quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

16 de Dezembro de 1973: O dia em que Pavão sucumbiu nas Antas.

Foi ao minuto 13, da Jornada 13 do Campeonato Português: "Pavão fez um passe e depois morreu", escreveu o JN no dia seguinte. Por isso, hoje é dia de lembrar o médio portista, que caiu morto no relvado do Estádio das Antas.
O 13 do azar de Pavão (alcunha herdada, por jogar de braços abertos), então capitão do FC Porto, foi no dia 16 de Dezembro de 1973. Corria o minuto 13, quando Pavão, fez um passe, para António Oliveira, que se desmarcava no flanco direito, e tombou sobre o relvado.
"50 mil pessoas acabavam de ovacionar a sua última jogada. Foi Oliveira quem recebeu o seu derradeiro passe. Da relva para a maca, desta para o balneário e daqui para a ambulância que o conduziu vertiginosamente para o Hospital de São João - foi este, em resumo, o princípio e o fim do drama que enlutou a festa das Antas", escreveu no dia seguinte, o JN.
Após o desfalecimento, do pulmão do meio campo portista, o jogo prosseguiu, sem que se soubesse do estado de saúde de Pavão.
No fim da partida, havia motivos para festejar. O FC Porto vencia o então líder V. Setúbal por 2-0, e aproximava-se do 1º lugar.
Mas, logo após o final da partida, confirmou-se o pior. Pavão não havia acordado da letargia em que caiu, ao tombar no relvado.
Guedes, defesa do FC Porto, entre um mar de lágrimas, disse "Meu Deus, como é triste esta grande vitória". Já o treinador portista, Bella Gutmann, salientou a qualidade e a importância de Pavão no FC Porto: "Tão bom e tinha só 26 anos. Vai fazer muita falta".
Do lado setubalense, José Maria Pedroto (que já havia passado pelo FC Porto), disse que aquele era o dia mais triste da sua vida.
Os dias que se seguiram, foram claro, de grande consternação e de dor na cidade portuense. 30 mil pessoas, despediram-se nas Antas, do camisola 6.
Após, alguma especulação, a causa da morte de Pavão foi conhecida em Janeiro de 1974. Foi estenose aórtica, uma patologia do coração, que provocou a paragem cardíaca, e claro, a morte do jogador.
Devido a ter essa doença, "Pavão nunca devia ter jogado futebol", escreveu a imprensa da época.
Fernando Pascoal das Neves (simplesmente Pavão, no mundo da bola) nasceu em Chaves, a 12 de Julho de 1947, tendo começado a jogar futebol no D. Chaves. Transferiu-se para o FC Porto, com idade juvenil, sagrando-se campeão nacional de Juniores, na época 64/65. Jogou depois, nove temporadas nos seniores azuis e brancos.
Foi internacional A, por 11 vezes, tendo a sua estreia sido em Lourenço Marques (actual Maputo) frente ao Brasil, tinha ele 20 anos.
36 anos depois, o Porto nunca mais viu um jogador igual a Pavão. Até Sempre !

Boavista: Vítor Paneira é o novo treinador.

Vítor Paneira, será apresentado dentro de momentos como o novo treinador do Boavista.
Paneira, substituirá, Jorge Madureira, que chegou hoje a acordo com a SAD, para a rescisão do contrato que o ligava ao clube da "Pantera".
Com Madureira, saem também, os adjuntos Constantino (ex jogador do Leça, entre outros) e o Prof. Luís Cardoso.
No site oficial boavisteiro pode ler-se: "O Boavista não pode deixar de agradecer toda a dedicação e empenho que Madureira e os seus adjuntos demonstraram enquanto estiveram ao serviço dos axadrezados. Numa pré-época muito complicada, os elementos da equipa técnica do Boavista deram provas de enorme profissionalismo. Por isso, o Estádio do Bessa nunca deixará de ser também a sua casa. "
Até agora, Madureira (que também representou o Boavista como jogador), não tinha sido alvo de grande contestação por parte dos adeptos boavisteiros, que conhecem as dificuldades do clube, e sabem que o plantel foi formado em cima da hora.
Vítor Paneira (na foto, como jogador do Benfica), já foi treinador do Ribeirão, Moreirense, FC Marco, Vila Meã e Famalicão, tendo como jogador atingido o ponto alto quando se sagrou campeão pelo Benfica em 88/89, 90/91 e 93/94.
Como jogador, representou ainda, além do Benfica: Famalicão, Vizela, V. Guimarães e Académica.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Conheça as equipas (ainda) invencíveis em Portugal.

Aqui, vai ficar a saber, um por um, quais são os clubes que ainda não sofreram qualquer derrota no campeonato esta temporada.
Vamos por distritos.
Em Braga, o Forjães da Série A da 1ª Divisão, soma seis vitórias e três empates, em nove jogos, cumpridas que estão dez jornadas (tem um jogo em atraso). Ocupa o 4º Lugar.
Na Série B da 1ª Divisão, o Celoricense, lidera isolado, com sete vitórias e três empates. Possui também a melhor defesa do campeonato, com apenas 4 golos sofridos em 10 jogos.
Na Série B da 2ª Divisão, o Dumiense, está em 3º lugar, em igualdade pontual com o Caldelas. Somou até agora, cinco vitórias e quatro empates.
Na Série C, o Desportivo de São Cosme, soma registos impressionantes: 10 Jogos, 10 vitórias. É, com naturalidade, o líder destacadíssimo da prova.
Finalmente, na Série D, o Arco Baúlhe, é 2º (está a um ponto do líder), com cinco vitórias e quatro empates, em 9 jogos.
Em Vila Real, o Gache e o Vilarinho (respectivamente, primeiro e segundo classificado), estão separados por apenas, quatro pontos na 1ª Divisão. O Gache soma oito vitórias, e dois empates, enquanto o Vilarinho, tem seis vitórias e quatro empates.
Na Divisão de Honra, de Bragança, "manda" o Argozelo. Oito jogos, sete vitórias e um empate. Apenas 1 golo sofrido, e 20 marcados.
No que diz respeito ao Distrito do Porto, o Vila Meã da Série B da III Divisão Nacional, soma sete vitórias e três empates, em 10 jogos disputados. É, o líder da prova.
Descemos três escalões, e encontramos na 2ª Divisão Série 1, o Gondim, que em 11 jogos, somou oito vitórias, e três empates.
Mais abaixo, no mapa, situa-se Aveiro. Na 1ª Divisão Distrital, Gafanha e Alba, ainda não sabem o que é perder. O Gafanha tem nove vitórias e cinco empates, enquanto o Alba, soma oito vitórias, e seis empates. Ambos efectuaram, até ao momento, 14 jogos, e estão separados por dois pontos. São 2º e 3º, respectivamente.
Sendo o Gafanha a melhor equipa do campeonato em todos os aspectos: tem o melhor ataque (34 golos marcados), e a melhor defesa (7 golos sofridos).
Na 2ª Divisão, encontrámos quatro equipas, ainda sem qualquer derrota.
Na Série A, o Canedo, em nove jogos, apenas cedeu um empate, levando de vencida os restantes oito encontros. Tem também a melhor defesa da competição, com apenas três golos sofridos.
Na Série B, a Ovarense prossegue a bom ritmo com a sua caminhada rumo aos Nacionais, uma vez que soma sete vitórias e um empate, em oito jogos.
Na Série C, o Oiã, é claramente a melhor equipa do Distrito Aveirense. Soma vitórias, em todos os encontros que já disputou. Ao todo, foram 8. Tem ainda, o melhor ataque do seu campeonato (28 golos marcados) e a melhor defesa (4 golos sofridos).
Na Série D, o Couvelha, em 7 jogos, somou duas vitórias, e cinco empates. Ocupa o 6º lugar, com 11 pontos.
Em Viseu, há apenas uma equipa invencível. É o Sernancelhe, 2º classificado da 2ª Divisão. Seis jogos, cinco vitórias, um empate, e a melhor defesa do campeonato, com 3 golos sofridos.
Na Guarda, o Vila Franca das Naves e o FC Pala, partilham a liderança da 2ª Divisão, Série A, com 10 pontos. Ambos, somaram em quatro jogos, três triunfos e um empate.
Na Série B, lidera o Manteigas, com quatro vitórias em quatro jogos, nove golos marcados e três sofridos.
Em Coimbra, o Sourense, disputa a Série D da III Divisão Nacional, e é líder isolado. Os homens de Soure, levam já sete triunfos e três empates, em 10 jogos disputados.
Em Castelo Branco, o Pedrogão, realizou 12 jogos, somando oito vitórias e quatro empates. Lidera, com 28 pontos.
Em Leiria, mora um "Super" Bombarralense, que em 11 jogos, somou...onze vitórias. Tem 24 golos marcados, e apenas 3 sofridos.
No distrito de Santarém, o Riachense, da 1ª Divisão, soma já onze vitórias, em 13 jogos, tendo dois empates. Tem a melhor defesa, com apenas 6 golos sofridos.
Na 2ª Divisão, Série C, o Atlético Ouriense, soma oito vitórias e um empate, em nove jogos, marcou 26 golos, e sofreu apenas 1.
Na AF Portalegre, na 1ª Divisão Série A, segue imparável, o histórico Campomaiorense. Soma onze vitórias, em onze jogos, tem 45 golos marcados, e apenas 2 sofridos.
Na Série B, o Estrela de Portalegre, venceu nove dos dez encontros que realizou. O outro resultado obtido, foi um empate. Marcou 31 golos, e sofreu 6.
Na Série C, o Crato, segue também, à semelhança de Campomaiorense e Est. Portalegre, imparável. Onze jogos, 10 vitórias, 1 empate. 37 golos marcados, 1 sofrido.
Em Lisboa, na Série 2 da 1ª Divisão, o Santo António de Lisboa, soma cinco vitórias, e seis empates, em onze jogos. Tem apenas, 12 golos sofridos, sendo a melhor defesa.
Na Série 3, da 2ª Divisão, o Cascais soma nove vitórias e dois empates, em onze jogos efectuados.
Em Setúbal, na 1ª Divisão, o CO Montijo (orientado por Fernando Mendes, ex jogador do FC Porto, Benfica, Belenenses, Boavista, entre outros), realizou até ao momento, treze jogos, somando dez vitórias e três empates. Tem 36 golos marcados, e 11 sofridos. Lidera a prova, com 33 pontos.
Na Divisão de Honra, de Évora, duas equipas não sabem o que é perder. O Estrela de Vendas Novas, é o líder da prova, com oito vitórias em oito jogos, 23 golos marcados e 4 sofridos.
Já, o 2º classificado, o Monte Trigo, soma sete vitórias e um empate.
Na Série A, da 1ª Divisão, o Luso Morense, soma seis vitórias e um empate, em 7 jogos.
Na Série B, há também duas equipas invictas. O Perolivense, é 1º, com sete vitórias e um empate, enquanto o Estremoz, é 2º, com seis vitórias e dois empates. Ambos, efectuaram 8 jogos.
Em Beja, o Odemirense, é segundo classificado, com 8 jogos, cinco vitórias e três empates.
Na Série B da 2ª Divisão, o Panóias, soma cinco vitórias em cinco jogos, tem 13 golos marcados e 1 sofrido. É, naturalmente, líder da prova.
Nas ilhas, e começando pela Madeira, na 1ª Divisão, há ainda três equipas invictas. Certo, é que só se disputaram, até agora, três jornadas. O SC Santacruzense, lidera com três vitórias em tres jogos, o Carvalheiro é 3º com duas vitórias e um empate, enquanto o 4º é o Juventude Gaula, com uma vitória e um empate, pois tem ainda um jogo em atraso.
Finalmente, nos Açores, mais concretamente, na Associação de Angra do Heroísmo, o Velense, soma seis vitórias em seis jogos. Tem 26 golos marcados, e apenas 4 sofridos.
Em Ponta Delgada, o Sporting do Ideal, soma quatro vitórias em quatro jogos, marcou até ao momento, 17 golos, e sofreu apenas 3.
Convém lembrar, que nos Distritos de Faro, Castelo Branco e Viana do Castelo, não há nenhuma equipa que ainda esteja invencível. Também na AF Horta (Açores), não há equipas invictas.

Nota: Na foto, pode ver grande parte dos clubes ainda sem derrotas. Infelizmente, não consegui os emblemas de todos os clubes.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Feirense: Francisco Chaló já era.

Francisco Chaló, abandonou hoje, o cargo de treinador do Feirense. O técnico foi dispensado, após a derrota na passada quinta feira, em casa do Portimonense, por 1-0.
Deixa os "Fogaceiros", no 4º Lugar da Liga Vitalis, com 21 pontos conquistados em 13 jogos, a três do líder Santa Clara.
Chaló, que além do Feirense, conta com passagens por Pedras Rubras e Naval. Esta é a segunda vez, que o técnico é dispensado do Feirense (a primeira tinha sido em 2005/06).
Para o seu lugar, foi contratado o experiente treinador, Carlos Garcia que conta com passagens por clubes como Sp. Espinho, Sp. Braga, Leça, Vizela, Académica, D. Aves e Moreirense. Sem dúvida, um excelente currículo.
Para o presidente do Feirense, Rodrigo Nunes, Carlos Garcia é: "Um treinador com grande experiência» e um dos que «Tem mais jogos na Liga de Honra», cita a Agência Lusa.
Este é assim, o regresso ao activo do treinador natural de Braga, que já não orientava uma equipa, acerca de um ano, altura em que saiu do comando técnico do Vizela.

domingo, 13 de dezembro de 2009

V. Setúbal: E porque não repetir 1989 ?

7 de Maio de 1989. O Vitória de Setúbal vence nas Antas, o FC Porto por 1-0.
Golo de António Aparício aos 54' minutos. Desde então, não mais o Vitória venceu o FC Porto, em casa dos dragões.
Ganhar em casa do FC Porto é quase missão impossível para o Vitória de Setúbal. Em 61 jogos, os sadinos venceram quatro e empataram seis.
Podia ser mais um dia feliz dos vitorianos, mas se o compararmos ao presente as coincidências são grandes.
Primeiro que tudo, há 20 anos o presidente chamava-se Fernando Oliveira, e hoje é o mesmo que está à frente do clube. O treinador que se sentava no banco era Manuel Fernandes, tal como nos dias de hoje. E nesse brilhante triunfo, quem marcou foi Aparício.
Não sabe quem é ? Pois bem, António Aparício, é o actual administrador da SAD responsável pelo futebol. Um trio de sucesso que, ao fim de duas décadas, voltou a unir-se para tentar colocar o Vitória no sítio devido.
Hoje, tanto Fernando Oliveira como Manuel Fernandes desempenham os mesmos cargos como em 1989 e só António Aparício tem novas funções.
Se há 20 anos, o Vitória surpreendeu, porque não repetir a proeza ? Bastou um único golo, para Setúbal explodir de alegria. Foi em jogo da 36ª e antepenúltima jornada.
Desde então, o FC Porto melhorou (mais, do que aquilo que já tinha melhorado nos anos 80), o V. Setúbal nem por isso. O dragão está rico e anda entre os milionários e o Vitória atravessa uma grave crise financeira. Isso reflecte-se sobretudo na constituição do plantel.
A diferença de qualidade entre equipas é enorme. Porém, às vezes, acontecem alguns resultados inesperados. É isso que Manuel Fernandes conta que aconteça no Dragão.
Se na época passada o Trofense e já esta temporada, o Belenenses, conseguiram empatar no Dragão, porque não o conseguirá o Vitória ?
Recorde a ficha de jogo, dessa última vitória sadina no Porto:

FC Porto: Vítor Baía; Geraldão (Vermelhinho 21'), João Pinto, Paulo Pereira e Branco; André, Bandeirinha e Jaime Magalhães; Domingos (Everton 45'), Madjer e Rui Águas.
Treinador: Artur Jorge. Suplentes Não Utilizados: Mlynarczyk, Rui Manuel e Jaime Pacheco.

V. Setúbal: Meszaros; Crisanto, Jorge Ferreira, Edmundo e Quim; Flávio, Hélio e Tueba; Jordão (Miguel Ribeiro 84'), Carlos Freitas (Roçadas 61') e Aparício.
Treinador: Manuel Fernandes. Suplentes Não Utilizados: Rui Correia, Wando e Mendes.

Disciplina:
Amarelos: Hélio 80'; Jorge Ferreira 92';

Golos: Aparício 54';

Foi há 22 anos: FC Porto sagrou-se campeão do Mundo pela primeira vez

Madrugada de 13 de Dezembro de 1987, em Portugal, os relógios apontavam 3h30 da manhã, e os portistas, esperavam ansiosamente o início da partida entre o FC Porto e o Peñarol do Uruguai.
Em causa, estava a Taça Intercontinental, que os dragões levaram de vencida perante 45000 espectadores.
Chuva no Porto cidade, nevão em Tóquio.
No "National Stadium", debaixo de um forte nevão, o FC Porto adiantou-se no marcador por intermédio de Fernando Gomes aos 41' minutos.
No segundo tempo, resposta uruguaia, e golo de Riera, já bem perto do fim, aos 80', forçando assim o prolongamento.
Mas, o inevitável, Rabah Madjer, fez um grande golo aos 110' que deu a vitória ao FC Porto.
Flocos de neve, luta acesa até o árbitro austríaco Franz Woehrer dar o jogo por terminado. O FC Porto era Campeão do Mundo !
Escasseavam os adjectivos para descrever tantas vitórias. Repetem-se a euforia, e a apoteose, da conquista da Taça dos Campeões Europeus, e da Supertaça Europeia na "Invicta".
Ficha de Jogo:

FC Porto: Mlynarczyk, João Pinto, Lima Pereira, Inácio e Geraldão; André, Jaime Magalhães e Sousa; Fernando Gomes, Rui Barros (Quim 61') e Madjer.

Peñarol: Pereira; Trasante, Herrera (Gonzalves 95'), Rotti, Domínguez; Perdomo, Vital, Da Silva; Riera , Cabrera (Matosas 45') e Aguirre.

Marcador: 1-0 Fernando Gomes 42'; 1-1 Riera 80'; 2-1 Madjer 110'.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Foi há 5 anos: Dragão (re)conquistou o Mundo !

Doze de Dezembro de 2004, no gelo de Yokohama (Japão), FC Porto e Once Caldas, disputam a Taça Intercontinental.
Foram 120 minutos sem golos, várias bolas no ferro, dois golos mal anulados, e um enorme "massacre" do FC Porto, que acabou por vencer nos penalties e levantou o troféu pela segunda vez na sua história (a primeira tinha sido em 1987).
Completam-se hoje cinco anos sobre a conquista e no FC Porto muito mudou. Daquela equipa, que conquistou o Mundo, apenas um se mantém no FC Porto: É o guarda-redes Nuno.
Alguns, estão retirados (Jorge Costa, Vítor Baía e Pedro Emanuel), outros estão sem clube (Derlei e Areias), enquanto que os restantes, estão todos bem empregados, e alguns até representam grandes clubes europeus, casos de Ricardo Quaresma, Diego, Luís Fabiano e Bosingwa.
De Sevilha, os adeptos portistas guardam na memória os golos de Derlei; de Gelsenkirchen a superioridade azul e branca; de Yokohama, o olhar conquistador de Pedro Emanuel pouco antes de converter a grande penalidade decisiva.
Foi uma final, nada fácil, para o FC Porto, que perdeu Vítor Baía por lesão, que teve uma arbitragem contra si do primeiro ao último minuto, e que ainda viu Diego ser expulso nas grandes penalidades.
Esta foi a última conquista internacional do FC Porto, e do futebol português.
No Once Caldas, alinhava De Nigris, mexicano falecido recentemente, e que foi notícia aqui no "Conversas Redondas".
Recorde a ficha de jogo:

FC Porto: Vítor Baía (Nuno 103'); Ricardo Costa, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Seitaridis; Costinha, Maniche e Diego; Luís Fabiano (Quaresma 78'), Derlei (Carlos Alberto 69') e McCarthy;
Víctor Fernández tinha como outras opções: Areias, Bosingwa, Hélder Postiga e César Peixoto.

Once Caldas: Henao; Miguel Rojas, Cambindo (Cataño 46'), John Garcia e Vanegas; Viafára, R. Velásquez, Arango (Diaz 61'); Fabbro, De Nigris e Soto (Alcazar 96');
O Treinador Luís César Montoya teve ainda ao seu lado: Ortiz e Leopoldo Jiménez.

Disciplina:
Amarelos: Arango 32'; Diego 49'; Fabbro 59'; Jorge Costa 78'; Seitaridis 84'; De Nigris 116';
Vermelhos: Diego; Após a marcação da primeira grande penalidade a favor do FC Porto.

Marcha dos Penalties: 0-1 Vanegas; 1-1 Diego; 1-2 Alcazar; 2-2 Carlos Alberto; 2-3 Viafára; 3-3 Quaresma; 3-4 De Nigris; 3-4 Maniche falhou; 3-4 Fabbro falhou; 4-4 McCarthy; 4-5 Velásquez; 5-5 Costinha; 5-6 Diaz; 6-6 Jorge Costa; 6-7 Cataño; 7-7 Ricardo Costa; 7-7 John Garcia falhou; 7-8 Pedro Emanuel.

Marco: Estádio vai mudar de nome.

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, liderada por Manuel Moreira, vai retirar o nome de Avelino Ferreira Torres, ex autarca local, do estádio onde o FC Marco jogou durante anos a fio.
A proposta, votada em reunião de Câmara, foi aprovada por unanimidade, mas sem a presença dos vereadores do movimento "Marco Confiante em Ferreira Torres". O recinto desportivo passará agora a ser denominado Estádio Municipal do Marco de Canaveses.
Há poucos dias, Ferreira Torres, lançou uma petição para que o estádio se chamasse "Estádio FC Marco", mas tal não irá acontecer.
Relembro, que o FC Marco, não compete desde o fim da temporada 2006/07, sendo agora o recinto utilizado pela AD Marco 09, que compete na 2ª Divisão Distrital Série 2 da AF Porto.

Dean Ashton termina (forçosamente) carreira.

O internacional inglês, Dean Ashton, que actualmente está vinculado ao West Ham, foi forçado a abandonar a sua carreira, revelou ontem o clube londrino.
O jogador, de 26 anos, lesionou-se no tornozelo, em 2006, ao serviço da selecção inglesa, e depois de várias cirúrgias, foi aconselhado a retirar-se. Ashton, estava sem jogar há já, 14 meses.
Os "Hammers", reclamam agora, uma indemnização de cerca de 7,7 milhões de euros.
Scott Duxbury, director executivo do West Ham, anunciou no site oficial do clube: «Este é um dia triste e os nossos pensamentos estão com Dean. Eu queria agradecer-lhe por todo o seu esforço e desejo-lhe o melhor.»
Ashton, foi a contratação mais cara de sempre do West Ham, tendo custado 8 milhões de euros, em Janeiro de 2006, proveniente do Norwich.
Em quatro temporadas no Crewe (2000/01 - 2003/04), Ashton marcou 61 golos, em 159 jogos, tendo sido transferido para o Norwich, onde alinhou uma temporada e meia (2004/05 até Janeiro de 2006). Marcou 17 golos, em 44 jogos, o que lhe valeu a transferência para os "Hammers" onde esteve até agora. Pelo West Ham, apontou 15 golos, em 46 jogos.
Aos 26 anos (24/11/1983), Dean Ashton, termina a sua carreira.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Liga dos Campeões: Guarda-Redes apura Standard Liège

Sinan Bolat é turco, tem 21 anos, e é guarda-redes do Standard Liège da Bélgica. Até aqui, nada de mais. O Standard, treinado por Laszlo Boloni (ex treinador do Sporting) e Rolão Preto (treinador adjunto, e português), ainda tinha hipóteses de chegar aos Oitavos de Final da Liga dos Campeões, esta temporada, mas cedeu um empate caseiro frente ao Az Alkmaar, na passada quarta-feira.
Em Liège, marcaram primeiro os holandeses. Cruzamento de Pocognoli, e finalização de Lens. 0-1 ao intervalo. Com o Olympiakos a vencer no outro jogo do grupo, o Standard estava fora da Europa, até que para o fim ficou reservado o melhor. Bolat, subiu à área adversária, na sequência de um pontapé de canto, aos 90+5' minutos, e cabeceou certeiro para o fundo das redes. Alegria total nas bancadas, e o 3º lugar é do Standard.
O guardião nascido em Kayseri na Turquia, chegou à Bélgica em 2005, para representar o Genk, tendo reforçado o Standard no Verão de 2008.