quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mundial 2010: Ainda estão a falar mal de Eduardo?

Em primeiro lugar, devo dizer que a minha primeira opção para a baliza portuguesa, seria Quim. Queiroz assim não o entendeu, escolhendo um Eduardo, que eu nunca critiquei e muito menos pus em causa o seu valor.
Ao longo da qualificação, o guarda-redes do Braga foi-se afirmando como o titular, e foi com naturalidade que todos o vimos defender no Mundial. Se assim não tivesse acontecido, teria sido uma surpresa, apesar de muitos serem aqueles que criticavam Eduardo, mesmo que não tivessem razões para o fazer.
Veio a Costa do Marfim, com um ataque fortíssimo, estava lá Eduardo para nos "salvar"; seguiu-se um jogo com a Coreia, onde o guardião não teve muito trabalho, e para fechar a fase de grupos, veio o adversário que mais trabalho deu a Eduardo: o Brasil.
Tal como havia feito no jogo de estreia de Portugal no Mundial, Eduardo fez uma exibição muito segura, salvando por diversas vezes a selecção portuguesa de sofrer um golo.
E ontem, naquele que acabou por ser o último jogo da nossa selecção no Mundial da África do Sul, Eduardo esteve em grande. Fez a sua melhor exibição neste campeonato.
Em sete minutos, teve três defesas apertadas, dando mais confiança aos adeptos. Os remates espanhóis continuaram tanto na primeira parte como na segunda, e Eduardo evitou o golo de David Villa até onde foi possível.
No lance do golo (procedido de fora de jogo, diga-se), ainda defendeu um primeiro remate de Villa, não conseguindo depois parar o segundo.
Ainda brilhou, ao defender um remate cruzado de Sergio Ramos, que levava "veneno".
No fim do jogo, deitou lágrimas de tristeza e de desconsolo. Por tudo aquilo que fez ao longo da competição, merecia um pouco mais de "respeito" por parte dos colegas, que ontem não souberam fazer uma exibição ao nível da de Eduardo.
Para alguns, não terá feito mais do que a sua "obrigação", mas mesmo depois de duas excelentes exibições perante os dois primeiros classificados do Ranking da FIFA, ainda haverá alguém que se sinta capaz de falar mal de Eduardo ?

terça-feira, 29 de junho de 2010

Mundial 2010: "Adiós"

O "Sonho Africano" como lhe chamou a SportTv, conheceu hoje o seu último capítulo. Portugal perdeu frente à Espanha por 1-0 e disse "adiós" ao campeonato do Mundo.
Queiroz apelidou o jogo com o Brasil, como um bom "jogo de treino" para este embate com a Espanha, e talvez por isso manteve a aposta em Ricardo Costa e Pepe, mantendo a solidez defensiva.
Na frente de ataque, Ronaldo manteve a titularidade, e "recebeu" novos companheiros. Hugo Almeida e Simão voltaram ao onze, por troca com Danny e Duda.
Mesmo com todos os cuidados defensivos, a Espanha entrou claramente por cima no jogo, e em sete minutos teve três remates perigosos: Torres logo no primeiro minuto, e depois David Villa em duas ocasiões (3' e 7') obrigaram Eduardo a defesas apertadas.
Portugal só aos 17' rematou à baliza espanhola. Ronaldo na conversão de um livre atirou em jeito, mas fácil para Casillas.
A selecção das "Quinas" acertou mais nas marcações e foi aumentando o número de percentagem de posse de bola.Tiago de fora de área e Cristiano Ronaldo novamente de livre, obrigaram "San Iker" a duas defesas incompletas.
O primeiro tempo acabou mesmo com Portugal perto da baliza espanhola, mas sem a devida finalização. Hugo Almeida e Tiago, tiveram duas oportunidades de cabeça, mas ambos atiraram para fora.No segundo tempo, a estratégia portuguesa parecia ainda mais consolidada, e até pertenceu a Portugal a primeira oportunidade do segundo tempo.
Hugo Almeida trabalhou bem e esperou pela entrada de Ronaldo. O seu cruzamento, acabou por encontrar pela frente Puyol, e o espanhol ao desviar quase fez auto-golo.
Aos 58' minutos, ambos os técnicos fizeram a primeira alteração no jogo e foi aí que Portugal perdeu. Queiroz trocou Hugo Almeida por Danny, passando Ronaldo para o meio, mas acabou por tirar (demasiada) profundidade à equipa.
No lado espanhol, Del Bosque, lançou Llorente por troca com Torres, e ficou claramente a ganhar. Llorente estava em campo há dois minutos, e de cabeça obrigou Eduardo a uma excelente defesa. Depois apareceu David Villa.
Primeiro com um remate perigoso que passou ligeiramente ao lado do poste, depois com o golo. Eduardo ainda defendeu um primeiro remate do espanhol, mas nada pode fazer para evitar o segundo. Aos 63' minutos, Portugal via-se pela primeira vez em desvantagem neste campeonato do Mundo.
A partir daqui o jogo perdeu emotividade, e tornou-se um jogo com ritmo de treino. Queiroz ainda lançou Pedro Mendes e Liedson, tirando Pepe e Simão, mas não conseguiu resultados práticos.
O golo do empate nunca esteve perto (esteve mais perto o segundo golo espanhol), e a Espanha estava claramente nas "suas quintas" a dominar o jogo, e com espaço para circular bola.
Perto do final, a expulsão de Ricardo Costa deitou por terra as aspirações portuguesas em chegar ao empate. Se é, que ainda haviam !
Portugal regressa agora a casa, enquanto a Espanha enfrentará o Paraguai, nos quartos de final.Ficha de Jogo:

Portugal: Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes 72'), Tiago e Raúl Meireles; Simão (Liedson 72'), Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Danny 58');
Treinador: Carlos Queiroz; Suplentes Não Utilizados: Beto, Daniel Fernandes; Rolando, Paulo Ferreira, Miguel, Miguel Veloso e Deco.
Lesionados: Rúben Amorim e Duda.

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevilla; Xabi Alonso (Marchena 90+2'), Busquets, Xavi e Iniesta; David Villa (Pedro Rodríguez 88') e Fernando Torres (Llorente 58');
Treinador: Vicente del Bosque; Suplentes Não Utilizados: Valdés, Reina; Raúl Albiol, Arbeloa, Javi Martínez, Fabregas, Jesus Navas, Mata e David Silva;

Disciplina:
Amarelos: Xabi Alonso 74'; Tiago 80';

Vermelho: Ricardo Costa 90';

Golo: 0-1 David Villa 63';

Brasil: Jardel ruma à Bulgária

(Na sua primeira experiência no futebol europeu, Jardel deu cartas ao serviço do FC Porto.)
Mesmo com 36 anos, Mário Jardel não pára.
O antigo jogador do FC Porto e do Sporting, assinou ontem um acordo válido por uma temporada, com o Cherno More da Bulgária, onde irá ser companheiro de um outro brasileiro com passado recente em Portugal: Marco Tiago - passou por Feirense, Chaves, Estoril e Freamunde.
O atacante brasileiro até já foi apresentado oficialmente pelo seu novo clube, e continuará a vestir a "mítica" camisola 16.
Jardel mostrou-se confiante quanto a este novo desafio, mas acima de tudo espera estar em forma e ajudar o Cherno More a conseguir os seus objectivos.
Depois de passar por Portugal, Turquia, Inglaterra, Itália, Espanha e Chipre, Jardel irá efectuar a sua sétima experiência no futebol europeu.
Esperemos que tenha na Bulgária, o mesmo êxito que teve aquando das suas passagens por FC Porto e Sporting.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

"A foto do dia": Portugal 1-0 Espanha.

Como já vem sendo hábito, vou recordar o último jogo entre a nossa selecção e o nosso próximo adversário.
A foto do dia hoje, mostra-nos Nuno Gomes a preparar o remate que deu o golo e a qualificação de Portugal para os Quartos de Final do Euro 2004.
Portugal entrava para a última jornada com hipóteses de qualificação para a fase seguinte, mas do outro lado estava a selecção espanhola, também ela com possibilidades de seguir em frente.
Nuno Gomes entrou ao intervalo para o lugar do outro "matador" da selecção Portuguesa, Pedro Pauleta, e aos 57' disparou forte de fora de área, não dando hipótese de defesa a Iker Casillas.
Portugal venceu, qualificou-se e o resto da história já todos conhecem...
Actualmente, a Espanha é "apenas" e só a campeã europeia em título, e a qualidade da equipa em relação à de 2004, é claramente superior.
Na equipa de Portugal, continuo a defender que Nuno Gomes tinha lugar. É que, quem sabe nunca esquece !
Recorde a equipa de Portugal no último jogo frente à Espanha:

Ricardo; Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche e Deco; Luís Figo (Petit 78'), Cristiano Ronaldo (Fernando Couto 85') e Pauleta (Nuno Gomes 45');
Treinador: Luiz Felipe Scolari; Suplentes Não Utilizados: Quim, Moreira; Beto, Rui Jorge, Paulo Ferreira, Rui Costa, Tiago, Simão Sabrosa e Hélder Postiga;

E agora, recorde o golo de Nuno Gomes:

domingo, 27 de junho de 2010

Recordar: David Suazo no Benfica.

Continuo a recordar os "Mundialistas" que passaram pelo futebol português, e hoje "chegou a vez" de David Suazo das Honduras, apesar da selecção caribenha já ter sido eliminada do Mundial.
Suazo chegou ao Benfica em 2008, por empréstimo do Inter de Milão. Sem espaço na equipa da capital de Itália, este hondurenho foi a par de Pablo Aimar e Jose Antonio Reyes, uma das contratações mais sonantes dos encarnados para a época 2008/2009.
A estreia de Suazo com a camisola do Benfica, ocorreu perante o Nápoles em jogo a contar para a 1ª Eliminatória da Liga Europa, tendo o avançado hondurenho feito o primeiro golo dos encarnados no jogo (o Benfica acabou por perder 3-2 em Itália).
Neste mesmo jogo, Suazo contraíu uma lesão grave que o manteve afastado dos relvados por aproximadamente um mês.
Regressou à competição, frente ao Hertha de Berlin, novamente em jogo a contar para a Liga Europa.
Depois deste regresso, afirmou-se como uma das peças-chave do onze de Quique Flores, e manteve a titularidade até Dezembro, altura da habitual paragem natalícia.
Em dois meses, participou em doze dos três jogos realizados pelo Benfica, tendo apenas sido suplente utilizado em duas ocasiões (Hertha Berlin para a Liga Europa e Académica para o Campeonato). Foi suplente não utilizado frente ao Metalist, jogo em que os encarnados foram derrotados por 1-0, e acabaram afastados das competições europeias.
Pelo meio marcou quatro golos, todos eles para o Campeonato: V. Guimarães (fora); V. Setúbal (casa) e um bis frente ao Marítimo, na vitória dos encarnados na Madeira por claros 6-0.
Foi titular no primeiro encontro do Benfica no ano de 2009, aquando da deslocação benfiquista à Trofa, ao reduto do Trofense (derrota por 2-0).
Participou em mais dois jogos (V. Guimarães para a Carlsberg Cup e Sp. Braga para o Campeonato), e foi suplente não utilizado no jogo seguinte, frente à Olhanense para a Carlsberg Cup.
Fez mais dois jogos, ambos frente ao Belenenses, embora para competições diferentes. No primeiro, entrou aos 61' em partida referente à Carlsberg Cup e para o campeonato esteve em campo durante os 90' minutos.
A contas com problemas físicos falhou a recepção encarnada ao Rio Ave, em jogo a contar para a Liga Sagres, tendo regressado no Estádio do Dragão perante o FC Porto, num jogo que terminou empatado a um golo.
Na visita ao terreno dos azuis e brancos, ressentiu-se da lesão e acabou substituído aos 62', falhando depois a partida frente ao Paços de Ferreira (para a Liga Sagres), na semana seguinte.
Regressou no jogo seguinte, na visita do Benfica ao terreno do Sporting em jogo a contar para a Liga Sagres, em que os encarnados saíram derrotados por 3-2.
Depois do derby lisboeta, voltou a enfrentar um largo período de paragem tendo regressado, exactamente um mês depois e novamente frente ao Sporting.
Desta vez, o jogo foi a contar para a Carlsberg Cup (a tal final de Pedro Silva...) tendo Suazo actuado os 120' minutos sem marcar qualquer golo. Os encarnados acabaram por conquistar o troféu após marcação de grandes penalidades.
Certamente que os adeptos do Benfica esperavam mais deste jogador que curiosamente possuí a mesma alcunha que a grande figura benfiquista, Eusébio: "A Pantera Negra".
O facto de ter sido mal utilizado por Quique Flores, debilitou-lhe a condição física, provocando claro, muitas lesões musculares.Número de Jogos efectuados por David Suazo ao serviço do Benfica:

08/09 - 22 Jogos/5 Golos (12 no Campeonato/4 Golos; 4 na Liga Europa/1 Golo; 3 na Carlsberg Cup; 3 na Taça de Portugal)

Palmarés de David Suazo no Benfica:

Carlsberg Cup: 1 (2008/2009)

sábado, 26 de junho de 2010

Juvenis: FC Porto Campeão.

O FC Porto sagrou-se esta manhã bi-campeão nacional em Juvenis, ao vencer o Sporting por 2-0, em jogo realizado no Centro de Estágio de Olival/Crestuma.
Este é o segundo título consecutivo dos jovens "Dragões", que são orientados pelo antigo jogador da equipa principal e futuro elemento da equipa técnica de Vilas Boas, Pedro Emanuel.
A campanha azul neste "mini campeonato" foi extraordinária, pois os azuis e brancos venceram cinco dos seis encontros que realizaram.
À entrada para a última jornada, o FC Porto era segundo classificado, a um ponto do líder Sporting.
Na partida de hoje que opôs ambas as equipas, o Sporting entrou mais defensivo, claramente com o objectivo de segurar o empate, resultado que "servia" para a conquista do título.
No entanto, um forte arranque dos Dragões no segundo tempo, culminou com dois golos em dois minutos: primeiro foi Lupeta aos 57'; depois foi Ricardo Alves aos 59' quem fechou a contagem.
No final a festa foi azul e branca.
Enquanto no outro jogo do grupo, V. Guimarães e Benfica empataram a um golo no Minho. Foi um jogo claramente para cumprir calendário. Os vimaranenses ficaram em último, enquanto que os encarnados foram 3ºs.
O FC Porto conquistou assim o seu 19º título de Campeão Nacional, em Juvenis.
Resultados e Marcadores das seis jornadas:

1ª Jornada - 03/06/2010 - V. Guimarães (João Pedro 42') 1-2 FC Porto (Lupeta 40' e 71'); Benfica 0-0 Sporting;
2ª Jornada - 06/06/2010 - FC Porto (Lupeta 45'; Rúben Teixeira 77'; Tozé 84') 3-1 Benfica (Diego Lopes 74'); Sporting (João Mário 30'; Mateus 66') 2-1 V. Guimarães (João 45');
3ª Jornada - 10/06/2010 - Sporting (Betinho 9'; Ricardo Pereira 74') 2-1 FC Porto (Rafael Veloso 5' na própria baliza); Benfica (Carlos Dias 37') 1-1 V. Guimarães (Luís Rocha 41');
4ª Jornada - 13/06/2010 - FC Porto (Lupeta 63') 1-0 V. Guimarães; Sporting (Ricardo Pereira 52'; Betinho 69') 2-1 Benfica (Bruno Gaspar 42');
5ª Jornada - 20/06/2010 - Benfica 0-1 FC Porto (Tiago Bragança 22'); V. Guimarães 0-4 Sporting (João Carlos 27'; Betinho 72'; Bruma 74'; Altair Júnior 79');
6ª Jornada - 26/06/2010 - FC Porto (Lupeta 57'; Ricardo Alves 59') 2-0 Sporting; V. Guimarães (Fakir 58') 1-1 Benfica (Paulo Teles 69');

Classificação Final:

1º FC Porto 15 Pontos;
2º Sporting 13 Pontos;
3º Benfica 3 Pontos;
4º V. Guimarães 2 Pontos;

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mundial 2010: Portugal está (oficialmente) nos Oitavos

Primeiro objectivo cumprido: Portugal garantiu há minutos a qualificação para os Oitavos de Final do Mundial 2010, ao empatar a zero com o Brasil.
A qualificação estava praticamente garantida, faltando apenas a confirmação "oficial". No outro jogo do grupo, a Costa do Marfim despediu-se em beleza da África do Sul, ao vencer a Coreia do Norte por 3-0.
Portugal qualificou-se para os Oitavos de Final, sem sofrer qualquer golo na fase de grupos, o que não deixa de ser um feito histórico.
Queiroz voltou a mexer na equipa para o jogo com o Brasil, e "promoveu" três estreias no onze: Ricardo Costa (jogou a defesa direito), Pepe e Duda estrearam-se a titulares no Campeonato do Mundo, se bem que Duda já havia sido utilizado na partida anterior. Danny também regressou a titularidade, depois de o ter feito perante a Costa do Marfim.
No lado do Brasil, Dunga fez três alterações, mas duas foram por "obrigação": Kaká castigado e Elano lesionado ficaram de fora.
A primeira parte do jogo foi muito disputada, com os brasileiros a terem mais posse de bola, mas sem nunca arriscar muito no ataque e com Portugal a preocupar-se em defender bem, para depois explorar o contra-ataque.
As "picardias" normais de um jogo de futebol, também aconteceram, fruto da muita luta a meio-campo. Pepe e Felipe Melo foram os principais protagonistas destes duelos "luso-brasileiros", e por esse motivo Dunga substituiu Melo ainda antes do intervalo, precavendo uma eventual expulsão.
A primeira grande ocasião de golo da partida, aconteceu aos 32' minutos, quando Nilmar apareceu nas costas da defesa portuguesa, e rematou ao poste, após ligeiro desvio de Eduardo.
Oito minutos depois, foi Luís Fabiano quem apareceu no meio dos centrais portugueses, e de cabeça rematou ligeiramente ao lado.
Portugal nunca conseguiu chegar com "real" perigo à baliza brasileira, tendo Cristiano Ronaldo de livre directo tentado a sua sorte, mas a bola saiu (muito) por cima.Uma primeira parte praticamente sem história, deu lugar a uma segunda que teve uma ligeria melhoria no capítulo ofensivo de ambas as equipas. Portugal entrou melhor, e surgiu mais "espevitado" no ataque.
Queiroz mexeu aos 54', trocando Duda por Simão, e depois de um remate perigoso de um jogador brasileiro, colocou em campo Pedro Mendes, por troca com Pepe.
Pepe regressou aos relvados depois de uma longa lesão, e acusou claramente a falta de ritmo competitivo, o que por vezes o levou a cometer faltas desnecessárias.
Entre as duas substituições, Portugal esteve à beira do golo, depois de uma excelente arrancada de Ronaldo, e de um desvio infeliz de Lúcio, que colocou a bola nos pés de Raúl Meireles, mas este último não conseguiu melhor do que rematar ao lado, contando ainda com um desvio subtil de Júlio César.
O resultado do jogo agradava às duas equipas, com os brasileiros sempre mais impacientes do que os portugueses, e a tentarem sempre de uma maneira ou de outra chegarem com perigo à baliza de Eduardo.
A última oportunidade de perigo do jogo, pertenceu ao benfiquista Ramires, que rematou forte contando ainda com a ajuda involuntária de Bruno Alves que desviou a bola para a sua baliza, valendo depois Eduardo, que com uma excelente defesa negou o golo aos brasileiros.
Destaque também, para o facto de o árbitro da partida não ter mostrado qualquer amarelo no segundo tempo, ao invés do que aconteceu na primeira metade, em que se "fartou" de distribuir cartões.
A partida terminou pouco depois, com Portugal a apurar-se para os Oitavos, realizando uma exibição bastante "competente".Ficha de Jogo:

Portugal: Eduardo; Ricardo Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes 64'), Raúl Meireles (Miguel Veloso 84') e Tiago; Cristiano Ronaldo, Danny e Duda (Simão 54');
Treinador: Carlos Queiroz; Suplentes Não Utilizados: Beto, Daniel Fernandes; Rolando, Miguel, Paulo Ferreira, Hugo Almeida e Liedson;
Lesionados: Deco e Rúben Amorim;

Brasil: Júlio César; Maicon, Juan, Lúcio e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué 44'), Daniel Alves e Júlio Baptista (Ramires 82'); Nilmar e Luís Fabiano (Grafite 86');
Treinador: Dunga; Suplentes Não Utilizados: Doni, Gomes; Luisão, Thiago Silva, Kleberson, Gilberto e Robinho;
Castigado: Kaká; Lesionado: Elano;

Disciplina:
Amarelos: Luís Fabiano 15'; Juan 25'; Duda 25'; Tiago 32'; Pepe 40'; Felipe Melo 43'; Fábio Coentrão 45';

"A foto do dia": Portugal 2-0 Brasil.

(Cristiano Ronaldo em luta com Gilberto Silva.)
É já dentro de poucos minutos, que Portugal enfrenta o Brasil, em jogo a contar para a última jornada do Grupo G.
Por isso, não há nada melhor do que recordar a última vitória portuguesa sobre a equipa brasileira.
Em 2007, num particular disputado no mítico Estádio de Wembley em Inglaterra, Portugal venceu por 2-0, com golos de Simão aos 82' e Ricardo Carvalho aos 90'.
Quanto ao último encontro realizado entre os doís países "irmãos", disputado em Gama no Brasil, Portugal foi copiosamente goleado por 6-2, depois de ter estado em vantagem.
Curiosamente, a nossa selecção até foi a primeira a marcar, por intermédio de Simão.
Esperemos que a última vitória da equipa das "Quinas" sobre o Brasil, se repita hoje.
Recorde a equipa de Portugal na partida de Wembley:

Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho (Fernando Meira 90+1'), Jorge Andrade e Caneira (Paulo Ferreira 45'); Tiago (João Moutinho 66') e Petit; Deco (Hugo Viana 60'), Quaresma e Cristiano Ronaldo (Simão 62'); Hélder Postiga (Nuno Gomes 74');
Treinador: Luiz Felipe Scolari; Suplentes Não Utilizados: Quim; Manuel da Costa e Raúl Meireles;

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mundial 2010: Campeã do Mundo está fora

Aconteça o que acontecer daqui em diante na África do Sul, a grande surpresa deste Campeonato do Mundo será, sem dúvida, a eliminação da Campeã do Mundo em título, Itália, quando ainda estamos na fase de grupos.
A "Squadra Azzurra" com um lote de 23 jogadores compostos por um misto dos vencedores de 2006, e de jovens com potencial, acabou hoje a sua participação no Mundial 2010, ao perder com a Eslováquia por 3-2, na última jornada do Grupo E.
Nos três jogos que disputou, a selecção italiana, demonstrou ser uma equipa sem garra, sem atitude e completamente desorganizada.
Tendo conseguido empatar os dois jogos anteriores a uma bola, frente a equipas teoricamente acessíveis como Paraguai e Nova Zelândia, ninguém diria que os italianos não iriam conseguir ultrapassar a Eslováquia e seguir em frente no Mundial.
Ponto comum nos três jogos é o facto da Itália nunca ter estado em vantagem: 0-1 frente ao Paraguai; 0-1 frente à Nova Zelândia; 0-2 e 1-3 frente à Eslováquia.
Depois de estar inserida num grupo teoricamente acessível, a Itália despede-se do Campeonato do Mundo classificada no último lugar do grupo, e sem ter somado qualquer vitória. Muito mau para a selecção Campeã do Mundo em título.
E, não deixa de ser curioso, que o outro finalista de 2006, a França, também tenha sido eliminada na fase de grupos, também no último lugar e também sem qualquer triunfo.
Sinal de viragem no futebol Mundial, ou apenas excesso de confiança dos ditos "favoritos"?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pedro Barbosa.

Pedro Alexandre Santos Barbosa, nasceu em Gondomar a 6 de Agosto de 1970.
Conhecido no mundo do futebol por Pedro Barbosa, iniciou a sua carreira ao serviço do FC Porto, onde fez toda a sua formação.
Terminada a etapa da formação, ingressou no Freamunde, por empréstimo do FC Porto, durante duas temporadas.
Na primeira temporada em Freamunde (89/90), Pedro Barbosa realizou 28 jogos na II Divisão (equivalente à Liga Vitalis) e marcou 4 golos.
Em 90/91, já o segundo escalão se denominava II Divisão de Honra, Pedro Barbosa manteve os registos idênticos aos da temporada anterior. Fez 28 jogos e marcou 5 golos.
As boas exibições, valeram-lhe a transferência para o V. Guimarães, da I Divisão.
A primeira temporada, funcionou a "meio-gás" para Barbosa, já que participou em apenas 17 jogos, tendo marcado dois golos.
Na época seguinte, assumiu maior protagonismo na equipa vitoriana, ao realizar 29 jogos, e ao marcar nove golos.
Manteve-se como uma das principais figuras da equipa, nas duas temporadas seguintes: em 93/94, 31 jogos e 4 golos; em 94/95, 31 jogos e 6 golos.
A qualidade de jogo que demonstrou ao serviço do V. Guimarães, despertou a cobiça do Sporting, que o contratou em Abril de 1995, ainda a época não tinha terminado.
Pedro Barbosa, talvez nunca imaginou, que só iría sair do Sporting dez anos depois.
Em 95/96 participou em 22 jogos e marcou 9 golos, contribuindo para o 3º lugar final da equipa no Campeonato. Números positivos para quem se estreava com a camisola de um dos principais clubes portugueses.
Na época seguinte (96/97), a campanha do Sporting no Campenato foi melhor do que a anterior, e para isso contribuiu Pedro Barbosa, que participou em 30 jogos e marcou cinco golos.
Depois, vieram dois 4ºs lugares para o Sporting: Em 97/98 Barbosa fez 27 jogos e marcou um golo; em 98/99 participou em apenas 18 jogos e marcou dois golos.
Em 99/00, a aposta da SAD do Sporting foi clara: o objectivo era a conquista do título. O tal título que não "caía" para a formação leonina há 18 anos, foi conquistado em 2000.
Para esse feito, foi importante a "ajuda" de Pedro Barbosa: 31 jogos e 2 golos.
Em 00/01, "PB" participou em 22 jogos e marcou sete golos, mas o Sporting acabou o campeonato no 3º lugar.
Na temporada seguinte, Pedro Barbosa participou em 27 jogos e marcou três golos, ajudando o Sporting a sagrar-se novamente Campeão Nacional.
Em 02/03, Barbosa já teve um papel mais "secundário" na equipa do Sporting, ao participar em 24 jogos, tendo sido suplente utilizado em doze ocasiões. Ainda assim, marcou dois golos.
Em 03/04, voltou a ser uma das principais figuras do Sporting, ao participar em 27 jogos (25 como titular) e ao marcar nove golos.
Finalmente, em 04/05, participou em 30 jogos (apenas 12 como titular) e marcou um golo. Depois de ter ajudado o Sporting a chegar à final da Taça UEFA, colocou um ponto final na sua carreira de futebolista, depois da derrota leonina precisamente na final da Taça UEFA perante o CSKA de Moscovo realizada em...Alvalade.
Em 2006, foi apresentado como o novo director-desportivo do Sporting, cargo que manteve até Outubro de 2009, altura em que saiu juntamente com Paulo Bento do clube leonino.
Pedro Barbosa, representou a Selecção A de Portugal em vinte e duas ocasiões, tendo marcado cinco golos. Foi ainda internacional sub-21 por uma ocasião e internacional sub-19 por doze vezes. Era médio ofensivo.
(Nas Antas frente ao FC Porto, disputando um lance com Aloísio, na temporada 96/97.)
Palmarés de Pedro Barbosa como jogador:

Campeão Nacional: 2 (Sporting - 1999/2000; 2001/2002)
Taça de Portugal: 1 (Sporting - 2001/2002)
Supertaça Cândido de Oliveira: 2 (Sporting - 1999/2000; 2001/2002)