quarta-feira, 28 de abril de 2010

D. Aves: João Silva no Everton.

O jovem jogador do D. Aves, João Silva (na foto) será jogador do Everton na próxima temporada.
A cumprir apenas a primeira época como sénior (tem 19 anos), João Silva é o segundo melhor marcador da Liga Vitalis, com 14 golos.
O Everton de Inglaterra, ganhou a corrida pelo jovem avançado, numa lista onde "entravam" os nomes de FC Porto, Sporting, Benfica, Sp. Braga, Dep. Coruña entre outros.
Segundo o órgão de comunicação inglês "SkySports" os "Toffees" desembolsaram cerca de 850 mil euros pelo passe de João Silva, que se mostrou "feliz" por esta evolução na sua carreira, pois irá jogar na "melhor liga do Mundo" citou o jogador.
Sobre o seu próximo clube, João Silva classifica o Everton como "um grande clube", e que "tem excelentes jogadores".
O avançado do D. Aves afirmou ainda acreditar que se irá dar bem em Inglaterra:
"Pelas minhas características, acredito que será perfeita para mim. Vai ser uma grande mudança, mas tenho ambição e vou manter uma atitude positiva" disse.
João Silva participou até ao momento em 27 dos 28 jogos que o clube avense realizou na Liga Vitalis.
Titular em 20, leva já 14 golos e ambiciona ser o melhor marcador da prova, pois está a apenas um golo de distância do melhor marcador, que é Reguila do Trofense.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Eslovénia: FC Koper campeão.

A notícia já vem tarde, mas ainda vem a tempo.
Na Eslovénia, o campeonato ficou decidido no passado sábado.
O FC Koper, venceu por 2-0 o Rudar Velenje e aproveitou o empate a zero do campeão em título, Maribor, para festejar a conquista do primeiro campeonato esloveno da sua história.
O Koper dispõe agora de 15 pontos de vantagem para o Maribor, quando faltam quatro jornadas para o fim da prova.
Esta conquista além de ser especial para "Os Canários", torna o Koper a quinta equipa a vencer o campeonato em 18 anos.
Resta dizer, que um dos grandes motores do Koper, é o também esloveno e ex-jogador do FC Porto, Miran Pavlin.
Aos 38 anos, e depois de "recuperar" o "seu" Olimpija Ljubljana, que entretanto havia caído nos Distritais eslovenos, Pavlin tornou-se jogador do Koper, e que ajuda tem dado aos "Canários".

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Liga Sagres: Belenenses despromovido.

Está encontrada a primeira equipa despromovida da Liga Sagres.
O Belenenses, perdeu esta noite em Guimarães, frente ao Vitória local, por 2-0, e viu confirmada a descida de divisão.
Este cenário era previsível há já bastante tempo, dado que os Homens de Belém nunca conseguiram abandonar os últimos lugares do campeonato.
Esta noite, em Guimarães, a equipa do emblema da "Cruz de Cristo" era obrigada a vencer, dado que estavam provisoriamente a oito pontos da salvação. Uma derrota hipotecaria definitiva e matematicamente as hipóteses do Belenenses em se manter na Liga Sagres.
Em 28 jornadas, o Belenenses apenas averbou duas vitórias, tendo empatado por onze ocasiões, destacando-se os empates em casa do (ainda) campeão FC Porto e o empate no Restelo frente ao Sporting.
As vitórias foram averbadas frente à Naval (casa) e Olhanense (fora).
Nos dois jogos que restam para o fim do campeonato, o Belenenses recebe a União de Leiria e desloca-se na última jornada ao terreno do Vitória de Setúbal.
Resta aos jogadores do Belenenses, tentarem vencer estes dois jogos, para darem mais algum "colorido" a uma época bastante cinzenta.

Holanda: Makaay termina carreira

O ponta de lança holandês Roy Makaay, anunciou esta segunda-feira o ponto final na sua carreira.
Aos 35 anos, Makaay terminará a carreira no fim da temporada, passando depois a desempenhar a função de treinador. O clube holandês prepara já, uma grande festa de despedida.
Makaay, começou a sua carreira no Vitesse em 1995, de onde saiu rumo ao Tenerife de Espanha, no ano de 1997.
De 1999 a 2003, representou o Corunha também de Espanha, clube pelo qual venceu a Bota de Ouro, troféu que premeia o melhor marcador da Europa. Apontou vinte e nove golos em 02/03.
Saiu em 2003, para o Bayern de Munique da Alemanha, clube que representou até 2007, altura em que voltou ao seu País, para representar o Feyenoord, onde permaneceu até agora.
Makaay foi ainda internacional pela "Laranja Mecânica" em quarenta e três ocasiões, tendo apontado seis golos. A sua estreia ocorreu em 1996, frente ao País de Gales.
Em conferência de imprensa, realizada nesta segunda-feira, Makaay explicou a sua decisão e mostrou-se motivado para o seu futuro como treinador.
Depois de tirar o curso, o mais certo é que assuma uma das equipas de formação do Feyenoord.

sábado, 24 de abril de 2010

"A foto do dia": Olha quem são eles...

Hoje na "foto do dia" recordo a passagem de Jesualdo Ferreira pelo Benfica.
A foto acima exibida, mostra também o adjunto José Gomes, que curiosamente é agora adjunto do Professor no FC Porto.
Além de José Gomes e Jesualdo Ferreira, aparece Fernando Chalana, que também integrava a equipa técnica dos "Encarnados".
Curioso, é o facto de esta foto ser relativa ao último jogo de Jesualdo pelo Benfica. Foi para a Taça de Portugal, num jogo em que os "Encarnados" acabaram eliminados pelo Gondomar da II Divisão B, como eu já aqui recordei.
Jesualdo Ferreira completou 30 jogos como treinador do Benfica, sendo que 29 jogos contaram para o Campeonato. Averbou 16 vitórias, 7 empates e 7 derrotas.
É caso para dizer "olha quem são eles" e por onde eles andavam em 2002....

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Acredita Simão!

Um golo de Forlán, logo aos 9' minutos, permitiu ao Atlético de Madrid vencer ontem à noite, o Liverpool, na primeira mão das Meias Finais da Liga Europa.
Um cruzamento de Jurado, permitiu ao avançado uruguaio rematar para uma primeira defesa de Reina, tendo na recarga Forlán feito o gosto ao pé.
No entanto, os "Reds" podem queixar-se de um golo mal anulado ao israelita Benayoun, que partiu em posição legal (aos 18'). O jogo no seu geral, teve poucas opurtunidades de golo, e a vitória do Atlético acaba por não sofrer contestação.
Simão acabou por ser substituído aos 78' por Valera, numa altura, em que Quique pretendeu "segurar" o resultado.
Quique Flores apostou em jogar pelas alas, e aí Reyes e Simão tiveram um papel proponderante no estratagema do clube madrileno. Já o Liverpool, revelou pouca ambição e algum cansaço.
Curiosamente, defrontaram-se os carrascos de Sporting e Benfica, e a vitória sorriu para a equipa que conta com jogadores lusos nas suas fileiras.
A segunda mão disputar-se-á em Anfield Road, na próxima quinta-feira, 29 de Abril.
Caso o Atlético siga para a final de Hamburgo, será a segunda vez consecutiva que Portugal terá um jogador "seu" na final, depois de Hugo Almeida, na temporada passada ter perdido a Taça UEFA para o Shakthar, ao serviço do Werder Bremen.

Nota final: O meu título deve-se ao facto de Tiago, não poder participar nas competições europeias pelo Atlético de Madrid.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sporting: Sinama Pongolle não joga mais esta temporada.

Sinama Pongolle não jogará mais esta temporada, com a camisola do Sporting.
O francês atravessa um grave problema familiar, devido à doença da filha mais velha. Doença essa que o obrigou a ausentar-se dos treinos nos primeiros dias do presente mês.
O avançado regressou, esta quinta-feira aos treinos, mas deverá ausentar-se novamente.
A direcção do Sporting esclarece a situação em comunicado:
"A Sporting SAD vem, uma vez mais, manifestar a sua compreensão pela situação difícil que o jogador Sinama-Pongolle enfrenta, aproveitando para esclarecer o seguinte:
1 - O jogador regressou hoje aos treinos mas, atendendo aos factores já conhecidos e ao seu estado psicológico, o Sporting assume que o atleta não jogará mais esta época;
2 - Atendendo à especificidade do problema familiar que está a viver, o Sporting entende e aceita que o jogador possa ter de se ausentar por curtos períodos de tempo e tudo fará para o ajudar a ultrapassar da melhor forma esta situação;
3 - O jogador segue um programa de treino individualizado e específico, com vista à manutenção da sua condição física e preparação da próxima temporada."
Pongolle que esta temporada já participou em cinco jogos na Liga Sagres, e marcou um golo, tendo ainda jogado por duas ocasiões na Taça de Portugal, fica assim afastado dos últimos três jogos da formação leonina.
O "Conversas Redondas" faz votos, para que o estado de saúde da filha de Pongolle, melhore.

AF Porto: Troca de identidades ou puro engano?

O Nun'Álvares, equipa que compete na Série 2 da I Divisão Distrital da AF Porto, deu hoje entrada no referido organismo, um protesto relativo ao jogo do passado domingo frente ao Zezerense, que terminou com a vitória dos Homens de Santa Marinha do Zêzere.
Tudo isto porque, a formação da casa (Zezerense) terá trocado a identidade de um dos seus jogadores.
O Nun'Álvares alega que o Zezerense utilizou o jogador César Alves de forma ilegal, visto que este atleta havia sido expulso há duas jornadas atrás.
Segundo os dirigentes do Nun'Álvares, o Zezerense fez alinhar César com a ficha de inscrição de Leandro Silva, outro jogador da equipa.
"Fomos avisados perto do final da partida e informámos o árbitro. Ele chamou a GNR, para que o César fosse identificado, e o jogador fugiu. Ainda o agarrámos, mas ele tinha já um carro à espera e mais ninguém o viu. Quem não deve não teme" citou Belmiro Sousa, presidente do Nun'Álvares, ao "MaisFutebol".
O Nun'Álvares argumenta a sua tese com algumas explicações:
"Durante todo o jogo, os colegas tratavam o número 24 (na foto) por César, apesar de na ficha do jogo estar identificado como Leandro Silva. Até os dirigentes do Zezerense se enganaram. Aos órgãos de comunicação social presentes entregaram a equipa com o César incluído e sem o tal Leandro Silva" disse o presidente do Nun'Álvares.
Certo é que, a partida terminou com a vitória do Zezerense por 1-0, sendo o golo da autoria de...César (ou Leandro?).
Do lado da equipa de Santa Marinha do Zêzere, o treinador Luís Miguel, argumenta que César não jogou por opção técnica, pois havia sido castigado com apenas um jogo, e cumpriu-o frente ao Folgosa da Maia, no passado dia 11 de Abril.
"Fotos, testemunhas? Tenho de colocar a veracidade de tudo isso em causa. Não entendo este protesto. O que é grave é saber que há outros emblemas que fazem alinhar jogadores que nem sequer estão inscritos" referiu.
Sobre a alegada fuga do atleta César após o término da partida e, depois de as autoridades terem sido alertadas sobre uma eventual troca de identidade, Luís Miguel respondeu:
"Ele reagiu assim porque ficou incrédulo, tal como as restantes pessoas presentes. Se não tínhamos qualquer atleta castigado, por que razão havia alguém de ser identificado?"
No meio de tudo isto, uma coisa é certa.
César Alves foi castigado com um jogo de suspensão, depois de ter sido expulso frente ao Sobrado a 28 de Março, e cumpriu essa punição frente ao Folgosa da Maia, há cerca de duas semanas.
Resta dizer, que o Nun'Álvares é líder a uma jornada do fim, embora em igualdade pontual com mais duas equipas: Baião e Ac. Felgueiras.
Quanto ao Zezerense, ocupa o 16º lugar, estando portanto um lugar acima da linha de água, que é ocupada por Aliança de Gandra e Crestuma.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Recordar: Pedro Dimas no Newcastle.

Poucos devem ser aqueles que se lembram da passagem de Pedro Dimas, pelo Newcastle de Inglaterra.
Este ribatejano de gema (nasceu em Vila Franca de Xira), começou a carreira ao serviço do Louletano, com apenas 6 anos.
Ingressou então nas Escolinhas do clube tendo permanecido até aos Juvenis, altura em que deu nas vistas e reforçou os Juniores do FC Porto, em 1999.
Em 2000, depois de uma boa temporada ao serviço da equipa júnior dos "Dragões", recebeu um convite "aliciante" do Newcastle de Inglaterra, para prestar provas.
Dimas, aceitou e com as devidas autorizações por parte do FC Porto, viajou até ao Norte de Inglaterra, acabando por realizar apenas um único jogo amigavel, o que foi suficiente para convencer Bobby Robson (esse mesmo !), a oferecer-lhe um contrato nos "Magpies".
Assinou, e cumpriu o seu segundo ano de Júnior, a jogar pelas reservas do Newcastle, enfrentado grandes nomes do futebol internacional, como David Ginola, Alan Smith ou Jermaine Defoe.
Também, se pode "orgulhar" de ter partilhado o balneário com Olivier Bernard, um defesa esquerdo francês que fez grande parte da sua carreira ao serviço dos "Magpies".
A temporada 2000/2001 terminou, veio a seguinte, e com ela veio uma excelente notícia para Pedro Dimas.
O jovem que chegou como médio a Newcastle, mas rapidamente foi adaptado a extremo, integraria a equipa principal dos "Magpies" na temporada 01/02.
No entanto, uma série sucessiva de lesões impediram que Pedro Dimas se estrea-se na Premier League, e o jovem jogador jogou mais uma vez pelas Reservas. No entanto, esteve sempre "à espreita" quanto a uma possível chamada a equipa principal.
Algo que não aconteceu.
No fim da temporada, Dimas, terminou a ligação ao Newcastle, por opção dos responsáveis do clube inglês.
Regressou a Portugal e ao seu clube "de sempre" Louletano, tendo representado depois Farense, Imortal e Lousada, antes de chegar ao Sp. Espinho em 2006, onde ainda se mantém.
Curioso, é o facto de Dimas, ter começado como médio, ter representado o Newcastle como extremo, ter recuado para defesa esquerdo no Lousada, e passar a defesa central no Sp. Espinho.
Polivalência não lhe falta....

Barcelona: A culpa é de Olegário ?

Para começar, não me posso adiantar muito sobre a actuação do árbitro Olegário Benquerença no jogo de ontem, pois não vi o jogo, na sua totalidade.
Mas, por aquilo que li hoje no diário desportivo "O Jogo", fiquei com a ideia, que colocar a culpa da derrota em Olegário, não fica bem aos "blaugrana". É de uma indelicadeza total.
No já referido diário desportivo, a crónica sobre a equipa de arbitragem do jogo de ontem, é da autoria do ex-árbitro português Jorge Coroado.
Coroado, frisa que a equipa portuguesa, esteve concentrada e fez uma boa arbitragem, tendo ajuizado bem uma alegada simulação de Daniel Alves, apesar de ter agido mal em termos disciplinares. Os dois primeiros cartões amarelos que foram exibidos devido a protestos, e uma falta sobre um jogador do Inter (aos 38') que justificava cartão, são os casos evidenciados por Coroado.
Depois de ler a crónica do ex-árbitro, fiquei com a sensação que a comitiva do Barcelona bem como os jornais desportivos espanhóis, culpam o árbitro, não só por ser português mas também porque não querem reconhecer o mérito de Mourinho.
Mourinho definiu uma estratégia que fosse capaz, de parar Messi, Pedro e companhia. E essa estratégia, resultou na perfeição, pois pelo que já li e ouvi, o Inter fez um jogo excepcional e mereceu a vitória.
Veremos na segunda mão, caso a equipa "blaugrana" não siga em frente na "Champions", de quem terá sido a culpa.