sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Liga Europa: Desilusão em tons de verde

Não está fácil a vida das equipas portuguesas na Liga Europa, exceptuando o FC Porto.
Marítimo e Sporting, tinham na teoria, os adversários mais complicados, e acabaram por prová-lo dentro de campo. Ambos foram derrotados, um fora e o outro em casa, e a Liga Europa está agora por um fio para ambos.
O Marítimo foi a primeira equipa a entrar em campo, na longíqua Bielorússia. Os madeirenses até jogaram taco-a-taco com o BATE, mas a experiência dos da casa acabou por falar mais alto.
Baba desperdiçou uma ocasião soberana para abrir o marcador aos 56' minutos e na resposta os bielorussos marcaram. Olekhnovich isolado bateu facilmente Marcelo.
Três minutos depois, o brasileiro Rafael Bressan de livre directo aumentou para 2-0, e aos 71' Pavlov fechou a contagem.
Resumindo, o Marítimo podia ter chegado ao golo com o resultado em branco, não o fez e depois foi a experiência europeia do BATE a ditar ordens.
Vida muito complicada para os madeirenses, e as chances de qualificação para a fase de grupos são mínimas.A segunda equipa portuguesa a entrar em campo, foi o FC Porto. Na Bélgica, os "Dragões" apresentaram-se sem Hulk que viajou até ao Brasil devido à morte de uma sobrinha.
O FC Porto dominou grande parte do primeiro tempo, criando oportunidades de golo, mas o golo apareceu devido a um erro do árbitro. Falcao cometeu falta sobre o defensor belga, o árbitro assim não o entendeu e assinalou penalti. Na conversão, o colombiano inaugurou o marcador aos 29' minutos.
No segundo tempo, o Genk entrou forte e determinado na procura do empate, criando até algumas chances para chegar ao empate, valendo sempre Helton ao FC Porto.
Aos 66' Matoukou entrou violentamente sobre Moutinho, e foi expulso, e a partir daí o FC Porto voltou a controlar tranquilamente o jogo.
Aos 82' Souza, com um tiro indefensável fez o 0-2; e aos 89' Belluschi rematou em arco para o 0-3.
O FC Porto está com um "pé e meio" na fase de grupos da Liga Europa, e ontem alcançou a primeira vitória em solo belga.A última equipa portuguesa a entrar em campo, foi o Sporting, que jogou em casa perante os dinamarqueses do Brondby.
Os "Leões" apresentaram-se sem grandes ideias ofensivas, e os dinamarqueses foram aproveitando essa apatia para se aproximarem da baliza de Rui Patrício.
Aos 30' Kristiansen assustou ao rematar à malha lateral; mas aos 43' o mesmo Kristiansen irrompeu pela direita e de pé esquerdo apontou um belíssimo golo. 0-1 em cima do intervalo.
No segundo tempo, o Sporting não podia ter tido pior início. Aos 52' Kristiansen atirou forte de fora de área, Patrício defendeu para a frente, e Jallow aproveitou para encostar para o 0-2.
Os "Leões" quase marcaram aos 68', quando acertaram por duas vezes no poste. Primeiro foi Liedson num pontapé de bicicleta; e depois foi Nuno André Coelho de cabeça. Duplo azar.
Esta derrota em casa, deixa o Sporting em sérias dificuldades para seguir em frente, uma vez que jogar na Dinamarca não será fácil.
Esta, foi também a primeira vitória de uma equipa dinamarquesa sobre o Sporting.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Históricos do Nosso Futebol: Portimonense

Fundado a 14 de Agosto de 1914, o Portimonense Sporting Clube tem a sua sede em Portimão, no Algarve.
Com a particularidade da ideia de criar um clube, ter surgido numa loja de reparação de calçado, o Portimonense apenas em 1937, conseguiu deixar de disputar o campeonato Regional do Algarve.
Nesse ano, o Portimonense sagrou-se campeão do Algarve, passando então a disputar a II Divisão Nacional.
Foi também no ano de 1937, que o Portimonense começou a utilizar o estádio, que ainda utiliza nos dias de hoje.
Disputando o segundo escalão, os algarvios apenas em 75/76 lograram festejar a subida à I Divisão. Antes disso, estiveram perto de o conseguirem, mas não foram além do 2º lugar (66/67), tendo obtido ainda outras classificações de destaque como o 3º e o 4º lugar por diversas vezes.
Em ano de estreia no primeiro escalão (76/77), o Portimonense alcançou o 12º lugar entre 16 equipas, evitando por pouco a descida de divisão.
Em 77/78, embora tenha terminado o campeonato em igualdade pontual com o Marítimo, o Portimonense acabou despromovido à II Divisão.
No ano de regresso ao segundo escalão, os algarvios enfrentaram o campeonato como um verdadeiro passeio. 19 vitórias em 30 jogos, aliados a 9 empates e duas derrotas, permitiram ao Portimonense conquistar o campeonato da II Divisão, e voltar assim, à I Divisão.
Aproveitando o regresso ao primeiro escalão, os algarvios "sentiram-se" bem entre os "grandes" e por lá permaneceram durante onze temporadas consecutivas.
Depois de um regresso prometedor (8º lugar em 79/80), o Portimonense classificou-se no 6º lugar, duas temporadas depois (81/82).
Mas, o melhor ainda estava para vir. Em 84/85, os algarvios classificam-se num brilhante 5º lugar e ganham o direito a participarem nas competições europeias de 85/86.
Nas competições europeias, o Portimonense não foi lá muito feliz. Depois da vitória em Portimão, na primeira mão, por 1-0, os algarvios deslocaram-se ao terreno do Partizan de Belgrado, e acabaram goleados por 4-0, dizendo assim adeus à Taça UEFA.
Seguiram-se depois cinco temporadas no primeiro escalão, com o Portimonense a carimbar o regresso à II Divisão na temporada 89/90. Um péssimo campeonato dos algarvios, valeu-lhes o 17º lugar entre dezoito equipas, e a consequente despromoção.
A partir daí, seguiu-se uma grande oscilação do clube entre a II Divisão e a II Divisão B.
Em 90/91, os algarvios ainda fizeram o 8º lugar na II Divisão de Honra, mas na temporada seguinte (91/92), acabaram despromovidos à II Divisão B.
Na II Divisão B, o Portimonense tratou rapidamente de assegurar o regresso à II Divisão de Honra, ao vencer 20 dos 34 jogos em disputa.
No regresso ao segundo escalão, a classificação obtida foi o 12º lugar, mas na temporada seguinte, o Portimonense não conseguiu evitar nova despromoção e regressou à II Divisão B.
Depois, seguiram-se seis temporadas consecutivas no terceiro escalão, com a particularidade do clube ter conseguido o 3º lugar em 98/99; o 2º em 99/00; e finalmente, o 1º em 00/01.
Nessa temporada, o Portimonense não deu hipótese a concorrência, vencendo 25 dos 38 jogos que disputou, conseguindo ainda três empates.
No ano de regresso ao segundo escalão, o clube algarvio alcançou uma classificação honrosa, ao conseguir o 6º lugar final.
Seguiu-se depois um brilhante 5º lugar em 02/03, e um decepcionante 16º em 03/04, que só não valeu a descida à II Divisão B, por causa da despromoção administrativa do Salgueiros.
Os algarvios salvaram-se "in extremis" no segundo escalão, e passaram mais três valentes sustos nas temporadas seguintes. 14º lugar em 04/05, entre dezoito equipas; 12º lugar em 05/06, entre dezoito equipas, mas numa temporada em que desceram seis clubes à II Divisão B; e finalmente, o 14º lugar em 06/07, entre dezasseis equipas. Mais um salvamento "in extremis".
Seguiu-se depois um campeonato tranquilo em 07/08, com a obtenção do 10º lugar, e mais um susto na temporada seguinte.
Novamente, entre dezasseis equipas, o Portimonense alcançou o 13º lugar, conseguindo apenas mais três pontos que a primeira equipa da linha de água, que foi o Boavista e somou 32 pontos.
Na temporada passada, os algarvios quiseram eliminar rapidamente o espectro da descida, e sob o comando de Lito Vidigal ocupavam o 1º lugar na Liga Vitalis ao fim de seis jornadas.
A saída de Lito para a U. Leiria, obrigou a direcção algarvia a encontrar um substituto, e a aposta recaíu em Litos, ex jogador do Sporting, e que como treinador tinha feito bons campeonatos na Liga de Honra ao serviço do Estoril.
Ainda assim, na 7ª Jornada, o treinador foi Amílcar Delgado, ainda que de forma interina, e o Portimonense acabou derrotado por 1-0 em Penafiel.
Até ao fim da primeira volta, Litos conseguiu três vitórias, quatro empates e uma derrota, o que permitia ao Portimonense ocupar o 3º lugar da Liga Vitalis, embora em igualdade pontual com o 2º classificado, Santa Clara.
Na segunda volta, um forte arranque da equipa de Litos, onde se destacam as quatro vitórias em seis jogos, permitiram ao Portimonense subir ao 2º lugar, ao fim da 21ª Jornada.
Faltavam nove jogos para o fim, e o campeonato começava a entrar na fase das decisões.
De um momento para o outro, parecia que Portimão ia ruir. Duas derrotas consecutivas, entre elas uma contra o rival na luta pela subida, Santa Clara, atiraram o Portimonense para o 4º posto.
Depois seguiram-se três vitórias algo sofridas, sobre Carregado, Fátima e Covilhã, o que permitiu aos algarvios recuperarem o 2º lugar.
De seguida, um empate no terreno do Aves, e uma derrota fora frente ao Feirense, atiraram com o Portimonense novamente para 3º.
Faltavam duas jornadas, e o Portimonense necessitava de vencer ambos os jogos, para subir de divisão. A vitória na Jornada 29 sobre o Varzim, deixou os algarvios a dependerem apenas de si próprios, mas com o difícil obstáculo de terem de enfrentar na última jornada, o 3º classificado Oliveirense.
Na última jornada, os algarvios venceram a Oliveirense por 1-0, com um golo de Wilson Eduardo aos 66' minutos e fizeram companhia ao Beira Mar, na subida ao principal campeonato do futebol português, regressando assim ao primeiro escalão vinte anos depois da última presença.
Na actual temporada, o Portimonense já disputou a 1ª Jornada da Liga ZON Sagres, tendo sido derrotado no terreno do vice-campeão, Sp. Braga, por 3-1.
O clube efectua os seus jogos caseiros no Estádio Municipal de Portimão, e o seu equipamento é composto por camisola preta e branca com listas na vertical, calção branco e meia branca.

Palmarés do Portimonense SC:
Campeonato Nacional da II Divisão: 2 (1975/1976; 1978/1979)
Campeonato Nacional da II Divisão B: 2 (1992/1993; 2000/2001)
Presenças Europeias: 1 (1985/1986 na Taça UEFA)
Campeonato do Algarve: 2 (1936/1937; 1945/1946)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Liga dos Campeões: Braga em vantagem

Um golo de Matheus, coloca o Braga em vantagem no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Perante uma equipa recheada de estrelas, como é o Sevilla, os bracarenses não se inibiram e conquistaram uma vitória que apesar de escassa, pode vir a ser decisiva.
Luís Fabiano regressou a Portugal, e foi o primeiro jogador a ter oportunidade de facturar no jogo. Aos 4' minutos, após um cruzamento de Jesús Navas, "Fabuloso" atirou de cabeça ao poste esquerdo da baliza de Felipe.
O Sevilla assumiu o controlo do jogo, e tinha em Jesís Navas um verdadeiro quebra-cabeças. Estava imparavél o esquerdino.
O Braga, só a espaços conseguia aparecer no meio campo espanhol, e aos 16' Alan cruzou com perigo da direita, mas a defensiva do Sevilla interceptou.
Apesar do forte domínio do Sevilla, o Braga mostrava-se muito coeso defensivamente, e ia sustendo o poderio ofensivo dos espanhóis.
Aos 31', Luís Fabiano aproveitando um ressalto de bola no interior da área bracarense, atirou para a baliza, valendo Moisés no corte.
Nove minutos depois, foi a vez do outro perigoso extremo do Sevilla aparecer em jogo, Diego Capel, que com um cruzamento procurou levar o perigo à área bracarense. Valeu Felipe, a sair da baliza e a agarrar o esférico.
Já em cima do intervalo, o Braga desperdiçou uma excelente oportunidade para abrir o marcador. Alan com um magnifíco passe na direita, isolou Matheus, mas este frente-a-frente com Palop, permitiu a defesa ao guardião do Sevilla.
O intervalo chegou, e as estatisticas não mentiam: o Sevilla detinha 66% de posse de bola. Números verdadeiramente assombrosos.No segundo tempo, novamente o Sevilla à procura do golo, com Jesús Navas a atirar forte de fora de área, mas a bola a sair ao lado.Aos 55', o Braga conseguiu chegar à área do Sevilla, mas valeu o corte de Fazio, a impedir que a bola chegasse a um jogador minhoto.
Três minutos depois, Diego Capel fugiu pela esquerda, e tentou o remate, valendo Sílvio ao Braga a estorvar a acção ao internacional espanhol. A bola perdeu-se pela linha do fundo.
Aos 62', Braga explodiu de alegria. Cruzamento na direita de Sílvio, Paulo César de cabeça a obrigar Palop a uma defesa apertada, e na recarga Matheus a encostar para o fundo das redes. Ficou a dúvida se o brasileiro estava ou não, em posição legal.
Acordou o Braga, caíu e caíu com estrondo o gigante Sevilla. Os bracarenses tomaram depois, conta do jogo, sem nunca se exaltarem na hora de atacar, defendendo sempre com a máxima segurança.
Cinco minutos depois, grande arrancada de Paulo César, que serviu Alan, mas este atirou de pé esquerdo à figura de Palop.
Aos 70' excelente passe de Lima a desmarcar Salino, com o brasileiro a permitir a defesa a Palop. Andou perto do segundo o Sporting de Braga.
Os espanhóis, embora um pouco cansados, tentavam sempre aproximarem-se da baliza à guarda de Felipe, mas nunca com muito sucesso.
Aos 85', Palotti atirou por cima; e aos 89' Paulo César na resposta rematou à figura de Palop. O jogo estava vivo.
Ainda antes do jogo entrar em período de descontos, Jesús Navas cruzou tenso na direita, mas Felipe fou ao "tapete" e agarrou com segurança.
Na resposta, Lima atirou forte de pé esquerdo, levando a bola a raspar no travessão da baliza de Palop.
Aos 92', na última grande oportunidade do Sevilla para chegar ao empate, Luís Fabiano rematou de cabeça para defesa de Felipe.
O jogo terminou pouco depois, e esta vitória do Braga deixa boas perspectivas para o jogo da segunda mão em Sevilla. O Braga está perto de fazer (novamente) história.Ficha de Jogo:

Sp. Braga: Felipe; Miguel Garcia (Sílvio 45'), Moisés, Rodríguez e Elderson Echiéjilé; Vandinho, Leandro Salino e Luís Aguiar (Lima 57'); Alan, Paulo César e Matheus (Elton 75').
Treinador: Domingos; Suplentes Não Utilizados: Arthur; Paulão, Andrés Madrid e Meyong.

Sevilla: Palop; Dabo, Fazo, Escudé e Navarro; Renato (Cigarini 83'), Zokora, Jesús Navas e Diego Capel (Perotti 69'); Kanouté (Negredo 79') e Luís Fabiano.
Treinador: António Alvarez; Suplentes Não Utilizados: Javi Varas; Romaric, Alfaro e Cala.

Disciplina:
Amarelos: Miguel Garcia 24'; Paulo César 54'; Diego Capel 60'; Navarro 67'; Escudé 68';

Golos: 1-0 Matheus 62'.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Recordar: Luís Fabiano no FC Porto

Aproveitando a visita do Sevilla a Portugal, para enfrentar o Sp. Braga, recordo aqui a passagem daquele que é um dos grandes símbolos da equipa andaluz, e que até pode estar perto de sair do clube.
Depois de passagens não muito bem sucedidas pelo futebol europeu, mais concretamente ao serviço do Rennes de França, Luís Fabiano chegou ao FC Porto (campeão Europeu em título), rotulado de goleador, e tido como uma das grandes promessas do futebol brasileiro.
"Fabuloso" como era conhecido no seu país natal, chegou ao FC Porto proveniente do São Paulo, a troco de sete milhões e meio de euros, tendo o clube portista ficado na posse de 25% do passe do jogador.
Fabiano começou a época a titular, e ao terceiro jogo com a camisola azul e branca, já marcava. Foi no Estádio do Dragão, à jornada 3 frente ao Estoril. "Fabuloso" fez na altura, aos 17' minutos, o 1-1.
Luís Fabiano manteve a titularidade por mais três jogos (dois no Campeonato e um na Champions), até se lesionar e falhar os encontros relativos à 7ª e à 8ª Jornada da SuperLiga, e também o jogo da Champions frente ao PSG em França, além do jogo referente à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal, frente ao V. Guimarães.
Regressou à competição, no empate dos portistas na Madeira frente ao Nacional (2-2), tendo saído do banco aos 74' para render McCarthy.Voltou a lesionar-se, falhando depois sete jogos. Cinco para a SuperLiga e dois para a Champions.
Regressou à competição, a 7 de Dezembro de 2004, em jogo a contar para a última jornada da fase de grupos da Champions, frente ao Chelsea, acabando substituído aos 76'.Manteve a titularidade, no Domingo seguinte frente ao Once Caldas, na disputa da Taça Intercontinental. O FC Porto acabaria por vencer a competição, mas "Fabuloso" acabou substituído aos 78'.Continuou a ser presença assídua no onze portista, e marcou dois golos entre as jornadas 14 e 16. Curiosamente, ambos os golos valeram empates a uma bola.
A sua boa performance valeu-lhe a permanência no onze por mais três jogos. Desta vez, não conseguiu facturar em nenhum dos jogos.
Falhou depois a Jornada 20 da SuperLiga, voltando à competição frente ao V. Guimarães na jornada seguinte.
Manteve-se como titular durante sete jogos consecutivos, inclusive frente ao Inter na primeira mão dos Oitavos de Final da Champions League.
No dia 11 de Março de 2005, a mãe de Fabiano foi raptada, e talvez por isso, o desempenho do atleta na partida dessa noite frente ao Nacional não foi lá muito famoso. O FC Porto foi humilhado em casa por claros 4-0, e Fabiano saiu aos 76'.
Acabou por ser "dispensado" pela comitiva portista do jogo da segunda mão dos Oitavos de Final da Champions League, devido ao que aconteceu à sua progenitora.
Regressou à competição, na semana seguinte frente ao Sporting, entrando aos 76' minutos. Na jornadada 27, acabou por ser suplente utilizado frente ao Gil Vicente.
Até ao fim da temporada, alinhou em cinco dos seis jogos que restavam ao FC Porto. Foi sempre suplente utilizado entre as jornadas 28 e 33, sem nunca conseguir marcar qualquer golo.
Terminou o seu percurso no FC Porto, ao ser suplente não utilizado na jornada 34, frente à Académica.
Ao todo, Luís Fabiano participou em 27 jogos com a camisola azul e branca, entre SuperLiga e Champions League, marcando apenas três golos.
O sequestro da sua mãe, é certo, abalou-o bastante psicologicamente. Foram dois meses sem saber do estado de saúde da sua mãe, o que, naturalmente, é motivo de grande preocupação para qualquer um.
Acabou vendido no final da temporada 04/05, ao Sevilla de Espanha, onde tem dado cartas e...golos, muitos golos.Número de Jogos efectuados por Luís Fabiano ao serviço do FC Porto:

04/05 - 27 Jogos/3 Golos (22 Jogos no Campeonato/3 Golos; 4 na Liga dos Campeões; 1 na Taça Intercontinental)

Palmarés de Luís Fabiano no FC Porto:

Taça Intercontinental: 1 (2004)

domingo, 15 de agosto de 2010

Taça da Liga: Guarda-Redes dá triunfo à Oliveirense

A Oliveirense venceu ontem à tarde o Varzim na Póvoa, por 1-0, em jogo a contar para a 2ª Jornada da fase de grupos da Taça da Liga, e o golo foi apontado pelo seu...guarda-redes.
Aos 58' minutos aconteceu o grande momento do jogo: o guardião da Oliveirense, Bruno Sousa (na foto), na tentativa de lançar mais um contra ataque da sua equipa, pontapeou a bola para a frente. No entanto, a bola bateu na relva e...passou por cima de Avelino, guarda-redes do Varzim, entrando na baliza do conjunto poveiro. Era o 0-1, marcado pelo...guarda-redes.
Bruno Sousa, viria a ser herói em dose dupla, uma vez que aos 87' minutos defendeu um penalti, cobrado por Tito, jogador do Varzim.
Bruno Sousa, é um experiente guarda-redes de 30 anos, e conta com passagens por Ovarense, Beira Mar, Pampilhosa, Esmoriz entre outros.
E não se pense, que este é o primeiro golo apontado pelo guarda-redes da Oliveirense: em 2006, então ao serviço do Pampilhosa, Bruno Sousa marcou o segundo golo da sua equipa, numa partida frente ao Abrantes que terminou com a vitória abrantina por 3-2. Bruno Sousa marcou de cabeça aos 90+6'.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pedro Lavoura faleceu há 10 anos

(Digitalização proveniente da revista "Cadernos A BOLA 2000/2001")
Foi a 13 de Agosto de 2000, que Pedro Lavoura, na altura jogador do Sp. Braga, perdeu a vida na sequência de um acidente de automóvel.
Nascido a 29 de Junho de 1974 em Caracas na Venezuela, Pedro formou-se nas camadas jovens do Anadia, onde cumpriu o seu primeiro ano de sénior em 92/93.
Na temporada seguinte, foi emprestado ao Aguinense dos Distritais de Aveiro, de forma a poder ganhar mais experiência enquanto futebolista.
Regressou ao Anadia para 94/95, e as suas qualidades não passaram despercebidas ao responsáveis do clube bairradino, que apostaram nele.
Após um boa época na III Divisão, Pedro Lavoura rumou à Académica, onde permaneceu até 1999, tendo conseguido uma subida de divisão em 1997.
Depois de boas exibições ao serviço da "Briosa", Pedro Lavoura rumou ao Sp. Braga para a temporada 1999/2000.
Fez 31 jogos, e marcou dois golos no Campeonato português, e ia permanecer em Braga para a temporada 2000/2001.
A 13 de Agosto de 2000, morreu na sequência de um acidente de automóvel que vitimou também dois amigos seus (Alexandre Timóteo e João Castro).
Jogava a defesa esquerdo ou extremo esquerdo.

II Divisão: Boavista vai competir

O Boavista vai mesmo competir na II Divisão Nacional, e até já tem plantel formado.
Esta temporada, o clube do Bessa formou o seu plantel sem recorrer a captações, tal como havia feito na temporada passada.
O treinador será Rui Ferreira, ex jogador do V. Guimarães e do Salgueiros, e entre o plantel encontram-se alguns nomes sonantes, como os de Rui Dolores, Renato Queirós e Tó Ferreira.
Além dos onze reforços confirmados, foram promovidos cinco júniores e transitam do plantel de 09/10, seis jogadores, entre eles Ribeiro, defesa direito ex Beira Mar.
Outra das novidades no novo plantel axadrezado, é a contratação de dois atletas espanhóis, ambos oriundos da formação do Atlético de Madrid.
O plantel ainda não está fechado, podendo ainda receber, mais dois ou três atletas, muito provavelmente para "engordarem" o sector defensivo, que é, actualmente, o mais carenciado.
Os trabalhos do clube axadrezado arrancaram hoje, com a realização dos habituais exames médicos.
Também hoje (pelas 18 horas), serão apresentados os equipamentos relativos à temporada 2010/2011.
Plantel do Boavista 2010/2011:

Guarda-Redes:
Tó Ferreira (ex Gondomar)
Rui Sacramento (ex Esmoriz)
Nelo (ex Júnior)

Defesas:
Fábio (ex Júnior)
Zé Carlos
Diogo Leite
Ribeiro
Hélio (ex Vizela)
Álvaro Corcovado (ex Atlético de Madrid, Espanha)

Médios:
Cadinha
Fílipe Espincho (ex Júnior Feirense)
Emerson (ex Arouca)
Rui Lopes (ex Lourosa)
Joel (ex Sp. Espinho)
Baptista (ex Júnior)
Raúl Ortiz (ex Atlético de Madrid, Espanha)

Avançados:
Fabinho
Paulo Campos
Ruizinho (ex Júnior)
Nuninho (ex Júnior)
Beré (ex Arouca)
Renato Queirós (ex Feirense)
Rui Dolores (ex São João de Ver)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mercado: Man. United "pesca" em Portugal

É a prova viva de que em Portugal existem futebolistas com qualidade para representaram grandes clubes e jogarem nas grandes competições.
Bebé, um jovem de 20 anos, que alinhou na temporada 09/10 no Estrela da Amadora na II Divisão Nacional, é desde ontem o mais recente reforço do Man. United. Mas já lá vamos.
Formado nas camadas jovens do Loures, Bebé cumpriu o seu último ano de júnior ao serviço do Estrela da Amadora, onde cumpriu também a primeira temporada enquanto sénior.
Depois de realizar uma boa temporada ao serviço dos "Tricolores", as exibições de Bebé despertaram a cobiça de V. Guimarães, Olhanense, Belenenses e também do Moreirense.
Assinou pelo Vitória de Guimarães em Junho deste ano, e tinha vindo a fazer uma boa pré-temporada.
Mais uma vez, as suas exibições despertaram a cobiça de outros clubes, mas desta vez foram os "Tubarões" europeus a interessarem-se pelos serviços do jovem avançado.
Depois de no dia de ontem, ter sido apontado como alvo do Real Madrid, e que o negócio podia estar por horas, Bebé acabou por se tornar reforço do Manchester United.
Recomendado por Carlos Queiroz aos "Red Devils", Bebé viaja amanhã para Manchester, onde irá assinar um contrato válido por cinco temporadas.
A transferência custará ao United, nove milhões de euros, e Bebé será apresentado oficialmente como jogador do MU, na próxima segunda feira.
Depois de vinte anos passados a viver na Casa do Gaiato de Loures, Bebé mudou-se há um mês e meio atrás para a "Cidade Berço", e irá agora representar o Manchester United.
Bebé, representou ainda Portugal no Mundial dos Sem-Abrigo, há dois anos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Recordar: Nuno Gomes na Fiorentina

Depois de recordar vários jogadores estrangeiros com "nome" por esse Mundo fora, e que passaram pelo nosso país, achei que era altura de inverter os papéis, recordando também, a partir de agora, passagens de jogadores portugueses por conceituados clubes europeus. Começo por Nuno Gomes.
Depois do furor que fez ao serviço do Boavista, Nuno "Gomes" Ribeiro mudou-se de armas e bagagens para o Benfica, onde confirmou a veia goleadora que havia mostrado ter no Bessa.
Depois de apontar 18 golos no Campeonato ao serviço do Benfica na temporada 99/00, e depois de ter feito um excelente Euro 2000, onde apontou quatro golos em cinco jogos, Nuno Gomes foi assediado por vários clubes europeus, acabando por rumar à Fiorentina de Itália.
A transferência custou ao clube de Florença, dezassete milhões de Euros, e Nuno Gomes mostrou que a sua contratação não havia sido feita por mero acaso.
Apontou 9 nove golos em 30 jogos na Serie A na temporada 00/01, ajudando a formação "Viola" a classificar-se num tranquilo 9º lugar com 43 pontos.
Nuno Gomes apontou ainda quatro golos na Taça de Itália, competição que a Fiorentina venceu.
Na temporada 01/02, Nuno Gomes manteve-se no clube de Florença, que entretanto, havia entrado numa grave crise financeira. Ainda assim, o clube chegou à 3ª Eliminatória da Taça UEFA, onde Nuno Gomes apontou dois golos.
A nível interno, é que as coisas não correram lá muito bem à Fiorentina. A equipa "Viola" conseguiu apenas 22 pontos, fruto de cinco vitórias e sete empates, e acabou o campeonato no 19º e penúltimo lugar da Serie A.
Nuno Gomes apontou cinco golos em 23 jogos, com a particularidade interessante de todos os seus cinco golos terem sido importantes na conquista de pontos: um à Atalanta (vitória por 3-1); dois ao Veneza (vitória por 3-1); um à Juventus (empate 1-1); e um ao Chievo (empate 1-1).
Na Taça de Itália, Nuno Gomes não apontou qualquer golo.
No final da temporada, e em virtude da grave crise financeira que atravessava, a Fiorentina faliu e Nuno Gomes ficou um jogador livre, terminando assim a sua campanha ao serviço do clube "Viola".
Apesar de não ter sido "matador" ao serviço da Fiorentina, Nuno Gomes é recordado com carinho por parte da massa associativa "Viola".Número de Jogos efectuados por Nuno Gomes ao serviço da Fiorentina:

00/01 - 30 Jogos/13 Golos (30 na Serie A/9 Golos; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça de Itália/4 Golos)
01/02 - 23 Jogos/7 Golos (23 na Serie A/5 Golos; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça de Itália; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça UEFA/2 Golos)

Palmarés de Nuno Gomes na Fiorentina:

Taça de Itália: 1 (2000/2001)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

II Divisão: Cinco clubes Nortenhos "mudam-se" para a Zona Centro

(Caso tenha futebol sénior, o Boavista vai voltar a enfrentar o Gondomar, mas na Zona...Centro.)
É mais um reflexo do mau planeamento que existe no futebol português.
Cinco clubes do Norte, que competem na II Divisão Nacional, vão disputar na próxima temporada a Zona Centro, em virtude de mais uma péssima decisão da Federação Portuguesa de Futebol.
Na temporada anterior, quando a II Divisão adoptou o formato usado anteriormente pela extinta II Divisão B, a FPF decidiu que na primeira temporada, os clubes dos Açores disputariam a Zona Centro e os da Madeira a Zona Sul, enquanto que em 10/11 os da Madeira disputariam a Zona Norte e os dos Açores a Zona Sul.
Assim sendo, e depois de mais uma burrice feita pela FPF, Boavista, Aliados de Lordelo, Gondomar, Padroense e Coimbrões, vão disputar a Zona Centro da II Divisão Nacional na temporada 10/11.
No entanto, ainda não é certa a presença do Boavista, uma vez que o clube do Bessa ainda se mantém num impasse quanto ao futuro do seu futebol sénior.
Também há a destacar a presença do Sp. Espinho nesta série, mas esta já é menos surpreendente, uma vez que os espinhenses pertencem ao Distrito de Aveiro, que se situa no Centro do País e, curiosamente, na última vez que o Sp. Espinho ascendeu à Liga de Honra, sagrou-se vencedor da Zona Centro da II Divisão B (03/04).
Não seria muito mais fácil, se nunca tivessem mudado o formato do terceiro escalão do futebol português ? Não seria muito mais fácil, se englobassem as equipas da Madeira e dos Açores numa só Zona, como faziam na extinta II Divisão B, por exemplo ?
É por estas e por outras, que o futebol em Portugal está como está.