de ganhar.
Mesmo assim, foi do FC Porto a melhor opurtunidade:
54' minutos de jogo e Hulk um pouco aos "trambolhões" ultrapassa vários defesas cipriotas, e serve Falcao. O colombiano isolado perante Chiotis, remata à figura, acabando o guarda-redes grego por ceder canto.
O APOEL ia respirando um pouco, devido aos sucessivos falhanços portistas, e aos poucos chegava à baliza de Helton.
Até que aos 84', se dá o momento do jogo.
Boa jogada de Hulk, que dá para Farías. O argentino trabalha bem, serve Falcao, este com uma finta de corpo tira do caminho um defesa cipriota, e isolado perante Chiotis, remata cruzado, sem hipóteses de defesa.
O FC Porto resolvia um jogo, que nunca esteve perdido. Aliás, esteve sempre perto de "cair" para o lado portista.
Ficha de jogo:

APOEL: Chiotis; Elia (Grncarov 58'), Broerse, Kontis (Papathanasiou 87'), Poursaitides; Nuno Morais, Satsias, Hélio Pinto, Jean Paulista (Alexandrou 61'); Charalambides e Mirosavljevic.
Treinador: Ivan Jovanovic; Suplentes Não Utilizados: Kissas; Breska, Kyriakou e Michail.

FC Porto: Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Álvaro Pereira; Fernando, Raúl Meireles, Guarín (Tomás Costa 83'); Hulk, Falcao (Belluschi 90') e C. Rodríguez (Farías 69').
Treinador: Jesualdo Ferreira; Suplentes Não Utilizados: Beto; Maicon, Dias e Claro.

Disciplina:
Amarelos: Charalambides 51'; Elia 53'; Hélio Pinto 74'; Hulk 86'; Álvaro Pereira 86';

Golos: 0-1 Falcao 84'.