
Fundado a 22 de Janeiro de 1932, o Clube de Futebol Estrela da Amadora, tem a sua sede tal como o próprio nome indica, na Amadora.
Fundado por um grupo de sete jovens amadorenses, reza a história que um deles (Júlio Conceição) apontou para as estrelas que brilhavam no Céu, dando a ideia para o nome do clube.
O primeiro jogo dos "Tricolores", foi disputado frente ao Palmelense, tendo o Estrela vencido por 2-1.
De 1932 a 1978, o Estrela da Amadora, andou pelos Distritais de Lisboa, tendo na temporada 77/78 conseguido a promoção para os campeonatos Nacionais.
Em época de estreia, as coisas não podiam ter corrido melhor, e os Amadorenses, terminaram o campeonato no 2º lugar, conseguindo nova promoção, desta feita para a II Divisão.
Na II Divisão, durante três temporadas, o Estrela regressou à III Divisão em 82/83, depois de na temporada anterior ter descido em igualdade pontual com o 12º classificado, Cova da Piedade.
No regresso ao terceiro escalão, os "Tricolores" dominaram por completo a Série E da III Divisão, e regressaram assim à II Divisão Nacional.
Seguiram-se depois, cinco temporadas consecutivas, no segundo escalão, sempre com classificações entre os cinco primeiros.
5º lugar em 83/84, 3º em 84/85 e 85/86, 2º em 86/87, e finalmente, a conquista da II Divisão, em 87/88 que valeu uma promoção histórica do Estrela da Amadora, à I Divisão.
Em 88/89, época de estreia, entre os "Grandes" o conjunto tricolor, conseguiu um honroso 8º lugar final entre 20 equipas.
Seguiu-se depois, um 13º lugar em 89/90, e o 18º e antepenúltimo lugar em 90/91 que valeu a descida do Estrela à II Divisão de Honra.
Foi precisamente, em 89/90, que se deu o ponto mais alto da história do clube, que foi a conquista da Taça de Portugal, sob a batuta de João Alves.
Na caminhada rumo ao Jamor, caíram aos pés do Estrela da Amadora: Estoril, Sp. Braga, FC Marco, Tirsense e V. Guimarães.
Na final, frente ao Farense, o jogo terminou empatado a um golo, sendo necessário, a disputa de uma "finalíssima", que os tricolores acabaram por vencer, dias depois, por 2-0.
Na temporada seguinte, as coisas a nível interno não correram lá muito bem (descida de divisão), mas a temporada foi histórica para o Estrela, que se estreou nas competições europeias, neste caso na já extinta, Taça das Taças.
O "apadrinhamento" do Estrela, na Europa foi feito pelos suíços do Neuchâtel Xamax. Em ambos os jogos, o marcador foi de 1-1, tendo o Estrela vencido na Suiça, através do desempate de grandes penalidades, por 4-3.
Na eliminatória seguinte, os tricolores caíram aos pés do RCF Liège, da Bélgica. Na 1ª mão, disputada em território belga, o Estrela acabou derrotado por 2-0.
Na 2ª mão, no estádio José Gomes, os tricolores venceram por 1-0, mas o resultado foi insuficiente para o Estrela seguir para a próxima eliminatória.
A caminhada europeia dos tricolores, terminou com uma vitória inglória.
Voltemos então, às competições internas.
Na II Divisão de Honra, durante duas temporadas, os tricolores, conseguiram um 11º lugar final em 91/92, e o 1º lugar que valeu o título de campeão, e consequente subida à I Divisão, em 92/93.
Seguiram-se depois, oito temporadas consecutivas do Estrela da Amadora, no primeiro escalão.
A melhor classificação obtida pelos tricolores, foi o 7º lugar em 97/98, sob o comando de Fernando Santos. Classificação essa, que é mesmo, a melhor de sempre do Estrela na 1ª Divisão.
A pior, foi em 2000/01, com a "conquista" do 18º e último lugar, que valeu a descida estrelista à Liga de Honra.
Na Liga de Honra, durante duas temporadas, os tricolores terminaram no 4º lugar, a temporada em que regressaram ao segundo escalão (01/02).
Tendo, na época seguinte, terminado o campeonato, em 3º lugar, o que valeu novo regresso à SuperLiga.
Na temporada 2003/2004, o regresso do conjunto amadorense, ao principal palco do futebol português não foi lá muito feliz.
Apenas 17 pontos conquistados, e 25 derrotas, em 34 jogos, valeram novo 18º lugar e nova descida, ao Estrela.
Em 04/05, novamente na Liga de Honra, o Estrela da Amadora, voltou a ser 3º classificado, e claro, regressou à SuperLiga.
Seguiram-se depois, dois 9ºs lugares consecutivos, um 13º lugar em 07/08, e o 11º lugar final, na temporada passada.
Os problemas financeiros, levaram no entanto, à despromoção do Estrela da Amadora à II Divisão Nacional.
Recorde-se, que o plantel tricolor, não recebeu sequer um único mês de salário completo, o que serve para "explicar" as dificuldades que o Estrela atravessou/atravessa.
A não aprovação de um PEC (Plano Extrajudicial de Conciliação), que permitia resolver de forma faseada, as dívidas do clube tricolor ao Fisco e à Segurança Social, levou a que o clube tentasse constituir uma SAD (Sociedade Anónima Desportiva), com o intuito de resolver todos os problemas financeiros.
No entanto, a LPFP (Liga Portuguesa de Futebol Profissional), entendeu que a SAD não existia, por não estar registada, rejeitando assim, a inscrição do Estrela nas competições profissionais.
Actualmente, o Estrela, ocupa o 5º lugar, da II Divisão Zona Sul, com 41 pontos somados, em 26 jogos.
Esta temporada, o plantel já equacionou fazer greve, visto que as penhoras, "tiraram" tudo ao Estrela, faltando apenas as bolas e os equipamentos, como referiu há alguns dias à comunicação social, o capitão, Sérgio Marquês.
O Estrela da Amadora, disputa desde 1957, os seus jogos caseiros no Estádio José Gomes, também conhecido por Estádio da Reboleira (zona onde se situa o estádio).
O clube, usa camisola branca com uma risca vermelha e outra verde, ambas na vertical, calção branco e meia branca.
Palmarés do CF Estrela da Amadora:
Taça de Portugal: 1 (1989/1990)
Campeonato Nacional da II Divisão (ou Liga de Honra): 2 (1987/1988; 1992/1993)
Campeonato Nacional da III Divisão: 1 (1982/1983)