sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sporting: Costinha é o novo director-desportivo.

O ex-internacional português Francisco Costa, conhecido no mundo do futebol por Costinha é o novo director-desportivo do Sporting.
O "Ministro", sócio nr 39 402 dos Leões, tem um currículo invejável enquanto jogador, e quer agora ganhar enquanto director. Aliás, o ex-jogador do FC Porto, disse que daqui para a frente a palavra principal será "ganhar".
"Daqui para a frente a palavra principal será ganhar. Não é ganhar daqui a três ou quatro anos, é para pensar em ganhar a cada ano que passa" citou.
José Eduardo Bettencourt, presidente leonino, referiu que a contratação de Costinha é uma "contratação de peso", pois trata-se de uma pessoa que ama o clube.
"Mostrou uma vontade inequívoca de representar este clube, que é o seu. O seu currículo diz que é um campeão", disse Bettencourt.
Para finalizar, o antigo internacional português recordou os tempos de adepto do Sporting, para "chamar" mais pessoas ao estádio.
"Ainda me lembro de vir ao estádio com 14 ou 15 anos, e já não haver bilhetes para um jogo com o Gil Vicente" disse Costinha.
Costinha subsituirá no cargo Miguel Salema Garção, que substituiu interinamente o também ex-internacional português, Ricardo Sá Pinto.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Liga Europa: Sporting segue em frente.

5 derrotas e 2 empates depois, o Sporting voltou a vencer.
Os leões venceram esta noite, em Alvalade, o Everton na 2ª mão dos 16 avos de final, da Liga Europa, por 3-0.
Ao intervalo, o nulo subsistia muito por culpa dos "Toffees" que se preocuparam sempre em defender, e apenas jogaram com um elemento na frente de ataque.
Miguel Veloso (64'), Pedro Mendes (76') e Matías Fernández (90+3'), foram os autores dos golos, que colocam o Sporting nos oitavos de final da Liga Europa, onde irá enfrentar o Atlético de Madrid, de Simão e Tiago.
Portugal consegue assim alguns pontos preciosos para se distanciar da Holanda no ranking da UEFA.
Convém lembrar que os três clubes holandeses que ainda estavam nas competições europeias, foram hoje todos eliminados: Twente, PSV e Ajax.
Quanto a Portugal, viu Benfica e Sporting seguirem em frente, restando ainda o FC Porto, na Liga dos Campeões.
No final da tarde de terça feira, os encarnados "despacharam" os alemães do Hertha, com um contudente 4-0.
Aimar (25'), Cardozo (48' e 62') e Javi García (59') fizeram o gosto ao pé.
No caminho do Benfica, está o Marselha de Lucho que eliminou o Copenhaga.
Resultados da 2ª Mão dos 16 Avos-de-Final da Liga Europa:

Maccabi Tel-Aviv (Israel) 0-0 Rubin Kazan (Rússia)
Sporting 3-0 Everton (Inglaterra)
Werder Bremen (Alemanha) 4-1 Twente (Holanda)
Salzburgo (Áustria) 0-0 Standard Liège (Bélgica)
Benfica 4-0 Hertha Berlin (Alemanha)
Wolfsburgo (Alemanha) 4-1 Villarreal (Espanha)
Unirea (Roménia) 1-3 Liverpool (Inglaterra)
Fenerbahçe (Turquia) 1-1 Lille (França)
Juventus (Itália) 0-0 Ajax (Holanda)
Anderlecht (Bélgica) 4-0 Athletic Bilbao (Espanha)
Marselha (França) 3-1 Copenhaga (Dinamarca)
Galatasaray (Turquia) 1-2 Atletico Madrid (Espanha)
PSV (Holanda) 3-2 Hamburgo (Alemanha)
Roma (Itália) 2-3 Panathinaikos (Grécia)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) 1-1 Fulham (Inglaterra)
Valencia (Espanha) 3-0 Club Brugge (Bélgica) (Após Prolongamento)


(Nota: A negrito as equipas apuradas.)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Equador: Federação suspende Deportivo Quito.

A Federação Equatoriana de Futebol, suspendeu o Deportivo Quito de todas as competições internas até que o clube salde as suas dividas ao organismo.
Segundo o presidente da Federação, Luís Chiriboga, os actuais campeões nacionais, devem mais de 160 mil doláres (cerca de 120 mil euros), e ficará impedido de disputar o campeonato, se não saldar as suas dividas até sexta-feira (26 de Fevereiro).
Além das dividas aos jogadores, o Deportivo Quito está também em falta com um subsídio mensal que permite apoiar financeiramente a Federação.
O Deportivo já iniciou a sua participação na Copa Libertadores 2010, tendo sido derrotado na deslocação ao CA Cerro, do Uruguai, por 2-0.
Nas competições internas, pode agora ficar proibido de disputar o Torneio Abertura, onde é 7º classificado com 4 pontos somados, fruto de uma vitória, um empate e uma derrota, em 3 jogos que já se disputaram.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rio Ave: Mau tempo causa prejuízos em bancada.

O mau tempo que assolou a região Norte na madrugada de segunda-feira, provocou alguns estragos na bancada Poente do estádio do Rio Ave.
Por razões de segurança, os responsáveis do clube vilacondense, decidiram interditar o acesso à bancada, disponibilizando a bancada Nascente para os sócios que costumam acompanhar os treinos do Rio Ave.
Os maiores estragos foram na cobertura, já que o forte vento que se fez sentir levantou algumas telhas.
Já em 2001, a cobertura do Estádio dos Arcos, tinha levantado, em vésperas do confronto com o velho rival, Varzim, que recentemente viu uma das bancadas do seu estádio ser encerrada, por questões de segurança (tal como eu noticiei).
O Rio Ave, ocupa o 10º lugar com 24 pontos em 20 jogos, e no próximo fim-de-semana desloca-se ao terreno da Académica.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Madeira: Mau tempo adia jogos, e danifica estádios

O temporal que se fez sentir no dia de ontem, na Ilha da Madeira, adiou jogos que estavam marcados para a tarde de hoje, e causou ainda alguns danos em estádios.
O jogo entre Santana e Camacha, da Zona Sul da II Divisão, é um dos muitos jogos adiados, pois tal como explicou o presidente da Associação de Futebol da Madeira, Rui Marote, as autoridades regionais apelaram para que sejam evitadas deslocações nas estradas da região. Adiados, foram também os jogos dos distritais madeirenses.
O mau tempo causou também danos no Complexo Desportivo do Marítimo (na foto), onde a principal equipa marítimista costuma treinar, e ainda no estádio do CF Andorinha, da III Divisão Nacional.
De acordo com os organismos de comunicação nas últimas horas, já faleceram cerca de 40 pessoas, havendo mais de 100 feridos, e centenas de desaparecidos.
Cristiano Ronaldo mostrou-se chocado com tudo o que aconteceu na "sua" ilha, e está disponivel para ajudar no que for preciso, e naquilo que estiver ao seu alcance.
"Ninguém pode ficar indiferente a esta calamidade de grandes proporções, muito menos eu, que nasci e cresci na Madeira, uma ilha que, obviamente me diz muito" citou o jogador do Real Madrid.
"É por esta razão que quero expressar a minha disponibilidade para, na medida do que me for possível, ajudar os organismos e entidades oficiais no sentido de serem minorados e ultrapassados os efeitos desta grande devastação" concluiu Cristiano Ronaldo.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Túnel da Luz: Hulk suspenso por 4 meses; Sapunaru por 6.

A Comissão Disciplinar da Liga oficializou na tarde de ontem, as sanções aplicadas aos jogadores do FC Porto, Hulk e Sapunaru, devido aos conflitos ocorridos no Estádio da Luz, com stewards, no dia 20 de Dezembro.
O brasileiro Hulk foi suspenso por 4 meses, e terá de pagar uma multa de 2.250 euros, enquanto o romeno Sapunaru (entretanto emprestado ao Rapid de Bucareste), foi suspenso por 6 meses, e ainda condenado ao pagamento de uma multa no valor de 4.750 euros.
A pena de Hulk, encontra-se abaixo do límite mínimo, porque a CD "entendeu levar a cabo uma atenuação especial de pena para os dois jogadores" uma vez que "houve um quadro geral de provocação no final do jogo" referiu o presidente da Comissão, Ricardo Costa.
"Este quadro resulta de uma conjugação de atos, que não assentou nem em insultos nem em agressões por parte dos assistentes de recinto desportivo, mas numa dicussão verbal" citou o mesmo, Ricardo Costa.
Quanto aos assistentes de recinto desportivo (stewards) não têm sanção porque para a Comissão Disciplinar da Liga não são agentes desportivos.
O líder da CD da Liga, afirmou ainda que os processos que resultaram nas suspensões de Hulk e Sapunaru, tiveram carácter priotário e foram resolvidos com máxima celeridade.
"Este processo seguiu os seus termos normais. No âmbito dos muitos processos disciplinares que resolvemos desde Setembro, este foi um dos mais rápidos que decidimos. Foi uma decisão rápida, célere e sem atropelos das leis" concluiu o responsável da CD da Liga.
Sendo assim, Hulk estará de regresso às provas nacionais, em Abril, frente ao Vitória de Setúbal, na 28ª Jornada, pois 2 dos 4 meses de suspensão, já foram cumpridos. (Lembro que os jogadores foram suspensos preventivamente no dia 22 de Dezembro de 2009.)
Quanto a Sapunaru, o castigo terminará em Junho.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

V. Setúbal: Meia-dose de Vitamina K para Domingo

(Keita já leva cinco golos no campeonato e está castigado para domingo.)
A recuperação sadina no campeonato, está directamente ligada a uma injecção de Vitamina K.
Os rendimentos do polaco Kazmierczak e do senegalês Keita, têm sido fundamentais para manter o Vitória afastado da zona de despromoção, pois dos pés de ambos, já sairam golos que valeram doze dos dezasseis pontos já amealhados pelos sadinos no campeonato, até ao momento.
Esta dupla já apontou oito dos quinze golos marcados que o Setúbal já leva na prova - Kaz marcou três e Keita cinco.
Posto isto, os adeptos sadinos têm razões para estarem preocupados, pois Keita está castigado, e falhará a recepção à Naval, no próximo domingo.
Logo, a vitória terá de ser tentada com apenas meia-dose de vitamina K.
Do pé esquerdo de Keita, saíram os golos que valeram as vitórias ante Leixões (1-0) e Marítimo (3-2 com bis do senegalês) e o empate em Guimarães (2-2).
Enquanto que o pé canhoto de Kaz, já deu cinco pontos: vitória sobre a Naval (1-0), e os empates com U. Leiria (3-3) e Rio Ave (2-2).
Além do K, ambos os jogadores têm em comum o facto de usarem o pé esquerdo como sua maior arma.
A par de Keita, o Setúbal não poderá ainda utilizar Ney, Hélder Barbosa e Neca, que estão também castigados. O Vitória de Setúbal enfrenta a Naval, no próximo domingo, pelas 16 horas no Bonfim.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Europa: Sortes distintas para as equipas portuguesas

Voltou a emoção dos jogos europeus.
A Liga dos Campeões com os Oitavos de Final, e a Liga Europa com os 16 avos de Final.
Os portugueses tiveram, sortes distintas: Na Liga dos Campeões, o FC Porto bateu o "colosso" Arsenal por 2-1 no Dragão, enquanto na Liga Europa o Sporting perdeu em casa do Everton, também por 2-1, e o Benfica empatou esta noite em Berlin, em casa do Hertha a um golo.
Contrariamente, ao que seria previsto, foi o Sporting o primeiro representante de Portugal a entrar em prova nesta jornada europeia.
Os leões, deslocaram-se ao terreno do Everton, em Liverpool, e saíram derrotados por 2-1.
Carvalhal prometeu lutar até ao último segundo do jogo da segunda mão, e o golo de Miguel Veloso aos 87' na conversão de uma grande penalidade, dá esperança ao técnico leonino para o jogo de Alvalade.
O Sporting até esteve em bom plano no primeiro tempo, mas no segundo desapareceu um pouco do jogo, e só voltou à luta com a entrada em cena de Yannick Djaló.
Pienaar deu vantagem à equipa da casa aos 35', e já na segunda parte (50') o francês Distin aumentou para 2-0.
O melhor que os leões conseguiram, foi reduzir já bem perto do fim, por intermédio de Miguel Veloso, na transformação de uma grande penalidade, a castigar falta de Distin sobre Liedson, quando o "Levezinho" seguia isolado.
Ontem, foi a vez do FC Porto, entrar em campo.
Perante um Arsenal desfalcado (importa referir que Almunia, Van Persie, Arshavin e Gallas não jogaram), os Dragões assumiram o controlo do jogo, tendo Rúben Micael sido o maestro de serviço.
Dois golos, com muita sorte e algo invulgares, dão a vantagem ao FC Porto.
Varela, abriu a contagem aos 11' num cruzamento que saiu direccionado para a baliza, e no qual Fabianski deu uma ajudinha aos azuis, deixando escapar a bola.
Sete minutos volvidos, e na sequência de um canto, golo do Arsenal. Três toques de cabeça bastaram para o golo.
Fabregas apontou o canto, Vermaelen desviou ao primeiro poste, e Rosicky completamente só (onde andavam os defesas do FC Porto ?) ao 2º assistiu Sol Campbell que perante Helton não se fez rogado, e encostou, para o empate.
Na segunda parte, Campbell voltou a ser figura principal. Aos 50' não se entendeu com o guarda-redes Fabianski, e atrasou a bola para o polaco. Este, agarrou a bola com as mãos.
Livre indirecto, favorável aos Dragões, e Rúben Micael, sem dar tempo de organização à defensiva dos "Gunners" serviu Falcao, que só teve de encostar, perante o olhar da defensiva inglesa.
De realçar, também, o regresso de Hulk, à competição, após dois meses sem competir, devido ao castigo federativo.
O FC Porto, venceu, e leva vantagem para a 2ª Mão.
Já, esta noite, foi a vez do Benfica entrar em campo.
Na Alemanha, perante o último classificado da Bundesliga, o Hertha, os encarnados não foram além de um empate a um golo.
O Benfica até entrou mais forte, e logo aos 4' Di María inaugurou o marcador.
A resposta alemã surgiu aos 33'. Cruzamento tenso do lado direito do ataque do Hertha, e Javi García a desviar a bola para a sua própria baliza.
Na segunda parte, o Hertha pressionou, e ameaçou, mas o Benfica conseguiu manter a igualdade até final, e ganhou vantagem para o jogo da segunda mão, que se realiza dentro de uma semana na Luz.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Históricos do Nosso Futebol: Leça

Fundado em 1912 (não há data oficial), o Leça Futebol Clube, tem a sua sede em Leça da Palmeira, e é actualmente presidido por Fernando Monteiro.
Os leceiros tiveram os seus dias de glória, quando na década de 90, disputaram a 1ª Divisão. Mas, já lá vamos.
Como já referi, não há dados que comprovem a fundação exacta do Leça. Apenas se sabe, que a fundação ocorreu em 1912.
O primeiro dado noticioso que comprova a existência do Leça F. C., está patente na edição de 3 de Setembro de 1913, do já extinto jornal "O Comércio do Porto". Este órgão de comunicação, fez referência à partida disputada entre o Leça e o F. C. Matosinhos.
O clube foi disputando durante alguns anos, jogos com outras equipas, embora esses jogos não fossem organizados pela Associação de Futebol do Porto.
Entre 1917 e 1921, o Leça terá suspenso as suas actividades, pois não existem provas de que o se manteve activo.
Em 1922, o hasteamento da bandeira, mostra que o Leça estava "de regresso". 1922, foi intitulado como o "ano da reorganização" por parte dos leceiros.
Em 1941, um grupo de jovens da terra, todos eles amadores, conseguiram o feito histórico de levar o seu "Leçinha" à 1ª Divisão.
A experiência, não foi lá muito boa em termos de resultados conseguidos, pois o Leça quedou-se pelo 12º e último lugar da classificação.
De 42/43 a 46/47, o clube disputou a II Divisão, tendo depois disputado a Divisão de Honra da AF Porto, durante duas temporadas: 47/48 e 48/49.
Regressou aos Nacionais, e em 3 anos disputou a II Divisão por duas ocasiões: 49/50 e 51/52. Pelo meio, passou pela III Divisão.
Em 1952, voltou a cair no terceiro escalão, onde participou durante três temporadas: 52/53 a 54/55.
Não evitou nova descida, e em 55/56 foi "cabeça de cartaz" na Divisão de Honra da AF Porto, que acabaria por vencer.
O regresso aos campeonatos nacionais, não podia ter corrido melhor. O Leça andou depois, seis temporadas pela III Divisão, e o 2º lugar conquistado na época de 61/62 valeu a promoção à II Divisão.
Na II Divisão, disputou a Zona Norte, durante oito temporadas, tendo como melhor classificação o 4º lugar de 65/66.
A pior época foi em 69/70, quando o Leça foi 14º e acabou despromovido à III Divisão.
Passaria mais seis temporadas, na III Divisão, até descer novamente aos Distritais. Foi em 76/77 e o Leça, foi 14º entre 16 equipas.
Em 77/78, voltaria a sagrar-se campeão Distrital. Regressou aos Nacionais, e esteve presente na III Divisão por três ocasiões.
Em 80/81 venceu a Série B, à frente do prestigiado Feirense, e ascendeu à II Divisão.
Não se adivinhavam tempos fáceis para as hostes leceiras pela Segunda Divisão. Em 81/82, o 10º lugar valeu a manutenção no mesmo escalão.
Porém, nas duas épocas seguintes, o Leça caíu de tal maneira, que só parou nos Distritais.
Em 82/83 foi 14º na II Divisão, e acabou despromovido. Na 3ª Divisão, o clube voltou a não fazer melhor, tendo-se quedado pelo 15º lugar final, entre 16 equipas.
Nos Distritais, o clube voltou a não viver tempos fáceis. Em 84/85, manteve-se no primeiro escalão distrital, e em 85/86 foi segundo classificado, o que valeu a promoção à III Divisão.
Recordar ainda, que a temporada de 85/86 serviu ao Leça, para lançar Pedro Reis, que anos mais tarde tornou-se capitão e um símbolo do Salgueiros.
A III Divisão, foi depois "palco" do Leça, durante quatro temporadas. Nunca se classificando abaixo do 7º lugar, em 89/90 o 6º lugar valeu aos leceiros, a subida à II Divisão, devido a uma reformulação dos campeonatos nacionais, mais concretamente, da Segunda Divisão Nacional.
No ano de regresso à II Divisão (naquela época passou-se a chamar Segunda Divisão B), a turma leceira não foi além do 17º lugar, entre 20 equipas.
As duas temporadas seguintes, foram de glória para Leça da Palmeira. Em 91/92 o 2º lugar na Série B, da III Divisão valeu a promoção à II Divisão B.
Já na II Divisão B, o Leça acabou por vencer a Zona Norte, em ano de regresso, e subiu à Liga de Honra.
Na Liga de Honra, mais uma página de glória na história do Leça. Primeiro, a manutenção alcançada sem grandes sobressaltos em 93/94. Depois, o ano do título (94/95).
O Leça, voltava à Primeira Divisão, 53 anos depois. Fez-se história.
Na I Divisão, o Leça esteve durante três temporadas: Foi 14º em 95/96 e 96/97; e 12º em 97/98.
No fim da temporada 97/98, o clube Leceiro, acabou despromovido à Liga de Honra. Não, desportivamente falando, é claro. O décimo segundo lugar ainda fica distante dos lugares de despromoção, e tudo isto aconteceu por, alegadamente, o Leça ter subornado árbitros, com o objectivo de ser favorecido na época do título na II Divisão B em 92/93.
No regresso à Liga de Honra, o clube falhou o objectivo subida, e foi 6º classificado.
Disputou a Liga de Honra, durante mais quatro temporadas, sempre classificado abaixo do 10º posto. 11º (99/00 e 01/02); 13º (00/01) e 17º em 02/03 que valeu a descida à II Divisão B.
No regresso à II Divisão B, o objectivo da comissão administrativa que geria o Leça, era reduzir os salários, e apostar na prata da casa.
Como "sem dinheiro, não há milagres" o Leça, foi 19º e último classificado, com apenas 5 vitórias e 5 empates, em 36 jogos.
O regresso à III Divisão, 12 anos depois, saldou-se por um 5º lugar final na Série B (época 04/05). Em 05/06 o Leça foi 9º.
Em 06/07, a aposta era a subida. O falecido presidente Mário Sá, apostou forte, e os seus pupilos não o desiludiram. A morte do presidente, ocorreu em vésperas da deslocação leceira ao terreno do Canedo.
Mesmo assim, a subida foi confirmada, e o clube sagrou-se até campeão.
Em 07/08, na II Divisão, Série B, o Leça não evitou a descida, e regressou à III Divisão.
Em 08/09 o objectivo passava por assegurar a manutenção, e o clube assim o conseguiu.
Esta temporada, é para já 6º classificado a 5 pontos do líder Amarante, quando ainda se disputa a 1ª Fase.
Realiza os seus jogos, no Estádio do Leça FC, e tem como equipamento principal: camisola verde e branca, com listas horizontais, calção preto e meia verde.

Palmarés do Leça FC:
Campeonato Nacional da II Divisão (ou Liga de Honra): 2 (1940/1941; 1994/1995)
Campeonato Nacional da II Divisão B: 1 (1992/1993)
Campeonato Nacional da III Divisão: 2 (1980/1981; 2006/2007)
Campeonato da Divisão de Honra da AF Porto: 2 (1955/1956; 1977/1978)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nelas: Não há treinos, mas há jogos.

Longe vai o tempo, em que o Nelas espalhava classe pela 2ª Divisão B, e aspirava os primeiros lugares da classificação.
Actualmente, o clube da simpática vila de Nelas, encontra-se mergulhado numa enorme crise financeira, que já vem da época 2007/08.
Esta temporada, a competir na Série D, da 3ª Divisão, o clube é último classificado, desde a jornada inaugural da prova.
E este último lugar é justificável. Ora veja-se: os jogadores não treinam, mas jogam. E mesmo, para jogarem, não recebem qualquer tipo de prémio. Apenas, promessas de pagamento, que dificilmente serão cumpridas.
Pedro Ladeira, jogador formado nas camadas jovens do Beira-Mar, é um dos cerca de 20 jogadores que compõem o plantel.
Não há muitos anos, vimos Ladeira a representar o clube aveirense, no patamar mais alto do futebol português.
Regressou ao Nelas, no passado mês de Janeiro, com a contrapartida de "receber os salários em atraso, relativos à temporada anterior".
Em declarações ao "ConversasRedondas", Ladeira diz nunca ter pensado passar por uma situação destas no futebol, e que a maioria dos seus colegas terá um prejuízo tremendo se se deslocarem a Nelas todos os dias:
"É uma situação que nunca pensei passar no futebol mas é inevitável porque a maioria dos jogadores (se não todos) se forem todos os dias para Nelas irão ter um prejuízo muito grande,ou seja, não recebem e ainda pagam para jogar futebol."
O mesmo jogador, diz ainda que se a sua equipa treina-se regularmente, "não teria grandes dificuldades para assegurar a manutenção" e que para já dos quatro adversários que defrontou "apenas uma equipa foi superior ao Nelas".
De facto, quando as coisas são assim, pouco ou nada há a fazer.
Destaque para a vitória do Nelas, na tarde de ontem sobre o Benfica de Castelo Branco, por 2-0.
Ladeira assinou o segundo tento da sua equipa.