Na II Divisão, são já quatro equipas que sabem que na próxima temporada, disputarão a III Divisão.
A Norte, o Vieira (na foto contra o Moreirense) é a única equipa que matematicamente já desceu. Os minhotos empataram na tarde de ontem com o Tirsense a um golo, e "carimbaram" a descida.
Restam conhecer as duas equipas que irão acompanhar o Vieira na "viagem" até ao quarto escalão do futebol português.
Depois da desistência do Atlético de Valdevez, a meio da temporada, Lourosa, Merelinense e Padroense, parecem ser os mais sérios candidatos à descida.
Mas atenção, pois até ao 5º classificado (Sp. Espinho), todas as equipas têm hipótese de serem despromovidas.
Dos "Tigres da Costa Verde" para a linha de água a diferença é de 5 pontos, numa altura em que faltam disputar 2 jogos (6 pontos).
Só com um milagre é que o Espinho desceria, mas...nunca é de fiar muito.
A Centro, é que vai uma grande guerra.
O Vitória do Pico, dos Açores, passou grande parte da época "enterrado" na última posição, mas nas últimas jornadas tem vindo a dar um ar da sua graça, tal como demonstra a vitória de ontem sobre o também "aflito" Ac. Viseu, por 1-0.
No entanto, o clube da Ilha do Pico, está a 5 pontos (soma 28) da linha de água, e o mais certo é que disputará a III Divisão na próxima temporada.
Também com 28 pontos, está o Monsanto, que ocupa a 15ª posição. A derrota de ontem em casa do Sertanense, terá hipotecado definitivamente, as esperanças dos ribatejanos em permanecerem na II Divisão.
Os dois outros lugares, que valerão a descida à III Divisão, são ocupados por Marinhense e Ol. Bairro, que somam 31 e 30 pontos respectivamente.
A equipa da região de Aveiro, que disputa a II Divisão desde a temporada 99/00 perdeu ontem em casa do União da Serra, por uma bola a zero, resultado que valeu aos "Serranos" a manutenção.
O Ol. Bairro, tem nas duas últimas jornadas, testes complicadíssimos: na próxima jornada, desloca-se aos Açores, para defrontar o Operário, que ainda não está a salvo; enquanto que na última jornada recebe o Tourizense, equipa que ocupa o 3º lugar.
Parece-me completamente condenada à descida, a equipa "bairradina".
A última vaga, será ao que tudo indica, ocupada por Marinhense ou Ac. Viseu.
A equipa da Marinha Grande, perdeu ontem na deslocação ao terreno do Eléctrico, e está agora numa posição bastante instável, apesar do seu grande rival, Ac. Viseu, também ter sido derrotado.
Os viseenses que foram surpreendidos na casa do último classificado, Vitória do Pico, recebem na próxima jornada o Eléctrico que já está completamente a salvo da descida, e podem dar um passo decisivo.
Ainda com possibilidades matemáticas de descida, está o Operário dos Açores, embora isso não deva acontecer.
A derrota de ontem dos açoreanos, frente ao líder Arouca, terá apenas adiado a festa da permanência.
Quanto a mim, serão os quatro actuais últimos a descerem.
A Sul, praticamente tudo resolvido.
Santana, Odivelas e Igreja Nova, sabiam há já algum tempo que a descida de divisão seria inevitável. Agora, resta encontrar quem acompanhará este trio na descida à III Divisão.
E, o mais que provável "acompanhante" das três equipas referidas em cima, será o Aljustrelense. Os alentejanos perderam ontem na recepção ao também alentejano, Atlético de Reguengos, e estão a um ponto de descerem.
Acima dos homens de Aljustrel, estão Marítimo B e Real, que somam ambos 35 pontos. Os alentejanos somam 29, e faltam apenas disputar dois jogos. Basta um ponto aos madeirenses e aos homens de Massamá para que a manutenção seja alcançada.
Nestes dois últimos jogos, veremos também se o plantel do Santana alcançará a tão desejada vitória. Em 28 jogos, a turma madeirense soma apenas 3 empates, e 25 derrotas.
Depois deste "breve" resumo, estão despromovidos à III Divisão:
Vieira (Zona Norte)
Igreja Nova (Zona Sul)
Odivelas (Zona Sul)
Santana (Zona Sul)












