segunda-feira, 2 de agosto de 2010

AF Porto: "Vila" está mesmo de regresso

Confirma-se o que aqui escrevi no passado dia 20 de Julho. O Vilanovense, está de regresso ao futebol sénior, depois do interregno na temporada 2009/2010.
Segundo havia anunciado o presidente do Vilanovense Futebol Clube, Rogério Santos, o clube está de regresso ao futebol sénior, mas com uma nova designação.
O Vilanovense FC, tem ainda algumas dívidas acumuladas de temporadas anteriores, e a falta de verbas para que fosse possível regularizar a situação financeira do clube e inscrever a equipa sénior na AF Porto, levou a comissão administrativa do Vilanovense, dirigida por Rogério Santos, a inscrever a equipa sénior sob a designação de Vila Futebol Clube.
Assim sendo, o Vila FC começará do "zero", e competirá na Série 1 da II Divisão Distrital da AF Porto 2010/2011.
Como adversários de maior "destaque", o clube gaiense terá os vizinhos Pedroso, Torrão e AD Vitrine, e ainda o Progresso que na temporada passada competiu na Divisão de Honra da AF Porto.
Quem também está inscrito nesta divisão é o Boavista FC. Tal facto, deve-se à forte possibilidade do clube axadrezado não conseguir inscrever a sua equipa sénior na II Divisão Nacional.
A estreia do Vila na Série 1 da II Divisão Distrital da AF Porto, está marcada para o dia 19 de Setembro, no Parque Soares dos Reis (casa do Vilanovense) frente ao Ramaldense.
Quanto à formação do plantel sénior e respectiva equipa técnica, por enquanto está tudo no "segredo dos Deuses".

domingo, 1 de agosto de 2010

Entrevista a: Xano

Alexandre Jorge Gomes Fernandes, conhecido futebolisticamente por Xano, nasceu em Braga a 24 de Março de 1981, e é o mais recente entrevistado do "Conversas Redondas".
Formado nas camadas jovens do Sp. Braga, nunca conseguiu "mais" do que passagens pela equipa B bracarense, durante quatro temporadas.
As suas boas exibições na II Divisão B, nunca foram suficientes para convencer os responsáveis bracarenses a apostarem em Xano, que rumou ao Aves da Liga de Honra para a temporada 04/05, terminando assim, uma ligação ao Sp. Braga que durava à treze anos.
Ao serviço do clube avense, Xano festejou uma subida à Liga principal, quando em 05/06, o Aves foi 2º classificado na Liga de Honra.
No primeiro escalão, Xano ainda se impôs como titular do D. Aves, mas uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo "obrigaram-no" a terminar a temporada (muito) mais cedo do que o previsto.
Depois disso, tem sido assolado por uma série de lesões graves, onde se "destacam" as três lesões nos ligamentos (duas no joelho esquerdo e uma no joelho direito). Fracturou ainda o menisco, corria o ano de 2007.
Actualmente, recupera de uma intervenção cirúrgica a que foi sujeito em Abril deste ano, estando ainda contratualmente ligado ao D. Aves. Pelo meio, esteve perto de representar a Selecção Angolana em 2007. É extremo esquerdo.

Conversas Redondas (CR): Depois de nove temporadas na formação do Sp. Braga, mais quatro na equipa “B”, não ficou com alguma mágoa, por nunca ter sido aposta dos treinadores da equipa principal ?
Xano Fernandes (XF): Não sinto qualquer tipo de mágoa por causa disso. Fiz um percurso que considero bom nas camadas jovens do S.C. Braga, demonstrei ter valor, no final a opção não foi para ficar…tudo bem, amigos na mesma. Acabei por ingressar no Aves onde me deram a oportunidade de mostrar que tinha qualidade para jogar num nível elevado.

CR: Mesmo realizando boas exibições e grandes campeonatos (como o de 03/04 por exemplo), nunca lhe explicaram o porquê de não ter sido aposta ?
XF: Não. Sinceramente, nem acho que o tivessem de fazer. Eu acreditava que podia ser opção, o clube não. Isto acontece todos os dias no futebol.

CR: Terminado um ciclo de 13 anos em Braga, seguiu-se o D. Aves. De todos os que convites que recebeu, porque optou pelo Aves ?
XF: Sempre tive uma simpatia inexplicável pelo Aves (talvez por jogarem de vermelho), para mais, era um clube com uma grande tradição na Segunda Liga, liga essa que me podia permitir evoluir e crescer profissionalmente.

CR: Fez uma primeira temporada muito boa ao serviço do Aves, onde marcou 10 golos na Liga de Honra. Não teve propostas para sair no final da temporada ?

XF: Sim, tive propostas mas tinha contrato com o Aves e não surgiu ninguém com dinheiro "fresco" que fosse capaz de demover as intenções do Aves em ficar comigo.

CR: Não saiu, e em boa hora o fez. A temporada de 05/06 coincidiu com a subida do Aves à Superliga, tendo o Xano dado um contributo muito importante. Acredito, que terá sido, um dos melhores momentos da sua carreira.
XF: Claramente, o melhor momento da minha carreira até hoje. Foi lindo ter colocado um sorriso largo na boca dos fiéis adeptos do clube. Uma pequena vila em êxtase pelo nosso sucesso. Isso coloca-nos na história do emblema e isso é muito gratificante.

CR: Na Superliga, foi titular nos primeiros treze jogos do campeonato, e foi sempre dos melhores em campo na equipa do Aves. No entanto, a lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo que aconteceu no mês de Dezembro, obrigou-o a falhar o resto da temporada. Foi a primeira vez que se lesionou com gravidade na carreira ?

XF: Sim, foi. Se a subida à Primeira Liga foi o meu melhor momento da carreira, essa malfadada lesão foi, claramente, o meu pior momento. Foi um travão brusco quando estava a ganhar o meu espaço entre os maiores da liga portuguesa.
CR: Mesmo com a lesão, foi convidado pelo então seleccionador de Angola, Oliveira Gonçalves, a representar a selecção angolana, algo que acabou por não acontecer. Ter sido convidado para representar uma Selecção que acabara de participar no Campeonato do Mundo foi, imagino, um grande motivo de orgulho.
XF: Fiquei bastante sensibilizado com o convite da Selecção Angolana. Ser desejado para representar um país é algo que não pode deixar ninguém indiferente. Além do mais, parte da minha família paterna vive lá, logo, era muito importante para mim poder deixar a minha marca também nesse povo que admiro muito.

CR: Um jogador que vê “de fora” a sua equipa descer, sente mais ?

XF: Não sei se mais se menos mas sente diferente. O sentimento maior é o da impotência, logo a seguir vem a frustração pela inutilidade numa época difícil. Ficou uma mágoa muito grande nesse ano, até porque, tínhamos todas as condições para permanecermos na Primeira Liga.

CR: Recuperou da lesão no joelho esquerdo, e voltou aos relvados na 2ª Jornada de 07/08, frente ao Beira Mar, que curiosamente subiu e desceu convosco. No entanto, voltou a lesionar-se com gravidade, desta vez no menisco. Recuperou da lesão no menisco, e quando tudo apontava para que regressasse à competição em Janeiro de 2008, voltou a lesionar-se no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Começou a sentir que era azar a mais ?
XF: Comecei a ter uma série de pensamentos negativos que rapidamente tive De abandonar para poder recuperar física e psicologicamente desses azares. Para isso, o contributo da família, amigos, companheiros de equipa e todo o staff do clube foi fundamental, para que hoje, e apesar de ter tido mais uma lesão grave, esteja feliz.

CR: Falhou, naturalmente, praticamente toda a temporada de 07/08; e passou parte da temporada 08/09 em recuperação. Depois de efectuar alguns jogos na Liga Intercalar, foi titular na 29ª Jornada frente ao Gil Vicente. Como foi regressar aos relvados “oficialmente” ? Sentiu algum receio na hora de disputar um lance mais “dividido” ?
XF: Não senti qualquer receio desse tipo. Senti alguma ansiedade natural, mas considero que acabei por ter um bom regresso.

CR: Em 09/10, é caso para dizer que finalmente começou a pré época em igualdade com os seus colegas. Foi aposta do técnico Micael Sequeira, sobretudo como suplente utilizado. No entanto, após a 24ª Jornada, voltou a lesionar-se nos ligamentos, desta feita nos do joelho direito. Como se sentiu, após lesionar-se pela terceira vez nos ligamentos ?
XF: A época passada, servia para mim como uma época de transição, depois de tanto tempo parado. Apesar de me ter lesionado novamente, o facto de ter treinado sempre sem lesões até Abril julgo que pode ter sido muito útil para o que pode acontecer nesta época.

CR: Mesmo lesionado, teve convites de outros clubes para a temporada 2010/2011 ?
XF: Tive. Do Desportivo das Aves. O melhor dos convites.

CR: Apesar de ainda não estar totalmente recuperado da intervenção cirúrgica a que foi sujeito em Abril deste ano, com que ambições parte o Xano para a próxima temporada ?
XF: A minha ambição pessoal está colocada, de momento, num plano secundário. Gostava muito de ver o Aves novamente na primeira liga.

CR: A avaliação que fiz ao plantel do D. Aves, dá-me a ideia, que o clube lutará pela subida à Liga Sagres. É esse o principal objectivo da temporada ?
XF:
A experiência diz-me que a capacidade para subir ou não estará na força mental colectiva da equipa. Em termos meramente técnico-tácticos, temos todas as condições para lutar pela subida, mas o futebol não se resume a isso.

CR: De todos os adversários, qual lhe parece o mais forte candidato à subida ? Feirense, Leixões e Trofense, são candidatos assumidos, mas há o Santa Clara, o Belenenses e ao longo da prova surgirão, com certeza, alguns candidatos “surpresa”…
XF: Costumo fazer esse tipo de avaliação quando vejo os adversários nos jogos "a doer". De qualquer forma, parece-me que clubes, para além dos que já referiste, como o Gil Vicente, Penafiel ou mesmo o Estoril (que ninguém sabe muito bem o que pode sair dali), podem perfeitamente chegar ao segundo lugar...;)Questões rápidas.
CR: Desde que chegou em 2004 ao Aves, utilizou sempre a camisola 11. É alguma superstição, ou aconteceu apenas por mero acaso ?
XF:
Gosto do onze. Identifico-me com o Ryan Giggs que também é um 11 de culto!

CR: O que significa o Sporting de Braga para si ?
XF: O clube da minha formação, da minha terra, será sempre especial.

CR: A campanha do Braga na Liga Sagres 09/10 surpreendeu-o, ou já esperava uma temporada de grande nível ?
XF:
Depois de ver dois jogos no início de época, já estava à espera de algo similar.

CR: Até hoje, apenas representou dois clubes na sua carreira. Já pensou em terminar a carreira ao serviço do D. Aves ?
XF: Penso sempre num dia de cada vez. Para o bem e para o mal.

CR: É capaz de eleger um onze formado por companheiros de equipa (actuais ou passados) ?
XF: Guarda-Redes: Eduardo (Sp. Braga)
Defesa Direito: Leandro (D. Aves)
Defesa Central de Marcação: Sérgio Nunes (D. Aves)
Defesa Cental "Livre": Sérgio Carvalho (D. Aves)
Defesa Esquerdo: Pedro Geraldo (D. Aves)
Trinco: Filipe Anunciação (D. Aves)
Médio "Interior" Direito: Tiago (Sp. Braga)
Médio "Interior" Esquerdo: Nené (Sp. Braga e D. Aves)
Extremo Direito: Pedro Pereira (Sp. Braga e D. Aves)
Extremo Esquerdo: Xano
Ponta de Lança: Moreira (D. Aves)

*Entre parêntesis, o clube onde Xano jogou com o respectivo colega.

O "Conversas Redondas" agradece a Xano, o tempo dispendido para esta entrevista, bem como faz votos para que tudo lhe corra bem, tanto na vida desportiva como na vida pessoal.

Pode ver o trajecto de Xano, aqui.

Boavista celebra 107º aniversário

O Boavista está de parabéns. O histórico clube do Bessa, festeja hoje o seu centésimo sétimo aniversário.
Fundado a 1 de Agosto de 1903 pelos irmãos ingleses Harry e Dick Lowe, o Boavista como hoje o conhece-mos teve como primeiro nome "The Boavista Footballers".
Ao longo da sua história, o clube axadrezado já viveu duas descidas administrativas, uma das quais bem recente. A primeira aconteceu na década de 30 (entre 1933 e 1935), quando o clube do Bessa passou a ter jogadores profissionais no seu plantel, algo que era proíbido pela Federação Portuguesa de Futebol; a segunda, como já disse, é bem mais recente e está na memória de todos. Escusado será falar novamente do que aconteceu ultimamente ao Boavista e, da descida administrativa que o clube viveu em 2008.
Em 107 anos de história, os axadrezados já festejaram a conquista de um campeonato Português (2001), já venceram cinco Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e um campeonato da Segunda Divisão nacional, além de já terem participado na Champions League por duas ocasiões, e de terem atingido as meias finais da Taça UEFA na época 02/03.
Como um clube não vive apenas do futebol, o Boavista tem actualmente dezoito modalidades activas, desde o futebol ao paintball, estando ainda prevista a abertura de outras secções.
Voltando ao futebol, o futebol sénior axadrezado vive por estes dias uma enorme indefinição, enquanto as camadas jovens estarão a partir desta temporada sobre a alçada do AC Milan, que recentemente estabeleceu uma parceria com o Boavista na área da formação.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Liga Europa: Marítimo e Sporting triunfam

Boas notícias para Portugal. Três equipas na Europa, e para já todas elas somam vitórias.
Depois do Braga na quarta-feira, ontem foi a vez de Marítimo e Sporting entrarem em campo.
O Marítimo recebeu em casa (emprestada) o Bangor City do País de Gales, e venceu por um esmagador 8-2. A eliminatória está praticamente "feita", faltando apenas a confirmação oficial.
No primeiro tempo, só aos 33' é que os marítimistas abriram a contagem: foi Tchô na conversão de um livre directo. Cinco minutos depois Danilo Dias aumentou para 2-0.
Ao intervalo, o Marítimo vencia por 2-0, e no segundo tempo o "score" aumentou consideravelmente.
Baba aos 51' fez o 3-0, e aos 74' Nicholas Ward ainda reduziu para 3-1; depois veio o "bailinho" da Madeira: Danilo Dias aos 76' (4-1); Baba aos 77' (5-1), Tchô aos 79' (6-1) e Kanu aos 80' (7-1) fizeram as delícias dos madeirenses presentes no estádio. Mas ainda havia mais: Kanu já no período de descontos aumentou para 8-1, enquanto que também nos descontos Eddie Jebb reduziu para 8-2.
A eliminatoria prossegue dentro de oito dias, com a realização do jogo da segunda mão.
O Sporting, apesar de também ter vencido, conquistou um resultado "magro", mas que até é seguro, uma vez que conseguiu um triunfo fora de portas.
Os "Leões" até entraram mal na partida, e pertenceu ao Nordsjaelland a primeira oportunidade de golo. Valeu Rui Patrício a negar o golo dinamarquês logo aos 2' minutos.
Aos 24' Maniche fez um bom passe para Vukcevic, que "apenas" teve de tirar o guarda-redes dinamarquês do seu caminho e encostar para o golo. 0-1 para o Sporting.
Miguel Veloso e Liedson entraram ambos no segundo tempo, mas foi Hélder Postiga o grande destaque: o atacante luso teve o golo nos pés por três vezes. Primeiro valeu um corte de um jogador do Nordsjaelland sobre a linha do golo; depois foi o guardião Hansen quem lhe negou o golo e, finalmente Postiga atirou uma bola ao poste aos 75'.
Já perto do fim, Maniche tentou a sua sorte de longe, mas Hansen negou-lhe o golo.
O Sporting recebe dia 5 de Agosto o Nordsjaelland no Estádio de Alvalade.
A fechar, saiba que Miguel Veloso se despediu ontem com a camisola do Sporting. O médio vai ser reforço do Génova de Itália.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Liga dos Campeões: Braga goleia Celtic

Noite histórica em Braga. Naquele que foi o primeiro jogo do clube bracarense na mais prestigiada competição de clubes em todo o Mundo, os minhotos sabiam o que os esperava, e não se fizeram rogados: venceram os escoceses do Celtic por claros 3-0.
Perante um adversário com muito mais tradição europeia (foram mesmo campeões Europeus em 1967), o Braga entrou algo tímido na partida, não arriscando para não ser apanhado em contra-pé.
Mas, dentro de campo, o palmarés pouco vale e isso foi bem nítido neste jogo.
Numa primeira parte com pouco para contar, valeu o golo bracarense aos 27' minutos.
Miguel Garcia cruzou para a área e, Cha Du-Ri deu uma "mãozinha" aos minhotos. Penalti a favor do Braga, que Alan não desperdiçou. O brasileiro entrou para a história do clube "arsenalista", pois foi o primeiro jogador a marcar ao serviço do Braga na Champions.
No segundo tempo mais do mesmo. Um jogo praticamente sem história, tirando os golos.
No lado escocês, faltava imaginação e um futebol mais "técnico". No Braga, uma das grandes armas na hora de atacar era o defesa esquerdo Echiéjilé que marcou presença no Mundial ao serviço da Nigéria.
Foi mesmo o nigeriano Echiéjilé (ou prefere Elderson ?), quem fez o segundo golo da noite. Canto batido por Matheus e toque subtil do nigeriano, que lançou a festa nas bancadas do estádio Axa.
Foi o "assistente de serviço" Matheus, quem fechou as contas do marcador. Já perto do fim, aos 88', num livre directo a trinta metros da baliza, o brasileiro disparou uma "bomba" que só parou no fundo das redes de Zaluska.
O jogo terminou, e a festa foi vermelha e branca. O Braga está com um "pé e meio" na próxima pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Ficha de Jogo:

Sp. Braga: Mário Felgueiras; Miguel Garcia, Moisés, Rodríguez e Echiéjilé; Vandinho, Andrés Madrid e Leandro Salino; Alan (Hélder Barbosa 90'), Paulo César e Lima (Matheus 66').
Treinador: Domingos Paciência; Suplentes Não Utilizados: Arthur; Aníbal, Sílvio, Meyong e Keita.

Celtic: Zaluska; Cha Du-Ri, Loovens, Hooiveld e Mulgrew; Juárez (James Forrest 79') e Ki Sung-Yeung; Maloney (Murphy 71') Scott Brown e Ledley; Samaras.
Treinador: Neil Lennon; Suplentes Não Utilizados: Cervi; Fortuné, Crosas, Pat Mccourt e Thomas Rogne;

Disciplina:
Amarelos: Mulgrew 5'; Ki Sung-Yueng 25'; Hooiveld 42'; Loovens 60'; Leandro Salino 90';

Golos: 1-0 Alan 26' G. P.; 2-0 Elderson Echiéjilé 76'; 3-0 Matheus 88';

terça-feira, 27 de julho de 2010

Salgueiros: Heitor termina carreira

O ponta de lança Heitor, jogador do Salgueiros, decidiu colocar um ponto final na sua carreira, depois de passagens pela Superliga ao serviço do Beira Mar e do V. Setúbal.
Heitor formou-se nas camadas jovens do Salgueiros, contando com uma breve passagem pelo FC Porto. Como sénior, representou o Ermesinde na II Divisão B e o Tirsense na III Divisão, tendo assinado contrato profissional com o Salgueiros em 04/05.
No entanto, os problemas que afectaram o futebol sénior salgueirista, permitiram ao jogador rumar ao Beira Mar, que na altura estava na Superliga. Seguiram-se passagens por V. Setúbal (Superliga) e Portimonense (Liga de Honra) na temporada 05/06. Em 06/07, Heitor rumou ao Trofense da Liga de Honra, tendo saído em Janeiro para o Famalicão da II Divisão B.
Terminou depois a carreira, regressando em 08/09, graças ao convite do "seu" Salgueiros, que havia regressado ao futebol sénior. Na primeira temporada ao serviço do "Salgueiral" apontou 28 golos em 27 jogos, ajudando o clube salgueirista na ascensão à I Divisão Distrital da AF Porto.
Na temporada passada, participou em 22 jogos e marcou 13 golos, ajudando a equipa salgueirista a ascender à Divisão de Honra da AF Porto. Várias lesões impediram-no de ter melhor registo de jogos e golos.
Agora, parece que o encerrar da carreira é definitivo, e Heitor vai ser o treinador dos Infantis B do Salgueiros para a temporada 2010/2011.
Na hora da despedida, o ex jogador, deixou uma mensagem aos adeptos salgueiristas:

"Amigos Salgueiristas, como tudo na vida, há um princípio e um fim, para mim, chegou a hora de terminar a minha participação enquanto jogador do Salgueiros.
Não jogo mais pelo Salgueiros nem por outro clube qualquer, aliás o meu regresso ao futebol só se deveu por o clube que me convidou ter por nome SALGUEIROS.
Acredito que quem conhece a minha história concordará comigo e aceitará que a minha dívida a este clube enquanto jogador está saldada.
Agradeço a todos os que me apoiaram durante estes 2 anos: sócios, adeptos, colegas, treinadores e dirigentes.
Não posso deixar de agradecer em particular a algumas pessoas, como o Fernando Almeida (BEBETO), Renato, Pedro Reis, Professor Rui Machado, Antony, Sr. Domingos, Vitor Barros, Paulo Aranha e Lourenço.
Nesta fase particular não posso deixar de agradecer ao Sr. Marques, Pedro Seco, Professor Zé Manuel e Paulo Rafael, que me ajudaram a tentar resolver esta lesão contraída no final da época e me apoiaram sempre que necessário e me abriram as portas para uma nova etapa da minha vida.
Foi com muito Orgulho que fiz parte do renascimento deste clube, ficando apenas com o "amargo de boca" de não ter acabado a minha carreira com mais um título de Campeão.
Sou salgueirista, adoro este clube e estarei com toda a certeza presente no futuro, mas de cachecol.
Termina um ciclo e começa outro, o de treinador e ao serviço, claro, do nosso Salgueiros e dos Infantis B em particular.
Continuo no entanto, sempre disponivel para ajudar o Salgueiros e o futebol sénior no que for preciso.
Desejo as maiores felicidades a todos os novos jogadores e um conselho, joguem à Salgueiros, respeitem o Salgueiros e vivam o Salgueiros. Vão-se aperceber que clube como este não existe em parte alguma.
Já com muitas saudades me despeço de todos, grande abraço e
Força Salgueiros!
Heitor"


Foto e mensagem retiradas do blog do Salgueiros 08.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Espanha: Raúl (também) deixa Real Madrid

Depois de Guti anunciar a sua saída do Real Madrid, no dia de ontem, hoje foi a vez do capitão Raúl abandonar os "Merengues". Aos poucos, o Real vai ficando sem as suas referências.
Raúl chegou ao Real em 1992, oriundo do rival Atlético. Em 1994, com apenas 17 anos estreou-se na equipa principal pela mão do actual director-desportivo, Jorge Valdano.
De 1994 até 2010, Raúl participou em 741 jogos e marcou 323 golos. Venceu dezasseis títulos colectivos e dezasseis individuais.
Na hora da despedida, disse que estará sempre disponível para aquilo que o Real precisar dele. E não esqueceu Mourinho: "Mourinho contava comigo, queria que eu ficasse, mas tomei esta decisão pois entendo que é a melhor."
Mourinho perde um grande jogador; o Real perde um dos seus grandes símbolos. O segundo melhor da história dos Merengues para muitos.
Agora, o novo desafio da carreira de Raúl, chama-se Schalke 04. As declarações do jogador foram bem elucidativas quanto à sua próxima "paragem": "O que posso dizer é que houve contactos com o Schalke. Profundos. Também houve com outras equipas, mas o Schalke demonstrou grande interesse."
Esteja Raúl no Real, no Schalke ou no Tottenham, em Madrid nunca ninguém irá esquecer o "eterno capitão".
Veja alguns dos melhores golos de Raúl ao serviço do Real Madrid:

domingo, 25 de julho de 2010

Espanha: Guti deixa Real Madrid 24 anos depois

Entrou no Real Madrid com 9 anos, sai com 33. Guti, confirmou em conferência de imprensa que vai mesmo abandonar o clube onde construiu toda a sua carreira de futebolista.
Esta saída já esteve para acontecer em anos anteriores, como em 2009 por exemplo, mas só agora se confirma mesmo.
Nos 24 anos em que vestiu a camisola "blanca", Guti passou quinze desses vinte e quatro na equipa principal, onde conquistou quinze títulos, entre campeonatos de Espanha, Taça do Rei e Champions League.
Na hora da despedida fez questão de realçar que continuará com o coração em Madrid:
"Só quero agradecer ao Real Madrid. Vivi uma etapa com coisas muito bonitas e outras complicadas. Cresci no Real porque joguei aqui nos últimos 24 anos, 15 dos quais na equipa principal. Continuarei a jogar, mas o meu coração continuará no Real Madrid."
Quanto ao seu próximo clube, Guti não revelou qual será, adiantando apenas ter uma oferta muito interessante do Besiktas, equipa de Ricardo Quaresma:
"Ainda não tomei uma decisão. Tenho uma oferta interessante do Besiktas, mas ainda não decidi o que fazer. A única coisa que sei é que vá para onde for darei o melhor de mim."
Em jeito de homenagem, cá fica um vídeo com alguns dos melhores momentos de Guti ao serviço dos "Merengues":

sábado, 24 de julho de 2010

II Divisão: E. Amadora acaba com futebol sénior

A notícia foi avançada hoje pelo jornal "Record": o Estrela da Amadora acabou com o futebol sénior.
As graves dificuldades financeiras que o clube vinha atravessando há já alguns anos, foram fatais para este desfecho. A juntar a isto, há ainda o processo de insolvência do clube.
Na temporada passada, os "Tricolores" fizeram uma boa campanha na Zona Sul da II Divisão, e mesmo com quatro meses de salários em atraso, terminaram o campeonato no 10º lugar e garantiram dentro de campo, a manutenção.
Esta extinção já havia estado na iminência na temporada passada, devido aos problemas financeiros que afectaram o clube da Amadora.
Apesar da extinção do plantel sénior, o clube não acaba: as camadas jovens vão continuar a competir, e a defenderem as cores do Estrela. Assim sendo, todas as equipas da formação tricolor passarão a disputar os seus jogos no estádio José Gomes, na Reboleira.
Fundado em 1932, o Estrela da Amadora marcou presença no principal campeonato do futebol português por dezasseis ocasiões, tendo como melhor classificação o 7º lugar obtido em 97/98.
A juntar a isto, há ainda a vitória na Taça de Portugal em 89/90 sobre o Farense, a participação na Taça das Taças de 90/91, e a conquista da II Divisão de Honra em 92/93.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Liga Europa: Marítimo vence e segue em frente

O Marítimo venceu ontem à noite na Irlanda, o Sporting de Fingal por 3-2 e seguiu assim em frente na Liga Europa.
Depois da vitória também por 3-2 na primeira mão, os madeirenses ultrapassaram assim mais um obstáculo rumo à fase final da segunda maior prova do futebol europeu.
Assim sendo, na terceira pré-eliminatória os madeirenses irão ter pela frente o Bangor City do País de Gales.
A vantagem levada pelo Marítimo até à Irlanda era perigosa, mas a equipa madeirense entrou melhor no jogo, e aos 20' minutos Alonso abriu o activo na conversão de uma grande penalidade.
Até ao intervalo, Peçanha ainda deixou escapar uma bola, que Crowe não conseguiu emendar; e do outro lado, Clarke fez várias defesas, adiando o segundo golo do Marítimo.
No segundo tempo, outra vez o Marítimo a entrar com sinal "mais" na partida, tendo em Danilo o grande dinamizador. Em duas jogadas, o brasileiro andou perto do segundo golo: uma Clarke defendeu o remate; a outra, Danilo atirou ao lado.
No entanto, aos 67' Marquinho fugiu aos irlandeses, e atirou para o fundo das redes. Era o 0-2, e o vencedor estava (praticamente) encontrado.
Aos 81', Zayed ainda reduziu para os irlandeses, mas depois veio o "show" de Kanu. Primeiro, o brasileiro desperdiçou uma boa oportunidade para marcar; minutos depois, o mesmo jogador emendou para o 3-1, fazendo esquecer a perda anterior.
Já perto do final da partida, Zayed conseguiu bisar na partida e estabeleceu o resultado final. 3-2, tal como havia acontecido na primeira mão.
Ficha de Jogo:

Sp. Fingal: Clarke; Browne, Fitzgerald, Maher e Brien; Byrne, Finn, Kirby e McFaul (Zayed 64'); Williams e Crowe.
Treinador: Liam Buckley; Suplentes Não Utilizados: Quigley; Gannon, Frost, Cahill, Dwason e James.

Marítimo: Peçanha; Ricardo Esteves, Robson, João Gulherme e Alonso; Roberto Souza e Tchô (Kanu 81'); Marquinho (Luciano Amaral 72'), Danilo Dias e Cherrad (Fidélis 90'); Babá.
Treinador: Mitchell Van der Gaag; Suplentes Não Utilizados: Marcelo; Luís Olim, Briguel e Duventru;

Disciplina:
Amarelos: Danilo 45'; Roberto Souza 53'; Ricardo Esteves 65';

Golos: 0-1 Alonso 20'; 0-2 Marquinho 67'; 1-2 Zayed 81'; 1-3 Kanu 87'; 2-3 Zayed 90';