
Voltou a emoção dos jogos europeus.
A Liga dos Campeões com os Oitavos de Final, e a Liga Europa com os 16 avos de Final.
Os portugueses tiveram, sortes distintas: Na Liga dos Campeões, o FC Porto bateu o "colosso" Arsenal por 2-1 no Dragão, enquanto na Liga Europa o Sporting perdeu em casa do Everton, também por 2-1, e o Benfica empatou esta noite em Berlin, em casa do Hertha a um golo.
Contrariamente, ao que seria previsto, foi o Sporting o primeiro representante de Portugal a entrar em prova nesta jornada europeia.
Os leões, deslocaram-se ao terreno do Everton, em Liverpool, e saíram derrotados por 2-1.
Carvalhal prometeu lutar até ao último segundo do jogo da segunda mão, e o golo de Miguel Veloso aos 87' na conversão de uma grande penalidade, dá esperança ao técnico leonino para o jogo de Alvalade.
O Sporting até esteve em bom plano no primeiro tempo, mas no segundo desapareceu um pouco do jogo, e só voltou à luta com a entrada em cena de Yannick Djaló.
Pienaar deu vantagem à equipa da casa aos 35', e já na segunda parte (50') o francês Distin aumentou para 2-0.
O melhor que os leões conseguiram, foi reduzir já bem perto do fim, por intermédio de Miguel Veloso, na transformação de uma grande penalidade, a castigar falta de Distin sobre Liedson, quando o "Levezinho" seguia isolado.
Ontem, foi a vez do FC Porto, entrar em campo.
Perante um Arsenal desfalcado (importa referir que Almunia, Van Persie, Arshavin e Gallas não jogaram), os Dragões assumiram o controlo do jogo, tendo Rúben Micael sido o maestro de serviço.
Dois golos, com muita sorte e algo invulgares, dão a vantagem ao FC Porto.
Varela, abriu a contagem aos 11' num cruzamento que saiu direccionado para a baliza, e no qual Fabianski deu uma ajudinha aos azuis, deixando escapar a bola.
Sete minutos volvidos, e na sequência de um canto, golo do Arsenal. Três toques de cabeça bastaram para o golo.
Fabregas apontou o canto, Vermaelen desviou ao primeiro poste, e Rosicky completamente só (onde andavam os defesas do FC Porto ?) ao 2º assistiu Sol Campbell que perante Helton não se fez rogado, e encostou, para o empate.
Na segunda parte, Campbell voltou a ser figura principal. Aos 50' não se entendeu com o guarda-redes Fabianski, e atrasou a bola para o polaco. Este, agarrou a bola com as mãos.
Livre indirecto, favorável aos Dragões, e Rúben Micael, sem dar tempo de organização à defensiva dos "Gunners" serviu Falcao, que só teve de encostar, perante o olhar da defensiva inglesa.
De realçar, também, o regresso de Hulk, à competição, após dois meses sem competir, devido ao castigo federativo.
O FC Porto, venceu, e leva vantagem para a 2ª Mão.
Já, esta noite, foi a vez do Benfica entrar em campo.
Na Alemanha, perante o último classificado da Bundesliga, o Hertha, os encarnados não foram além de um empate a um golo.
O Benfica até entrou mais forte, e logo aos 4' Di María inaugurou o marcador.
A resposta alemã surgiu aos 33'. Cruzamento tenso do lado direito do ataque do Hertha, e Javi García a desviar a bola para a sua própria baliza.
Na segunda parte, o Hertha pressionou, e ameaçou, mas o Benfica conseguiu manter a igualdade até final, e ganhou vantagem para o jogo da segunda mão, que se realiza dentro de uma semana na Luz.