terça-feira, 17 de agosto de 2010

Recordar: Luís Fabiano no FC Porto

Aproveitando a visita do Sevilla a Portugal, para enfrentar o Sp. Braga, recordo aqui a passagem daquele que é um dos grandes símbolos da equipa andaluz, e que até pode estar perto de sair do clube.
Depois de passagens não muito bem sucedidas pelo futebol europeu, mais concretamente ao serviço do Rennes de França, Luís Fabiano chegou ao FC Porto (campeão Europeu em título), rotulado de goleador, e tido como uma das grandes promessas do futebol brasileiro.
"Fabuloso" como era conhecido no seu país natal, chegou ao FC Porto proveniente do São Paulo, a troco de sete milhões e meio de euros, tendo o clube portista ficado na posse de 25% do passe do jogador.
Fabiano começou a época a titular, e ao terceiro jogo com a camisola azul e branca, já marcava. Foi no Estádio do Dragão, à jornada 3 frente ao Estoril. "Fabuloso" fez na altura, aos 17' minutos, o 1-1.
Luís Fabiano manteve a titularidade por mais três jogos (dois no Campeonato e um na Champions), até se lesionar e falhar os encontros relativos à 7ª e à 8ª Jornada da SuperLiga, e também o jogo da Champions frente ao PSG em França, além do jogo referente à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal, frente ao V. Guimarães.
Regressou à competição, no empate dos portistas na Madeira frente ao Nacional (2-2), tendo saído do banco aos 74' para render McCarthy.Voltou a lesionar-se, falhando depois sete jogos. Cinco para a SuperLiga e dois para a Champions.
Regressou à competição, a 7 de Dezembro de 2004, em jogo a contar para a última jornada da fase de grupos da Champions, frente ao Chelsea, acabando substituído aos 76'.Manteve a titularidade, no Domingo seguinte frente ao Once Caldas, na disputa da Taça Intercontinental. O FC Porto acabaria por vencer a competição, mas "Fabuloso" acabou substituído aos 78'.Continuou a ser presença assídua no onze portista, e marcou dois golos entre as jornadas 14 e 16. Curiosamente, ambos os golos valeram empates a uma bola.
A sua boa performance valeu-lhe a permanência no onze por mais três jogos. Desta vez, não conseguiu facturar em nenhum dos jogos.
Falhou depois a Jornada 20 da SuperLiga, voltando à competição frente ao V. Guimarães na jornada seguinte.
Manteve-se como titular durante sete jogos consecutivos, inclusive frente ao Inter na primeira mão dos Oitavos de Final da Champions League.
No dia 11 de Março de 2005, a mãe de Fabiano foi raptada, e talvez por isso, o desempenho do atleta na partida dessa noite frente ao Nacional não foi lá muito famoso. O FC Porto foi humilhado em casa por claros 4-0, e Fabiano saiu aos 76'.
Acabou por ser "dispensado" pela comitiva portista do jogo da segunda mão dos Oitavos de Final da Champions League, devido ao que aconteceu à sua progenitora.
Regressou à competição, na semana seguinte frente ao Sporting, entrando aos 76' minutos. Na jornadada 27, acabou por ser suplente utilizado frente ao Gil Vicente.
Até ao fim da temporada, alinhou em cinco dos seis jogos que restavam ao FC Porto. Foi sempre suplente utilizado entre as jornadas 28 e 33, sem nunca conseguir marcar qualquer golo.
Terminou o seu percurso no FC Porto, ao ser suplente não utilizado na jornada 34, frente à Académica.
Ao todo, Luís Fabiano participou em 27 jogos com a camisola azul e branca, entre SuperLiga e Champions League, marcando apenas três golos.
O sequestro da sua mãe, é certo, abalou-o bastante psicologicamente. Foram dois meses sem saber do estado de saúde da sua mãe, o que, naturalmente, é motivo de grande preocupação para qualquer um.
Acabou vendido no final da temporada 04/05, ao Sevilla de Espanha, onde tem dado cartas e...golos, muitos golos.Número de Jogos efectuados por Luís Fabiano ao serviço do FC Porto:

04/05 - 27 Jogos/3 Golos (22 Jogos no Campeonato/3 Golos; 4 na Liga dos Campeões; 1 na Taça Intercontinental)

Palmarés de Luís Fabiano no FC Porto:

Taça Intercontinental: 1 (2004)

domingo, 15 de agosto de 2010

Taça da Liga: Guarda-Redes dá triunfo à Oliveirense

A Oliveirense venceu ontem à tarde o Varzim na Póvoa, por 1-0, em jogo a contar para a 2ª Jornada da fase de grupos da Taça da Liga, e o golo foi apontado pelo seu...guarda-redes.
Aos 58' minutos aconteceu o grande momento do jogo: o guardião da Oliveirense, Bruno Sousa (na foto), na tentativa de lançar mais um contra ataque da sua equipa, pontapeou a bola para a frente. No entanto, a bola bateu na relva e...passou por cima de Avelino, guarda-redes do Varzim, entrando na baliza do conjunto poveiro. Era o 0-1, marcado pelo...guarda-redes.
Bruno Sousa, viria a ser herói em dose dupla, uma vez que aos 87' minutos defendeu um penalti, cobrado por Tito, jogador do Varzim.
Bruno Sousa, é um experiente guarda-redes de 30 anos, e conta com passagens por Ovarense, Beira Mar, Pampilhosa, Esmoriz entre outros.
E não se pense, que este é o primeiro golo apontado pelo guarda-redes da Oliveirense: em 2006, então ao serviço do Pampilhosa, Bruno Sousa marcou o segundo golo da sua equipa, numa partida frente ao Abrantes que terminou com a vitória abrantina por 3-2. Bruno Sousa marcou de cabeça aos 90+6'.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pedro Lavoura faleceu há 10 anos

(Digitalização proveniente da revista "Cadernos A BOLA 2000/2001")
Foi a 13 de Agosto de 2000, que Pedro Lavoura, na altura jogador do Sp. Braga, perdeu a vida na sequência de um acidente de automóvel.
Nascido a 29 de Junho de 1974 em Caracas na Venezuela, Pedro formou-se nas camadas jovens do Anadia, onde cumpriu o seu primeiro ano de sénior em 92/93.
Na temporada seguinte, foi emprestado ao Aguinense dos Distritais de Aveiro, de forma a poder ganhar mais experiência enquanto futebolista.
Regressou ao Anadia para 94/95, e as suas qualidades não passaram despercebidas ao responsáveis do clube bairradino, que apostaram nele.
Após um boa época na III Divisão, Pedro Lavoura rumou à Académica, onde permaneceu até 1999, tendo conseguido uma subida de divisão em 1997.
Depois de boas exibições ao serviço da "Briosa", Pedro Lavoura rumou ao Sp. Braga para a temporada 1999/2000.
Fez 31 jogos, e marcou dois golos no Campeonato português, e ia permanecer em Braga para a temporada 2000/2001.
A 13 de Agosto de 2000, morreu na sequência de um acidente de automóvel que vitimou também dois amigos seus (Alexandre Timóteo e João Castro).
Jogava a defesa esquerdo ou extremo esquerdo.

II Divisão: Boavista vai competir

O Boavista vai mesmo competir na II Divisão Nacional, e até já tem plantel formado.
Esta temporada, o clube do Bessa formou o seu plantel sem recorrer a captações, tal como havia feito na temporada passada.
O treinador será Rui Ferreira, ex jogador do V. Guimarães e do Salgueiros, e entre o plantel encontram-se alguns nomes sonantes, como os de Rui Dolores, Renato Queirós e Tó Ferreira.
Além dos onze reforços confirmados, foram promovidos cinco júniores e transitam do plantel de 09/10, seis jogadores, entre eles Ribeiro, defesa direito ex Beira Mar.
Outra das novidades no novo plantel axadrezado, é a contratação de dois atletas espanhóis, ambos oriundos da formação do Atlético de Madrid.
O plantel ainda não está fechado, podendo ainda receber, mais dois ou três atletas, muito provavelmente para "engordarem" o sector defensivo, que é, actualmente, o mais carenciado.
Os trabalhos do clube axadrezado arrancaram hoje, com a realização dos habituais exames médicos.
Também hoje (pelas 18 horas), serão apresentados os equipamentos relativos à temporada 2010/2011.
Plantel do Boavista 2010/2011:

Guarda-Redes:
Tó Ferreira (ex Gondomar)
Rui Sacramento (ex Esmoriz)
Nelo (ex Júnior)

Defesas:
Fábio (ex Júnior)
Zé Carlos
Diogo Leite
Ribeiro
Hélio (ex Vizela)
Álvaro Corcovado (ex Atlético de Madrid, Espanha)

Médios:
Cadinha
Fílipe Espincho (ex Júnior Feirense)
Emerson (ex Arouca)
Rui Lopes (ex Lourosa)
Joel (ex Sp. Espinho)
Baptista (ex Júnior)
Raúl Ortiz (ex Atlético de Madrid, Espanha)

Avançados:
Fabinho
Paulo Campos
Ruizinho (ex Júnior)
Nuninho (ex Júnior)
Beré (ex Arouca)
Renato Queirós (ex Feirense)
Rui Dolores (ex São João de Ver)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mercado: Man. United "pesca" em Portugal

É a prova viva de que em Portugal existem futebolistas com qualidade para representaram grandes clubes e jogarem nas grandes competições.
Bebé, um jovem de 20 anos, que alinhou na temporada 09/10 no Estrela da Amadora na II Divisão Nacional, é desde ontem o mais recente reforço do Man. United. Mas já lá vamos.
Formado nas camadas jovens do Loures, Bebé cumpriu o seu último ano de júnior ao serviço do Estrela da Amadora, onde cumpriu também a primeira temporada enquanto sénior.
Depois de realizar uma boa temporada ao serviço dos "Tricolores", as exibições de Bebé despertaram a cobiça de V. Guimarães, Olhanense, Belenenses e também do Moreirense.
Assinou pelo Vitória de Guimarães em Junho deste ano, e tinha vindo a fazer uma boa pré-temporada.
Mais uma vez, as suas exibições despertaram a cobiça de outros clubes, mas desta vez foram os "Tubarões" europeus a interessarem-se pelos serviços do jovem avançado.
Depois de no dia de ontem, ter sido apontado como alvo do Real Madrid, e que o negócio podia estar por horas, Bebé acabou por se tornar reforço do Manchester United.
Recomendado por Carlos Queiroz aos "Red Devils", Bebé viaja amanhã para Manchester, onde irá assinar um contrato válido por cinco temporadas.
A transferência custará ao United, nove milhões de euros, e Bebé será apresentado oficialmente como jogador do MU, na próxima segunda feira.
Depois de vinte anos passados a viver na Casa do Gaiato de Loures, Bebé mudou-se há um mês e meio atrás para a "Cidade Berço", e irá agora representar o Manchester United.
Bebé, representou ainda Portugal no Mundial dos Sem-Abrigo, há dois anos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Recordar: Nuno Gomes na Fiorentina

Depois de recordar vários jogadores estrangeiros com "nome" por esse Mundo fora, e que passaram pelo nosso país, achei que era altura de inverter os papéis, recordando também, a partir de agora, passagens de jogadores portugueses por conceituados clubes europeus. Começo por Nuno Gomes.
Depois do furor que fez ao serviço do Boavista, Nuno "Gomes" Ribeiro mudou-se de armas e bagagens para o Benfica, onde confirmou a veia goleadora que havia mostrado ter no Bessa.
Depois de apontar 18 golos no Campeonato ao serviço do Benfica na temporada 99/00, e depois de ter feito um excelente Euro 2000, onde apontou quatro golos em cinco jogos, Nuno Gomes foi assediado por vários clubes europeus, acabando por rumar à Fiorentina de Itália.
A transferência custou ao clube de Florença, dezassete milhões de Euros, e Nuno Gomes mostrou que a sua contratação não havia sido feita por mero acaso.
Apontou 9 nove golos em 30 jogos na Serie A na temporada 00/01, ajudando a formação "Viola" a classificar-se num tranquilo 9º lugar com 43 pontos.
Nuno Gomes apontou ainda quatro golos na Taça de Itália, competição que a Fiorentina venceu.
Na temporada 01/02, Nuno Gomes manteve-se no clube de Florença, que entretanto, havia entrado numa grave crise financeira. Ainda assim, o clube chegou à 3ª Eliminatória da Taça UEFA, onde Nuno Gomes apontou dois golos.
A nível interno, é que as coisas não correram lá muito bem à Fiorentina. A equipa "Viola" conseguiu apenas 22 pontos, fruto de cinco vitórias e sete empates, e acabou o campeonato no 19º e penúltimo lugar da Serie A.
Nuno Gomes apontou cinco golos em 23 jogos, com a particularidade interessante de todos os seus cinco golos terem sido importantes na conquista de pontos: um à Atalanta (vitória por 3-1); dois ao Veneza (vitória por 3-1); um à Juventus (empate 1-1); e um ao Chievo (empate 1-1).
Na Taça de Itália, Nuno Gomes não apontou qualquer golo.
No final da temporada, e em virtude da grave crise financeira que atravessava, a Fiorentina faliu e Nuno Gomes ficou um jogador livre, terminando assim a sua campanha ao serviço do clube "Viola".
Apesar de não ter sido "matador" ao serviço da Fiorentina, Nuno Gomes é recordado com carinho por parte da massa associativa "Viola".Número de Jogos efectuados por Nuno Gomes ao serviço da Fiorentina:

00/01 - 30 Jogos/13 Golos (30 na Serie A/9 Golos; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça de Itália/4 Golos)
01/02 - 23 Jogos/7 Golos (23 na Serie A/5 Golos; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça de Itália; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça UEFA/2 Golos)

Palmarés de Nuno Gomes na Fiorentina:

Taça de Itália: 1 (2000/2001)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

II Divisão: Cinco clubes Nortenhos "mudam-se" para a Zona Centro

(Caso tenha futebol sénior, o Boavista vai voltar a enfrentar o Gondomar, mas na Zona...Centro.)
É mais um reflexo do mau planeamento que existe no futebol português.
Cinco clubes do Norte, que competem na II Divisão Nacional, vão disputar na próxima temporada a Zona Centro, em virtude de mais uma péssima decisão da Federação Portuguesa de Futebol.
Na temporada anterior, quando a II Divisão adoptou o formato usado anteriormente pela extinta II Divisão B, a FPF decidiu que na primeira temporada, os clubes dos Açores disputariam a Zona Centro e os da Madeira a Zona Sul, enquanto que em 10/11 os da Madeira disputariam a Zona Norte e os dos Açores a Zona Sul.
Assim sendo, e depois de mais uma burrice feita pela FPF, Boavista, Aliados de Lordelo, Gondomar, Padroense e Coimbrões, vão disputar a Zona Centro da II Divisão Nacional na temporada 10/11.
No entanto, ainda não é certa a presença do Boavista, uma vez que o clube do Bessa ainda se mantém num impasse quanto ao futuro do seu futebol sénior.
Também há a destacar a presença do Sp. Espinho nesta série, mas esta já é menos surpreendente, uma vez que os espinhenses pertencem ao Distrito de Aveiro, que se situa no Centro do País e, curiosamente, na última vez que o Sp. Espinho ascendeu à Liga de Honra, sagrou-se vencedor da Zona Centro da II Divisão B (03/04).
Não seria muito mais fácil, se nunca tivessem mudado o formato do terceiro escalão do futebol português ? Não seria muito mais fácil, se englobassem as equipas da Madeira e dos Açores numa só Zona, como faziam na extinta II Divisão B, por exemplo ?
É por estas e por outras, que o futebol em Portugal está como está.

domingo, 8 de agosto de 2010

Taça da Liga já está na "estrada"

(Fátima e Feirense empataram a três golos no Estádio Municipal de Fátima.)
Arrancou ontem a quarta edição da Taça da Liga, competição que engloba apenas os clubes participantes na Liga Orangina e na Liga ZON Sagres.
O jogo inaugural desta terceira edição foi, pode-se dizer, um derby do Minho: Moreirense e Gil Vicente empataram a três golos no Estádio Cidade de Barcelos.
Esta tarde, disputaram-se os restantes jogos com particular destaque para a vitória do D. Aves sobre o Sp. Covilhã por 3-0, e para mais um empate a três, desta vez entre Fátima e Feirense.
Neste jogo, o grande destaque vai para o feirense Pinheiro, autor de três golos; e também para a coincidência de os marcadores dos golos do Fátima já terem ambos passagens pelo Feirense.
Nesta primeira ronda, apenas entram clubes da Liga Orangina.
Confira todos os resultados da 1ª Jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga:

Grupo A:

Gil Vicente (Rodrigo Galo 6'; Zé Luis 71' e 81') 3-3 Moreirense (Eriverton 11'; Luís Pinto 45'; Castro 90+2')
Fátima (Kata 33' e 72'; Nuno Sousa 49') 3-3 Feirense (Pinheiro 22', 53' e 68')

Grupo B:

Penafiel (Wesllem 36' e 39'; Michel 71') 3-1 Belenenses (Abel 53')
Freamunde (Valdinho 81') 1-1 Arouca (Bruninho 24')

Grupo C:

Oliveirense (Pedrinho 5'; Rui Lima 21') 2-1 Santa Clara (Edgar 88')
Estoril (Tony Taylor 83') 1-1 Varzim (Rui André 39')

Grupo D:

D. Aves (Luisinho 65'; Marco Cláudio 68'; Rabiola 70') 3-0 Sp. Covilhã
Trofense 0-0 Leixões

Supertaça: FC Porto mantém tradição

A tradição manteve-se: o FC Porto venceu o Benfica, na décima primeira Supertaça disputada entre ambos. Esta foi, recordo, a décima sétima vitória portista na competição.
A defesa do FC Porto, que foi tão criticada ao longo da semana, por não ser sólida e por ter problemas no jogo aéreo, revelou grande solidez e esteve impecável em bolas pelo ar.
Villas Boas, colocou Sapunaru na direita e não Miguel Lopes; no meio campo Belluschi rendeu o lesionado Rúben Micael; e na frente, Varela jogou no lugar de Rodríguez, algo que não era prevísivel.
No Benfica, Jesus apostou em César Peixoto para lateral esquerdo, subindo Coentrão no terreno; e Javi García ficou no banco, sendo rendido por Airton. Tal como se previa, Rúben Amorim jogou na direita, no lugar de Maxi Pereira.
Villas Boas delineou bem a estratégia, e o FC Porto entrou muito forte na partida. Aos 2' minutos, Varela chutou contra Roberto; na sequência de um pontapé de canto, Rolando aos 3', inaugurou o marcador.
O guardião espanhol do Benfica teve culpa, é certo, mas não foi o único. Rolando, não pode nunca, aparecer completamente solto dentro da pequena área encarnada. Falha defensiva do Benfica, golo do Porto, e primeira invasão de campo da época.
A partir daí, o FC Porto fez uma exibição agradavél e muito tranquila. Era um FC Porto dominador, com um futebol espectáculo, e um Porto que procurava constantemente o golo.
Aos 15', o primeiro "caso" do jogo: após um livre cobrado por Aimar, Sapunaru aliviou o esférico e foi depois atingido no rosto pelo cotovelo de Cardozo. Expulsão perdoada ao paraguaio.
O Benfica estava irreconhecível e não era, de maneira alguma, o Benfica da temporada passada.
Um exemplo disso, é o primeiro remate encarnado ter surgido apenas aos 21' minutos e na sequência de um livre directo.
Carlos Martins atirou rasteiro e colocado, mas Helton atento negou-lhe o golo com uma bela intervenção.
Aos 23' Roberto não agarrou um cruzamento de Varela, e "assistiu" Sapunaru que com um remate acrobático e cruzado, "obrigou" o espanhol a uma intervenção decisiva.
O Benfica começou a "soltar-se" mais à passagem da meia hora, e aos 33' após cruzamento de César Peixoto, Saviola rematou de primeira mas às malhas laterais da baliza de Helton.
De seguida, mais um cruzamento de Peixoto, valendo ao Porto, Maicon que se antecipou a Cardozo e Aimar. Na recarga, Airton atirou muito ao lado.
Antes do intervalo, mais um "caso". César Peixoto atinge Varela na perna direita, e de seguida calca-lhe violentamente o pé esquerdo. Passou impune.
De seguida, mais uma "assistência" de Roberto, e João Moutinho quase marca. Valeu ao Benfica, Luisão a salvar em cima da linha.O jogo chegava ao intervalo, e a vantagem do FC Porto era justíssima.
Os azuis, entraram para a segunda parte, como haviam entrado para a primeira: fortes. Aos 48', Belluschi na cobrança de um livre directo, quase fez golo, não fosse a bola ter desviado na barreira encarnada.
Aos 56', Alvaro Pereira protestou efusivamente com João Ferreira, pedindo amarelo para Carlos Martins que havia derrubado Varela, mas o admoestado foi ele. João Ferreira ainda colocou a mão na cara do uruguaio do Porto.
O jogo estava quente, e a prova disso, veio no minuto seguinte. Sapunaru fez de tudo para atrasar a reposição da bola em jogo por parte dos encarnados, e David Luiz tocou-o por trás, desequilibrando assim o romeno. Cartão amarelo para o central encarnado.
Aos 63', Hulk na sequência de um pontapé de canto, tentou o remate, que acabou por ser mais um centro para Falcao. O colombiano por pouco não conseguiu desviar o esférico. Esteve à vista o segundo do FC Porto.
Três minutos depois, Carlos Martins rematou forte na esquerda "obrigando" Helton a defesa apertada, e na recarga Saviola atirou escandalosamente por cima, quando tinha tudo para fazer o empate.
Os encarnados recuperaram a bola, e David Luiz lançou-se no ataque. Uma recuperação de Fernando, colocou o esférico nos pés de Alvaro Pereira que de imediato serviu Varela. O extremo arrancou pelo corredor e deixou para trás um lesionado Luisão, servindo no interior da área, Radamel Falcao, que de primeira "fuzilou" Roberto. Era o 0-2, e o jogo estava "feito".
O jogo entrou depois num ritmo mais lento, mas com ambas as equipa sempre à procura do golo. Aos 70' Carlos Martins atirou forte por cima; e aos 71' Rodríguez no lado do FC Porto, atirou ao lado.
Aos 72', foi a vez de Hulk tentar o golo, mas Roberto desviou o esférico, impedindo o terceiro golo portista.
Oito minutos depois, grande pontapé de C. Rodríguez, com Roberto já batido, mas a bola saiu ligeiramente por cima da trave.
Aos 85' melhor oportunidade do Benfica em todo o jogo, com Saviola a aparecer isolado na cara de Helton, e a rematar para uma excelente defesa do brasileiro.
Já nos descontos, Cardozo ficou a pedir grande penalidade, por pretensa mão na bola de Maicon, mas o paraguaio não tem razões de queixa.
O jogo terminou, e a vitória do FC Porto não sofre a mínima contestação. Os "Dragões" foram melhores em todo o jogo; dominaram a partida a seu belo prazer, e contaram ainda com um Benfica ainda longe da performance conseguida na temporada passada. Depois, o preto e o amarelo tradicionais de Aveiro, deram lugar ao azul e branco do Porto.Ficha de Jogo:

Benfica: Roberto; Rúben Amorim, David Luiz, Luisão (Sidnei 69') e César Peixoto; Airton, Carlos Martins, Fábio Coentrão (Gaitán 77') e Aimar (Jara 59'); Cardozo e Saviola.
Treinador: Jorge Jesus. Suplentes Não Utilizados: Júlio César; Maxi Pereira, Javi García e Nuno Gomes.

FC Porto: Helton; Sapunaru (Miguel Lopes 74'), Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho (Raúl Meireles 81') e Belluschi; Varela (Cristián Rodríguez 69'), Hulk e Falcao.
Treinador: André Villas Boas. Suplentes Não Utilizados: Beto; Sereno, Souza e Ukra.

Disciplina:
Amarelos: Fernando 20'; Fábio Coentrão 30'; Luisão 47'; Aimar 51'; Alvaro Pereira 56'; David Luiz 57'; Jara 63'; João Moutinho 76'; Helton 86'.

Golos: 0-1 Rolando 3'; 0-2 Falcao 67'.

As imagens da Supertaça

"Há imagens que valem mais do que mil palavras". Portanto, cá ficam as melhores imagens da noite de ontem.