terça-feira, 22 de dezembro de 2009

João Pereira no Sporting

O até aqui jogador do Sp. Braga, João Pereira, assinou hoje pelo Sporting, até 2014.
O valor da transferência é de três milhões de euros, comunicou o clube de Alvalade à CMVM.
João Pereira, esteve hoje presente num jantar da claque "Juventude Leonina", e disse ter sido fácil chegar a acordo: "Não tive qualquer dúvida" referiu.
Os adeptos leoninos, não esqueceram que João Pereira é formado no grande rival, Benfica, mas "terá sido por engano" disseram.
"Agora só penso no Sporting, porque é cá que estou e vou defendê-lo até à morte. Quero dar seguimento ao bom trabalho que tenho vindo a desenvolver nas épocas anteriores." disse João Pereira.
E quais são os objectivos? "Lutar por títulos. Qualquer jogador que ingresse no Sporting tem sempre o objectivo de lutar pelo título e pelas quatros provas em que o clube ainda está inserido, porque quer conquistá-las."
João Pereira, torna-se assim o segundo reforço do Sporting, no mercado de Inverno, depois da contratação do moçambicano Mexer.
Formado nas escolas do Benfica, João Pereira sagrou-se campeão pelos encarnados em 04/05, sendo emprestado em 05/06 ao Gil Vicente, tendo pelo meio representado a equipa B encarnada.
No Gil Vicente, durante época e meia (Janeiro de 2006 a Junho de 2007), João Pereira, deu um "salto" na sua carreira, ao assinar pelo Sporting de Braga, clube onde permaneceu até hoje.
Com vinte e cinco anos, soma já uma internacionalização pela Selecção B, vinte e três pelos Sub-21 (um golo), e oito pelos Sub-19 (um golo).

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Históricos do Nosso Futebol: Alverca

Fundado a 1 de Setembro de 1939, o Futebol Clube de Alverca, tem a sua sede em Alverca do Ribatejo, nos subúrbios da capital, Lisboa.
Nasceu graças a um elevado grupo de jovens, que decidiu constituir um grupo desportivo, devidamente organizado, devido à extinção do Alverca FC e do SC Alverca.
O primeiro passo dado, foi adquirir uma bola de borracha, para que pudessem disputar os primeiros jogos no Largo do Adro.
Em 1938, decidiram convidar outros jovens, para assumirem os destinos do clube.
Numa reunião realizada na Barbearia de Avelino Luís da Vitória, na Rua João Mantas, nº 17, a Comissão convidada aceitou o desafio proposto e aproveitou ainda para baptizar o clube de Futebol Clube de Alverca.
Foi também decidido, que a quota do associado, seria de 50 escudos semanais.
Com o tempo, o projecto foi ganhando forma, até a sua oficialização em 1939.
O Alverca andou então pelos Distritais de Lisboa até 1965, ano em que disputou a III Divisão - 6ª Série, em que se posicionou no terceiro lugar, entre dez equipas.
Voltou a disputar os Distritais, até à temporada 1970/1971. Em 1971/1972 voltou aos Nacionais, disputando a III Divisão Série C, até à temporada 1974/1975.
De 1975/1976 a 1980/1981 disputou a Série E. Precisamente, em 80/81 foi décimo sexto e último classificado, descendo assim aos Distritais.
Por lá andou o FC Alverca, até a temporada 1986/1987, temporada em que conseguiu a promoção para a III Divisão Nacional.
Em 1987/1988, ano de regresso aos Nacionais, os ribatejanos, foram segundos classificados na Série E, conseguindo assim a promoção para a II Divisão B.
Disputou nas temporadas seguintes, a II Divisão Zona Sul (88/89 e 89/90). Com a mudança do formato da II Divisão, o Alverca integrou a II Divisão B Zona Sul, durante cinco temporadas (90/91 a 94/95).
Foi precisamente em 94/95 que o Alverca, alcançou um dos pontos altos da sua história. Foi primeiro classificado da Zona Sul, com dezanove vitórias em trinta e quatro jogos jogos, e conseguiu assim a promoção à Liga de Honra.
Disputou a Liga de Honra durante três temporadas. Sempre aflito nas duas primeiras (95/96 e 96/97), e terceiro classificado em 97/98, o que lhe valeu nova e histórica promoção ao primeiro escalão do futebol português.
Na I Liga durante quatro temporadas, os ribatejanos alcançaram o melhor registo em 99/00 quando se classificaram no décimo primeiro lugar final.
Em 2001/02, classificaram-se no décimo oitavo e último lugar da tabela, o que valeu a descida à Liga de Honra. Esse é, o pior registo do Alverca na I Liga.
A Liga de Honra em 02/03, foi um autêntico passeio para os ribatejanos.
Terminaram o campeonato em segundo, regressando assim de forma categórica à Primeira Divisão Portuguesa.
De regresso à I Liga, o Alverca não foi além de um décimo sexto lugar final, o que valeu nova descida à Liga de Honra.
2004/05, foi uma temporada de muito sofrimento para o clube. No fim da primeira volta, já todos davam o Alverca como descido.
Puro engano. A contratação de Keita em Janeiro, ao Valence de França, revelou-se decisiva.
Em treze jogos, o ponta de lança senegalês, apontou sete golos. Actualmente, o jogador representa o Vitória de Setúbal, na Liga Sagres.
Uma segunda volta fantástica do Alverca, valeu a manutenção do clube, que se "quedou" no décimo terceiro lugar final. O pior, veio depois.
Problemas financeiros e administrativos, atiraram o clube para fora dos campeonatos profissionais, e mais tarde, para fora do futebol sénior.
Reapareceu o FC Alverca, em 06/07 na II Divisão Série 3 da AF Lisboa, terminando em quinto lugar. Na temporada seguinte, em 07/08, o clube sagrou-se campeão e ascendeu a I Divisão (equivalente à 2ª Divisão Distrital), escalão onde ainda permanece.
Na temporada passada, o clube esteve muito perto de ascender à Divisão de Honra.
O clube equipa de camisola vermelha, com mangas azuis, calção azul e meia azul, e disputa os jogos caseiros no Complexo Desportivo do FC Alverca.

Palmarés do FC Alverca:
Campeonato Nacional da 2ª Divisão B: 1 (1994/1995)
Campeonato Distrital da II Divisão da AF Lisboa: 1 (2007/2008)
Campeonato Nacional de Juniores: 1 (2001/2002)

Ainda o Clássico: Sapunaru e Hulk expulsos.

O romeno Sapunaru e o brasileiro Hulk, foram expulsos por Lucílio Baptista depois do apito final do clássico, e devem falhar os dois próximos jogos do FC Porto.
Certo é, que pelo menos um (a visita à Oliveirense para a Taça de Portugal), ambos falharão. O jogo seguinte dos tetracampeões, é com o Leixões para a Taça da Liga. Ou seja, não perderão qualquer jogo do campeonato nacional.
Os dois jogadores portistas, envolveram-se com um segurança do Benfica, no túnel de acesso aos balneários, precisamente, na altura em que o árbitro da partida, estava a passar.
O assunto estará seguramente no relatório da equipa de arbitragem que já seguiu para a Liga de Clubes. Refira-se que não houve qualquer jogador do Benfica envolvido no incidente.
Terá havido, então, uma troca de palavras, entre o segurança de nome Sandro, e Sapunaru, que terá sido agredido com um murro.
O romeno reagiu de imediato, com a ajuda de Hulk, e o segurança teve de ser cosido num sobrolho.
Ninguém de ambos os clubes, quis comentar o incidente. Sapunaru, saiu calado e cabisbaixo, enquanto Hulk se recusou a comentar o sucedido: "Não posso falar, porque, se dissesse a verdade, seria prejudicado".
Do lado encarnado, ficou apenas, a garantia, que o caso será exposto à Liga de Clubes.
Já, Jesualdo Ferreira e Jorge Jesus desvalorizaram o sucedido. "Não se passou nada de especial" disse o técnico do FC Porto, na "flash interview".
"São os gritos e as confusões normais nestas circunstâncias. Mas não se passou nada de extraordinário. Entre os jogadores do Benfica e do FC Porto, não se passou nada. Até já estávamos a festejar na cabina. Aliás, está a dar-me uma novidade" revelou o técnico encarnado.

domingo, 20 de dezembro de 2009

4 Anos depois, Águia voltou a voar mais alto.

Quatro anos depois, da última vitória sobre o FC Porto, o Benfica voltou a sorrir.
Os encarnados venceram facilmente, um FC Porto, sem ideias, e com más opções técnicas.
E, mais uma vez, se confirmou a tendência desta temporada: sempre que se coloca primeiro em vantagem, o Benfica vence sempre;
Jesualdo acertou: Ramires foi titular. Certamente, não estaria a espera, da titularidade Urreta. Do lado, do FC Porto a mexida que também se adivinhava ao longo da semana: Saiu Belluschi, entrou Guarín.
O professor quis dar mais "músculo" ao meio campo, mas desta vez, deu-se mal.
Vitória justa da equipa encarnada, essencialmente pelo que fez e produziu no primeiro tempo. Na segunda parte, o FC Porto melhorou, mas criou pouco perigo.
Vamos ao jogo.
Um bom início do FC Porto, que até efectuou o primeiro remate da partida.
De seguida, jogo totalmente controlado pelo Benfica. A equipa da casa foi superior em todos os aspectos, e beneficiava do fraco rendimento do lado direito portista. Hulk e Fucile, estiveram completamente "out" do jogo.
Os encarnados, chegaram a vantagem, por intermédio de Saviola aos 23'. O argentino, escondeu-se atrás da defensiva portista (como faz frequentemente), e aproveitou um alívio de David Luiz, que apanhou de surpresa a defensiva portista. Cara-a-cara com Helton, "El Conejo" não facilitou e inaugurou o marcador.
Segundos antes, Alvaro Pereira em cima da linha, tinha evitado o golo de Cardozo.
Até ao intervalo, pouco ou nada de relevante para contar.Para a 2ª Parte, Jesualdo deixou Guarín no balneário e fez entrar Varela. O FC Porto, melhorou, e foi subindo no terreno, mas só rematou com perigo aos 62', quando Alvaro Pereira, testou Quim de fora da área.
Com o meio campo em quebra fisíca (Carlos Martins e Urreta a acusarem falta de ritmo), Jorge Jesus lançou Weldon e Luís Fílipe. Poucas eram as opções para o técnico encarnado, que de seguida, foi obrigado a esgotar as substituições devido a nova lesão de Ramires.
O Benfica, começava a ficar "apertado" defensivamente, mas até podia ter chegado ao 2-0, se Lucílio Baptista tivesse assinalado grande penalidade aos 73', por mão na bola de Crístian Rodríguez.
Jesualdo Ferreira, com mais opções do que o seu opositor, lançou Belluschi e Farías para os últimos 10' minutos. Sem grande sucesso.
O FC Porto, acabaria o jogo, encostado ao seu meio campo defensivo, fortalecendo ainda mais o mérito do triunfo encarnado.
No Benfica, destaque-se o jogo bem conseguido, por parte de toda a equipa, mas há que referir, que na 2ª Parte Saviola e Cardozo, praticamente não existiram.
Do lado azul e branco, Fucile (noite muito intraquila), Hulk (muitas percas de bola infantis), Guarín (5 faltas cometidas em 30 minutos), e Crístian Rodríguez (mantém um nível exibicional muito baixo), fizeram uma péssima exibição. Aliás, Rodríguez ficará para sempre, ligado a história deste jogo, devido ao penalti cometido.
Varela mexeu com o jogo, é certo, mas sem nunca conseguir criar grandes ocasiões. Palavra de apreço, também para Alvaro Pereira, que não comprometeu defensivamente, e subiu sempre "pela certa".
Adivinha-se muito trabalho pela frente, para o Professor.
Ficha de jogo:

Benfica: Quim; César Peixoto, Luisão, David Luiz e Maxi Pereira; Javí García, Ramires (Felipe Menezes 72'), Carlos Martins (Luís Fílipe 67') e Urreta (Weldon 67'); Cardozo e Saviola.
Suplentes Não Utilizados: Júlio César, Roderick, Míguel Vítor e Nuno Gomes.

FC Porto: Helton; Alvaro Pereira, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando, Raúl Meireles (Belluschi 79') e Guarín (Varela 45'); Hulk (Farías 77'), Falcao e C. Rodríguez.
Suplentes Não Utilizados: Beto, Nuno André Coelho, Sapunaru e Mariano.

Disciplina:
Amarelos: David Luiz 26'; Saviola 44'; Falcao 69'; Fernando 81'; Maxi Pereira 87'; C. Rodríguez 87'; Bruno Alves 87';

Golos: Saviola 22';

El Salvador: Juan Carlos Villalta assassinado.

O médio, de nacionalidade salvadorenha, Juan Carlos Villalta, jogador do Deportivo Liberal de Quelepa, da 2ª Divisão do El Salvador, foi assassinado na noite de ontem por dois indivíduos.
Villalta, encontrava-se numa cervejaria, com amigos, e foi baleado mortalmente por três vezes, acabando por falecer no local. Dois dos três tiros, atingiram a zona do tórax.
Este triste acontecimento, ocorreu na cidade de San Miguel, e chocou o futebol salvadorenho.
Neste momento, as autoridades já estão em investigação, para tentar ligar o futebolista aos autores do crime.
Amigos de Villalta, presentes no local, disseram à comunicação social do El Salvador que o jogador não tinha inimigos.
Juan Carlos Villalta, tinha 26 anos, e antes de chegar ao Deportivo Quelepa, representou:Águila, Balboa, Aspirantes e Chaparrastique.

Pinto da Costa vítima de tentativa de agressão.

Já ferve o Clássico.
Quando se preparava para abandonar o Hotel em que se encontrava, rumo ao Estádio da Luz, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, foi abordado por cinco adeptos.
Cinco adeptos esses, que chegaram muito perto do presidente portista, insultando-o, tendo um deles, encostado-se mesmo a Pinto da Costa, que se viu obrigado a parar.
Presentes no local, os agentes da PSP, impediram que a situação se complicasse, e detiveram de imediato o adepto.
Depois de uma curta conversa com a autoridade, os cinco adeptos puseram-se em fuga do local.
Pinto da Costa, não foi agredido, mas passou por uma situação complicada. Só, a resposta imediata da PSP, evitou males maiores.
Depois disto, Pinto da Costa voltou ao interior da unidade hoteleira, seguindo depois viagem rumo ao Estádio.

sábado, 19 de dezembro de 2009

13 anos depois: onde anda Arnold Wetl ?

Arnold Wetl nasceu em Eibiswald (Áustria), a 12 de Fevereiro de 1970.
Formado nas Camadas Jovens do Sturm Graz, envergou a camisola da equipa principal durante sete temporadas.
As boas exibições ao serviço do Sturm, abriram-lhe as portas da Selecção Austríaca, onde acabou por chamar a atenção de bons clubes europeus.
Reforçou o FC Porto, no Verão de 1996, ficando na memória o tal golo já aqui falado, na Luz a 18 de Setembro para a Supertaça.
Nas restantes competições, Wetl foi muito pouco utilizado por António Oliveira. No campeonato, participou em 11 jogos (apenas 2 como titular), marcando 1 golo, num total de 438 minutos que esteve em campo.
Na Europa, fez apenas uma participação. Foi contra o Manchester United, nas Antas, quando entrou aos 48' minutos para o lugar de Barroso.
Não fosse o golo marcado ao Benfica, e poucos (ou nenhuns) se lembrariam deste austríaco que teve uma passagem muito fugaz pelo nosso futebol.Fez as malas, no fim da temporada, regressando ao seu país para representar o Rapid de Viena.
Jogou no Rapid, durante sete temporadas. De 97/98 a 03/04.
Terminou a carreira, ao serviço do Gratkorn, também da Áustria, onde jogou duas temporadas (04/05 e 05/06), ambas na 2ª Divisão Austríaca.
Jogador possante, e dono de um pé esquerdo fantástico, Wetl foi internacional A pela Áustria, por 21 ocasiões, marcando 4 golos. Era médio ofensivo.
Há, sensivelmente um ano, Wetl esteve á conversa com o MaisFutebol: "Não pode ser só coincidência, mas ainda há dias os meus três filhos resolveram pesquisar na internet e estiveram a ver esse golo no Youtube, um site de vídeos, não sei se conhece" disse o austríaco, orgulhoso do golão que fez.
"Eles ficaram muito orgulhosos. Se bem me lembro, foi o meu primeiro jogo oficial pelo FC Porto. Esse golo na Luz marcou a minha carreira".
Actualmente, o austríaco é o treinador dos Sub-17 do Sturm Graz, e diz-se orgulhoso da carreira que teve.
"Sou treinador dos jovens na academia do Sturm Graz. Oriento a equipa de sub-17."
"Depois do Rapid de Viena, voltei ao Sturm Graz e terminei a carreira no FC Gratkorn, depois de uma época na segunda divisão. Foi há três épocas, estava com 35 anos, penso que foi o momento certo. Joguei 17 anos como profissional. Conquistei títulos em Portugal, na Áustria e fui 20 vezes internacional pela selecção principal, estando no Mundial de 1998. Penso que não foi uma má carreira." disse Wetl, extremamente orgulhoso do seu passado.

Memórias de um clássico...memorável.

Benfica - FC Porto, é um jogo que nos fica na memória para sempre.
Por esta ou por aquela razão, dificilmente esqueceremos um clássico destes.
A exemplo pessoal, lembro me de um belíssimo golo do austríaco Arnold Wetl na Luz, na vitória estrondosa do FC Porto por 5-0; assim como o golo anulado a Petit; entre outros lances caricatos.
Nos últimos anos, a visita à Luz que mais prazer deu aos portistas, foi a já referida vitória por 5-0 na Supertaça, em 1996.
Para os benfiquistas, a melhor memória possível, nos últimos anos, é a vitória por 1-0 em 2005/06, num golo de livre de Laurent Robert.
Vamos então aos mais recentes clássicos que ficaram na memória.
2004/05: E quando Petit, disparou do meio da rua, a bola entrou, e o árbitro disse que...não foi golo ?
Lance esse muito caricato, e polémico. Olegário andou meses nas bocas do Mundo, depois de anular um golo, em que a bola entra. Certo, é que os azuis, lá venceram por 1-0.
2006/07: Dos jogos com melhor ambiente, em que já estive presente. A Luz estava ao rubro. O FC Porto vinha de uma derrota por 1-0, em casa frente ao Sporting, e o Benfica vinha de uma vitória na Amadora, sobre o Estrela. Estavam agora, separados por um ponto.
Sobre o intervalo, Pepe deu vantagem aos azuis. O FC Porto foi aguentando a pressão encarnada, até que aos 83' Lucho fez auto-golo e empatou as contas. Já perto do apito final, Rentería teve o maior falhanço da história dos clássicos...lembra-se ?
2007/08: O Campeão, levava já quatro pontos de avanço, e muitos já diziam que podia encomendar as faixas.
O FC Porto, entrou então, decidido a levar de vencida o clássico, e foi sempre a equipa com sinal mais. Aos 42', num contra-ataque falhado do Benfica, nasceu um contra-ataque rápido por Quaresma, que desequilibrou junto à linha, ultrapassou facilmente David Luiz, e de trivela (como só ele sabe fazer) atirou para o fundo das redes. Momento mágico na Luz.
Foram alguns dos clássicos, que ficam na memória. Claro, que podia aqui falar quando Jardel fez o que quis de Jorge Soares e fuzilou Preud'Homme (96/97); ou na vitória do Benfica por 2-0 nas meias finais da Taça de Portugal, na mesma temporada.
Como já viu, Benfica e FC Porto, são capazes de disputarem jogos que nos marcarão para sempre.





Clássico joga-se amanhã.

É, já amanhã, o dia que todos os portugueses anseiam desde o começo do campeonato.
Benfica e FC Porto, medem forças, na jornada 14 do Campeonato.
Em casa, os encarnados, já não vencem o FC Porto, desde a temporada 2005/2006.
Na altura, Laurent Robert, fez o único golo da partida, num lance, em que Baía tem culpas.
Daí para cá, o FC Porto, alcançou dois empates, ambos a um golo (2006/07 e 2008/09), e uma vitória por 1-0, num lance de génio de Ricardo Quaresma, em 2007/08.
Para o jogo de amanhã, Jorge Jesus, tem Rúben Amorim, Fábio Coentrão, Sidnei e Dí María como baixas (Aimar, David Luiz, Luisão e Ramires estão em duvída), enquanto que da Invicta vem uma equipa com todo o plantel operacional.
Por esta altura, o Benfica é 2º com 30 pontos, enquanto o FC Porto é 3º com 29.
Seja, qual for o resultado do clássico, o Braga será campeão de Inverno, dado que venceu em Paços de Ferreira, na noite de ontem por 1-0.
Jesualdo Ferreira, técnico do FC Porto, está ansioso por enfrentar o Benfica, e claro, ser bem sucedido, como o próprio revelou hoje, na antevisão da partida: "Já lá queríamos estar, preparámo-nos para jogar. É um jogo de emoções, de perda de racionalidade. É um jogo em que quem canalizar melhor estas questões tira vantagem, como eu não jogo vão ter de ser os intérpretes do jogo a ter essa capacidade".
Jesualdo, disse ainda ser uma vantagem ter toda a equipa disponível, e prometeu o melhor FC Porto na Luz. E, na opinião do técnico portista, Ramires vai jogar.
Do lado benfiquista, o presidente, Luís Filipe Vieira prefere "jogar à defesa".
"Primeiro espero uma vitória no basquetebol hoje (o Benfica recebe o FC Porto), depois, amanhã, logo se vê", disse na inauguração da Casa do Benfica de Torres Vedras.
O "Conversas Redondas" espera, um bom jogo de futebol, sem casos, e claro, sem violência.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Jogos com história: FC Porto 0-1 Atlético (2006/2007)

Quem não se lembra de jogos como Benfica - Gondomar, FC Porto - Torreense, Sporting - Naval, etc. ?
Dou início a esta nova rubrica, voltando atrás no tempo, para "tirar" do baú, jogos que marcarão para sempre a história do futebol português. Começo então, por um jogo bem recente.
7 de Janeiro de 2007. Tarde chuvosa no Dragão. Era mesmo de Inverno.
Frente a frente, FC Porto e Atlético. De um lado, o cCampeão em título e líder do Campeonato; do outro, o 3º classificado da Série D, da II Divisão.
Um FC Porto desfalcado por opção técnica, e um Atlético com o seu onze base.
Os azuis e brancos, começaram o jogo ao ataque, e logo ao minuto três, João Paulo andou perto do golo, após canto de Ricardo Quaresma.
Na resposta, o Atlético por intermédio de Ricardo Aires, quase chegou ao golo, valendo ao FC Porto uma enorme intervenção de Vítor Baía.
Aos 30', Paulo Assunção serve Bruno Moraes, e este remata para uma excelente defesa de Marco. Foi o primeiro remate do FC Porto à baliza.
Ainda no primeiro tempo, o mesmo Bruno Moraes, após um magnífico passe de Vieirinha, cara-a-cara com Marco, fintou primeiro o guarda-redes, atrapalhando-se depois, vezes sem conta, até que acabou por perder ângulo para rematar.
Começavam a ficar nervosos os adeptos portistas.
Na 2ª Parte, mais uma vez o FC Porto ao ataque, e novamente por João Paulo. Desta vez, o cabeceamento do central, acertou no poste.
O Atlético respondia, e punha em sentido a defensiva azul e branca.
No entanto, o FC Porto também não se ficava, e andou mais uma vez perto do golo. Foi...João Paulo, a permitir uma excelente defesa de Marco.
Logo de seguida, foi Lisandro quem cabeceou, com a bola a passar pertíssimo do poste direito da baliza do Atlético.
Eis, que aos 59' se dá o momento do jogo. Na sequência de um lançamento de linha lateral, Ibson perde a bola infantilmente, e em zona proibida.
Aproveitaram os homens de Lisboa, que após alguma confusão na área portista, conseguem por intermédio de David, introduzir a bola no fundo das redes. Estava feita a surpresa.Até aos 90', o FC Porto dispôs ainda de duas grandes oportunidades.
Primeiro, foi Lisandro a rematar ao lado; e depois na sequência livre directo, foi Ricardo Quaresma, que viu a bola ser desviada na barreira.
Já em período de compensação, grande penalidade assinalada a favor da equipa da casa.
O árbitro Paulo Pereira, assinalou penalti a favor do FC Porto, por pretensa falta de Ricardo Aires, sobre Bruno Moraes. Penalti esse, inexistente.
Chamado a marcar, Ricardo Quaresma confirmou a tarde negra dos pupilos de Jesualdo: Acertou em cheio no poste.
60 anos depois, os Alcântarenses voltaram a eliminar o FC Porto na Taça de Portugal.Ficha de jogo:

FC Porto: Vítor Baía; Fucile (Alan 62'), João Paulo, Ricardo Costa e Marek Cech; Paulo Assunção (Lisandro 45'), Ibson (Adriano 67') e Raúl Meireles; Vieirinha, Ricardo Quaresma e Bruno Moraes.
Treinador: Jesualdo Ferreira. Suplentes Não Utilizados: Paulo Ribeiro; Bosingwa, Tarik e Sokota.

Atlético: Marco; Pedro Pereira (Hugo Freire 85'), Rolão, Ricardo Aires e Júnior; Simões, Lapa (Gonçalo 68') e Marco Bicho (Rui Andrade 83'); Nuno Gaio, David e Edmar.
Treinador: António Pereira. Suplentes Não Utilizados: Paulo Grilo; Lula, João Pedro e Artur Jorge Vicente.

Disciplina:
Amarelos: João Paulo 31'; Marco Bicho 82'; Ricardo Aires 90+2'; Rolão 90+5'; Marco 90+5';

Marcador: 0-1 David 59';