domingo, 27 de dezembro de 2009

Acontecimentos da década em Portugal: 2002 - Portugal "de férias" na Coreia

A expectativa sobre o que iria fazer a comitiva portuguesa no Mundial 2002, que se disputou paredes meias entre Coreia do Sul e Japão, era enorme. Afinal, Portugal tinha sido vice-finalista do último Campeonato da Europa.
Um péssimo arranque, fez antever o pior. Os Estados Unidos, país do "soccer", aparentemente, seriam um adversário fácil. Puro engano.
Aos quatro minutos, já Portugal perdia. Até ao intervalo, mais dois golos norte-americanos: Jorge Costa fez auto-golo aos 29', e McBride aumentou para 3-0, aos 36'.
Aos 39' Beto reduziu e deu esperança aos portugueses. À entrada para os últimos vinte minutos da partida, Portugal chegou ao segundo golo. Jeff Agoos marcou na baliza errada, e estabeleceu o resultado final em 3-2 a favor dos americanos.
Na segunda Jornada, era o tudo ou nada para Portugal. Aí, a Selecção não deixou o crédito por mãos alheias, e goleou a frágil Polónia, por claros 4-0. Pauleta fez hat-trick, e Rui Costa fechou a contagem aos 88'.
Na terceira Jornada, Portugal jogava frente à equipa da casa, e poderia qualificar-se para os Oitavos de Final. Tal não aconteceu.
Portugal "ia-se arrastando" pelo campo, muito por "culpa" da má condição física de Luís Figo, e aos 70' Park Ji Sung (esse mesmo, do Manchester United), marcou o único golo da partida.
Vitória coreana, e eliminação (precoce?) de Portugal. Neste jogo, ficou ainda na memória, o murro de João Pinto ao árbitro da partida, o argentino Ángel Sánchez.
E, claro, o célebre caso de Kenedy, que estava convocado, mas acabou fora do Mundial, devido a um controlo positivo de anti-doping.
Foi um Mundial, completamente desastroso da nossa Selecção.
No rescaldo, António Oliveira acabou despedido.

Jogadores presentes na fase final do Mundial 2002: Vítor Baía (3 Jogos); Jorge Costa (3 Jogos); Abel Xavier (1 Jogo); Fernando Couto (3 Jogos); Jorge Andrade (2 Jogos); Frechaut (1 Jogo); Beto (3 Jogos/1 Golo); Rui Jorge (3 Jogos); Rui Costa (2 Jogos/1 Golo); Figo (3 Jogos); Sérgio Conceição (3 Jogos); Paulo Bento (3 Jogos); Petit (3 Jogos); João Pinto (3 Jogos); Pauleta (3 Jogos/3 Golos); Capucho (1 Jogo); Nuno Gomes (2 Jogos).
Nélson, Ricardo, Caneira, Paulo Sousa, Hugo Viana e Pedro Barbosa não efectuaram qualquer jogo. Treinador: António Oliveira.

Acontecimentos da década em Portugal: 2001 - Figo, o melhor do Mundo

2001 terminaria com "chave de ouro" para os portugueses.
Luís Figo, jogador do Real Madrid, é eleito o melhor jogador do Mundo pela FIFA, e torna-se o primeiro jogador português a ser distinguido com este prémio.
Figo, que em 2001, apenas venceu dois troféus a nível colectivo: foi Campeão Espanhol e venceu a Supertaça de Espanha.
Em 2000, tinha sido eleito o segundo melhor jogador do Mundo, além de ter levado Portugal às meias finais do Europeu.
Figo, começou a sua carreira no União Futebol Clube "Os Pastilhas" um pequeno clube, situado num bairro na Cova da Piedade, acabando por ingressar no Sporting, no escalão de Infantis.
No Sporting, Figo chegou a sénior na temporada 91/92, onde permaneceu até ao fim da temporada 94/95. O máximo que conseguiu vencer foi uma Taça de Portugal (1995).
Acabou por sair rumo ao Barcelona, onde durante cinco anos foi uma das "estrelas da companhia" e um dos grandes ídolos dos adeptos, tendo partilhado o balneário com Ronaldo, Vítor Baía e Fernando Couto.
Em 2000, aplicou uma "traição" ao clube catalão, ao transferir-se para o Real Madrid, a troco de sessenta milhões de euros, valor recorde na altura.
Abandonou o Real em 2005, ingressando no Inter de Itália, clube onde terminou a carreira no fim da temporada transacta (08/09).

Acontecimentos da década em Portugal: 2001 - Boavista Campeão

2001 ficará para sempre na memória do universo boavisteiro.
Em anos anteriores, o Boavista tinha ficado perto do topo, mas desta vez, conseguiu alcançar esse mesmo topo, e sagrou-se campeão nacional pela primeira e única vez em 106 anos de história.
Na primeira volta, o clube do Bessa alternou em grande parte das jornadas entre o quarto e o quinto lugar, mas acabaria por terminar em primeiro, após vencer no seu estádio, o até então líder, FC Porto. Bastou um golo de Martelinho.
Seguiu-se depois uma segunda volta absolutamente fantástica, com apenas três empates e duas derrotas em dezassete jogos.
O título foi confirmado na trigésima terceira e penúltima jornada, na recepção ao há muito despromovido, D. Aves.
O Boavista venceu por categóricos 3-0 e fez a festa.
Recorde a ficha de jogo:

Boavista: Ricardo; Frechaut, Litos, Pedro Emanuel e Quevedo; Petit, Rui Bento e Sanchez (Pedro Santos 83'); Martelinho, Duda (Jorge Couto 78') e Silva (Whellinton 57');
Treinador: Jaime Pacheco. Suplentes Não Utilizados: William, Erivan, Gouveia e Jorge Silva.

D. Aves: Paulo Jorge; José António, José Soares, Nuno Afonso e Marco Aleixo (Vinagre 77'); Camberra, Jorge Duarte (Ricardinho 85'), Abílio e Luiz Cláudio; Octávio (Jorginho 70') e Quinzinho.
Treinador: Neca. Suplentes Não Utilizados: Ádamo e Quim Costa.

Disciplina:
Amarelos: Jorge Duarte 20'; Nuno Afonso 43'; José Soares 44'; Paulo Jorge 48'; Pedro Emanuel 61';

Marcador: 1-0 José Soares 22' (Auto-Golo); 2-0 Silva 49'; 3-0 Whelliton 64'.
Plantel Campeão: Ricardo (28 Jogos); William (7 Jogos); Rui Óscar (23 Jogos/1 Golo); Frechaut (21 Jogos/1 Golo); Quevedo (16 Jogos/1 Golo); Erivan (27 Jogos/1 Golo); Sérgio Carvalho (2 Jogos); Litos (33 Jogos/5 Golos); Pedro Emanuel (27 Jogos); Marçal (1 Jogo); Geraldo (9 Jogos/1 Golo); Jorge Silva (20 Jogos/1 Golo); Duda (33 Jogos/10 Golos); Petit (26 Jogos/3 Golos); Rui Bento (29 Jogos); Pedro Santos (23 Jogos/2 Golos); Gouveia (8 Jogos); Sanchez (33 Jogos/9 Golos); Jorge Couto (17 Jogos/3 Golos); Martelinho (30 Jogos); Rogério (7 Jogos/2 Golos); Silva (21 Jogos/11 Golos); Demétrios (6 Jogos); Whelliton (28 Jogos/7 Golos).
Não somaram qualquer minuto: Khadim (Guarda-Redes); Emanuel (Médio Centro) e Moreira (Ponta de Lança). Treinador: Jaime Pacheco.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Acontecimentos da década em Portugal: 2000 - Selecção: Estivemos quase...

Falar em 2000 e não falar da campanha da Selecção Portuguesa no Euro 2000, é como falarmos no Barcelona e esquecermos que Messi existe. A campanha portuguesa foi, sem dúvida, espectacular.
Portugal começou por ter azar, logo no sorteio: ter pela frente, Alemanha, Inglaterra e Roménia, não é tarefa fácil para ninguém. Estava então, no "grupo da morte".
Na Jornada um, no Philips Stadium em Eindhoven, a Inglaterra aos 18' já vencia por 2-0.
Mas Portugal, tal e qual como nós o conhecemos, não baixou os braços e ao intervalo já o jogo estava empatado a dois golos. Figo e João Pinto, marcaram ambos, um golo fenomenal e que ficou para a história.
No segundo tempo, Nuno Gomes limitou-se a encostar aos 59', e a vitória foi nossa.
Segunda jornada, novamente de sofrimento. Contra a Roménia de Hagi, Popescu, Stelea, entre outros, Portugal marcou apenas em tempo de descontos.
Foi Costinha, que tinha entrado aos...87' para o lugar de Rui Costa, a dar a vitória. 1-0, resultado final e estavámos nos Quartos.
Na terceira e última jornada da fase de grupos, Portugal já apurado, enfrentou a Alemanha, que era uma das desilusões da prova.
Sérgio Conceição, foi o senhor da noite, ao fazer hat-trick. Portugal goleou os alemães por claros 3-0, e continuou o seu percuso cem por cento vitorioso.
Nos quartos de final, Portugal enfrentou a Turquia, também ela selecção recheada de talento e de bons valores. No final, vitória por 2-0 (dois golos de Nuno Gomes) de Portugal, e estávamos perto de fazer (ainda mais) história.
Para as meias finais, pode-se dizer, que nos "saiu a fava". O adversário a enfrentar, seria a França, campeã do Mundo em 1998. Mas não era por isso. Os franceses são verdadeiros "artistas" na arte de enganar. E, mais uma vez, esse foi o nosso problema.
Portugal começou bem o jogo, e aos 19' já estava na frente. Nuno Gomes à meia volta, inaugurou o marcador.
No entanto, na segunda parte, Henry empatou o jogo, estavam decorridos 51' minutos.O tempo foi passando e não houve quem conseguisse evitar o prolongamento.
Minuto 117' (faltavam três para o apito final), e corte limpo de Abel Xavier com o peito. Todo o Mundo, viu esse "corte limpo", menos o árbitro da partida, o austríaco Günter Benkö. Grande penalidade e Zidane a fazer o 2-1.
Portugal ficava pelo caminho, mais uma vez (a primeira tinha sido no Euro '84), à custa de uns franceses batoteiros.
Mesmo assim, esta selecção foi digna da alcunha "Geração de Ouro". A todos eles, um enorme bem-haja e viva Portugal !

Jogadores presentes na fase final do Euro 2000: Vítor Baía (4 Jogos); Pedro Espinha (1 Jogo); Quim (1 Jogo); Jorge Costa (5 Jogos); Rui Jorge (1 Jogo); Dimas (4 Jogos); Fernando Couto (5 Jogos); Abel Xavier (3 Jogos); Beto (2 Jogos); Vidigal (4 Jogos); Paulo Sousa (2 Jogos); Luís Figo (4 Jogos/1 Golo); Rui Costa (5 Jogos); Sérgio Conceição (5 Jogos/3 Golos); Costinha (4 Jogos/1 Golo); Paulo Bento (4 Jogos); João Pinto (4 Jogos/1 Golo); Sá Pinto (3 Jogos); Pauleta (1 Jogo); Capucho (3 Jogos); Nuno Gomes (5 Jogos/4 Golos).
Secretário não efectuou qualquer jogo. Treinador: Humberto Coelho.

Acontecimentos da década em Portugal: 2000 - Sporting campeão 18 anos depois

Nos próximos dias, aproveitarei o facto de o ano 2009 estar a chegar ao fim, para relembrar aqui os melhores da última década.
São acontecimentos passados em Portugal, e claro, com os portugueses no estrangeiro. Começarei, claro está, pelo início: 2000.
Estamos em 2000, e o FC Porto parece embalado para a conquista do Hexa Campeonato.
No entanto, o "reinado" azul e branco, terminou no dia 18 de Março. Na visita a Alvalade, André Cruz (aos 16'), e Acosta (aos 37') puseram termo à liderança do FC Porto. Estávamos na 26ª Jornada.
Daí para a frente, só deu Sporting no Campeonato.
Em oito jogos, os leões venceram seis, empataram um e perderam um, precisamente na penúltima jornada frente ao Benfica.
Dezoito anos depois, o fim do pesadelo, estava à vista.
Na última jornada, na visita ao terreno do Salgueiros, a vitória bastava para o Sporting ser campeão.
Os leões, não fizeram por menos: venceram por 4-0. Foi a alegria imensa de todos os sportinguistas.
Naquele dia, saíram todos a rua. Afinal, não é todos os dias que se põe fim a um jejum de 18 anos.Recorde a ficha de jogo:

Salgueiros: Jorge Silva; Pedro Reis (Panduru 76'), Ricardo Fernandes, Paulinho, Neves (João Pedro 57') e Carlos Ferreira; Rui Ferreira, Pedrosa (Ramos 69') e André; Paquito e Fehér.
Treinador: Vítor Manuel. Suplentes Não Utilizados: João Ricardo e Basílio.

Sporting: Schmeichel; Saber, André Cruz, Quiroga e Rui Jorge; Duscher, Vidigal e Pedro Barbosa (Bino 81'); De Franceschi (Mpenza 66'), Ayew (Toñito 73') e Acosta.
Treinador: Augusto Inácio. Suplentes Não Utilizados: Nélson e Edmilson.

Disciplina:
Amarelos: De Franceschi 64'; Rui Jorge 72'; Rui Ferreira 84';

Marcador: 0-1 André Cruz 47'; 0-2 Ayew 51'; 0-3 Duscher 75'; 0-4 André Cruz 88'.

Plantel Campeão: Schmeichel (28 Jogos); Nélson (6 Jogos); César Prates (14 Jogos/1 Golo); Saber (18 Jogos); Quim Berto (4 Jogos); Vinícius (4 Jogos); Rui Jorge (34 Jogos/2 Golos); Marcos (5 Jogos); Beto (28 Jogos/2 Golos); Quiroga (13 Jogos); André Cruz (18 Jogos/4 Golos); Marco Almeida (1 Jogo); Delfim (17 Jogos/3 golos); Vidigal (32 Jogos/1 Golo); Duscher (28 Jogos/3 Golos); Viveros (3 Jogos); Toñito (27 Jogos); Bino (11 Jogos); Afonso Martins (2 Jogos); Pedro Barbosa (31 Jogos/2 Golos); Edmilson (20 Jogos/2 Golos); Hanuch (11 Jogos); Ayew (26 Jogos/7 Golos); Mpenza (17 Jogos/3 Golos); Robaina (3 Jogos); De Franceschi (25 Jogos/3 Golos); Acosta (33 Jogos/22 Golos); Iordanov (11 Jogos/1 Golo); Krpan (2 Jogos).
Não efectuaram qualquer jogo: Nuno Santos (Guarda Redes); Fumo (Avançado); Kmet (Médio Ofensivo); Vasco Faísca (Defesa Esquerdo/Defesa Central).

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Você pagava para jogar na Liga Europa ?

Se tem vontade de jogar futebol, e quer participar na próxima edição da Liga Europa, e tem 10 mil euros disponíveis, então o lugar pode ser seu.
O FC Olimpia, 4º classificado do campeonato da Moldávia, está a oferecer um lugar no onze, em leilão.
A 21 de Dezembro, o Olimpia de Balti lançou o concurso em parceria com o portal televisivo Sports.md.
Até 21 de Março de 2010, todos podem apresentar a sua proposta "de compra". Basta ter entre 18 e 60 anos, ser homem, e claro, não ter problemas de saúde.
O formulário está disponível no site oficial do clube (http://fcolimpia.md/en/worldstar).
Será necessário um registo inicial de 300 euros. Depois, o concorrente avança com a sua proposta. O mínimo são 10 mil euros. Mas se alguém quiser pagar um milhão de euros, já nem há concurso, teremos vencedor imediato.
«Depois de assinar contrato com o FC Olimpia, essa pessoa será famosa em todo o Mundo. Poderá contar com reportagens nos jornais e televisões. Por momentos, essa pessoa será tão popular como Cristiano Ronaldo, Messi ou Ronaldinho. Ele virá até à Moldavia, para treinar connosco e até poderá jogar no campeonato ou na Taça. Irá trabalhar e depois garantidamente jogar nas competições europeias» diz o vice-presidente, Sergei Chiseliov.
Um aviso para os interessados: o Olimpia está em 4º lugar no Campeonato, e chegou as meias finais da Taça da Moldávia. Oferece um lugar na Liga Europa, ou até na Champions League, mas não é certo que lá chegue.
Entretanto, o clube deu um passo "de gigante" para promover a sua iniciativa.
Contactou Michael Schumacher para oferecer-lhe o lugar. Tem algum talento, fama e o dinheiro necessário. Basta querer.
Afinal, ainda é importante ser-se rico !

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Ronaldo Guiaro

Ronaldo Guiaro, nasceu a 18 de Fevereiro de 1974, em Piracicaba, São Paulo. Formado no Guarani, chegou à equipa principal em 1993.
Em 1995, rumou ao Atlético Mineiro, onde ficou até 1996. Em ambas as épocas, realizou vinte jogos no Brasileirão.
Seria contratado pelo Benfica em Janeiro de 1997, vindo com o rótulo de vedeta, pois, afinal, tratava-se de um defesa central internacional brasileiro, e que tinha disputado os Jogos Olímpicos no ano transacto. Porém, na primeira época de águia ao peito, Ronaldo disputou apenas três jogos no Campeonato.
Em 97/98, participou em vinte e sete jogos, e só em 98/99 marcou com a "nova" camisola: foi frente ao Beira Mar, na terceira jornada, e Ronaldo fez o 3-0 aos 54'. Nessa temporada, alinhou em trinta partidas, marcando dois golos.
Jogaria mais duas temporadas no Benfica: 99/00 (vinte e sete jogos/um golo) e 00/01 (vinte e quatro jogos/um golo).
Saiu em Junho de 2001 rumo à Turquia, assinando pelo Besiktas, e a primeira época correu muitíssimo bem ao central: trinta e quatro jogos, seis golos marcados.
Permaneceu no Besiktas por mais três temporadas, sendo que em 02/03, marcou um golo em trinta e três jogos; 03/04 fez vinte e sete jogos e um golo; e em 04/05 realizou dezanove jogos.
Abandonou os turcos, e ficou livre até Janeiro de 2006, altura em que assinou pelo Santos, do seu país Natal. Em 2006 e 2007, realizou exactamente o mesmo número de jogos: participou em vinte e um em ambas as temporadas, sem nunca ter marcado qualquer golo.
Reforçou o Aris de Salónica, da Grécia, no Verão de 2007, e por terras helénicas, Ronaldo realizou um temporada de 07/08 muito boa.
Participou em vinte e nove jogos, e marcou um golo, sendo, portanto, um jogador decisivo na campanha do Aris, que terminou o campeonato num belíssimo quarto lugar.
Na temporada seguinte, seria pouco utilizado, uma vez que fez apenas doze jogos. Esta temporada, já leva jogos jogos efectuados, e um golo marcado.
Soma uma internacionalização A pelo Brasil, além de ter disputado (como já foi referido) os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, pela "Canarinha".
Conhecido em Portugal e pelos benfiquistas somente por Ronaldo, este central brasileiro dividiu e continua a dividir opiniões na 'família encarnada'.
Feliz Natal Ronaldo!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mário Jardel

Todos nós temos as nossas referências, os nossos ídolos. E é precisamente do meu ídolo, que falo hoje.
Mário Jardel Almeida Ribeiro (ou Super Mário), nasceu em Fortaleza (Brasil), a 18 de Setembro de 1973.
É ponta de lança, tem 1.88 de altura, e pesa 76 quilos. Usou sempre o "mítico" número 16.
Deu os primeiros pontapés na bola ao serviço do Ferroviário, onde jogou até aos Juvenis. Em 1990 Jardel, então com 17 anos, jogou pela equipa principal, brilhando depois na Taça Rio de Janeiro no escalão de Juvenis, despertando o interesse do Vasco da Gama.
Completou a sua formação no Vasco da Gama, chegando à equipa principal vascaína, em 1993, fazendo apenas dois jogos no Brasileirão, mais três na Taça.
Em 1994 já com mais experiência, Super Mário, apontou três golos no Brasileirão, em treze jogos, fazendo mais três na Taça do Brasil.
Foi emprestado ao Grémio de Porto Alegre em 1995, onde apontou dez golos em apenas treze jogos para o campeonato. Porém, seria na Taça Libertadores que Jardel daria nas vistas. Apontou doze golos, e levou o Grémio a conquista do torneio.
Para permanecer no Grémio, o clube tricolor teria de pagar um milhão e duzentos mil dólares (cerca de 837 mil euros), valor considerado alto na altura.
Acabou transferido para o FC Porto, pelo esse valor. Pelo meio, esteve perto de ser reforço do Rangers da Escócia, e do...Benfica.
Jogou nos azuis e brancos durante quatro temporadas e com o sucesso que lhe é conhecido: entre 1996 e 2000, Jardel marcou 129 golos em 125 jogos a contar para o Campeonato, o que dá uma média de mais de um golo por jogo. Qualquer coisa de fantástico.
Depois de ser tri-campeão português, de vencer três Supertaças, e duas Taças de Portugal, Super Mário acabou vendido ao Galatasaray, da Turquia, em 2000, por dezasseis milhões de Euros.
Ao serviço dos turcos, Jardel apontou vinte e dois golos em vinte e quatro jogos no campeonato, o que foi insuficiente para a conquista do título. Ajudou o clube a vencer a Supertaça Europeia, tendo mesmo bisado frente ao Real Madrid.Regressou a Portugal para 2001/2002, onde até lhe colocaram um cachecol do FC Porto à chegada.
Mais uma vez, falou-se do Benfica, e da promessa eleitoral de Manuel Vilarinho, mas Super Mário acabou em...Alvalade.
No Sporting, tinha o salário mais alto do plantel, salário esse que duplicava, no caso de atingir os vinte golos. Não só fez os tais vinte golos, como ultrapassou essa marca em mais de três dezenas: marcou cinquenta e três golos (quarenta e dois só numa época) em quarenta e nove jogos, dando um campeonato ao Sporting (01/02).
Na temporada seguinte, problemas com álcool e droga, levaram à queda de Super Mário. Apenas onze golos em dezanove jogos. Ainda assim, suficiente para ser o melhor marcador da equipa.
Saiu do Sporting, e de Portugal, rumo ao Bolton de Inglaterra, onde participou em sete jogos na Premier League. Acabou dispensado em Janeiro, sendo emprestado ao Ancona de Itália.
Apenas três jogos na Série A, e o episódio caricato de ter cumprimentado a claque adversária, pensando que essa era a claque do Ancona.
Ainda em 2004 rumou a um país bem perto do seu: tornou-se jogador do Newell's Old Boys, da Argentina, onde foi companheiro de Ariel Ortega e de Fernando Belluschi, mas mais uma vez, passagem muito discreta e fugaz, uma vez que realizou apenas três jogos.
Em 2005 rumou a Espanha, mais concretamente ao Alavés, onde não conseguiu a estabilidade que pretendia, acabando por não realizar qualquer jogo.
Deixou a Espanha, e regressou a casa. O Goiás foi quem o acolheu, e ao serviço do Goiás, apontou um golo em quatro jogos. Golo esse que marcou dois minutos depois de ter entrado, e dois minutos antes de ser expulso.
O campeonato português estava perto de arrancar, e o Beira-Mar, tratou de fazer uma "surpresa" aos seus adeptos: contratou Mário Jardel. Começou bem o campeonato, ao apontar dois golos em três jogos, e à quarta jornada, os aveirenses visitaram o Dragão. Jardel acabou substituído aos 78', e foi protagonista do momento alto da noite: foi aplaudido pelos 31423 espectadores presentes, com todo o estádio a levantar-se, para ovacionar aquele que em tempos "deu cor" às vitórias do FC Porto.
Ao todo, participou em doze jogos, marcando três golos. Seria dispensado por Carlos Carvalhal, pouco depois de ter dado um ponto ao Beira-Mar.Rumou ao Chipre, a tempo de conquistar a Taça cipriota ao serviço do Anorthosis. No campeonato, apontou três golos em sete jogos
Para 2007/08, Jardel rumou a um país bem longínquo do nosso e do seu: assinou pelo Newcastle Jets, da Austrália. Onze jogos e um golo, foi o saldo da sua passagem pela terra dos cangurus.
Regressou ao Brasil em 2008, para representar o Criciúma, tendo apontado quatro golos em dezasseis jogos, tendo mesmo marcado no jogo da sua estreia.
Saiu depois para o clube que o revelou no Mundo do futebol, apontando somente dois golos em nove jogos, ao serviço do Ferroviário. Acabaria o ano ao serviço do América do Ceará, onde participou apenas em três jogos.
No mesmo ano de 2009, chegou a ter tudo acertado para representar o Rio Branco, mas faltou à apresentação, o que lhe valeu o cancelamento do contrato.
Soma ainda nove internacionalizações pela "Canarinha", tendo apontado um golo, frente à Noruega.
Tinha, claramente, um enorme faro pelo golo, e teve em Drulovic e João Pinto dois "cúmplices" de renome.
Se "Drulo" fazia cruzamentos de régua e esquadro, João Pinto tinha jogadas de mestre, deixando depois para Jardel fazer golo.
Detém também em Portugal, o recorde de maior número de golos marcados num jogo: fez sete em quarenta e cinco minutos (!) para a Taça de Portugal, frente ao Juventude de Évora em 1998.
Actualmente, Jardel é um jogador livre, e diz ter uma proposta da Europa e outra do Brasil.
Recentemente, em entrevista à SportTv, Jorge Silva capitão do Boavista, disse: "Não fomos bi-campeões, porque o Sporting tinha um Senhor chamado Jardel que fez 42 golos", palavras para quê?

Palmarés:
Campeonato Carioca: 3 (Vasco da Gama, 1992, 1993 e 1994)
Copa do Rio: 1 (Vasco da Gama, 1993)
Taça Libertadores: 1 (Grémio, 1995)
Recopa Sul-Americana: 1 (Grémio, 1996)
Campeonato Gaúcho: 2 (Grémio, 1995 e 1996)
Campeonato Português: 4 (FC Porto, 1996/97, 1997/98 e 1998/99. Sporting, 2001/02)
Taça de Portugal: 3 (FC Porto, 1997/98 e 1999/00. Sporting, 2001/02)
Supertaça de Portugal: 3 (FC Porto, 1996/97, 1997/98 e 1998/99)
Supertaça Europeia: 1 (Galatasaray, 2000)
Campeonato Argentino: 1 (Newell's Old Boys, 2004)
Campeonato Goiano: 1 (Goiás, 2006)
Taça do Chipre: 1 (Anorthosis, 2006/07)
Bota de Ouro (Europa): 2 (1999, 2002)
Melhor Marcador da Libertadores: 1 (1995)
Melhor Marcador de Portugal: 5 (1997, 1998, 1999, 2000 e 2002)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

João Pereira no Sporting

O até aqui jogador do Sp. Braga, João Pereira, assinou hoje pelo Sporting, até 2014.
O valor da transferência é de três milhões de euros, comunicou o clube de Alvalade à CMVM.
João Pereira, esteve hoje presente num jantar da claque "Juventude Leonina", e disse ter sido fácil chegar a acordo: "Não tive qualquer dúvida" referiu.
Os adeptos leoninos, não esqueceram que João Pereira é formado no grande rival, Benfica, mas "terá sido por engano" disseram.
"Agora só penso no Sporting, porque é cá que estou e vou defendê-lo até à morte. Quero dar seguimento ao bom trabalho que tenho vindo a desenvolver nas épocas anteriores." disse João Pereira.
E quais são os objectivos? "Lutar por títulos. Qualquer jogador que ingresse no Sporting tem sempre o objectivo de lutar pelo título e pelas quatros provas em que o clube ainda está inserido, porque quer conquistá-las."
João Pereira, torna-se assim o segundo reforço do Sporting, no mercado de Inverno, depois da contratação do moçambicano Mexer.
Formado nas escolas do Benfica, João Pereira sagrou-se campeão pelos encarnados em 04/05, sendo emprestado em 05/06 ao Gil Vicente, tendo pelo meio representado a equipa B encarnada.
No Gil Vicente, durante época e meia (Janeiro de 2006 a Junho de 2007), João Pereira, deu um "salto" na sua carreira, ao assinar pelo Sporting de Braga, clube onde permaneceu até hoje.
Com vinte e cinco anos, soma já uma internacionalização pela Selecção B, vinte e três pelos Sub-21 (um golo), e oito pelos Sub-19 (um golo).

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Históricos do Nosso Futebol: Alverca

Fundado a 1 de Setembro de 1939, o Futebol Clube de Alverca, tem a sua sede em Alverca do Ribatejo, nos subúrbios da capital, Lisboa.
Nasceu graças a um elevado grupo de jovens, que decidiu constituir um grupo desportivo, devidamente organizado, devido à extinção do Alverca FC e do SC Alverca.
O primeiro passo dado, foi adquirir uma bola de borracha, para que pudessem disputar os primeiros jogos no Largo do Adro.
Em 1938, decidiram convidar outros jovens, para assumirem os destinos do clube.
Numa reunião realizada na Barbearia de Avelino Luís da Vitória, na Rua João Mantas, nº 17, a Comissão convidada aceitou o desafio proposto e aproveitou ainda para baptizar o clube de Futebol Clube de Alverca.
Foi também decidido, que a quota do associado, seria de 50 escudos semanais.
Com o tempo, o projecto foi ganhando forma, até a sua oficialização em 1939.
O Alverca andou então pelos Distritais de Lisboa até 1965, ano em que disputou a III Divisão - 6ª Série, em que se posicionou no terceiro lugar, entre dez equipas.
Voltou a disputar os Distritais, até à temporada 1970/1971. Em 1971/1972 voltou aos Nacionais, disputando a III Divisão Série C, até à temporada 1974/1975.
De 1975/1976 a 1980/1981 disputou a Série E. Precisamente, em 80/81 foi décimo sexto e último classificado, descendo assim aos Distritais.
Por lá andou o FC Alverca, até a temporada 1986/1987, temporada em que conseguiu a promoção para a III Divisão Nacional.
Em 1987/1988, ano de regresso aos Nacionais, os ribatejanos, foram segundos classificados na Série E, conseguindo assim a promoção para a II Divisão B.
Disputou nas temporadas seguintes, a II Divisão Zona Sul (88/89 e 89/90). Com a mudança do formato da II Divisão, o Alverca integrou a II Divisão B Zona Sul, durante cinco temporadas (90/91 a 94/95).
Foi precisamente em 94/95 que o Alverca, alcançou um dos pontos altos da sua história. Foi primeiro classificado da Zona Sul, com dezanove vitórias em trinta e quatro jogos jogos, e conseguiu assim a promoção à Liga de Honra.
Disputou a Liga de Honra durante três temporadas. Sempre aflito nas duas primeiras (95/96 e 96/97), e terceiro classificado em 97/98, o que lhe valeu nova e histórica promoção ao primeiro escalão do futebol português.
Na I Liga durante quatro temporadas, os ribatejanos alcançaram o melhor registo em 99/00 quando se classificaram no décimo primeiro lugar final.
Em 2001/02, classificaram-se no décimo oitavo e último lugar da tabela, o que valeu a descida à Liga de Honra. Esse é, o pior registo do Alverca na I Liga.
A Liga de Honra em 02/03, foi um autêntico passeio para os ribatejanos.
Terminaram o campeonato em segundo, regressando assim de forma categórica à Primeira Divisão Portuguesa.
De regresso à I Liga, o Alverca não foi além de um décimo sexto lugar final, o que valeu nova descida à Liga de Honra.
2004/05, foi uma temporada de muito sofrimento para o clube. No fim da primeira volta, já todos davam o Alverca como descido.
Puro engano. A contratação de Keita em Janeiro, ao Valence de França, revelou-se decisiva.
Em treze jogos, o ponta de lança senegalês, apontou sete golos. Actualmente, o jogador representa o Vitória de Setúbal, na Liga Sagres.
Uma segunda volta fantástica do Alverca, valeu a manutenção do clube, que se "quedou" no décimo terceiro lugar final. O pior, veio depois.
Problemas financeiros e administrativos, atiraram o clube para fora dos campeonatos profissionais, e mais tarde, para fora do futebol sénior.
Reapareceu o FC Alverca, em 06/07 na II Divisão Série 3 da AF Lisboa, terminando em quinto lugar. Na temporada seguinte, em 07/08, o clube sagrou-se campeão e ascendeu a I Divisão (equivalente à 2ª Divisão Distrital), escalão onde ainda permanece.
Na temporada passada, o clube esteve muito perto de ascender à Divisão de Honra.
O clube equipa de camisola vermelha, com mangas azuis, calção azul e meia azul, e disputa os jogos caseiros no Complexo Desportivo do FC Alverca.

Palmarés do FC Alverca:
Campeonato Nacional da 2ª Divisão B: 1 (1994/1995)
Campeonato Distrital da II Divisão da AF Lisboa: 1 (2007/2008)
Campeonato Nacional de Juniores: 1 (2001/2002)