domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sismo no Chile: Jogador saltou do quarto andar com filho bebé.

Em cada tragédia, há sempre histórias que são pequenos milagres.
E foi, o que aconteceu na madrugada de ontem, durante o sismo que abalou o Chile.
Rúben Gigena (na foto), jogador do Santiago Wanderers viu-se obrigado a saltar de uma janela do quarto andar, para fugir ao desabamento do prédio.
Pior ainda: teve de saltar com o seu filho ao colo.
"Fui ao quarto dos meus filhos e, como parte do tecto não parava de cair, decidi pular do quarto andar. Magoei os dois joelhos, mas ao menos amenizei o impacto para o meu bébé, que também está com uma forte dor na cintura", contou Gigena.
Algo situado quatro metros abaixo da janela, terá salvo a vida a Gigena e ao seu filho.
O próprio jogador contou nunca ter vivido algo do género, apesar de viver há muitos anos no Chile:
"Foi algo muito grande, nunca vivi nada igual, mesmo vivendo no Chile há muitos anos."
O jogador argentino, representa actualmente o Santiago Wanderers, além de ter representado no Chile, o Audax Italiano e o Ñublense.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Jogos com história: Varzim 2-1 Benfica (2006/2007)

Estávamos na temporada 2006/2007, e o FC Porto já havia sido afastado da Taça pelo Atlético.
Na Póvoa de Varzim, o Benfica defrontava a equipa local, numa noite chuvosa, com um relvado bastante enlameado.
O Varzim era 12º na Liga de Honra, e o Benfica era o 3º classificado da Superliga.
Os da casa entraram melhores, e aos 13' numa jogada de insistência no corredor direito, por parte do angolano Mendonça, Nélson introduziu a bola na sua própria baliza. 1-0 para os poveiros.
A partir daí, o Benfica imprimiu um ritmo mais forte no jogo, graças a Rui Costa e Simão, que foram os principais galvanizadores do ataque encarnado.
Aos 30', o golo do empate. Cruzamento na esquerda de Rui Costa, e Simão a aparecer na zona do ponta de lança, e de cabeça (!) a empatar a partida.
O Benfica já justificava o empate, e o Varzim não tinha poderio para suster a avalanche benfiquista.
Até final do primeiro tempo, ambas as equipas tiveram opurtunidades para fazerem o segundo golo, mas não conseguiram concretizar.
O empate ao intervalo, era justo.No segundo tempo, com o passar dos minutos, os jogadores encarnados iam acumulando cansaço, e o Varzim lá segurava o seu adversário, e sempre que podia tentava dar um ar da sua graça, impulsionado por Pedrinho, e tendo em Mendonça e Denilson, dois perigos constantes.
Fernando Santos, treinador do Benfica, mexeu no meio-campo, tirando Beto e colocando em campo o russo Karyaka, que acabou por estar ao mesmo nível do seu colega: muitas faltas sucessivas, e o risco de expulsão.
Nos últimos 15 minutos, os varzinistas forçaram o ataque, e aos 77' através da marcação de um pontapé livre, cobrado por Nuno Rocha, Mendonça desviou ao primeiro poste, para o segundo golo do Varzim.
Estava desfeita a igualdade para gáudeo da população poveira.
O Benfica respondeu, e por pouco não empatou. Após remate de Luisão, valeu Ricardo que com uma excelente defesa, "safou" o Varzim.
À entrada para os últimos cinco minutos, o Benfica voltou a dispôr de uma excelente opurtunidade. Assistido por Rui Costa, Marco Ferreira teve tudo para igualar as contas do marcador, mas desentendeu-se com Mantorras, acabando por atirar por cima.
O jogo terminou, com o conjunto poveiro no ataque, o que mostra que os encarnados acabaram por baixar os braços, permitindo assim a passagem do Varzim, que tudo fez para seguir em frente.Ficha de Jogo:

Varzim: Ricardo; Pedrinho, Pedro Santos, Alexandre e Nuno Ribeiro; Tito, Emanuel, Nuno Rocha e Marco Cláudio (Tiago Lopes 84'); Denilson (Neto 92') e Mendonça (Yazalde 94').
Treinador: Diamantino Miranda. Suplentes Não Utilizados: Rui Barbosa, Campinho, Luca e Diego Gottardi.

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo (Marco Ferreira 84'); Katsouranis, Beto (Karyaka 66'), João Coimbra (Mantorras 45') e Rui Costa; Nuno Gomes e Simão.
Treinador: Fernando Santos. Suplentes Não Utilizados: Moreira, David Luiz, Paulo Jorge e Miguelito.

Disciplina:
Amarelos: Anderson 6'; Nuno Ribeiro 40'; Luisão 47'; Tito 48'; Beto 57'; Simão 88'; Marco Ferreira 93';

Golos: 1-0 Nélson 13' (auto-golo); 1-1 Simão 30'; 2-1 Mendonça 77';

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sporting: Costinha é o novo director-desportivo.

O ex-internacional português Francisco Costa, conhecido no mundo do futebol por Costinha é o novo director-desportivo do Sporting.
O "Ministro", sócio nr 39 402 dos Leões, tem um currículo invejável enquanto jogador, e quer agora ganhar enquanto director. Aliás, o ex-jogador do FC Porto, disse que daqui para a frente a palavra principal será "ganhar".
"Daqui para a frente a palavra principal será ganhar. Não é ganhar daqui a três ou quatro anos, é para pensar em ganhar a cada ano que passa" citou.
José Eduardo Bettencourt, presidente leonino, referiu que a contratação de Costinha é uma "contratação de peso", pois trata-se de uma pessoa que ama o clube.
"Mostrou uma vontade inequívoca de representar este clube, que é o seu. O seu currículo diz que é um campeão", disse Bettencourt.
Para finalizar, o antigo internacional português recordou os tempos de adepto do Sporting, para "chamar" mais pessoas ao estádio.
"Ainda me lembro de vir ao estádio com 14 ou 15 anos, e já não haver bilhetes para um jogo com o Gil Vicente" disse Costinha.
Costinha subsituirá no cargo Miguel Salema Garção, que substituiu interinamente o também ex-internacional português, Ricardo Sá Pinto.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Liga Europa: Sporting segue em frente.

5 derrotas e 2 empates depois, o Sporting voltou a vencer.
Os leões venceram esta noite, em Alvalade, o Everton na 2ª mão dos 16 avos de final, da Liga Europa, por 3-0.
Ao intervalo, o nulo subsistia muito por culpa dos "Toffees" que se preocuparam sempre em defender, e apenas jogaram com um elemento na frente de ataque.
Miguel Veloso (64'), Pedro Mendes (76') e Matías Fernández (90+3'), foram os autores dos golos, que colocam o Sporting nos oitavos de final da Liga Europa, onde irá enfrentar o Atlético de Madrid, de Simão e Tiago.
Portugal consegue assim alguns pontos preciosos para se distanciar da Holanda no ranking da UEFA.
Convém lembrar que os três clubes holandeses que ainda estavam nas competições europeias, foram hoje todos eliminados: Twente, PSV e Ajax.
Quanto a Portugal, viu Benfica e Sporting seguirem em frente, restando ainda o FC Porto, na Liga dos Campeões.
No final da tarde de terça feira, os encarnados "despacharam" os alemães do Hertha, com um contudente 4-0.
Aimar (25'), Cardozo (48' e 62') e Javi García (59') fizeram o gosto ao pé.
No caminho do Benfica, está o Marselha de Lucho que eliminou o Copenhaga.
Resultados da 2ª Mão dos 16 Avos-de-Final da Liga Europa:

Maccabi Tel-Aviv (Israel) 0-0 Rubin Kazan (Rússia)
Sporting 3-0 Everton (Inglaterra)
Werder Bremen (Alemanha) 4-1 Twente (Holanda)
Salzburgo (Áustria) 0-0 Standard Liège (Bélgica)
Benfica 4-0 Hertha Berlin (Alemanha)
Wolfsburgo (Alemanha) 4-1 Villarreal (Espanha)
Unirea (Roménia) 1-3 Liverpool (Inglaterra)
Fenerbahçe (Turquia) 1-1 Lille (França)
Juventus (Itália) 0-0 Ajax (Holanda)
Anderlecht (Bélgica) 4-0 Athletic Bilbao (Espanha)
Marselha (França) 3-1 Copenhaga (Dinamarca)
Galatasaray (Turquia) 1-2 Atletico Madrid (Espanha)
PSV (Holanda) 3-2 Hamburgo (Alemanha)
Roma (Itália) 2-3 Panathinaikos (Grécia)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) 1-1 Fulham (Inglaterra)
Valencia (Espanha) 3-0 Club Brugge (Bélgica) (Após Prolongamento)


(Nota: A negrito as equipas apuradas.)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Equador: Federação suspende Deportivo Quito.

A Federação Equatoriana de Futebol, suspendeu o Deportivo Quito de todas as competições internas até que o clube salde as suas dividas ao organismo.
Segundo o presidente da Federação, Luís Chiriboga, os actuais campeões nacionais, devem mais de 160 mil doláres (cerca de 120 mil euros), e ficará impedido de disputar o campeonato, se não saldar as suas dividas até sexta-feira (26 de Fevereiro).
Além das dividas aos jogadores, o Deportivo Quito está também em falta com um subsídio mensal que permite apoiar financeiramente a Federação.
O Deportivo já iniciou a sua participação na Copa Libertadores 2010, tendo sido derrotado na deslocação ao CA Cerro, do Uruguai, por 2-0.
Nas competições internas, pode agora ficar proibido de disputar o Torneio Abertura, onde é 7º classificado com 4 pontos somados, fruto de uma vitória, um empate e uma derrota, em 3 jogos que já se disputaram.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rio Ave: Mau tempo causa prejuízos em bancada.

O mau tempo que assolou a região Norte na madrugada de segunda-feira, provocou alguns estragos na bancada Poente do estádio do Rio Ave.
Por razões de segurança, os responsáveis do clube vilacondense, decidiram interditar o acesso à bancada, disponibilizando a bancada Nascente para os sócios que costumam acompanhar os treinos do Rio Ave.
Os maiores estragos foram na cobertura, já que o forte vento que se fez sentir levantou algumas telhas.
Já em 2001, a cobertura do Estádio dos Arcos, tinha levantado, em vésperas do confronto com o velho rival, Varzim, que recentemente viu uma das bancadas do seu estádio ser encerrada, por questões de segurança (tal como eu noticiei).
O Rio Ave, ocupa o 10º lugar com 24 pontos em 20 jogos, e no próximo fim-de-semana desloca-se ao terreno da Académica.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Madeira: Mau tempo adia jogos, e danifica estádios

O temporal que se fez sentir no dia de ontem, na Ilha da Madeira, adiou jogos que estavam marcados para a tarde de hoje, e causou ainda alguns danos em estádios.
O jogo entre Santana e Camacha, da Zona Sul da II Divisão, é um dos muitos jogos adiados, pois tal como explicou o presidente da Associação de Futebol da Madeira, Rui Marote, as autoridades regionais apelaram para que sejam evitadas deslocações nas estradas da região. Adiados, foram também os jogos dos distritais madeirenses.
O mau tempo causou também danos no Complexo Desportivo do Marítimo (na foto), onde a principal equipa marítimista costuma treinar, e ainda no estádio do CF Andorinha, da III Divisão Nacional.
De acordo com os organismos de comunicação nas últimas horas, já faleceram cerca de 40 pessoas, havendo mais de 100 feridos, e centenas de desaparecidos.
Cristiano Ronaldo mostrou-se chocado com tudo o que aconteceu na "sua" ilha, e está disponivel para ajudar no que for preciso, e naquilo que estiver ao seu alcance.
"Ninguém pode ficar indiferente a esta calamidade de grandes proporções, muito menos eu, que nasci e cresci na Madeira, uma ilha que, obviamente me diz muito" citou o jogador do Real Madrid.
"É por esta razão que quero expressar a minha disponibilidade para, na medida do que me for possível, ajudar os organismos e entidades oficiais no sentido de serem minorados e ultrapassados os efeitos desta grande devastação" concluiu Cristiano Ronaldo.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Túnel da Luz: Hulk suspenso por 4 meses; Sapunaru por 6.

A Comissão Disciplinar da Liga oficializou na tarde de ontem, as sanções aplicadas aos jogadores do FC Porto, Hulk e Sapunaru, devido aos conflitos ocorridos no Estádio da Luz, com stewards, no dia 20 de Dezembro.
O brasileiro Hulk foi suspenso por 4 meses, e terá de pagar uma multa de 2.250 euros, enquanto o romeno Sapunaru (entretanto emprestado ao Rapid de Bucareste), foi suspenso por 6 meses, e ainda condenado ao pagamento de uma multa no valor de 4.750 euros.
A pena de Hulk, encontra-se abaixo do límite mínimo, porque a CD "entendeu levar a cabo uma atenuação especial de pena para os dois jogadores" uma vez que "houve um quadro geral de provocação no final do jogo" referiu o presidente da Comissão, Ricardo Costa.
"Este quadro resulta de uma conjugação de atos, que não assentou nem em insultos nem em agressões por parte dos assistentes de recinto desportivo, mas numa dicussão verbal" citou o mesmo, Ricardo Costa.
Quanto aos assistentes de recinto desportivo (stewards) não têm sanção porque para a Comissão Disciplinar da Liga não são agentes desportivos.
O líder da CD da Liga, afirmou ainda que os processos que resultaram nas suspensões de Hulk e Sapunaru, tiveram carácter priotário e foram resolvidos com máxima celeridade.
"Este processo seguiu os seus termos normais. No âmbito dos muitos processos disciplinares que resolvemos desde Setembro, este foi um dos mais rápidos que decidimos. Foi uma decisão rápida, célere e sem atropelos das leis" concluiu o responsável da CD da Liga.
Sendo assim, Hulk estará de regresso às provas nacionais, em Abril, frente ao Vitória de Setúbal, na 28ª Jornada, pois 2 dos 4 meses de suspensão, já foram cumpridos. (Lembro que os jogadores foram suspensos preventivamente no dia 22 de Dezembro de 2009.)
Quanto a Sapunaru, o castigo terminará em Junho.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

V. Setúbal: Meia-dose de Vitamina K para Domingo

(Keita já leva cinco golos no campeonato e está castigado para domingo.)
A recuperação sadina no campeonato, está directamente ligada a uma injecção de Vitamina K.
Os rendimentos do polaco Kazmierczak e do senegalês Keita, têm sido fundamentais para manter o Vitória afastado da zona de despromoção, pois dos pés de ambos, já sairam golos que valeram doze dos dezasseis pontos já amealhados pelos sadinos no campeonato, até ao momento.
Esta dupla já apontou oito dos quinze golos marcados que o Setúbal já leva na prova - Kaz marcou três e Keita cinco.
Posto isto, os adeptos sadinos têm razões para estarem preocupados, pois Keita está castigado, e falhará a recepção à Naval, no próximo domingo.
Logo, a vitória terá de ser tentada com apenas meia-dose de vitamina K.
Do pé esquerdo de Keita, saíram os golos que valeram as vitórias ante Leixões (1-0) e Marítimo (3-2 com bis do senegalês) e o empate em Guimarães (2-2).
Enquanto que o pé canhoto de Kaz, já deu cinco pontos: vitória sobre a Naval (1-0), e os empates com U. Leiria (3-3) e Rio Ave (2-2).
Além do K, ambos os jogadores têm em comum o facto de usarem o pé esquerdo como sua maior arma.
A par de Keita, o Setúbal não poderá ainda utilizar Ney, Hélder Barbosa e Neca, que estão também castigados. O Vitória de Setúbal enfrenta a Naval, no próximo domingo, pelas 16 horas no Bonfim.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Europa: Sortes distintas para as equipas portuguesas

Voltou a emoção dos jogos europeus.
A Liga dos Campeões com os Oitavos de Final, e a Liga Europa com os 16 avos de Final.
Os portugueses tiveram, sortes distintas: Na Liga dos Campeões, o FC Porto bateu o "colosso" Arsenal por 2-1 no Dragão, enquanto na Liga Europa o Sporting perdeu em casa do Everton, também por 2-1, e o Benfica empatou esta noite em Berlin, em casa do Hertha a um golo.
Contrariamente, ao que seria previsto, foi o Sporting o primeiro representante de Portugal a entrar em prova nesta jornada europeia.
Os leões, deslocaram-se ao terreno do Everton, em Liverpool, e saíram derrotados por 2-1.
Carvalhal prometeu lutar até ao último segundo do jogo da segunda mão, e o golo de Miguel Veloso aos 87' na conversão de uma grande penalidade, dá esperança ao técnico leonino para o jogo de Alvalade.
O Sporting até esteve em bom plano no primeiro tempo, mas no segundo desapareceu um pouco do jogo, e só voltou à luta com a entrada em cena de Yannick Djaló.
Pienaar deu vantagem à equipa da casa aos 35', e já na segunda parte (50') o francês Distin aumentou para 2-0.
O melhor que os leões conseguiram, foi reduzir já bem perto do fim, por intermédio de Miguel Veloso, na transformação de uma grande penalidade, a castigar falta de Distin sobre Liedson, quando o "Levezinho" seguia isolado.
Ontem, foi a vez do FC Porto, entrar em campo.
Perante um Arsenal desfalcado (importa referir que Almunia, Van Persie, Arshavin e Gallas não jogaram), os Dragões assumiram o controlo do jogo, tendo Rúben Micael sido o maestro de serviço.
Dois golos, com muita sorte e algo invulgares, dão a vantagem ao FC Porto.
Varela, abriu a contagem aos 11' num cruzamento que saiu direccionado para a baliza, e no qual Fabianski deu uma ajudinha aos azuis, deixando escapar a bola.
Sete minutos volvidos, e na sequência de um canto, golo do Arsenal. Três toques de cabeça bastaram para o golo.
Fabregas apontou o canto, Vermaelen desviou ao primeiro poste, e Rosicky completamente só (onde andavam os defesas do FC Porto ?) ao 2º assistiu Sol Campbell que perante Helton não se fez rogado, e encostou, para o empate.
Na segunda parte, Campbell voltou a ser figura principal. Aos 50' não se entendeu com o guarda-redes Fabianski, e atrasou a bola para o polaco. Este, agarrou a bola com as mãos.
Livre indirecto, favorável aos Dragões, e Rúben Micael, sem dar tempo de organização à defensiva dos "Gunners" serviu Falcao, que só teve de encostar, perante o olhar da defensiva inglesa.
De realçar, também, o regresso de Hulk, à competição, após dois meses sem competir, devido ao castigo federativo.
O FC Porto, venceu, e leva vantagem para a 2ª Mão.
Já, esta noite, foi a vez do Benfica entrar em campo.
Na Alemanha, perante o último classificado da Bundesliga, o Hertha, os encarnados não foram além de um empate a um golo.
O Benfica até entrou mais forte, e logo aos 4' Di María inaugurou o marcador.
A resposta alemã surgiu aos 33'. Cruzamento tenso do lado direito do ataque do Hertha, e Javi García a desviar a bola para a sua própria baliza.
Na segunda parte, o Hertha pressionou, e ameaçou, mas o Benfica conseguiu manter a igualdade até final, e ganhou vantagem para o jogo da segunda mão, que se realiza dentro de uma semana na Luz.