sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Athletic Bilbao inscreve jovem de 16 anos na Liga Europa

O Athletic Bilbao, anunciou que vai inscrever Jonas Ramalho, de apenas 16 anos, na Liga Europa. O defesa fará parte da Lista B.
Jonas Ramalho Chimeno, nasceu em Barakaldo, no dia 10 de Junho de 1993, e é filho de mãe angolana e pai basco.
Em 2008, entrou duplamente para a história do Athletic: Tornou-se o mais jovem futebolista a vestir a camisola da equipa principal do clube, com 14 anos, 8 meses e 17 dias, num jogo particular frente ao Amorebieta. Foi também, o primeiro negro a jogar pelo Athletic Bilbao.
Engana-se quem pensa que só podem jogar no Athletic, atletas bascos.
«Podem jogar no Athletic todos os jogadores nascidos em Euskadi (país basco) e todos aqueles que se formaram em Lezama (escola do clube) ou na cantera de qualquer outro clube basco», refere orgulhosamente o clube de Bilbao.
Jonas, é apontado como uma promessa do Athletic Bilbao.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Makukula já leva 12 golos na Turquia !

O ponta de lança português, Ariza Makukula, bisou hoje na vitória do Kayserispor por 3-0 sobre o Bursaspor, em jogo da 15ª Jornada da Superliga turca.
Com os dois golos, apontados hoje, o internacional luso, elevou para 12 o número de golos que apontou, depois de ter participado em 12 jogos.
Makukula, que alinha, no Kayserispor, por empréstimo do Benfica, mantém assim a esperança de voltar a representar a Selecção Portuguesa.
"Estive muito atento à ultima convocatória com a Bósnia, e não escondo que até esperava ser convocado. Mas estou a marcar golos e ainda há jogos pela frente antes do Mundial. Claro que pretendo ir." disse o ponta de lança recentemente à Revista J.
Makukula, já foi internacional A por 4 ocasiões, tendo mesmo marcado um golo.
Tem estado em grande, neste início de época, e o Kayserispor é mesmo líder da prova.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Angulo deixa Sporting.

Chegou ao fim, a ligação de Míguel Ángel Angulo com o Sporting.
Clube, e jogador, confirmaram, a rescisão de contrato por mútuo acordo, numa ligação que se revelou pouco ou nada proveitosa para ambos.
"A Sporting SAD informa que chegou a acordo com Miguel Angulo para a revogação do contrato de trabalho. Enaltecendo a sua conduta profissional ao serviço do Sporting, a SAD do Clube deseja a Miguel Angulo os maiores sucessos pessoais e profissionais", pode ler-se no curto comunicado emitido no site oficial sportinguista.
Angulo, dá assim, por terminada, a sua aventura em terras lusas, depois de ter chegado em finais de Agosto, a poucos dias do fecho do mercado, após um convite feito por Paulo Bento.
Durante a sua passagem pelo Sporting, não conseguiu convencer os adeptos, nem o treinador responsável pela sua contratação.
O espanhol, formado nas camadas jovens do Valencia, efectuou 4 jogos pelos leões no campeonato, 1 na Taça de Portugal, e 3 na Liga Europa, sem marcar qualquer golo.
Envergou, pela última vez a camisola do Sporting, dia 8 de Novembro, no empate leonino frente ao Rio Ave, a duas bolas.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

"Novo" Salgueiros não perde à 369 dias!

Devido à extinção do futebol sénior do Sport Comércio e Salgueiros em 2008, surgiu o Sport Clube Salgueiros 08, que luta ano após ano, para regressar aos campeonatos nacionais, o mais rápido possível.
Na primeira temporada, em 2008/09, o Salgueiros 08 venceu a II Divisão - Série 1, disputando depois o "play-off" de promoção à I Divisão Distrital da AF Porto, que acabaria por levar de vencida, tendo jogadores no plantel, como Cau, Fernando Almeida, Heitor e Renato, que regressaram por "amor ao clube".
Nessa temporada, o Salgueiros foi derrotado a 30 de Novembro de 2008, em casa do CA Rio Tinto, por expressivos 4-0. Esta foi a última derrota do "Salgueiral".
Portanto, já lá vai mais de um ano. Ao todo, são 369 dias sem perder.
De então para cá, seguiram-se trinta e três jogos sem perder: vinte e duas vitórias e onze empates.
A turma salgueirista quer aumentar a sua invencibilidade, somando por esta altura 2970 minutos sem perder, tendo já marcado oitenta e sete golos e sofrido apenas vinte e sete.
O treinador, é a ex glória do clube Pedro Reis, que mais uma vez, luta para levar o velho Salgueiral ao título de campeão.

Históricos do Nosso Futebol: Salgueiros

A 8 de Dezembro de 1911, um grupo de jovens de Paranhos depois de assistirem a um FC Porto - Benfica, decidiram criar um clube de futebol, que ficou com o nome de Sport Grupo e Salgueiros.
O primeiro "campo" do clube foi em Arca D' Água, e o clube teve como primeiros adversários, o Sport Progresso, e o Carvalhido Football Clube. Ficou também decidido, que as camisolas seriam vermelhas, distanciando-se assim do futuro rival FC Porto.
Para a temporada 1916/1917, já o clube tinha o nome de Sport Porto e Salgueiros, que entrou em crise no ano de 1920, dando assim origem ao Sport Comércio e Salgueiros, tal como o conhecemos nos dias de hoje.
Disputou os campeonatos regionais do Porto, até que em 34/35 disputou a II Liga - Série 1. Disputou, de seguida a II Liga - Série 3, voltando depois a disputar a Série 1 da II Liga em 36/37 e 37/38.
Nas cinco temporadas seguintes, disputou a II Divisão. Primeiro a Série Douro Litoral (38/39, 39/40 e 40/41), depois a Série 2 (41/42 e 42/43).
Estreou-se, depois na I Divisão, competição que disputou em 43/44 e 44/45, obtendo sempre a mesma classificação: o 10º lugar.
Regressou à II Divisão, onde esteve mais três temporadas. Entre 45/46 e 47/48, só voltando a disputar a II Divisão em 50/51.
Em 51/52 no regresso à I Divisão, não foi além de um 14º Lugar, que valeu a despromoção.
Seguiram-se, mais cinco temporadas, na II Divisão, entre 52/53 e 56/57, disputando sempre a "Zona Norte".
Em 57/58, nova presença na I Divisão, mas nova despromoção. O Salgueiros foi 13º classificado.
Novo regresso, à II Divisão, disputando sempre a Zona Norte, alcançado um 3º lugar em 58/59, e o 1º em 59/60, que valeu nova promoção ao conjunto de Paranhos.
Obteve o 12º Lugar em 60/61, e o 14º em 61/62, este último que lhe valeu a descida à II Divisão. Voltava, a ser curta a "estadia" salgueirista na I Divisão.
Seguiram-se, depois, quinze temporadas consecutivas, na II Divisão, disputando sempre a Zona Norte. Tendo, como melhor classificação, três 2ºs lugares (64/65, 66/67 e 75/76), e como pior o 14º em 76/77, que valeu a descida à III Divisão.
Na III Divisão, o Salgueiros, não deu hipótese à concorrência, e sagrou-se campeão, com 48 pontos, fruto de 23 vitórias (cada vitória naquela altura valia apenas 2 pontos), 2 empates e 5 derrotas.
Disputou, de seguida, a II Divisão Zona Norte durante quatro épocas, tendo como melhor classificação o 2º lugar em 81/82, que valeu nova promoção para a I Divisão.
Este regresso, durou alguns anos. O Salgueiros esteve no convívio dos "Grandes" durante seis temporadas, tendo como melhor classificação o 10º lugar em 82/83, e como pior o 19º em 87/88, que valeu a descida à II Divisão.
Na II Divisão, o Salgueiros foi 11º na Zona Norte em 88/89, enquanto que em 89/90, foi 1º na Zona Centro, sagrando-se naturalmente campeão.
Esteve depois, onze temporadas, na I Divisão (ou 1ª Liga). Nestes onze anos, o melhor que o clube alcançou foi o 5º lugar na época de regresso. Ou seja, em 90/91, que valeu um apuramento histórico para a Taça UEFA.
Na Taça UEFA, em 91/92, venceu em casa, na 1ª Mão da 1ª Eliminatória o Cannes (que contava com um prodígio chamado Zidane), por 1-0, acabando por perder em França, pelo mesmo resultado, acabando eliminado por pontapés da marca de grande penalidade.
Sendo, o pior registo, o 16º Lugar, em 2001/02, que valeu a descida do Salgueiros à Liga de Honra.
Disputou, a Liga de Honra, durante duas épocas, em 02/03 e 03/04. Obtendo o 9º lugar em 02/03, e o 6º lugar em 03/04.
Em 04/05, viveu uma situação dramática.
Apesar do 6º lugar na época anterior, o Salgueiros viu-se despromovido na secretaria, devido a problemas fiscais.
Na II Divisão B - Zona Norte, e estando impedido de inscrever jogadores, o "Velho Salgueiral" utilizou durante toda a temporada, apenas e só jogadores dos Juniores do clube.
Nesta equipa jogavam Pelé (ex V. Guimarães, Inter, Benfica, e actualmente jogador dos quadros do FC Porto), João Rodrigues (Padroense, que tem um futuro promissor pela frente e chegou a estar no Benfica) e Joel (actualmente no Candal, mas que também passou pelos juniores "encarnados").
Os jovens salgueiristas, honraram da melhor maneira que conseguiram, o emblema do Salgueiros, conseguindo, em 38 jogos, apenas 5 pontos, fruto de uma vitória caseira, sobre o Vilaverdense por 2-1, e de dois empates, um em casa com o Valenciano (0-0), e o outro em casa do Vilanovense (2-2). Pelo meio, venceram o Santa Marta de Penaguião, por 2-0, na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal.
Terminaram o campeonato, no 20º e último lugar, como seria de esperar, tendo sido apoiados do 1º ao último minuto do campeonato pelos adeptos.
Em 2005, deu-se o encerramento do futebol sénior do SC Salgueiros, que equipava de camisola vermelha, calção branco e meia vermelha.
Completará, na próxima terça-feira (8 de Dezembro), 98 anos de história.

Palmarés do SC Salgueiros:
Campeonato Nacional da II Divisão (ou Liga de Honra): 2 (1959/1960; 1989/1990)
Campeonato Nacional da III Divisão: 1 (1977/1978)
Presenças Europeias: 1 (1991/1992 - Taça UEFA)
Torneio Internacional de Macau: 1 (1997/1998)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Alexandre

João Alexandre dos Santos Vila Cova, simplesmente Alexandre no mundo do futebol, nasceu no Porto a 29 de Novembro de 1973.
Defesa-central de posição, 'Alex' começou a jogar futebol em 1983, com dez anos de idade, e deixou em 2009, aos 36. Clubes representados? Varzim Sport Clube.
Parece mentira, e até pode alguém achar impossível, mas é uma grande verdade. Poveiro de gema, Alexandre sempre deixou tudo em campo pelo Varzim, colocando sempre o clube no topo das suas prioridades. Um capitão com raça e amor à camisola, é tudo o que um adepto deseja, e Alexandre é um grande exemplo desse tipo de jogadores.
Vamos então à "história" de Alexandre: tudo começou em 1983, quando foi inscrito nos Infantis do Varzim. Cumpriu depois nove temporadas na formação poveira: três nos Infantis, duas nos Iniciados, Juvenis, e Juniores.
Em 1992/1993, deu início a sua carreira sénior, ao fazer parte do plantel do Varzim que competiu na II Divisão B.
Alexandre jogou então quatro temporadas no terceiro escalão do futebol português: 92/93 (vinte e nove jogos, 0 golos), 93/94 (trinta e três jogos, 0 golos), 94/95 (trinta jogos, 0 Golos) e  em 95/96, época em que os varzinistas se sagraram campeões, e ascenderam à Liga de Honra, participou em vinte e nove jogos, não marcando qualquer golo.
Em 96/97, na Liga de Honra, Alexandre realizou trinta e dois jogos, sem marcar qualquer golo, e ajudou o Varzim a subir à I Liga.
Em 97/98, na sua estreia na I Liga, o "Capitão" participou em trinta e três partidas (falhou apenas uma), mas voltaria a não marcar. O Varzim, acabou no entanto, despromovido.
Seguiram-se depois mais três temporadas na Liga de Honra. 98/99 (vinte e cinco jogos, um Golo), 99/00 (vinte e nove jogos, um Golo), e em 2000/01, fez trinta e um jogos, marcando um golo, ajudando assim o Varzim a regressar ao primeiro escalão.
Efectuou depois duas temporadas na I Liga: a primeira, em 01/02, realizando vinte e seis jogos, não marcando qualquer golo; e a segunda em 02/03, efectuando trinta jogos, novamente sem marcar, não evitando a descida varzinista à Liga de Honra.
Depois da descida, não mais conheceu outra divisão. Jogou seis temporadas consecutivas na Liga de Honra: em 2003/04 (trinta e dois jogos, dois golos), 04/05 (vinte e seis jogos, zero golos), 05/06 (nove jogos, zero golos), 06/07 (vinte e quatro jogos, um golo), 07/08 (vinte e oito jogos, zero golos) e, finalmente, em 2008/09 realizou apenas seis partidas.
Terminou a carreira no fim da temporada 2008/09, época em que não foi opção com regularidade, sendo que apenas foi expulso por seis vezes, em dezassete anos como sénior.
Alexandre é um jogador que admiro imenso, daí esta minha pequena "homenagem".

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Stojkovic: Ele está de regresso !

Vladimir Stojkovic, guarda-redes sérvio do Sporting, está de regresso aos convocados, cerca de um ano depois.
A última vez, que foi convocado, foi contra o Basileia, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, no dia 7 de Dezembro de 2008.
Pelo meio, um conflito com Paulo Bento, que nunca foi resolvido, o empréstimo ao Getafe, as negociações com o Estrela Vermelha anunciadas no Facebook, e a "fuga" do centro de treinos do Everton.
Depois, dessa convocatória, Stojkovic desapareceu por completo das listas de convocados do Sporting, e ainda em Dezembro, acabou por chegar mais tarde das férias de Natal, mas devido a doença, tal como revelou ao clube de Alvalade.
Foi apresentado, no Getafe de Espanha, a 23 de Janeiro de 2009, com o clube madrileno a ter opção de compra do passe do jogador, algo que o clube nunca optou por fazer.
Na Selecção, apesar de não jogar com regularidade nos clubes por onde passava, Stoi, não só era convocado, como era mesmo títular indiscutível.
Para esta temporada, apesar dos vários clubes interessados, o jogador nunca saiu de Alvalade, devido ao elevado salário que aufere, ficando a treinar à parte dos restantes companheiros.
Só agora, com a saída de Paulo Bento, o jogador foi reintegrado, e Carvalhal disse mesmo que com ele "todos partem do zero".
Recorde-se ainda, que o último jogo que Stojkovic efectuou pelo Sporting, foi a 4 de Novembro de 2007, frente à Naval.
Está assim, um ano depois da última vez, de regresso à lista de convocados.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Claques em Portugal: Juve Leo (Capítulo I)

Dou ínicio a esta nova rúbrica, falando da claque portuguesa mais antiga em actividade.
A Juventude Leonina (ou Juve Leo), é a principal claque do Sporting, e foi fundada em 1976.
Criada pelos irmãos Rocha (filhos do então presidente, João Rocha), a Juve Leo é uma claque conhecida nacional e internacionalmente, e conta neste momento com cerca de 60 núcleos oficiais.
Nos jogos em casa, a claque fica situada na bancada Superior Sul do Estádio José de Alvalade, e mantém uma rivalidade acesa com a claque do Benfica, No Name Boys.
As primeiras influências vinham das "torcidas" organizadas do Brasil, sendo que nos anos 80, a claque influenciou-se sobretudo na cultura "Hooligan" de Inglaterra, e na cultura "Ultra" que vinha de Itália.
No princípio da década de 80, a claque situava-se na bancada Superior Sul, passando depois, por volta dos anos 1983/1984 para a "Ponta Sul".
Foi aí, que se encontrou uma claque mais organizada, onde começaram a surgir as primeiras bandeiras e as primeiras faixas com simbologia alusiva à claque e a utilização regular de fumos, seguindo o modelo italiano dos "Ultras".
Toda a cor e alegria que a Juve Leo trazia aos estádios portugueses, fez com que, adeptos de outros clubes criassem as "suas" claques.
Este exemplo foi seguido então por adeptos do Benfica (Diabos Vermelhos), FC Porto (Dragões Azuis), Belenenses (Fúria Azul), Boavista (Panteras Negras), Salgueiros (Alma Salgueirista), e Académica (Mancha Negra). Quase todos os clubes da 1ª Divisão tinham nos anos 80, um grupo organizado de apoio (claque).
Algumas claques adoptaram o nome "Juventude" (ex. Juventude Bracarense do Sp. Braga, Juve Negra do Tirsense), influenciadas, muito provavelmente, pela dinâmica e pela organização que a Juve Leo apresentava.
Nos anos 80, começaram também as deslocações da Juve Leo ao estrangeiro, para apoiar o Sporting. Tendo a primeira, sido a Sevilla em 1983/1984, em jogo a contar para a Taça UEFA.
Seguiram-se depois, deslocações a Auxerre (84/85), Bilbao e Roterdão (85/86), San Sebastian (88/89), e a Nápoles (89/90).
Célebres, ficaram também as noites europeias, nos jogos com Athletic de Bilbao, Ajax, Barcelona, Atalanta e Nápoles.
O apoio dado pela Juve Leo, não se limitava ao futebol, tendo a claque, apoiado modalidades como o andebol e o hóquei em patins.
Actualmente, o presidente da Juventude Leonina é Fernando Mendes, e a claque está sempre presente em todos os momentos do clube, sejam eles bons ou maus.
Força Juve Leo, que durem muitos e muitos mais anos !


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Jogadores do Hull imitam treinador em festejo de golo

Na temporada passada, na visita ao terreno do Manchester City, o Hull City saiu goleado por 5-1.
Ao intervalo, a perder por 4-0, o técnico Phil Brown, optou por não efectuar a palestra no balneário, mas sim no relvado, em frente à claque do clube, e foi aí que falou aos jogadores.
Este fim-de-semana, o Hull voltou ao mesmo palco, e o médio Jimmy Bullard, depois de marcar o golo do empate aos 82' minutos, reuniu todos os seus colegas no mesmo canto onde Phil Brown tinha estado no ano anterior, e imitou os gestos do treinador na palestra da época passada.
Phil Brown, desta vez teve motivos para sorrir, e entre gargalhadas disse:
"Foi uma celebração fantástica. Uma grande comédia com um óptimo sentido de oportunidade. Não consegui falar aos jogadores de tanto rir. Foi tudo perfeito".
Há um ano não estava tão satisfeito. A sua equipa estava a ser goleada, e Phil Brown bem irritado, levou toda a equipa para junto da claque do Hull, e de dedo em riste, disse o que tinha a dizer, num gesto que não caiu nada bem, na comunidade inglesa.
Este domingo, a sua equipa esteve novamente em desvantagem, mas o golo de Bullard, apontado na sequência de um grande penalidade, já bem perto do fim, permitiu ao Hull empatar.
Desta vez, Bullard, reuniu todos os seus colegas à sua volta, e imitou o seu treinador, para euforia dos adeptos do Hull.


Jimmy Bullard Goal Celebration XD - 2 - Click here for the most popular videos

domingo, 29 de novembro de 2009

Carlos voltou ao palco que lhe mudou a vida...e esteve perto de ser (novamente) feliz.

20 de Novembro de 2004: FC Porto 0-1 Boavista.
O Boavista vinha de uma pesada derrota em Alvalade, frente ao Sporting, por 6-1, e Jaime Pacheco mexeu na equipa.
João Pinto foi um dos que ficaram de fora, Carlos foi um dos premiados. O guardião ex Felgueiras, estreava-se na 1ª Liga, e logo na casa do Campeão Europeu em título.
Cafú, marcou já nos descontos, o golo que deu o triunfo aos boavisteiros, e Carlos, guarda com naturalidade, boas recordações desse encontro: "É um palco especial e as recordações são muito boas. Espero que o resultado desse jogo se repita..." disse o guarda-redes, poucas horas antes do ínicio do FC Porto - Rio Ave, que os dragões venceram esta noite, por 2-1.
Carlos esteve presente na primeira derrota do FC Porto, na sua nova casa.
Esta noite, Carlos realizou uma excelente exibição, e esteve perto de voltar a ser feliz.
Recorde a ficha de jogo do FC Porto - Boavista:

FC Porto: Vítor Baía; Seitaridis, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Areias; Costinha, Bosingwa e Maniche; Quaresma (Hugo Almeida 58'), Derlei (Hélder Postiga 78') e McCarthy.
O treinador dos azuis, era Vítor Fernández, e teve ao seu lado: Nuno (que hoje também foi suplente não utilizado), Ricardo Costa, Pepe, César Peixoto e Paulo Machado.

Boavista: Carlos; Hélder Rosário, Cadú, Éder Gaúcho (Zé Manuel 45') e Milhazes; Frechaut, André Barreto (João Pinto 63') e Tiago; Toñito, Diogo Valente (Martelinho 45') e Cafú.
Jaime Pacheco, teve ao seu lado no banco: Khadim, Nélson, Flores e João Pedro.

Cartões: Amarelos: Éder Gaúcho 14'; Derlei 20'; Hélder Rosário 33'; Tiago 40'; André Barreto 49'; Vítor Baía 57'; Milhazes 80';
Vermelhos: McCarthy 36';
Golos: Cafú 90+2';