terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Históricos do Nosso Futebol: Leça

Fundado em 1912 (não há data oficial), o Leça Futebol Clube, tem a sua sede em Leça da Palmeira, e é actualmente presidido por Fernando Monteiro.
Os leceiros tiveram os seus dias de glória, quando na década de 90, disputaram a 1ª Divisão. Mas, já lá vamos.
Como já referi, não há dados que comprovem a fundação exacta do Leça. Apenas se sabe, que a fundação ocorreu em 1912.
O primeiro dado noticioso que comprova a existência do Leça F. C., está patente na edição de 3 de Setembro de 1913, do já extinto jornal "O Comércio do Porto". Este órgão de comunicação, fez referência à partida disputada entre o Leça e o F. C. Matosinhos.
O clube foi disputando durante alguns anos, jogos com outras equipas, embora esses jogos não fossem organizados pela Associação de Futebol do Porto.
Entre 1917 e 1921, o Leça terá suspenso as suas actividades, pois não existem provas de que o se manteve activo.
Em 1922, o hasteamento da bandeira, mostra que o Leça estava "de regresso". 1922, foi intitulado como o "ano da reorganização" por parte dos leceiros.
Em 1941, um grupo de jovens da terra, todos eles amadores, conseguiram o feito histórico de levar o seu "Leçinha" à 1ª Divisão.
A experiência, não foi lá muito boa em termos de resultados conseguidos, pois o Leça quedou-se pelo 12º e último lugar da classificação.
De 42/43 a 46/47, o clube disputou a II Divisão, tendo depois disputado a Divisão de Honra da AF Porto, durante duas temporadas: 47/48 e 48/49.
Regressou aos Nacionais, e em 3 anos disputou a II Divisão por duas ocasiões: 49/50 e 51/52. Pelo meio, passou pela III Divisão.
Em 1952, voltou a cair no terceiro escalão, onde participou durante três temporadas: 52/53 a 54/55.
Não evitou nova descida, e em 55/56 foi "cabeça de cartaz" na Divisão de Honra da AF Porto, que acabaria por vencer.
O regresso aos campeonatos nacionais, não podia ter corrido melhor. O Leça andou depois, seis temporadas pela III Divisão, e o 2º lugar conquistado na época de 61/62 valeu a promoção à II Divisão.
Na II Divisão, disputou a Zona Norte, durante oito temporadas, tendo como melhor classificação o 4º lugar de 65/66.
A pior época foi em 69/70, quando o Leça foi 14º e acabou despromovido à III Divisão.
Passaria mais seis temporadas, na III Divisão, até descer novamente aos Distritais. Foi em 76/77 e o Leça, foi 14º entre 16 equipas.
Em 77/78, voltaria a sagrar-se campeão Distrital. Regressou aos Nacionais, e esteve presente na III Divisão por três ocasiões.
Em 80/81 venceu a Série B, à frente do prestigiado Feirense, e ascendeu à II Divisão.
Não se adivinhavam tempos fáceis para as hostes leceiras pela Segunda Divisão. Em 81/82, o 10º lugar valeu a manutenção no mesmo escalão.
Porém, nas duas épocas seguintes, o Leça caíu de tal maneira, que só parou nos Distritais.
Em 82/83 foi 14º na II Divisão, e acabou despromovido. Na 3ª Divisão, o clube voltou a não fazer melhor, tendo-se quedado pelo 15º lugar final, entre 16 equipas.
Nos Distritais, o clube voltou a não viver tempos fáceis. Em 84/85, manteve-se no primeiro escalão distrital, e em 85/86 foi segundo classificado, o que valeu a promoção à III Divisão.
Recordar ainda, que a temporada de 85/86 serviu ao Leça, para lançar Pedro Reis, que anos mais tarde tornou-se capitão e um símbolo do Salgueiros.
A III Divisão, foi depois "palco" do Leça, durante quatro temporadas. Nunca se classificando abaixo do 7º lugar, em 89/90 o 6º lugar valeu aos leceiros, a subida à II Divisão, devido a uma reformulação dos campeonatos nacionais, mais concretamente, da Segunda Divisão Nacional.
No ano de regresso à II Divisão (naquela época passou-se a chamar Segunda Divisão B), a turma leceira não foi além do 17º lugar, entre 20 equipas.
As duas temporadas seguintes, foram de glória para Leça da Palmeira. Em 91/92 o 2º lugar na Série B, da III Divisão valeu a promoção à II Divisão B.
Já na II Divisão B, o Leça acabou por vencer a Zona Norte, em ano de regresso, e subiu à Liga de Honra.
Na Liga de Honra, mais uma página de glória na história do Leça. Primeiro, a manutenção alcançada sem grandes sobressaltos em 93/94. Depois, o ano do título (94/95).
O Leça, voltava à Primeira Divisão, 53 anos depois. Fez-se história.
Na I Divisão, o Leça esteve durante três temporadas: Foi 14º em 95/96 e 96/97; e 12º em 97/98.
No fim da temporada 97/98, o clube Leceiro, acabou despromovido à Liga de Honra. Não, desportivamente falando, é claro. O décimo segundo lugar ainda fica distante dos lugares de despromoção, e tudo isto aconteceu por, alegadamente, o Leça ter subornado árbitros, com o objectivo de ser favorecido na época do título na II Divisão B em 92/93.
No regresso à Liga de Honra, o clube falhou o objectivo subida, e foi 6º classificado.
Disputou a Liga de Honra, durante mais quatro temporadas, sempre classificado abaixo do 10º posto. 11º (99/00 e 01/02); 13º (00/01) e 17º em 02/03 que valeu a descida à II Divisão B.
No regresso à II Divisão B, o objectivo da comissão administrativa que geria o Leça, era reduzir os salários, e apostar na prata da casa.
Como "sem dinheiro, não há milagres" o Leça, foi 19º e último classificado, com apenas 5 vitórias e 5 empates, em 36 jogos.
O regresso à III Divisão, 12 anos depois, saldou-se por um 5º lugar final na Série B (época 04/05). Em 05/06 o Leça foi 9º.
Em 06/07, a aposta era a subida. O falecido presidente Mário Sá, apostou forte, e os seus pupilos não o desiludiram. A morte do presidente, ocorreu em vésperas da deslocação leceira ao terreno do Canedo.
Mesmo assim, a subida foi confirmada, e o clube sagrou-se até campeão.
Em 07/08, na II Divisão, Série B, o Leça não evitou a descida, e regressou à III Divisão.
Em 08/09 o objectivo passava por assegurar a manutenção, e o clube assim o conseguiu.
Esta temporada, é para já 6º classificado a 5 pontos do líder Amarante, quando ainda se disputa a 1ª Fase.
Realiza os seus jogos, no Estádio do Leça FC, e tem como equipamento principal: camisola verde e branca, com listas horizontais, calção preto e meia verde.

Palmarés do Leça FC:
Campeonato Nacional da II Divisão (ou Liga de Honra): 2 (1940/1941; 1994/1995)
Campeonato Nacional da II Divisão B: 1 (1992/1993)
Campeonato Nacional da III Divisão: 2 (1980/1981; 2006/2007)
Campeonato da Divisão de Honra da AF Porto: 2 (1955/1956; 1977/1978)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nelas: Não há treinos, mas há jogos.

Longe vai o tempo, em que o Nelas espalhava classe pela 2ª Divisão B, e aspirava os primeiros lugares da classificação.
Actualmente, o clube da simpática vila de Nelas, encontra-se mergulhado numa enorme crise financeira, que já vem da época 2007/08.
Esta temporada, a competir na Série D, da 3ª Divisão, o clube é último classificado, desde a jornada inaugural da prova.
E este último lugar é justificável. Ora veja-se: os jogadores não treinam, mas jogam. E mesmo, para jogarem, não recebem qualquer tipo de prémio. Apenas, promessas de pagamento, que dificilmente serão cumpridas.
Pedro Ladeira, jogador formado nas camadas jovens do Beira-Mar, é um dos cerca de 20 jogadores que compõem o plantel.
Não há muitos anos, vimos Ladeira a representar o clube aveirense, no patamar mais alto do futebol português.
Regressou ao Nelas, no passado mês de Janeiro, com a contrapartida de "receber os salários em atraso, relativos à temporada anterior".
Em declarações ao "ConversasRedondas", Ladeira diz nunca ter pensado passar por uma situação destas no futebol, e que a maioria dos seus colegas terá um prejuízo tremendo se se deslocarem a Nelas todos os dias:
"É uma situação que nunca pensei passar no futebol mas é inevitável porque a maioria dos jogadores (se não todos) se forem todos os dias para Nelas irão ter um prejuízo muito grande,ou seja, não recebem e ainda pagam para jogar futebol."
O mesmo jogador, diz ainda que se a sua equipa treina-se regularmente, "não teria grandes dificuldades para assegurar a manutenção" e que para já dos quatro adversários que defrontou "apenas uma equipa foi superior ao Nelas".
De facto, quando as coisas são assim, pouco ou nada há a fazer.
Destaque para a vitória do Nelas, na tarde de ontem sobre o Benfica de Castelo Branco, por 2-0.
Ladeira assinou o segundo tento da sua equipa.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

II Divisão: União da Serra pode desistir.

A Zona Centro da II Divisão, pode ficar sem o União da Serra.
Os responsáveis pelo clube da região de Leiria, equacionam desistir do campeonato, caso a FPF lhes aplique uma multa por terem faltado ao jogo com o Vitória do Pico, no passado dia 20 de Janeiro.
O União, já foi punido com derrota por 3-0 nesse jogo, e o director-desportivo do clube Nuno Vicente, em declarações à Lusa, referiu "pelos valores que pode assumir seria incomportável", e que seria uma dupla punição.
A confirmar-se a multa, o União da Serra, recorrerá da decisão, e caso não seja dada razão ao clube, este equaciona abandonar a prova.
Tudo começou, quando o clube unionista, tentou antecipar a partida com o Vitória do Pico, nos Açores, para as 11h do dia 20 de Janeiro, de maneira a regressar ao Continente no mesmo dia.
Este cenário, foi rejeitado pelo Vitória, o que levou o clube de Santa Catarina da Serra a comunicar à Federação, que não compareceria ao jogo, pois os seus jogadores caso a partida se disputasse à hora original, perderiam três dias no emprego, e não dois.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Uruguai: Portista C. Rodríguez mais longe do Mundial.

Cristian Rodríguez, jogador uruguaio do FC Porto, tem a presença no Mundial de este ano, em risco, depois da FIFA confirmar que "Cebola" está impedido de disputar os dois primeiros jogos da competição, por castigo.
Expulso na fase de qualificação, frente à Argentina, na última jornada, Rodríguez, foi sancionado com quatro jogos de suspensão, sendo que dois deles já foram cumpridos (play-off de acesso ao Mundial, frente à Costa Rica).
A federação uruguaia pretendia que a suspensão fosse válida, também no particular com a Suiça, no próximo dia 3 de Março, mas a FIFA rejeitou tal hipótese, que deixaria o jogador portista, apenas com um jogo por cumprir.
Sendo assim, Rodríguez, apenas estará disponível para jogar a última jornada da fase de grupos, frente ao México, e o seleccionador Oscar Tabarez, poderá optar por outro jogador, em detrimento do esquerdino do FC Porto.
Poderá ser mais um azar na época do jogador uruguaio, que ultimamente tem estado lesionado.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Chipre: Equipa do português João Paulo abandonou jogo.

Situação inédita no Chipre (país que será adversário de Portugal na fase de qualificação para o Euro 2012): O APEP, equipa do primeiro escalão cipriota, onde milita o ex-jogador do Portimonense, João Paulo (na foto), abandonou o encontro frente ao Ethnikos Achnas, em jogo a contar para a Jornada 20.
Tudo isto aconteceu, devido ao Ethnikos ter chegado ao empate aos 90+6', quando a equipa de arbitragem só tinha concedido quatro minutos de compensação.
O presidente do APEP, Panayiotis Neocleous, desceu então ao relvado, revoltado com o incidente, e deu ordem a sua equipa para recolher ao balneário.
O português João Paulo, em declarações ao MaisFutebol, revelou que os problemas com as equipas de arbitragem, já vem de trás:
"Há algum tempo que estamos a ser prejudicados pela arbitragem. As arbitragens aqui são uma vergonha".
O jogador referiu ainda, que compreende a ira do presidente, mas que o acto pode trazer problemas para o clube da cidade, de Pitsilia:
"Nós, jogadores, também nos sentimos frustrados. Estão a gozar com o nosso esforço, mas foi uma atitude precipitada. Não leva a nada, e provavelmente vamos perder o ponto que íamos somar".
O APEP, luta anualmente, para não descer a Segunda Divisão, e ocupa agora a décima terceira posição, com apenas 13 pontos, pois no jogo com o Achnas chegaria aos 14 pontos.
Aproveita, o Ethnikos, que sobe ao 7º lugar, tendo agora 22 pontos.
Em jeito de conclusão, João Paulo, falou ainda de que quando chegou, foi informado que as arbitragens eram complicadas, mas aquilo que tem visto, tem sido absurdo:
"Quando vim para cá, as pessoas dizia-me que isto era complicado, mas tenho visto coisas absurdas".
João Paulo, tem 25 anos, e foi formado no Portimonense. Já como sénior, integrou o plantel algarvio durante uma temporada e meia, tendo sido reforço do Casa Pia para a segunda metade da época 04/05.
Jogou depois no Silves (05/06), Operário (06/07) e no Atlético (07/08), até chegar ao Chipre em Janeiro de 2008, para representar o DOXA.
Passou depois, pelo Atromitos na temporada passada, tendo chegado ao APEP em 2009.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Liga Vitalis: Campeonato ao rubro.

A Liga Vitalis (no passado recente, Liga de Honra), sempre foi conhecida por ser um campeonato extremamente equilibrado. E esta temporada, mais uma vez, não foge à regra.
Arrancou ontem a Jornada 18, em Santa Maria da Feira. E logo com um derby regional entre Feirense e Beira-Mar. De um lado, um dos candidatos assumidos à subida (Feirense), do outro uma equipa que tem passado por alguns problemas financeiros, e que tinha vencido 5 dos últimos 6 jogos.
Os azuis da Feira, seguiam sete pontos atrás do líder, que curiosamente dava pelo nome de...Beira-Mar.
Na primeira parte, assistiu-se a um jogo equilibrado, com as duas equipas a encaixarem-se uma na outra. Na 2ª Parte, por duas ocasiões o conjunto auri-negro podia ter aberto o activo. Aos 53' por Artur, e aos 62' por Djamal, mas ambos os jogadores não conseguiram ludibriar Paulo Lopes.
O mesmo Paulo Lopes, que depois esteve 14 ! minutos a ser assistido. Foi já no (alargado) período de compensação, que os aveirenses chegaram aos golos.
Primeiro, excelente trabalho do chinês Wang Gang que tinha entrado aos 90+1', que culminou com um remate colocado. 0-1 aos 90+4';
Aos 90+7', num contra-ataque rápido, após um pontapé de canto, a favor do Feirense, Mário Rondon serviu Rui Sampaio, e o médio transmontano não teve dificuldades em bater o debilitado Paulo Lopes. 0-2.
O Beira-Mar, aumentou o seu número de pontos para 36, e o Feirense começa-se a atrasar cada vez mais...
Pela tarde, o Varzim recebeu o Estoril, num duelo de equipas que necessitavam de pontos, para fugir aos últimos lugares. O resultado não se alterou, muito por culpa da má finalização de ambas as equipas, pertencedo ao Varzim o maior ascendente durante os 90' minutos.
O conjunto poveiro, que vinha de uma vitória sobre o Feirense, é agora 13º com 19 pontos, enquanto que o Estoril, é 9º com 21, e já não vence há 8 jogos.
Já hoje de manhã, num jogo entre duas equipas que ocupam os lugares cimeiros da prova, a Oliveirense bateu o Santa Clara, por 1-0, e ascendeu de forma provisória ao 2º lugar.
Ambas as equipas, protagonizaram um forte duelo a meio-campo, nos primeiros 15 minutos, até que aos 29' Cícero de cabeça abriu o activo.
Na 2ª parte, os açoreanos tinham de correr atrás do prejuízo, mas quase nunca se mostraram capazes de alterar o rumo dos acontecimentos, "apertando" com a Oliveirense apenas nos últimos 15 minutos da partida.
Resultados da Jornada 18 até ao momento:

Feirense 0-2 Beira-Mar. (Wang Gang 90+4'; Rui Sampaio 90+7')
Varzim 0-0 Estoril.
Oliveirense 1-0 Santa Clara. (Cícero 29')

Esta tarde, a jornada prossegue com os jogos:

Sp. Covilhã - Gil Vicente
D. Aves - Trofense
Fátima- Freamunde
Portimonense - D. Chaves
Carregado - Penafiel

(Nota: Foto relativa ao jogo da 1ª volta: Beira-Mar 1-0 Feirense)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Fernando Santos eleito treinador da década na Grécia.

É mais um feito histórico para o futebol português, e mais uma prova de que em Portugal há treinadores com qualidade.
Fernando Santos, actualmente treinador do PAOK da Grécia, foi eleito recentemente treinador da década em terras helénicas.
Com passagens por AEK Atenas (01/02, 04/05 e 05/06), Panathinaikos (02/03), e PAOK, onde está desde 2007/08, o "Engenheiro do Penta" nunca conseguiu sagrar-se campeão grego, mas é altamente respeitado na Grécia, onde tem vindo a construír uma imagem de seriedade e disciplina.
Agora, com 55 anos, o técnico português não escondeu a satisfação pelo prémio:
"Foi uma iniciativa organizada pela Liga de Futebol Grega em honra dos últimos 50 anos. Eu era um dos nomeados para treinador desta década e fui eleito. É o reconhecimento de um trabalho desenvolvido neste país desde que aqui cheguei, em 2001. Foi uma votação nacional e fico reconhecido. Este prémio representa a minha contribuição para a evolução do futebol grego e aumenta a minha responsabilidade nesse sentido daqui em diante", citou ao jornal "Record".
Nas seis temporadas já cumpridas na Grécia, Fernando Santos, já foi eleito por três vezes treinador do ano, sendo a primeira logo no ano de estreia, em 01/02.
Fernando Santos, começou a sua carreira de treinador no Estoril em 91/92, tendo depois sido treinador do E. Amadora de 94/95 a 97/98. Em 1998, assinou pelo FC Porto, sagrando-se Penta Campeão, surgindo daí a alcunha "Engenheiro do Penta".
Saiu em 2001, dos azuis, rumando ao AEK. Em 02/03 mudou-se para o Panathinaikos, tendo em 2003 voltado a Portugal, para orientar o Sporting.
Não foi feliz em Alvalade, e voltou a embarcar rumo à Grécia. Fez mais duas temporadas ao serviço do AEK, e voltou a Portugal, desta vez, para o Benfica.
Em 06/07 levou os "Encarnados" ao 3º lugar final na Liga, e ainda permaneceu para 07/08, onde acabou apenas por fazer o jogo inaugural do campeonato, frente ao recém-promovido Leixões, num jogo em que o Benfica não foi além de um empate a um golo, no Bessa (casa emprestada).
Saiu da Luz, e rumou novamente à Grécia, mas desta vez para orientar o PAOK. No ano de estreia, não foi além do 9º lugar final. Tendo na última temporada, sido vice-campeão, apenas superado pelo Olympiakos.
Actualmente, é 2º com menos 6 pontos que o líder Panathinaikos.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Surpresa na Taça: D. Chaves na meia-final.

O D. Chaves, da Liga Vitalis, venceu hoje o Paços de Ferreira, na Mata Real, por 2-1, e pela primeira vez na sua história vai marcar presença nas meias finais da Taça de Portugal.
O conjunto flaviense, entrou determinado, e aos 10' minutos já vencia por 2-0.
Primeiro foi Diop logo aos 2' minutos, na recarga a um remate de Clemente, que Cássio não segurou e oito minutos volvidos, foi Carlos Pinto na cobrança de um livre directo.
Aos 35' o médio Bruno Magalhães foi expulso, mas nem assim o conjunto transmontano cedeu.
A partir daí, naturalmente, o Paços cresceu. William, o goledor da equipa, desperdiçou soberana ocasião para reduzir quando estavam decorridos 29' minutos. Aos 64' o brasileiro redimiu-se e marcou mesmo.
Faltavam 26' minutos para o fim, e adivinhava-se sofrimento para o Chaves.
O reforço de Inverno dos "Castores", Bruno esteve perto de igualar por duas vezes: aos 79' e aos 86' o brasileiro, rematou com perigo, mas não conseguiu o empate.
O Paços, deu tudo o que tinha, mas foi travado pelo mau ínicio.
Já o D. Chaves, entrou determinado, lutou e marcou. Depois de ficar reduzido a 10, agarrou-se ao resultado e ao sonho, e foi feliz.
O D. Chaves, junta-se assim ao FC Porto (venceu 5-2 o Sporting), ao Rio Ave (venceu o Braga 5-4 em penaltis, depois de um nulo no tempo regulamentar), e à Naval (que afastou o Pinhalnovense, da II Divisão, por 3-1), nas meias finais da Taça de Portugal.
Ficha de jogo:

Paços de Ferreira: Cássio; Baiano, Ricardo, Kelly (Bruno 38'), Jorginho (Pizzi 17'); André Leão, Leonel Olímpio, Livramento; Maykon Araújo, Candeias (Romeu 45') e William;
Treinador: Ulisses Morais. Suplentes Não Utilizados: Coelho, Ozéia, Carlitos e Filipe Anunciação.

D. Chaves: Rui Rêgo; Danilo, Lameirão, Ricardo Rocha, Samson; Bamba, Bruno Magalhães, Carlos Pinto, Castanheira; Clemente (Rouani 74') e Diop (João Fernandes 45');
Treinador: Nuno Pinto. Suplentes Não Utilizados: Daniel Casaleiro, Edu, Eduardo, Hesley e Vítor Silva.

Disciplina:
Amarelos: Jorginho 9': Livramento 16'; Candeias 31'; Bruno Magalhães 32' e 35'; Bamba 37'; Bruno 41'; João Fernandes 48'; Carlos Pinto 72'; Carlitos 83' (Suplente Não Utilizado do Paços); William 87'; Castanheira 90+1';

Vermelhos: Bruno Magalhães 35';

Golos: Diop 2'; Carlos Pinto 10'; William 64';

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

FC Porto "humilha" Sporting

O FC Porto, "humilhou" esta noite no Dragão, o Sporting, por 5-2.
Foi um jogo de sentido único, e o Sporting pode-se dar por "feliz" por ter marcado dois golos sem pouco ou nada fazer para isso.
Os dragões entraram dispostos a tudo, e saíram debaixo de um coro enorme de aplausos e cânticos. No "canto" do adversário, adeptos completamente desalentados e cabisbaixos.
O jogo começou como seria de esperar: com o FC Porto ao ataque. Os da casa entraram determinados e logo no primeiro minuto, Varela de cabeça atirou ao lado, após livre cobrado no lado direito do ataque portista.
O FC Porto continuava a carregar, e aos 10' o recém-chegado Rúben Micael atirou curvado, mas para fora.
Aos 17' dois remates azuis: primeiro Falcao para as mãos de Rui Patrício; depois Mariano que ganhou pontapé de canto.
Desse canto, nasceu o primeiro golo. Belluschi bate, Falcao desvia, e quase em cima da linha, Rolando com a anca faz o 1-0. Estavam decorridos 18' minutos.
O Sporting não existia, e aos 21', nova jogada de perigo do FC Porto, com Falcao a rematar de cabeça para as mãos do guardião sportinguista.
No minuto seguinte, balde de água gelada no Dragão: na primeira vez que desce à área contrária, o Sporting marca. A trinta metros da baliza, Izmailov desferiu um pontapé indefensável para Beto, que ainda tocou na bola. 1-1 aos 22'.
Depois disto, a turma da casa não baixou os braços, e doze minutos depois, voltava para a frente do marcador. Falcao "pegou" na bola, ultrapassou três jogadores leoninos, sempre à entrada da grande área, e no círculo central, rematou rasteiro sem hipótese de defesa.
O Sporting continuava a não existir, e aos 40' Carvalhal lançou Matías Fernández por troca com Adrien Silva.
Dois minutos depois, seria o ajoelhar definitivo do Sporting: Mariano trabalhou, serviu Rúben Micael, e o madeirense cruzou para a área. No interior da área, Falcao em voo, cabeceou para o 3-1. Grande jogada, e grande golo do FC Porto.
O jogo chegava ao intervalo, e o FC Porto vencia com naturalidade. Mais: o golo do Sporting até era um exagero.O FC Porto entrou na 2ª parte como havia entrado na primeira: a exercer enorme pressão sobre os leões.
E foi assim que aos 48' Mariano fez um excelente passe para Varela, que fez uma diagonal da direita para a esquerda, esperou por Grimi, e arrancou no momento certo, deixando para trás o argentino. Perante Patrício, não vacilou e atirou cruzado para o 4-1. A bola embateu ainda no poste esquerdo antes de entrar.
Aos 53' os dragões não se livraram de um susto. Liedson ganhou um ressalto, após atrapalhação de Beto e Maicon, mas o remate saiu ao lado. Logo de seguida, Fernando perdeu uma bola em zona proíbida, mas valeu Maicon a desarmar Liedson.
Aos 57', o grande momento da noite: Mariano recebe a bola na esquerda, galga uns bons metros, e flecte para o meio. De pé direito, "lançou" um míssil, que deixou Patrício estupefacto. Era o 5-1.
A partir daí, pouco FC Porto, para algum Sporting.
62' minutos decorridos, e cruzamento de João Pereira. O remate de Matías Fernández de cabeça, acaba por sair ao lado.
Aos 74' a primeira "aparição" de João Moutinho no jogo. De meia distância, rematou para uma defesa a dois tempos de Beto.
No minuto seguinte, o dragão "cheirou" o sexto golo. Grande jogada de Rúben Micael, que serve o colombiano Falcao. Este já na grande área, atirou por cima de Rui Patrício.
O Sporting crescia aos poucos, e aos 88' Grimi tirou um cruzamento que avançou toda a linha atacante dos leões. Do outro lado, estava lá Pereirinha para recolher e atirar para a bancada.
Aos 90+2', canto para o Sporting: Grimi bate de pé esquerdo, e ao segundo poste, Liedson atira para o fundo das redes. Os leões "engordavam" o resultado: 5-2.
No minuto seguinte, novamente Liedson no interior da área portista. Com um cruzamento rasteiro e tenso, o "Levezinho" procurou servir um companheiro, mas Pongolle chegou ligeiramente atrasado.
Pouco depois, final da partida. O FC Porto venceu e venceu bem, um Sporting muito fraco. Diria mesmo, que foi um jogo de contrastes: de um lado o melhor FC Porto da época; do outro o pior Sporting do ano.Ficha de Jogo:

FC Porto: Beto; Fucile, Maicon, Rolando, Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi (Tomás Costa 72'), Rúben Micael (Valeri 76'); Mariano, Falcao (Orlando Sá 76') e Varela;
Treinador: Jesualdo Ferreira. Suplentes Não Utilizados: Nuno, Miguel Lopes, Nuno André Coelho e Guarín.

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Daniel Carriço, Grimi; Adrien (Matías Fernández 40'), Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha 79'); Saleiro (Sinama-Pongolle 45') e Liedson;
Treinador: Carlos Carvalhal. Suplentes Não Utilizados: Tiago, Polga, Abel e Hélder Postiga.

Disciplina:
Amarelos: Adrien 24'; Grimi 30'; Rolando 33'; Daniel Carriço 39';

Golos: 1-0: Rolando 18'; 1-1 Izmailov 22'; 2-1 Falcao 34'; 3-1 Falcao 42'; 4-1 Varela 48'; 5-1 Mariano González 57'; 5-2 Liedson 90+2';

Mercado encerrado: FC Porto reforça-se à última da hora, e Benfica inscreve Jorge Ribeiro

Está encerrado o mercado de transferências.
Nas últimas horas, várias foram as inscrições na Liga de Clubes (algumas delas já referenciadas neste blogue), num dia em que existiram algumas surpresas.
Bibishkov, reforça mesmo a "Briosa", depois do fiasco que foi a sua passagem pela Roménia. É caso para dizer que "trocou" com Sapunaru. Um regressou, o outro partiu, embora os clubes em questão não sejam os mesmos.
O FC Porto perdeu um lateral, mas "ganhou" outro. David Addy, ganês de 19 anos, reforça os dragões por três temporadas e meia. O defesa-esquerdo alinhava no Randers da Dinamarca.
Enquanto que o Benfica optou por inscrever o lateral Jorge Ribeiro, que apenas competia na Liga Intercalar.
Ao todo, foram 37 os jogadores inscritos no dia de ontem na Liga, se bem que alguns já estavam nos respectivos clubes. Jogadores inscritos:
FC Porto: David Addy (ex Randers, Dinamarca); Bacar Balde e Gilmar Santos (ambos júniores);
Benfica: Jorge Ribeiro.
Sporting: Mexer (ex Desp. Maputo, Moçambique); Pedro Mendes (ex Rangers, Escócia);
Sp. Braga: Olberdam (ex Marítimo, empréstimo); Gale Agbossoumonde (júnior);
U. Leiria: Rafael Bittencourt (ex Brusque, Brasil);
V. Guimarães: Renan (ex Fortaleza, Brasil); Bruno Teles (ex Juventude de Caxias, Brasil);
Marítimo: Sapina (ex Mouscron, Bélgica); Bak (ex Lechia Gdansk, Polónia); Cherrad (ex Arles Avignon, França);
Académica: Bibishkov (ex Steaua Bucareste, Roménia);
Belenenses: Fábio Marques (Ex Júnior 08/09);
Olhanense: Miguel Ângelo (ex Marítimo);
Rio Ave: Bruno Moraes (ex FC Porto, empréstimo);
Paços de Ferreira: Berlin (ex Atlético Monzón, Espanha);
Carregado: Vasco Varão (ex V. Setúbal); Alexandre Matão (ex Gil Vicente);
Beira-Mar: Diarra (ex P. Ferreira, empréstimo);
Estoril: Arguez (ex Hertha Berlin B, Alemanha); N' Jock (ex Tubize, Bélgica); Filipe da Costa (ex Nacional); Rodrigo Silva e Bruno Vilela (cuja proveniência eu não tenho conhecimento);
Santa Clara: Diogo Silva (ex Farul Constanta, Roménia);
Gil Vicente: Yago Fernandez (ex Espanhol B, Espanha); Fredy (ex Cluj, Roménia);
D. Chaves: Diego Vicente (ex Penapolense, Brasil); Rafa e Simone (ambos Júniores);
Feirense: Idangar (ex Carnoux, França);
D. Aves: Kamani Hill (ex V. Guimarães, empréstimo); Amaury Bischoff (ex Académica, empréstimo);
Trofense: Licá (ex Académica, empréstimo);

Nota: Agradeço a ajuda de Diogo Fernandes, na pesquisa dos 37 jogadores inscritos na Liga.