terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

FC Porto "humilha" Sporting

O FC Porto, "humilhou" esta noite no Dragão, o Sporting, por 5-2.
Foi um jogo de sentido único, e o Sporting pode-se dar por "feliz" por ter marcado dois golos sem pouco ou nada fazer para isso.
Os dragões entraram dispostos a tudo, e saíram debaixo de um coro enorme de aplausos e cânticos. No "canto" do adversário, adeptos completamente desalentados e cabisbaixos.
O jogo começou como seria de esperar: com o FC Porto ao ataque. Os da casa entraram determinados e logo no primeiro minuto, Varela de cabeça atirou ao lado, após livre cobrado no lado direito do ataque portista.
O FC Porto continuava a carregar, e aos 10' o recém-chegado Rúben Micael atirou curvado, mas para fora.
Aos 17' dois remates azuis: primeiro Falcao para as mãos de Rui Patrício; depois Mariano que ganhou pontapé de canto.
Desse canto, nasceu o primeiro golo. Belluschi bate, Falcao desvia, e quase em cima da linha, Rolando com a anca faz o 1-0. Estavam decorridos 18' minutos.
O Sporting não existia, e aos 21', nova jogada de perigo do FC Porto, com Falcao a rematar de cabeça para as mãos do guardião sportinguista.
No minuto seguinte, balde de água gelada no Dragão: na primeira vez que desce à área contrária, o Sporting marca. A trinta metros da baliza, Izmailov desferiu um pontapé indefensável para Beto, que ainda tocou na bola. 1-1 aos 22'.
Depois disto, a turma da casa não baixou os braços, e doze minutos depois, voltava para a frente do marcador. Falcao "pegou" na bola, ultrapassou três jogadores leoninos, sempre à entrada da grande área, e no círculo central, rematou rasteiro sem hipótese de defesa.
O Sporting continuava a não existir, e aos 40' Carvalhal lançou Matías Fernández por troca com Adrien Silva.
Dois minutos depois, seria o ajoelhar definitivo do Sporting: Mariano trabalhou, serviu Rúben Micael, e o madeirense cruzou para a área. No interior da área, Falcao em voo, cabeceou para o 3-1. Grande jogada, e grande golo do FC Porto.
O jogo chegava ao intervalo, e o FC Porto vencia com naturalidade. Mais: o golo do Sporting até era um exagero.O FC Porto entrou na 2ª parte como havia entrado na primeira: a exercer enorme pressão sobre os leões.
E foi assim que aos 48' Mariano fez um excelente passe para Varela, que fez uma diagonal da direita para a esquerda, esperou por Grimi, e arrancou no momento certo, deixando para trás o argentino. Perante Patrício, não vacilou e atirou cruzado para o 4-1. A bola embateu ainda no poste esquerdo antes de entrar.
Aos 53' os dragões não se livraram de um susto. Liedson ganhou um ressalto, após atrapalhação de Beto e Maicon, mas o remate saiu ao lado. Logo de seguida, Fernando perdeu uma bola em zona proíbida, mas valeu Maicon a desarmar Liedson.
Aos 57', o grande momento da noite: Mariano recebe a bola na esquerda, galga uns bons metros, e flecte para o meio. De pé direito, "lançou" um míssil, que deixou Patrício estupefacto. Era o 5-1.
A partir daí, pouco FC Porto, para algum Sporting.
62' minutos decorridos, e cruzamento de João Pereira. O remate de Matías Fernández de cabeça, acaba por sair ao lado.
Aos 74' a primeira "aparição" de João Moutinho no jogo. De meia distância, rematou para uma defesa a dois tempos de Beto.
No minuto seguinte, o dragão "cheirou" o sexto golo. Grande jogada de Rúben Micael, que serve o colombiano Falcao. Este já na grande área, atirou por cima de Rui Patrício.
O Sporting crescia aos poucos, e aos 88' Grimi tirou um cruzamento que avançou toda a linha atacante dos leões. Do outro lado, estava lá Pereirinha para recolher e atirar para a bancada.
Aos 90+2', canto para o Sporting: Grimi bate de pé esquerdo, e ao segundo poste, Liedson atira para o fundo das redes. Os leões "engordavam" o resultado: 5-2.
No minuto seguinte, novamente Liedson no interior da área portista. Com um cruzamento rasteiro e tenso, o "Levezinho" procurou servir um companheiro, mas Pongolle chegou ligeiramente atrasado.
Pouco depois, final da partida. O FC Porto venceu e venceu bem, um Sporting muito fraco. Diria mesmo, que foi um jogo de contrastes: de um lado o melhor FC Porto da época; do outro o pior Sporting do ano.Ficha de Jogo:

FC Porto: Beto; Fucile, Maicon, Rolando, Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi (Tomás Costa 72'), Rúben Micael (Valeri 76'); Mariano, Falcao (Orlando Sá 76') e Varela;
Treinador: Jesualdo Ferreira. Suplentes Não Utilizados: Nuno, Miguel Lopes, Nuno André Coelho e Guarín.

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Daniel Carriço, Grimi; Adrien (Matías Fernández 40'), Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha 79'); Saleiro (Sinama-Pongolle 45') e Liedson;
Treinador: Carlos Carvalhal. Suplentes Não Utilizados: Tiago, Polga, Abel e Hélder Postiga.

Disciplina:
Amarelos: Adrien 24'; Grimi 30'; Rolando 33'; Daniel Carriço 39';

Golos: 1-0: Rolando 18'; 1-1 Izmailov 22'; 2-1 Falcao 34'; 3-1 Falcao 42'; 4-1 Varela 48'; 5-1 Mariano González 57'; 5-2 Liedson 90+2';

Mercado encerrado: FC Porto reforça-se à última da hora, e Benfica inscreve Jorge Ribeiro

Está encerrado o mercado de transferências.
Nas últimas horas, várias foram as inscrições na Liga de Clubes (algumas delas já referenciadas neste blogue), num dia em que existiram algumas surpresas.
Bibishkov, reforça mesmo a "Briosa", depois do fiasco que foi a sua passagem pela Roménia. É caso para dizer que "trocou" com Sapunaru. Um regressou, o outro partiu, embora os clubes em questão não sejam os mesmos.
O FC Porto perdeu um lateral, mas "ganhou" outro. David Addy, ganês de 19 anos, reforça os dragões por três temporadas e meia. O defesa-esquerdo alinhava no Randers da Dinamarca.
Enquanto que o Benfica optou por inscrever o lateral Jorge Ribeiro, que apenas competia na Liga Intercalar.
Ao todo, foram 37 os jogadores inscritos no dia de ontem na Liga, se bem que alguns já estavam nos respectivos clubes. Jogadores inscritos:
FC Porto: David Addy (ex Randers, Dinamarca); Bacar Balde e Gilmar Santos (ambos júniores);
Benfica: Jorge Ribeiro.
Sporting: Mexer (ex Desp. Maputo, Moçambique); Pedro Mendes (ex Rangers, Escócia);
Sp. Braga: Olberdam (ex Marítimo, empréstimo); Gale Agbossoumonde (júnior);
U. Leiria: Rafael Bittencourt (ex Brusque, Brasil);
V. Guimarães: Renan (ex Fortaleza, Brasil); Bruno Teles (ex Juventude de Caxias, Brasil);
Marítimo: Sapina (ex Mouscron, Bélgica); Bak (ex Lechia Gdansk, Polónia); Cherrad (ex Arles Avignon, França);
Académica: Bibishkov (ex Steaua Bucareste, Roménia);
Belenenses: Fábio Marques (Ex Júnior 08/09);
Olhanense: Miguel Ângelo (ex Marítimo);
Rio Ave: Bruno Moraes (ex FC Porto, empréstimo);
Paços de Ferreira: Berlin (ex Atlético Monzón, Espanha);
Carregado: Vasco Varão (ex V. Setúbal); Alexandre Matão (ex Gil Vicente);
Beira-Mar: Diarra (ex P. Ferreira, empréstimo);
Estoril: Arguez (ex Hertha Berlin B, Alemanha); N' Jock (ex Tubize, Bélgica); Filipe da Costa (ex Nacional); Rodrigo Silva e Bruno Vilela (cuja proveniência eu não tenho conhecimento);
Santa Clara: Diogo Silva (ex Farul Constanta, Roménia);
Gil Vicente: Yago Fernandez (ex Espanhol B, Espanha); Fredy (ex Cluj, Roménia);
D. Chaves: Diego Vicente (ex Penapolense, Brasil); Rafa e Simone (ambos Júniores);
Feirense: Idangar (ex Carnoux, França);
D. Aves: Kamani Hill (ex V. Guimarães, empréstimo); Amaury Bischoff (ex Académica, empréstimo);
Trofense: Licá (ex Académica, empréstimo);

Nota: Agradeço a ajuda de Diogo Fernandes, na pesquisa dos 37 jogadores inscritos na Liga.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mercado: Clubes fazem "sprint" final.

Termina hoje, o prazo para inscrições, de reforços de Inverno. Restam sensivelmente três horas, a quem ainda tenha reforços para inscrever, ou para contratar.
Nas últimas horas, várias têm sido as surpresas: Olberdam deixa o Marítimo, e ruma ao Sp. Braga, por empréstimo. O actual líder do Campeonato, reforça-se com um médio defensivo, que ultimamente tinha sido pouco utilizado na Madeira.
Por outro lado, os bracarenses, emprestaram três jogadores: Kalaba ruma ao Zamalek, do Egipto; Tiago Pinto ruma ao Marítimo, envolvido no negócio de Olberdan, e Stélvio ingressa no 1º de Agosto, de Angola.
Em Guimarães, duas saídas confirmadas: Sereno reforça o Valladolid de Espanha, e o norte-americano Kamani Hill, reforça o D. Aves, por empréstimo.
O goleador, João Tomás, deixa o Rio Ave, e ruma ao Al Sharjah dos Emirados Árabes Unidos.
Aos 34 anos, esta será a terceira passagem do "Jardel" de Coimbra pelo futebol árabe. No final da temporada, o ponta de lança, ficará livre.
Já, o Paços de Ferreira, contratou Berlin, avançado camaronês de 23 anos, e emprestou Diarra ao Beira-Mar.
Lá, por fora, o Inter, cedeu o brasileiro Mancini, ao grande rival AC Milan. O internacional canarinho, foi pouco utilizado por Mourinho, que o decidiu emprestar ao clube "rossoneri" que fica com opção de compra no final do empréstimo.
A Fiorentina, contratou Keirrison, mas perdeu Jorgensen. O dinamarquês que já representava o clube "Viola" desde 2004/05, regressa aos 34 anos, ao seu país, mais concretamente ao Aarhus.
Em Inglaterra, o West Ham esperou pelo último dia, para reforçar a sua linha da frente, com dois jogadores muito experientes. Benni McCarthy (que passou pelo FC Porto) e Mido, são os reforços. Ambos ingressam nos "Hammers" oriundos de clubes ingleses.
O Fulham, reforçou-se com Okaka, que chega proveniente da Roma, por empréstimo, enquanto o Newcastle viu sair Geremi para o Ankaraguçu da Turquia.
Para finalizar, saiba que a Académica estava perto de chegar a acordo com Krum Bibishkov, avançado búlgaro que representou Marítimo e Penafiel, e actualmente, é jogador do Steaua de Bucareste. E ainda, que Fernando Gago (Real Madrid) não será jogador do Manchester City, por não haver tempo suficiente para a inscrição do médio argentino. A transferência custaria cerca de 18 milhões de euros ao City.

FC Porto: Sapunaru regressa à Roménia e Kléber já não é reforço

Vivem-se tempos atribulados para os lados do Dragão, a poucas horas do encerramento do mercado.
Cristian Sapunaru, jogador romeno, que está suspenso preventivamente pela Liga devido aos desacatos no Estádio da Luz, foi emprestado pelos Dragões ao Rapid de Bucareste, da Roménia.
Trata-se de uma boa "jogada" por parte do FC Porto, já que o jogador está suspenso por tempo indeterminado em Portugal, e assim, pode jogar com regularidade na Roménia, já que a suspensão é válida, apenas no nosso país. O empréstimo é válido até ao fim da temporada.
Por outro lado, o brasileiro Kléber, que nos últimos dias foi apontado como novo reforço do FC Porto, oriundo do Cruzeiro do Brasil, já não será reforço dos azuis.
Segundo fonte do campeão nacional, clube e jogador não chegaram a acordo relativamente a questões salariais. O internacional canarinho, chegou ontem ao Porto para assinar contrato, mas o negócio acabou por não se concluir.
Situação contrária, é a de Farías, que assim não será jogador do Cruzeiro, e permanecerá pelo menos até ao fim da temporada, no FC Porto.

domingo, 31 de janeiro de 2010

La Stampa informa: Keirrison a caminho da Fiorentina

O jornal italiano "La Stampa" informa hoje na sua edição online, que o brasileiro Keirrison, emprestado pelo Barcelona ao Benfica, está a caminho de Florença para assinar pela Fiorentina.
Esta notícia surge depois de gorada a transferência de Cassano da Sampdoria para Florença.
Cassano terá recusado a Fiorentina, depois de sentir o apoio e o carinho do público afecto à "Samp", que não se mostrou muito interessado em perder uma das suas "jóias da coroa".
Segundo o jornal italiano, a proposta do clube "Viola" será inicialmente um empréstimo de um ano e meio (o que resta da actual temporada, mais 2010/2011), e claro, opção de compra no final do empréstimo.
O mesmo jornal, avança ainda que o jogador está próximo de realizar os exames médicos necessários e ficará depois à disposição de Cesare Prandelli.
Actualmente com 21 anos, Keirrison custou dezoito milhões de euros ao Barcelona, que o contratou no verão passado ao Palmeiras do Brasil.
Pelo Benfica, participou em cinco jogos no Campeonato, um na Liga Europa, e um na Taça de Portugal, sem nunca ter marcado qualquer golo. Devido à fraca produtividade, Keirrison desiludiu bastante os adeptos encarnados, que esperavam mais deste jovem brasileiro.
Agora, ao que tudo indica, está a caminho de um dos mais conceituados clubes italianos.

sábado, 30 de janeiro de 2010

George Souza

Se é adepto de contratar jogadores nos escalões secundários, ora aqui está um que os principais clubes em Portugal, deviam seguir atentamente.
George Jackson dos Santos Souza, nasceu no Rio de Janeiro (Brasil) a 5 de Janeiro de 1987.
Começou por jogar futebol federado em 2003, no CFZ (Centro de Futebol do Zico), uma escola do antigo astro brasileiro, Zico.
Em 2004 rumou ao Olaria, para o escalão de Juvenis e, no mesmo ano transferiu-se para o Tigres do Brasil, onde jogou até 2005.
Para 2005/2006, conseguiu um lugar na Equipa B do Vasco da Gama. A experiência foi boa, mas pouco proveitosa, em termos de tempo de jogo. Apenas cinco jogos, e dois golos marcados.
Seguiu depois para o Mesquita FC. Em dez jogos, apontou seis golos.
Em 2007, "desembarcou" no Tocha da III Divisão Portuguesa. Depressa se assumiu como uma das figuras da equipa. Em vinte e cinco jogos, apontou onze golos, e contribuiu para o sétimo lugar final da equipa na 1ª Fase. O Tocha acabaria por conseguir a manutenção na terceira divisão.
Para 2008/2009, rumou ao Líbano, mais concretamente ao SC Nejmeh da I Divisão. George, encontrou um país em crise, devido à recente guerra ocorrida. A adaptação não foi fácil, como seria de imaginar, e em Outubro de 2008, aí estava ele de regresso ao Tocha. Participou em vinte e cinco jogos, e marcou cinco golos. Curiosamente, marcou no regresso, na derrota em casa do União de Lamas, por 3-2.
Esta temporada, o camisola 10 do Tocha, leva para já treze jogos, e quatro golos na Série D da III Divisão.
George, é um jogador canhoto, que joga preferencialmente a nr. 10 (o típico médio-ofensivo), mas que também pode jogar como extremo, e como ponta de lança.
Em declarações ao "ConversasRedondas" George Souza, considera-se um jogador "rápido e habilidoso, forte no jogo aéreo e bom nos passes longos e curtos" bem como um "óptimo cobrador nos lances de bola parada" e como não poderia deixar de ser, o jogador faz também referência ao seu "excelente pé esquerdo".
Quem sabe, se no fim desta temporada, George não dára o salto para um clube de patamares superiores ao do Tocha.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Brasil: Edu Matos (Araripina) sofre três paragens cardíacas.

O defesa brasileiro, Edu Matos, jogador do Araripina sofreu uma paragem cardíaca no encontro que opôs a sua equipa ao Porto Caruaru.
O jogador, acabaria por ter mais duas paragens cardio-respiratórias, e está assim, em estado grave.
"A situação é grave. Ele teve três paradas cardíacas e está a respirar por aparelhos. Nas últimas quatro horas, não teve mais nenhuma e o quadro estabilizou um pouco. Vai ficar em observação e temos que ver como será a resposta do organismo dele. O estado é grave, e há risco de morte, sim. Mas a gente tem esperança que tudo dê certo" disse Walmy Bezerra, director do Araripina, ao "Globo".
Aos 23 anos, Edu Matos encontra-se hospitalizado em Caruaru, cidade que acolheu o jogo a contar para a quinta jornada do campeonato estadual brasileiro.
A equipa da casa (o Porto Caruaru), venceu por 1-0.

Mutu acusa novamente positivo em controlo anti-doping

Adrian Mutu, jogador da Fiorentina de Itália, voltou a acusar positivo em controlo anti-doping.
O internacional romeno acusou positivo a sibutramina (usado habitualmente como forma de aumentar o apetite), segundo informou esta quinta-feira o Comité Olímpico Italiano.
Recordo que em 2004, Mutu, foi despedido do Chelsea, por ter acusado cocaína também em controlo anti-doping.
Agora, sujeita-se a ter uma pena pesada, dado que se trata de um caso reincidente.
Adrian Mutu de 31 anos, começou a sua carreira profissional em 1996 ao serviço do Arges, da Roménia. Passou depois por Dinamo Bucareste, Inter de Milão, Hellas Verona, Parma, Chelsea e Juventus, antes de assinar pela Fiorentina em 2006.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

25 de Janeiro de 2004: Morte de Miki Fehér

Faz hoje, precisamente seis anos, que o jovem magiar Miklos Fehér, faleceu em campo.
Foi no dia 25 de Janeiro, na Jornada 19 do Campeonato Português, em Guimarães, num jogo entre duas belas equipas: Vitória e Benfica.
O jogo não corria como Camacho (treinador do Benfica) desejava, e este viu-se "obrigado" a mudar o seu esquema. Lançou Miki Fehér, um jovem húngaro, humilde e lutador.
Fehér entrou aos 59' para o lugar de João Pereira (agora no Sporting), e já perto do fim, após uma jogada de insistência de Simão Sabrosa pelo flanco esquerdo, "Miki" acabou por tocar a bola para Fernando Aguiar, que empurrou o esférico para o fundo das redes. O Benfica chegava ao golo aos 91' e preparava-se para somar mais três pontos.
Aos 92', Fehér, numa "velha" técnica para queimar tempo, fez uma falta, levou cartão amarelo, sorriu perante Olegário Benquerença (árbitro do jogo), debruçou-se e, acabou por cair desamparado no relvado.
As tentativas de reanimação não surtiram efeito, e o jogador acabou por falecer já no hospital de Guimarães.
Ainda no relvado, Miki deu sinal de vida, o que acalmou por pouco tempo, todos os adeptos presentes no estádio que gritavam em uníssono "Miklos Fehér".
Nada a fazer. Miki, faleceu as 23h10, deixando de rastos o País e a "Família Benfiquista".
Nunca mais, nenhum jogador do Benfica, envergará a camisola "29".
Portugal chorou durante dias (senão meses), a morte de um dos "seus". Aquele jovem, que em 1999, chegou ao nosso país para representar o FC Porto, e que estava sempre alegre, tinha falecido.
Formado no Gyor Eto, manteve contrato com o FC Porto de 98/99 a 01/02. Pelo meio, passagens pela equipa B portista, e pelo Salgueiros e Braga, por empréstimo.
Tinha assinado com o Benfica em 2002.
Aos 25 anos, perdeu a vida no país que o acolheu, tinha ele 19 anos. Foi internacional A pela Hungria, em 25 ocasiões, tendo marcado 7 golos.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Benfica - FC Porto de 2008/09 também teve "túnel".

O clássico Benfica - FC Porto, da temporada passada também teve "túnel". À semelhança, do que aconteceu em Dezembro passado, houve incidentes entre dirigentes de ambos os clubes.
Porém, Benfica e Liga de Clubes, não tornaram públicas as imagens, e toda a situação ocorrida.
Nas imagens do jogo, da 2ª Jornada do campeonato passado, é visível um elemento benfiquista a agredir com um pontapé o team-manager do FC Porto, Acácio Valentim, gerando-se desde logo, uma enorme confusão, junto à entrada para o balneário dos azuis, com toda a comitiva portista a sair, e a envolver-se (no mínimo), numa enorme discussão, com elementos da segurança, ligados ao Benfica.
Esta situação foi presenciada, por pelo menos três elementos da PSP (Polícia de Segurança Pública), pelo delegado da Liga Esmeraldo Augusto, e por vários elementos dos dois clubes, entre os quais, Rui Costa (SL Benfica) e Reinaldo Teles (FC Porto).
Apesar de tudo isto, a Liga não abriu qualquer procedimento disciplinar, tendo mesmo uma fonte do mesmo organismo, citado à Agência Lusa, que não teve conhecimento de quaisquer incidentes.
Nas imagens, às quais a Lusa, teve acesso, horas antes do início da partida, vêem-se elementos do Benfica, a levantarem o ângulo de uma das câmaras.
Acácio Valentim, team-manager do FC Porto, foi agredido com um pontapé nas costas, por um elemento da segurança do Benfica, que foi de imediato afastado, como se percebe pelas imagens captadas por uma outra câmara, colocada a alguns metros de distância.
Nesse mesmo encontro, um adepto benfiquista agrediu o árbitro assistente. O jogo terminou empatado a um golo.
Já esta temporada, o quarto árbitro João Ferreira, deu ordem de expulsão após o final de jogo, a Hulk e Sapunaru por alegadamente terem agredido "stewards" que estiveram em serviço durante os 90 minutos.
Este episódio, aconteceu há mais de um mês, e ambos os jogadores, estão ainda suspensos preventivamente.