
A 8 de Dezembro de 1911, um grupo de jovens de Paranhos depois de assistirem a um FC Porto - Benfica, decidiram criar um clube de futebol, que ficou com o nome de Sport Grupo e Salgueiros.
O primeiro "campo" do clube foi em Arca D' Água, e o clube teve como primeiros adversários, o Sport Progresso, e o Carvalhido Football Clube. Ficou também decidido, que as camisolas seriam vermelhas, distanciando-se assim do futuro rival FC Porto.
Para a temporada 1916/1917, já o clube tinha o nome de Sport Porto e Salgueiros, que entrou em crise no ano de 1920, dando assim origem ao Sport Comércio e Salgueiros, tal como o conhecemos nos dias de hoje.
Disputou os campeonatos regionais do Porto, até que em 34/35 disputou a II Liga - Série 1. Disputou, de seguida a II Liga - Série 3, voltando depois a disputar a Série 1 da II Liga em 36/37 e 37/38.
Nas cinco temporadas seguintes, disputou a II Divisão. Primeiro a Série Douro Litoral (38/39, 39/40 e 40/41), depois a Série 2 (41/42 e 42/43).
Estreou-se, depois na I Divisão, competição que disputou em 43/44 e 44/45, obtendo sempre a mesma classificação: o 10º lugar.
Regressou à II Divisão, onde esteve mais três temporadas. Entre 45/46 e 47/48, só voltando a disputar a II Divisão em 50/51.
Em 51/52 no regresso à I Divisão, não foi além de um 14º Lugar, que valeu a despromoção.
Seguiram-se, mais cinco temporadas, na II Divisão, entre 52/53 e 56/57, disputando sempre a "Zona Norte".
Em 57/58, nova presença na I Divisão, mas nova despromoção. O Salgueiros foi 13º classificado.
Novo regresso, à II Divisão, disputando sempre a Zona Norte, alcançado um 3º lugar em 58/59, e o 1º em 59/60, que valeu nova promoção ao conjunto de Paranhos.
Obteve o 12º Lugar em 60/61, e o 14º em 61/62, este último que lhe valeu a descida à II Divisão. Voltava, a ser curta a "estadia" salgueirista na I Divisão.
Seguiram-se, depois, quinze temporadas consecutivas, na II Divisão, disputando sempre a Zona Norte. Tendo, como melhor classificação, três 2ºs lugares (64/65, 66/67 e 75/76), e como pior o 14º em 76/77, que valeu a descida à III Divisão.
Na III Divisão, o Salgueiros, não deu hipótese à concorrência, e sagrou-se campeão, com 48 pontos, fruto de 23 vitórias (cada vitória naquela altura valia apenas 2 pontos), 2 empates e 5 derrotas.
Disputou, de seguida, a II Divisão Zona Norte durante quatro épocas, tendo como melhor classificação o 2º lugar em 81/82, que valeu nova promoção para a I Divisão.
Este regresso, durou alguns anos. O Salgueiros esteve no convívio dos "Grandes" durante seis temporadas, tendo como melhor classificação o 10º lugar em 82/83, e como pior o 19º em 87/88, que valeu a descida à II Divisão.
Na II Divisão, o Salgueiros foi 11º na Zona Norte em 88/89, enquanto que em 89/90, foi 1º na Zona Centro, sagrando-se naturalmente campeão.
Esteve depois, onze temporadas, na I Divisão (ou 1ª Liga). Nestes onze anos, o melhor que o clube alcançou foi o 5º lugar na época de regresso. Ou seja, em 90/91, que valeu um apuramento histórico para a Taça UEFA.
Na Taça UEFA, em 91/92, venceu em casa, na 1ª Mão da 1ª Eliminatória o Cannes (que contava com um prodígio chamado Zidane), por 1-0, acabando por perder em França, pelo mesmo resultado, acabando eliminado por pontapés da marca de grande penalidade.
Sendo, o pior registo, o 16º Lugar, em 2001/02, que valeu a descida do Salgueiros à Liga de Honra.
Disputou, a Liga de Honra, durante duas épocas, em 02/03 e 03/04. Obtendo o 9º lugar em 02/03, e o 6º lugar em 03/04.
Em 04/05, viveu uma situação dramática.
Apesar do 6º lugar na época anterior, o Salgueiros viu-se despromovido na secretaria, devido a problemas fiscais.
Na II Divisão B - Zona Norte, e estando impedido de inscrever jogadores, o "Velho Salgueiral" utilizou durante toda a temporada, apenas e só jogadores dos Juniores do clube.
Nesta equipa jogavam Pelé (ex V. Guimarães, Inter, Benfica, e actualmente jogador dos quadros do FC Porto), João Rodrigues (Padroense, que tem um futuro promissor pela frente e chegou a estar no Benfica) e Joel (actualmente no Candal, mas que também passou pelos juniores "encarnados").
Os jovens salgueiristas, honraram da melhor maneira que conseguiram, o emblema do Salgueiros, conseguindo, em 38 jogos, apenas 5 pontos, fruto de uma vitória caseira, sobre o Vilaverdense por 2-1, e de dois empates, um em casa com o Valenciano (0-0), e o outro em casa do Vilanovense (2-2). Pelo meio, venceram o Santa Marta de Penaguião, por 2-0, na 1ª Eliminatória da Taça de Portugal.
Terminaram o campeonato, no 20º e último lugar, como seria de esperar, tendo sido apoiados do 1º ao último minuto do campeonato pelos adeptos.
Em 2005, deu-se o encerramento do futebol sénior do SC Salgueiros, que equipava de camisola vermelha, calção branco e meia vermelha.
Completará, na próxima terça-feira (8 de Dezembro), 98 anos de história.
Palmarés do SC Salgueiros:
Campeonato Nacional da II Divisão (ou Liga de Honra): 2 (1959/1960; 1989/1990)
Campeonato Nacional da III Divisão: 1 (1977/1978)
Presenças Europeias: 1 (1991/1992 - Taça UEFA)
Torneio Internacional de Macau: 1 (1997/1998)