sexta-feira, 30 de abril de 2010

Recordar: A solidariedade do Leça - 2002

(Autocarro do Leça FC foi colocado à disposição do U. Lamas.)
A época 2002/2003 ia sensivelmente a meio, e o plantel do União de Lamas, já tinha três meses de salário em atraso. A juntar aos problemas financeiros, o U. Lamas tinha apenas duas pessoas a zelar pelo funcionamento normal do clube.
Sensibilizados com todos estes problemas, os jogadores do Leça, que competiam no mesmo escalão do U. Lamas - na Liga de Honra -, uniram-se para ajudar o clube lamacense a tentar superar algumas das dificuldades, e tomaram iniciativas no sentido de ajudar o Lamas a sair da crise em que se encontrava.
Os jogadores leceiros disponibilizaram-se para a realização de jogos amigáveis, com o objectivo de angariar fundos a favor do União de Lamas, e pediram também auxilio à Comissão Administrativa que geria o Leça, para que ajudassem o U. Lamas dentro das possibilidades.
A resposta da CA foi afirmativa e ao dispor do U. Lamas, ficou o autocarro do Leça (incluindo combustível e motorista) para que o clube lamacense marcasse presença em Vila do Conde, onde iria enfrentar o Rio Ave, na jornada doze.
Os leceiros decidiram ainda doar 50% da receita obtida na venda dos bilhetes aos adeptos visitantes, na partida entre Leça e Felgueiras.
O União de Lamas ocupava na altura o último lugar com apenas oito pontos, e veio a descer com dezanove, sem nunca deixar a última posição do campeonato.
Já o Leça, curiosamente, também desceu, apesar de na altura estar acima da linha de água, com doze pontos. No fim da prova os leceiros contabilizaram trinta e nove pontos, e terminaram o campeonato na penúltima posição.
Foi, sem dúvida, um gesto muito bonito dos jogadores e da Comissão Administrativa do Leça, que se uniram em torno do União de Lamas, um clube do mesmo escalão e com dificuldades semelhantes às que vivia o clube matosinhense.
Gestos e acções como esta, devem ser sempre recordadas.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

CA Felgueiras

A extinção do FC Felgueiras em 2005, levou a que um grupo de amigos fundasse em 2006, o Clube Académico de Felgueiras.
A cidade e o povo estavam sem futebol há cerca de um ano, e o CAF estreou-se em 2006/2007 no último escalão do futebol português: na II Divisão Distrital da AF Porto.
A época de estreia, valeu também o primeiro título oficial do clube, que acabou por conquistar o campeonato sem derrotas, apesar de ter andado toda a época com "a casa às costas" devido a não ter o seu próprio estádio.
Actualmente, o CA Felgueiras disputa a I Divisão Distrital da AF Porto, campeonato onde chegou em 2007/08. No último fim de semana, o CAF sagrou-se campeão, e irá jogar na Divisão de Honra na próxima temporada.
No plantel, o nome "mais sonante" é o de Raúl, médio formado no FC Felgueiras, e que esteve também na última época do FC Felgueiras nos campeonatos profissionais.
Fazem também parte do plantel, vários jogadores oriundos da formação do FC Felgueiras, como é o caso do capitão Jorge Ferreira.
O CAF utiliza o Estádio Dr. Machado de Matos (agora pelado) para efectuar os seus jogos caseiros, e além da equipa sénior conta ainda com cinco equipas de formação, espalhadas pelos diversões escalões.
O objectivo principal, é que a equipa sénior ingresse nos campeonatos Nacionais, o mais rapidamente possível.

Históricos do Nosso Futebol: FC Felgueiras

Futebol Clube de Felgueiras. Fundado em 1933, na cidade de Felgueiras, o FCF é presidido actualmente por Miguel Ribeiro.
Da data da sua fundação até 1982, o FC Felgueiras disputou os Distritais da AF Porto, onde venceu a II Divisão Distrital por uma ocasião.
Em 1982, o Felgueiras venceu a I Divisão Distrital (hoje designada Divisão de Honra), e ascendeu aos Campeonatos Nacionais.
Na III Divisão Nacional (Série A), o Felgueiras esteve apenas duas temporadas. Na época de estreia (82/83) os felgueirenses terminaram o campeonato no 10º lugar final, enquanto que na época seguinte terminaram a temporada no 2º lugar, e ascenderam à II Divisão.
Na II Divisão Zona Norte, o Felgueiras esteve durante seis temporadas, tendo a melhor classificação sido o 4º lugar obtido em 85/86.
Em 1990, a reformulação dos campeonatos nacionais, "baixou" o Felgueiras para o terceiro escalão do futebol português, que se designava II Divisão B.
Depois de uma tranquila primeira temporada, o Felgueiras apostou na subida e conseguiu-a.
Foi no fim da temporada 91/92 sob o comando de Mário Reis, que os felgueirenses ascenderam à Liga de Honra.
Na Liga de Honra, o Felgueiras esteve três temporadas consecutivas, e todas elas foram sempre em crescendo. 10º lugar em 92/93, 6º em 93/94 e 3º em 94/95.
Foi precisamente em 1995, com a conquista do 3º lugar final, que o clube duriense ascendeu à Primeira Divisão.
Com Jorge Jesus no comando, o Felgueiras apenas subiu ao terceiro lugar na penúltima jornada, aproveitando a derrota do Estoril.
Na última jornada, o adversário foi precisamente o Estoril, que acabou derrotado por 1-0.
Na Primeira Divisão os "Durienses" chegaram a ser o clube sensação depois de realizarem uma boa primeira volta, ocupando sempre os lugares da primeira metade da tabela.
Com um plantel composto por jogadores bastante experientes como Leal (ex jogador do Sporting, e do E. Amadora) e Abel Silva (campeão pelo Benfica), e que contava ainda com Sérgio Conceição, na altura um jovem cedido a título de empréstimo pelo FC Porto, o Felgueiras acabou por realizar uma segunda volta completamente desastrosa, tendo amealhado apenas três vitórias em 17 jogos.
Aos 11 pontos conseguidos na segunda volta, se juntarmos os vinte e dois conseguidos na primeira, dá um total de 33 pontos conquistados pelo Felgueiras. 33 pontos esses, que foram insuficientes para que o clube duriense permanecesse na I Divisão.
Um ano depois, o Felgueiras regressava a II Divisão de Honra.
Na Liga de Honra, o Felgueiras esteve depois nove temporadas consecutivas, com dois pormenores (bastante) interessantes.
Em três dessas nove temporadas, o clube quedou-se no 16º lugar, que dá direito a despromoção à II Divisão B, mas nunca acabou despromovido.
Em 2000/2001, o 16º lugar final do Felgueiras, acabou por ser "ocupado" pelo FC Marco, após um processo administrativo ocorrido entre estes dois clubes; em 2001/2002, o Felgueiras "safou-se" às custas da extinção do Campomaiorense; e finalmente em 2002/2003, o clube duriense beneficiou da descida administrativa do Farense à II Divisão B.
Depois de três "salvamentos" impensáveis seguiram-se duas temporadas tranquilas, coincidindo com a obtenção de dois 11ºs lugares.
Isto tudo foi obtido no meio de uma grave crise financeira.
Para 2005/2006, o plantel estava formado e contava apenas com três jogadores oriundos da temporada passada: Pedro Miguel, Bacari e Raúl. A que se juntavam jogadores experientes, como o central Marco Almeida e o médio Barrigana, bem como jogadores jovens com bastante potencial (André Soares, Bruno Magalhães, Cristopher, etc.).
No entanto, a LPFP (Liga Portuguesa de Futebol Profissional) impediu o clube duriense de participar na Liga de Honra, por dívidas ao Fisco e à Segurança Social, bem como a existência de salários em atraso a ex-jogadores.
A participação na II Divisão B seria o destino, mas nem no terceiro escalão os felgueirenses conseguiram participar, já que a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) não aceitou a inscrição do FC Felgueiras.
Além das graves dificuldades financeiras que o clube atravessava, a situação piorou depois que foi instaurado à presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, um processo-crime por alegadamente servir indevidamente o clube, em determinados montantes.
Depois de todos estes problemas, e devido à falta de soluções, os sócios do FC Felgueiras decidiram proceder à extinção do clube.
No entanto, em 2007/2008 o FC Felgueiras "apareceu" para competir na Série 2 da 2ª Divisão da AF Porto, tendo obtido um 4º lugar final.
O futebol sénior voltou a ser extinto e actualmente o clube, funciona apenas com as camadas jovens, tendo cinco equipas em actividade (uma por cada escalão), além da equipa sénior feminina que compete na II Divisão Nacional.
O clube disputa os jogos caseiros no Estádio Dr. Machado de Matos, e usa como equipamento principal, camisola azul e vermelha com listas verticais, calção azul e meia azul.

Palmarés do FC Felgueiras:
Campeonato Nacional da II Divisão B: 1 (1991/1992);
Campeonato da Divisão de Honra da AF Porto: 1 (1981/1982);
Campeonato da I Divisão Distrital AF Porto: 1 (1965/1966);

quarta-feira, 28 de abril de 2010

D. Aves: João Silva no Everton.

O jovem jogador do D. Aves, João Silva (na foto) será jogador do Everton na próxima temporada.
A cumprir apenas a primeira época como sénior (tem 19 anos), João Silva é o segundo melhor marcador da Liga Vitalis, com 14 golos.
O Everton de Inglaterra, ganhou a corrida pelo jovem avançado, numa lista onde "entravam" os nomes de FC Porto, Sporting, Benfica, Sp. Braga, Dep. Coruña entre outros.
Segundo o órgão de comunicação inglês "SkySports" os "Toffees" desembolsaram cerca de 850 mil euros pelo passe de João Silva, que se mostrou "feliz" por esta evolução na sua carreira, pois irá jogar na "melhor liga do Mundo" citou o jogador.
Sobre o seu próximo clube, João Silva classifica o Everton como "um grande clube", e que "tem excelentes jogadores".
O avançado do D. Aves afirmou ainda acreditar que se irá dar bem em Inglaterra:
"Pelas minhas características, acredito que será perfeita para mim. Vai ser uma grande mudança, mas tenho ambição e vou manter uma atitude positiva" disse.
João Silva participou até ao momento em 27 dos 28 jogos que o clube avense realizou na Liga Vitalis.
Titular em 20, leva já 14 golos e ambiciona ser o melhor marcador da prova, pois está a apenas um golo de distância do melhor marcador, que é Reguila do Trofense.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Eslovénia: FC Koper campeão.

A notícia já vem tarde, mas ainda vem a tempo.
Na Eslovénia, o campeonato ficou decidido no passado sábado.
O FC Koper, venceu por 2-0 o Rudar Velenje e aproveitou o empate a zero do campeão em título, Maribor, para festejar a conquista do primeiro campeonato esloveno da sua história.
O Koper dispõe agora de 15 pontos de vantagem para o Maribor, quando faltam quatro jornadas para o fim da prova.
Esta conquista além de ser especial para "Os Canários", torna o Koper a quinta equipa a vencer o campeonato em 18 anos.
Resta dizer, que um dos grandes motores do Koper, é o também esloveno e ex-jogador do FC Porto, Miran Pavlin.
Aos 38 anos, e depois de "recuperar" o "seu" Olimpija Ljubljana, que entretanto havia caído nos Distritais eslovenos, Pavlin tornou-se jogador do Koper, e que ajuda tem dado aos "Canários".

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Liga Sagres: Belenenses despromovido.

Está encontrada a primeira equipa despromovida da Liga Sagres.
O Belenenses, perdeu esta noite em Guimarães, frente ao Vitória local, por 2-0, e viu confirmada a descida de divisão.
Este cenário era previsível há já bastante tempo, dado que os Homens de Belém nunca conseguiram abandonar os últimos lugares do campeonato.
Esta noite, em Guimarães, a equipa do emblema da "Cruz de Cristo" era obrigada a vencer, dado que estavam provisoriamente a oito pontos da salvação. Uma derrota hipotecaria definitiva e matematicamente as hipóteses do Belenenses em se manter na Liga Sagres.
Em 28 jornadas, o Belenenses apenas averbou duas vitórias, tendo empatado por onze ocasiões, destacando-se os empates em casa do (ainda) campeão FC Porto e o empate no Restelo frente ao Sporting.
As vitórias foram averbadas frente à Naval (casa) e Olhanense (fora).
Nos dois jogos que restam para o fim do campeonato, o Belenenses recebe a União de Leiria e desloca-se na última jornada ao terreno do Vitória de Setúbal.
Resta aos jogadores do Belenenses, tentarem vencer estes dois jogos, para darem mais algum "colorido" a uma época bastante cinzenta.

Holanda: Makaay termina carreira

O ponta de lança holandês Roy Makaay, anunciou esta segunda-feira o ponto final na sua carreira.
Aos 35 anos, Makaay terminará a carreira no fim da temporada, passando depois a desempenhar a função de treinador. O clube holandês prepara já, uma grande festa de despedida.
Makaay, começou a sua carreira no Vitesse em 1995, de onde saiu rumo ao Tenerife de Espanha, no ano de 1997.
De 1999 a 2003, representou o Corunha também de Espanha, clube pelo qual venceu a Bota de Ouro, troféu que premeia o melhor marcador da Europa. Apontou vinte e nove golos em 02/03.
Saiu em 2003, para o Bayern de Munique da Alemanha, clube que representou até 2007, altura em que voltou ao seu País, para representar o Feyenoord, onde permaneceu até agora.
Makaay foi ainda internacional pela "Laranja Mecânica" em quarenta e três ocasiões, tendo apontado seis golos. A sua estreia ocorreu em 1996, frente ao País de Gales.
Em conferência de imprensa, realizada nesta segunda-feira, Makaay explicou a sua decisão e mostrou-se motivado para o seu futuro como treinador.
Depois de tirar o curso, o mais certo é que assuma uma das equipas de formação do Feyenoord.

sábado, 24 de abril de 2010

"A foto do dia": Olha quem são eles...

Hoje na "foto do dia" recordo a passagem de Jesualdo Ferreira pelo Benfica.
A foto acima exibida, mostra também o adjunto José Gomes, que curiosamente é agora adjunto do Professor no FC Porto.
Além de José Gomes e Jesualdo Ferreira, aparece Fernando Chalana, que também integrava a equipa técnica dos "Encarnados".
Curioso, é o facto de esta foto ser relativa ao último jogo de Jesualdo pelo Benfica. Foi para a Taça de Portugal, num jogo em que os "Encarnados" acabaram eliminados pelo Gondomar da II Divisão B, como eu já aqui recordei.
Jesualdo Ferreira completou 30 jogos como treinador do Benfica, sendo que 29 jogos contaram para o Campeonato. Averbou 16 vitórias, 7 empates e 7 derrotas.
É caso para dizer "olha quem são eles" e por onde eles andavam em 2002....

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Acredita Simão!

Um golo de Forlán, logo aos 9' minutos, permitiu ao Atlético de Madrid vencer ontem à noite, o Liverpool, na primeira mão das Meias Finais da Liga Europa.
Um cruzamento de Jurado, permitiu ao avançado uruguaio rematar para uma primeira defesa de Reina, tendo na recarga Forlán feito o gosto ao pé.
No entanto, os "Reds" podem queixar-se de um golo mal anulado ao israelita Benayoun, que partiu em posição legal (aos 18'). O jogo no seu geral, teve poucas opurtunidades de golo, e a vitória do Atlético acaba por não sofrer contestação.
Simão acabou por ser substituído aos 78' por Valera, numa altura, em que Quique pretendeu "segurar" o resultado.
Quique Flores apostou em jogar pelas alas, e aí Reyes e Simão tiveram um papel proponderante no estratagema do clube madrileno. Já o Liverpool, revelou pouca ambição e algum cansaço.
Curiosamente, defrontaram-se os carrascos de Sporting e Benfica, e a vitória sorriu para a equipa que conta com jogadores lusos nas suas fileiras.
A segunda mão disputar-se-á em Anfield Road, na próxima quinta-feira, 29 de Abril.
Caso o Atlético siga para a final de Hamburgo, será a segunda vez consecutiva que Portugal terá um jogador "seu" na final, depois de Hugo Almeida, na temporada passada ter perdido a Taça UEFA para o Shakthar, ao serviço do Werder Bremen.

Nota final: O meu título deve-se ao facto de Tiago, não poder participar nas competições europeias pelo Atlético de Madrid.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sporting: Sinama Pongolle não joga mais esta temporada.

Sinama Pongolle não jogará mais esta temporada, com a camisola do Sporting.
O francês atravessa um grave problema familiar, devido à doença da filha mais velha. Doença essa que o obrigou a ausentar-se dos treinos nos primeiros dias do presente mês.
O avançado regressou, esta quinta-feira aos treinos, mas deverá ausentar-se novamente.
A direcção do Sporting esclarece a situação em comunicado:
"A Sporting SAD vem, uma vez mais, manifestar a sua compreensão pela situação difícil que o jogador Sinama-Pongolle enfrenta, aproveitando para esclarecer o seguinte:
1 - O jogador regressou hoje aos treinos mas, atendendo aos factores já conhecidos e ao seu estado psicológico, o Sporting assume que o atleta não jogará mais esta época;
2 - Atendendo à especificidade do problema familiar que está a viver, o Sporting entende e aceita que o jogador possa ter de se ausentar por curtos períodos de tempo e tudo fará para o ajudar a ultrapassar da melhor forma esta situação;
3 - O jogador segue um programa de treino individualizado e específico, com vista à manutenção da sua condição física e preparação da próxima temporada."
Pongolle que esta temporada já participou em cinco jogos na Liga Sagres, e marcou um golo, tendo ainda jogado por duas ocasiões na Taça de Portugal, fica assim afastado dos últimos três jogos da formação leonina.
O "Conversas Redondas" faz votos, para que o estado de saúde da filha de Pongolle, melhore.