sexta-feira, 30 de julho de 2010

Liga Europa: Marítimo e Sporting triunfam

Boas notícias para Portugal. Três equipas na Europa, e para já todas elas somam vitórias.
Depois do Braga na quarta-feira, ontem foi a vez de Marítimo e Sporting entrarem em campo.
O Marítimo recebeu em casa (emprestada) o Bangor City do País de Gales, e venceu por um esmagador 8-2. A eliminatória está praticamente "feita", faltando apenas a confirmação oficial.
No primeiro tempo, só aos 33' é que os marítimistas abriram a contagem: foi Tchô na conversão de um livre directo. Cinco minutos depois Danilo Dias aumentou para 2-0.
Ao intervalo, o Marítimo vencia por 2-0, e no segundo tempo o "score" aumentou consideravelmente.
Baba aos 51' fez o 3-0, e aos 74' Nicholas Ward ainda reduziu para 3-1; depois veio o "bailinho" da Madeira: Danilo Dias aos 76' (4-1); Baba aos 77' (5-1), Tchô aos 79' (6-1) e Kanu aos 80' (7-1) fizeram as delícias dos madeirenses presentes no estádio. Mas ainda havia mais: Kanu já no período de descontos aumentou para 8-1, enquanto que também nos descontos Eddie Jebb reduziu para 8-2.
A eliminatoria prossegue dentro de oito dias, com a realização do jogo da segunda mão.
O Sporting, apesar de também ter vencido, conquistou um resultado "magro", mas que até é seguro, uma vez que conseguiu um triunfo fora de portas.
Os "Leões" até entraram mal na partida, e pertenceu ao Nordsjaelland a primeira oportunidade de golo. Valeu Rui Patrício a negar o golo dinamarquês logo aos 2' minutos.
Aos 24' Maniche fez um bom passe para Vukcevic, que "apenas" teve de tirar o guarda-redes dinamarquês do seu caminho e encostar para o golo. 0-1 para o Sporting.
Miguel Veloso e Liedson entraram ambos no segundo tempo, mas foi Hélder Postiga o grande destaque: o atacante luso teve o golo nos pés por três vezes. Primeiro valeu um corte de um jogador do Nordsjaelland sobre a linha do golo; depois foi o guardião Hansen quem lhe negou o golo e, finalmente Postiga atirou uma bola ao poste aos 75'.
Já perto do fim, Maniche tentou a sua sorte de longe, mas Hansen negou-lhe o golo.
O Sporting recebe dia 5 de Agosto o Nordsjaelland no Estádio de Alvalade.
A fechar, saiba que Miguel Veloso se despediu ontem com a camisola do Sporting. O médio vai ser reforço do Génova de Itália.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Liga dos Campeões: Braga goleia Celtic

Noite histórica em Braga. Naquele que foi o primeiro jogo do clube bracarense na mais prestigiada competição de clubes em todo o Mundo, os minhotos sabiam o que os esperava, e não se fizeram rogados: venceram os escoceses do Celtic por claros 3-0.
Perante um adversário com muito mais tradição europeia (foram mesmo campeões Europeus em 1967), o Braga entrou algo tímido na partida, não arriscando para não ser apanhado em contra-pé.
Mas, dentro de campo, o palmarés pouco vale e isso foi bem nítido neste jogo.
Numa primeira parte com pouco para contar, valeu o golo bracarense aos 27' minutos.
Miguel Garcia cruzou para a área e, Cha Du-Ri deu uma "mãozinha" aos minhotos. Penalti a favor do Braga, que Alan não desperdiçou. O brasileiro entrou para a história do clube "arsenalista", pois foi o primeiro jogador a marcar ao serviço do Braga na Champions.
No segundo tempo mais do mesmo. Um jogo praticamente sem história, tirando os golos.
No lado escocês, faltava imaginação e um futebol mais "técnico". No Braga, uma das grandes armas na hora de atacar era o defesa esquerdo Echiéjilé que marcou presença no Mundial ao serviço da Nigéria.
Foi mesmo o nigeriano Echiéjilé (ou prefere Elderson ?), quem fez o segundo golo da noite. Canto batido por Matheus e toque subtil do nigeriano, que lançou a festa nas bancadas do estádio Axa.
Foi o "assistente de serviço" Matheus, quem fechou as contas do marcador. Já perto do fim, aos 88', num livre directo a trinta metros da baliza, o brasileiro disparou uma "bomba" que só parou no fundo das redes de Zaluska.
O jogo terminou, e a festa foi vermelha e branca. O Braga está com um "pé e meio" na próxima pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Ficha de Jogo:

Sp. Braga: Mário Felgueiras; Miguel Garcia, Moisés, Rodríguez e Echiéjilé; Vandinho, Andrés Madrid e Leandro Salino; Alan (Hélder Barbosa 90'), Paulo César e Lima (Matheus 66').
Treinador: Domingos Paciência; Suplentes Não Utilizados: Arthur; Aníbal, Sílvio, Meyong e Keita.

Celtic: Zaluska; Cha Du-Ri, Loovens, Hooiveld e Mulgrew; Juárez (James Forrest 79') e Ki Sung-Yeung; Maloney (Murphy 71') Scott Brown e Ledley; Samaras.
Treinador: Neil Lennon; Suplentes Não Utilizados: Cervi; Fortuné, Crosas, Pat Mccourt e Thomas Rogne;

Disciplina:
Amarelos: Mulgrew 5'; Ki Sung-Yueng 25'; Hooiveld 42'; Loovens 60'; Leandro Salino 90';

Golos: 1-0 Alan 26' G. P.; 2-0 Elderson Echiéjilé 76'; 3-0 Matheus 88';

terça-feira, 27 de julho de 2010

Salgueiros: Heitor termina carreira

O ponta de lança Heitor, jogador do Salgueiros, decidiu colocar um ponto final na sua carreira, depois de passagens pela Superliga ao serviço do Beira Mar e do V. Setúbal.
Heitor formou-se nas camadas jovens do Salgueiros, contando com uma breve passagem pelo FC Porto. Como sénior, representou o Ermesinde na II Divisão B e o Tirsense na III Divisão, tendo assinado contrato profissional com o Salgueiros em 04/05.
No entanto, os problemas que afectaram o futebol sénior salgueirista, permitiram ao jogador rumar ao Beira Mar, que na altura estava na Superliga. Seguiram-se passagens por V. Setúbal (Superliga) e Portimonense (Liga de Honra) na temporada 05/06. Em 06/07, Heitor rumou ao Trofense da Liga de Honra, tendo saído em Janeiro para o Famalicão da II Divisão B.
Terminou depois a carreira, regressando em 08/09, graças ao convite do "seu" Salgueiros, que havia regressado ao futebol sénior. Na primeira temporada ao serviço do "Salgueiral" apontou 28 golos em 27 jogos, ajudando o clube salgueirista na ascensão à I Divisão Distrital da AF Porto.
Na temporada passada, participou em 22 jogos e marcou 13 golos, ajudando a equipa salgueirista a ascender à Divisão de Honra da AF Porto. Várias lesões impediram-no de ter melhor registo de jogos e golos.
Agora, parece que o encerrar da carreira é definitivo, e Heitor vai ser o treinador dos Infantis B do Salgueiros para a temporada 2010/2011.
Na hora da despedida, o ex jogador, deixou uma mensagem aos adeptos salgueiristas:

"Amigos Salgueiristas, como tudo na vida, há um princípio e um fim, para mim, chegou a hora de terminar a minha participação enquanto jogador do Salgueiros.
Não jogo mais pelo Salgueiros nem por outro clube qualquer, aliás o meu regresso ao futebol só se deveu por o clube que me convidou ter por nome SALGUEIROS.
Acredito que quem conhece a minha história concordará comigo e aceitará que a minha dívida a este clube enquanto jogador está saldada.
Agradeço a todos os que me apoiaram durante estes 2 anos: sócios, adeptos, colegas, treinadores e dirigentes.
Não posso deixar de agradecer em particular a algumas pessoas, como o Fernando Almeida (BEBETO), Renato, Pedro Reis, Professor Rui Machado, Antony, Sr. Domingos, Vitor Barros, Paulo Aranha e Lourenço.
Nesta fase particular não posso deixar de agradecer ao Sr. Marques, Pedro Seco, Professor Zé Manuel e Paulo Rafael, que me ajudaram a tentar resolver esta lesão contraída no final da época e me apoiaram sempre que necessário e me abriram as portas para uma nova etapa da minha vida.
Foi com muito Orgulho que fiz parte do renascimento deste clube, ficando apenas com o "amargo de boca" de não ter acabado a minha carreira com mais um título de Campeão.
Sou salgueirista, adoro este clube e estarei com toda a certeza presente no futuro, mas de cachecol.
Termina um ciclo e começa outro, o de treinador e ao serviço, claro, do nosso Salgueiros e dos Infantis B em particular.
Continuo no entanto, sempre disponivel para ajudar o Salgueiros e o futebol sénior no que for preciso.
Desejo as maiores felicidades a todos os novos jogadores e um conselho, joguem à Salgueiros, respeitem o Salgueiros e vivam o Salgueiros. Vão-se aperceber que clube como este não existe em parte alguma.
Já com muitas saudades me despeço de todos, grande abraço e
Força Salgueiros!
Heitor"


Foto e mensagem retiradas do blog do Salgueiros 08.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Espanha: Raúl (também) deixa Real Madrid

Depois de Guti anunciar a sua saída do Real Madrid, no dia de ontem, hoje foi a vez do capitão Raúl abandonar os "Merengues". Aos poucos, o Real vai ficando sem as suas referências.
Raúl chegou ao Real em 1992, oriundo do rival Atlético. Em 1994, com apenas 17 anos estreou-se na equipa principal pela mão do actual director-desportivo, Jorge Valdano.
De 1994 até 2010, Raúl participou em 741 jogos e marcou 323 golos. Venceu dezasseis títulos colectivos e dezasseis individuais.
Na hora da despedida, disse que estará sempre disponível para aquilo que o Real precisar dele. E não esqueceu Mourinho: "Mourinho contava comigo, queria que eu ficasse, mas tomei esta decisão pois entendo que é a melhor."
Mourinho perde um grande jogador; o Real perde um dos seus grandes símbolos. O segundo melhor da história dos Merengues para muitos.
Agora, o novo desafio da carreira de Raúl, chama-se Schalke 04. As declarações do jogador foram bem elucidativas quanto à sua próxima "paragem": "O que posso dizer é que houve contactos com o Schalke. Profundos. Também houve com outras equipas, mas o Schalke demonstrou grande interesse."
Esteja Raúl no Real, no Schalke ou no Tottenham, em Madrid nunca ninguém irá esquecer o "eterno capitão".
Veja alguns dos melhores golos de Raúl ao serviço do Real Madrid:

domingo, 25 de julho de 2010

Espanha: Guti deixa Real Madrid 24 anos depois

Entrou no Real Madrid com 9 anos, sai com 33. Guti, confirmou em conferência de imprensa que vai mesmo abandonar o clube onde construiu toda a sua carreira de futebolista.
Esta saída já esteve para acontecer em anos anteriores, como em 2009 por exemplo, mas só agora se confirma mesmo.
Nos 24 anos em que vestiu a camisola "blanca", Guti passou quinze desses vinte e quatro na equipa principal, onde conquistou quinze títulos, entre campeonatos de Espanha, Taça do Rei e Champions League.
Na hora da despedida fez questão de realçar que continuará com o coração em Madrid:
"Só quero agradecer ao Real Madrid. Vivi uma etapa com coisas muito bonitas e outras complicadas. Cresci no Real porque joguei aqui nos últimos 24 anos, 15 dos quais na equipa principal. Continuarei a jogar, mas o meu coração continuará no Real Madrid."
Quanto ao seu próximo clube, Guti não revelou qual será, adiantando apenas ter uma oferta muito interessante do Besiktas, equipa de Ricardo Quaresma:
"Ainda não tomei uma decisão. Tenho uma oferta interessante do Besiktas, mas ainda não decidi o que fazer. A única coisa que sei é que vá para onde for darei o melhor de mim."
Em jeito de homenagem, cá fica um vídeo com alguns dos melhores momentos de Guti ao serviço dos "Merengues":

sábado, 24 de julho de 2010

II Divisão: E. Amadora acaba com futebol sénior

A notícia foi avançada hoje pelo jornal "Record": o Estrela da Amadora acabou com o futebol sénior.
As graves dificuldades financeiras que o clube vinha atravessando há já alguns anos, foram fatais para este desfecho. A juntar a isto, há ainda o processo de insolvência do clube.
Na temporada passada, os "Tricolores" fizeram uma boa campanha na Zona Sul da II Divisão, e mesmo com quatro meses de salários em atraso, terminaram o campeonato no 10º lugar e garantiram dentro de campo, a manutenção.
Esta extinção já havia estado na iminência na temporada passada, devido aos problemas financeiros que afectaram o clube da Amadora.
Apesar da extinção do plantel sénior, o clube não acaba: as camadas jovens vão continuar a competir, e a defenderem as cores do Estrela. Assim sendo, todas as equipas da formação tricolor passarão a disputar os seus jogos no estádio José Gomes, na Reboleira.
Fundado em 1932, o Estrela da Amadora marcou presença no principal campeonato do futebol português por dezasseis ocasiões, tendo como melhor classificação o 7º lugar obtido em 97/98.
A juntar a isto, há ainda a vitória na Taça de Portugal em 89/90 sobre o Farense, a participação na Taça das Taças de 90/91, e a conquista da II Divisão de Honra em 92/93.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Liga Europa: Marítimo vence e segue em frente

O Marítimo venceu ontem à noite na Irlanda, o Sporting de Fingal por 3-2 e seguiu assim em frente na Liga Europa.
Depois da vitória também por 3-2 na primeira mão, os madeirenses ultrapassaram assim mais um obstáculo rumo à fase final da segunda maior prova do futebol europeu.
Assim sendo, na terceira pré-eliminatória os madeirenses irão ter pela frente o Bangor City do País de Gales.
A vantagem levada pelo Marítimo até à Irlanda era perigosa, mas a equipa madeirense entrou melhor no jogo, e aos 20' minutos Alonso abriu o activo na conversão de uma grande penalidade.
Até ao intervalo, Peçanha ainda deixou escapar uma bola, que Crowe não conseguiu emendar; e do outro lado, Clarke fez várias defesas, adiando o segundo golo do Marítimo.
No segundo tempo, outra vez o Marítimo a entrar com sinal "mais" na partida, tendo em Danilo o grande dinamizador. Em duas jogadas, o brasileiro andou perto do segundo golo: uma Clarke defendeu o remate; a outra, Danilo atirou ao lado.
No entanto, aos 67' Marquinho fugiu aos irlandeses, e atirou para o fundo das redes. Era o 0-2, e o vencedor estava (praticamente) encontrado.
Aos 81', Zayed ainda reduziu para os irlandeses, mas depois veio o "show" de Kanu. Primeiro, o brasileiro desperdiçou uma boa oportunidade para marcar; minutos depois, o mesmo jogador emendou para o 3-1, fazendo esquecer a perda anterior.
Já perto do final da partida, Zayed conseguiu bisar na partida e estabeleceu o resultado final. 3-2, tal como havia acontecido na primeira mão.
Ficha de Jogo:

Sp. Fingal: Clarke; Browne, Fitzgerald, Maher e Brien; Byrne, Finn, Kirby e McFaul (Zayed 64'); Williams e Crowe.
Treinador: Liam Buckley; Suplentes Não Utilizados: Quigley; Gannon, Frost, Cahill, Dwason e James.

Marítimo: Peçanha; Ricardo Esteves, Robson, João Gulherme e Alonso; Roberto Souza e Tchô (Kanu 81'); Marquinho (Luciano Amaral 72'), Danilo Dias e Cherrad (Fidélis 90'); Babá.
Treinador: Mitchell Van der Gaag; Suplentes Não Utilizados: Marcelo; Luís Olim, Briguel e Duventru;

Disciplina:
Amarelos: Danilo 45'; Roberto Souza 53'; Ricardo Esteves 65';

Golos: 0-1 Alonso 20'; 0-2 Marquinho 67'; 1-2 Zayed 81'; 1-3 Kanu 87'; 2-3 Zayed 90';

quinta-feira, 22 de julho de 2010

II Divisão: Esmoriz pode fechar portas

Depois de na terça-feira passada ter anunciado o mais do que provável regresso do Vilanovense, ontem foi a vez de apareceram notícias relacionadas com o possível desaparecimento do Esmoriz, clube que disputa a II Divisão.
A falta de apoios e a falta de patrocínios, podem levar a que o Esmoriz não consiga reúnir as condições necessárias para disputar o terceiro escalão do futebol português, tal como anunciou fonte do clube à Agência Lusa: "Os apoios e patrocínios tardam em aparecer apesar dos vários contactos estabelecidos e na última assembleia geral, realizada domingo, os sócios foram confrontados com a real situação do SC Esmoriz".
Para combater o possível encerramento do futebol sénior do Esmoriz, há já um movimento criado pelos sócios do clube da Barrinha, no sentido de apelar às forças vivas da cidade (empresas, etc.) para que o fecho do futebol sénior não se concretize, pelo menos esta temporada.
No próximo dia 1 de Agosto, haverá nova assembleia geral, e caso não seja encontrada uma solução que assegure a continuidade do futebol sénior do SC Esmoriz, a actual direcção do clube equaciona entregar as chaves do clube à Junta de Freguesia local.
Na temporada passada, o Esmoriz não pagou os últimos três meses de salário aos seus atletas e, talvez por isso já viu sair muitos jogadores, entre eles o capitão Pedro Godinho para o Sp. Espinho.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Já tem saudades de Ricardo Quaresma ?

Se é adepto do futebol espectáculo, e se gosta de ver Ricardo Quaresma a fazer das "suas" em campo, não pode deixar de ver este vídeo.
Ricardo Quaresma, agora jogador do Besiktas da Turquia, é bastante conhecido por colocar (algumas) cabeças dos defesas em água.
Num jogo amigável realizado no passado dia 3 de Julho, frente ao Neftchi Baku do Azerbaijão, Quaresma voltou a fazer das suas.
Não vale a pena entrar em pormenores. Vale a pena, isso sim, ver com atenção as habilidades de Ricardo Quaresma. Quem sabe nunca esquece.



Já tinha saudades de Ricardo Quaresma ?

AF Porto: Vilanovense perto do regresso.

É uma notícia que deixa feliz grande parte do concelho de Vila Nova de Gaia e todos aqueles que guardam boas recordações do futebol gaiense de há uns anos atrás.
O histórico Vilanovense sediado em Vila Nova de Gaia, está ao que tudo indica, muito perto do regresso ao futebol sénior.
A assembleia-geral realizada na passada sexta-feira, praticamente determinou o regresso do "Vila" ao futebol sénior.
Segundo, o presidente da Comissão Administrativa, Rogério Santos, o clube tem duas situações em vista: "Temos duas situações em perspectiva. Temos a situação Vilanovense Futebol Clube e temos uma situação alternativa, mas que apenas avançará caso exista falta de verbas que não permita a inscrição do Vilanovense. Essas verbas já não são tão elevadas, pois já conseguimos acordar com alguns dos credores do clube" disse em declarações ao blog "A bola é redonda".
Caso os dirigentes do "Vila" não conseguiam levantar os impedimentos que não permitiram que o clube participasse na temporada passada na I Divisão Série 1 da AF Porto, a hipótese de um "segundo nome" não está posta de parte, tal como explicou Rogério Santos ao "A bola é redonda":
"Ainda não podemos dizer o nome do novo clube, que já está registado, tendo já número de contribuinte. O nome será simples, apenas cortando um pouco ao nome actual", alertando também para a situação transitória desta opção: "Só poderemos concretizar esta situação durante algum tempo. Não será definitiva. Depois estudaremos as alternativas".
Seja sob a designação de Vilanovense Futebol Clube ou outro nome, importa é que o "Vila" está muito perto do regresso ao futebol sénior, depois de ter interrompido essa vertente em 2009/2010.
Recordo, que o Vilanovense não há muitos anos (04/05) disputou a Zona Norte da II Divisão B.