sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Recordar: Vítor Baía no Barcelona

Em 1996, depois de uma boa temporada ao serviço do FC Porto, Vítor Baía despertou a cobiça dos grandes da Europa, tendo-se transferido para o Barcelona, que na altura era orientado pelo seu anterior técnico nos azuis e brancos, Bobby Robson.
Primeiro, Baía disputou o Euro 96 ao serviço de Portugal, rumando depois à Catalunha, a troco de 6 milhões e 500 mil euros, tornando-se na altura, o guarda-redes mais caro do Mundo.
Na primeira temporada ao serviço do "Barça", Baía participou em 37 jogos da Liga espanhola, e em três na Taça das Taças, competição que os catalães acabariam por vencer.
Depois de uma primeira temporada de grande nível ao serviço do clube "Culé", onde venceu a  Taça do Rei e a Taça das Taças, Baía acabaria por sofrer uma lesão grave em 1997.
Esta lesão, afastou-o alguns meses dos relvados, levando o técnico, Louis Van Gaal, a apostar no seu compatriota Ruud Hesp, mesmo quando Baía já estava totalmente recuperado.
Ainda assim, Baía foi "a tempo" de conquistar a Supertaça de Espanha e a Supertaça Europeia.
Baía passou então grande parte da temporada sentado no banco de suplentes, participando em apenas dois jogos no campeonato espanhol (terá sido apenas para a consagração ?), com a particuralidade de em ambos os jogos, o Barça ter sido derrotado; e um na Champions League.
No final da temporada acabaria por juntar mais dois troféus ao seu palmarés: o Campeonato e a Taça de Espanha.
Na temporada seguinte, Vítor Baía manteve-se no Barça, mas aí deixou mesmo de constituir opção para Van Gaal, tendo até representado a equipa C dos catalães.
Na reabertura do mercado de transferências em Janeiro, não perdeu tempo, e regressou até ao seu FC Porto, onde terminou a carreira em 2007.
Apesar de uma primeira época regular ao serviço do Barça, Baía nem sempre teve bons momentos e nem sempre teve a confiança dos adeptos "culés", devido a ter sofrido alguns golos um pouco embaraçosos.
Mas, o que é de realçar, são os títulos conquistados pelo português ao serviço do Barcelona, praticamente sem jogar durante dois anos de contrato: seis.
Número de Jogos efectuados por Vítor Baía ao serviço do Barcelona:

96/97 - 40 Jogos/0 Golos (37 no Campeonato; 3 na Taça das Taças; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça do Rei)
97/98 - 3 Jogos/0 Golos (2 no Campeonato; 1 na Liga dos Campeões; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça do Rei)

Palmarés de Vítor Baía no Barcelona:

Campeonato Espanhol: 1 (1997/1998)
Taça do Rei: 2 (1996/1997; 1997/1998)
Supertaça de Espanha: 1 (1997/1998)
Taça das Taças: 1 (1996/1997)
Supertaça Europeia: 1 (1997)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"A foto do dia": Boavista arrancou com empate

Quando o terceiro escalão do futebol nacional, tem nas suas "fileiras" um clube que em tempos foi Campeão Nacional e representou Portugal nas competições europeias, tudo é motivo de destaque.
A "foto do dia" de hoje, ilustra aquele que foi o primeiro jogo do Boavista na temporada 10/11, naquela que será a segunda época consecutiva dos axadrezados na II Divisão.
No Bessa, os boavisteiros receberam o Cesarense, em jogo a contar para a Jornada 1 da Zona Centro, e cederam uma igualdade a dois golos.
O Boavista até se adiantou no marcador por intermédio de Paulo Campos aos 32', mas sofreu o empate aos 38', quando Joca marcou para o Cesarense.
No segundo tempo, os forasteiros chegaram ao 1-2 aos 78', por intermédio de Mauro, com o Boavista a desperdiçar uma grande penalidade aos 90+3' por intermédio de Renato Queirós. No entanto, o empate lá chegou, quando aos 90+5', Ruizinho à meia volta, estabeleceu o resultado final.
Este jogo, que inicialmente estava marcado para o dia 12 de Setembro, apenas se disputou ontem em virtude dos vários impedimentos lançados sobre o clube da pantera.
Dentro dos prazos, os boavisteiros resolveram os seus entraves, e apresentam agora uma equipa de fazer inveja a algumas da Liga Orangina.
Ficha de Jogo:

Boavista: Tó Ferreira; Ribeiro, Hélio, Mário Loja e Machado; Emerson, Rui Lopes (Diogo Leite 58') e Cadinha; Rui Dolores (Renato Queirós 45'), Paulo Campos e Beré (Ruizinho 75').
Treinador: Rui Ferreira.

Cesarense: Marco; Américo Rocha, Diogo, Bruno Sousa e Hugo; Hélder, André Moreira e Toninho (Areias 90+6'); Ruisinho (Letz 90+2'), Ayrton (Mauro 76') e Joca.
Treinador: José Pedro.

Disciplina:
Amarelos: Rui Lopes 31'; Emerson 33'; Ruisinho 54'; Hugo 65' e 90+2'; André Moreira 86'; Hélder 89';
Vermelhos: Hugo 90+2'.

Golos: 1-0 Paulo Campos 32'; 1-1 Joca 38'; 1-2 Mauro 78'; 2-2 Ruizinho 90+5';

Foto da autoria de The Boavista Footballers.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Selecção: Paulo Bento "toma conta"

Está encontrado o sucessor de Carlos Queiroz no comando da Selecção Nacional. Paulo Bento é, tal como previsto, o escolhido.
O acordo foi confirmado pela FPF no dia de ontem, tendo o anterior técnico do Sporting, sido apresentado ao início da tarde de hoje. O acordo é válido é dois anos, e pode ser quebrado antes, caso Portugal não consiga qualificar-se para a fase final do Euro 2012.
A equipa técnica será ainda composta por Leonel Pontes (treinador adjunto); João Aroso (preparador físico) e Ricardo Peres (treinador de guarda-redes).
Enquanto jogador, Paulo Bento, representou a Selecção principal em trinta e seis ocasiões, tendo marcado presença no Euro 2000 e no Mundial 2002.
Agora, começa uma nova fase na sua carreira de treinador, começando desde já a preparar os embates com as congéneres da Dinamarca e da Islândia, que se realizarão no próximo mês de Outubro.

domingo, 19 de setembro de 2010

Liga Sagres: Benfica 2-0 Sporting

Segunda vitória do Benfica na presente edição da Liga Sagres, naquele que foi um dos piores jogos até ao momento do principal campeonato em Portugal.
Num jogo muito disputado a meio-campo, e com muitos duelos físicos, o Benfica entrou melhor com Cardozo a desperdiçar duas oportunidades num minuto: aos 5' atirou ao poste; aos 6' rematou de cabeça ao lado.
Antes, aos 4', Valdés havia atirado também ao lado da baliza de Roberto.
Aos 13', e após um pontapé de canto, o Benfica chegou ao golo. Carlos Martins cobrou, Luisão desviou ao primeiro poste, a bola bateu em André Santos e sobrou para Cardozo que não perdoou e atirou a contar. 1-0.
A partir daqui, o jogo ficou morno, e poucas foram as oportunidades de golo dignas de registo. Maniche tentou de longe aos 26', mas o melhor que conseguiu foi acertar em David Luiz; e Saviola isolado aos 29', não conseguiu ultrapassar Rui Patrício.
O Sporting raramente conseguia chegar à área do Benfica, enquanto que os encarnados mais "destemidos" chegavam algumas vezes à área de Rui Patrício, sem nunca conseguirem assustar muito.
Ao intervalo, a vantagem do Benfica era justa, pois nos primeiros 45' minutos, só existiu uma equipa em campo.
No segundo tempo, o jogo começou muito frio, e só aqueceu quando aos 50', Cardozo aumentou para 2-0. Saviola serviu o paraguaio, que ao ver Rui Patrício adiantado, rematou de primeira. O guardião ainda tocou na bola, mas foi insuficiente.
Três minutos depois, Rúben Amorim cruzou bem na direita, com Fábio Coentrão a rematar para defesa de recurso de Rui Patrício.Aos 56', André Santos isolou Liedson, com o brasileiro a ultrapassar Luisão e David Luiz, e depois a atirar escandalosamente ao lado. Foi a única oportunidade de golo do Sporting em toda a partida.Aos 60', o récem entrado, Hélder Postiga, rematou forte de longe, obrigando Roberto a uma defesa a dois tempos.
O jogo continuava morno, e só aos 72' voltamos a ver um remate à baliza. Foi Maniche quem tentou com um remate de primeira, mas Roberto voltou a defender a dois tempos. Na reposição, o espanhol escorregou, mas nenhum adversário aproveitou a "deixa".
Dois minutos depois, Cardozo andou perto do hat-trick. Rui Patrício saiu da baliza de forma inexplicável, e o paraguaio por pouco não fez o 3-0.
Aos 75', bom cruzamento de Fábio Coentrão na esquerda, a solicitar o cabeceamento de Cardozo, mas uma vez mais o paraguaio atirou para fora. Desta vez, foi de cabeça.
O Sporting, praticamente não existia, e nem as entradas de Vukcevic e Hélder Postiga animaram o ataque leonino, salvo aquele remate do português.
Aos 84', Valdés cruzou na esquerda, e Liedson, completamente desinspirado esta noite, atirou de cabeça ao lado.
Já perto do fim, aos 89', bom cruzamento de Evaldo e Liedson a remtar de cabeça, para defesa segura de Roberto.
O jogo terminou pouco depois, e a vitória do Benfica não sofre a mínima contestação. O Benfica jogou o suficiente para vencer, e até se justificava, que marcasse mais um golo.
O Sporting praticamente não existiu, e a prova disso é apenas ter tido uma ocasião clara de golo. Má noite, em todos os capítulos para os sportinguistas.
Apesar da boa exibição da equipa da casa, continuo a ser da opinião que este jogo, foi até ao momento, um dos piores da Liga Sagres 2010/2011.Ficha de Jogo:

Benfica: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto; Javi García, Carlos Martins (Jara 86'), Aimar (Rúben Amorim 45') e Fábio Coentrão; Saviola (Airton 80') e Cardozo.
Treinador: Jorge Jesus. Suplentes Não Utilizados: Júlio César; Sidnei, Alan Kardec e Gaitán.

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Nuno André Coelho, Daniel Carriço e Evaldo; André Santos (Carlos Saleiro 72') e Maniche; Valdés, Yannick Djaló (Vukcevic 60') e Matías Fernández (Hélder Postiga 59'); Liedson.
Treinador: Paulo Sérgio. Suplentes Não Utilizados: Tiago; Torsiglieri, Abel e Zapater.

Disciplina:
Amarelos: Javi García 8'; Valdés 21'; Maxi Pereira 33'; Fábio Coentrão 44'; Rúben Amorim 71'; Hélder Postiga 89'; Airton 90'; César Peixoto 90+3';

Golos: 1-0 Cardozo aos 13'; 2-0 Cardozo aos 50'.

sábado, 18 de setembro de 2010

Amanhã é dia de derby lisboeta

(09/10: Benfica 2-0 Sporting, Liga Sagres)
Benfica e Sporting: uma rivalidade de 103 anos, que conhecerá amanhã um novo capítulo.
Na Luz, ambos já se defrontaram de forma oficial por 87 vezes. O Benfica venceu 46, o Sporting 18, e o empate marcou presença em 23 embates.
De um lado, um Benfica em crise interna, com apenas uma vitória em quatro jogos, mas campeão Nacional em título; do outro, o Sporting, actual 6º classificado da Liga, com duas vitórias, um empate e uma derrota.
Nos últimos anos, assistimos a duelos épicos na Luz, com dois deles a ficarem directamente ligados ao título que os encarnados viriam a conquistar na respectiva temporada: em 04/05, Luisão marcou de cabeça o golo do triunfo encarnado no derby, à 33ª Jornada da Liga, resultado que praticamente garantiu o título ao Benfica.
Na temporada passada, os grandes rivais encontraram-se à 26ª Jornada, numa altura em que o Benfica estava perto de se sagrar campeão Nacional. Um triunfo sobre o Sporting, cimentaria ainda mais a posição de líder que os encarnados ocupavam, e foi isso que aconteceu. Vitória por 2-0, e o título cada vez mais perto.(04/05: Benfica 1-0 Sporting, SuperLiga)
Outro derby histórico, realizou-se em 04/05, em jogo a contar para os Oitavos de Final da Taça de Portugal. Aos 22' minutos, o jogo já estava empatado a dois golos, e no prolongamento, ambos marcaram por mais uma vez. E, certamente, todos se lembrarão do famoso golo de Paíto, na altura, jogador do Sporting.
Nos penaltis, o Benfica levou a melhor e venceu 7-6. Meses depois, realizou-se o jogo do título para os encarnados, tal como eu já aqui mencionei.
A última vitória dos Leões no terreno do grande rival Benfica, data de 2006. À 20ª Jornada, o Sporting era 5º classificado, enquanto que os encarnados ocupavam o 2º lugar. Foi, precisamente, a equipa da casa que se adiantou na frente do marcador, quando ao minuto 27' Simão Sabrosa converteu uma grande penalidade.
No segundo tempo, assistiram-se a vinte e cinco minutos verdadeiramente loucos por parte da equipa do Sporting. Sá Pinto aos 64' empatou, também na conversão de uma grande penalidade; Liedson fez o 1-2 aos 73'; e aos 82' o mesmo Liedson fez o 1-3 final.
Esta foi a última vitória do Sporting no Estádio da Luz, até aos dias de hoje. Veremos, se a história se repetirá amanhã.(05/06: Benfica 1-3 Sporting, Liga BetAndWin)
Recorde os últimos cinco confrontos entre estas duas equipas no Estádio da Luz:

2009/2010: 13/04/2010; Liga Sagres; Benfica 2-0 Sporting
2008/2009: 27/09/2008; Liga Sagres; Benfica 2-0 Sporting
2007/2008: 29/09/2007; BWIN Liga; Benfica 0-0 Sporting
2006/2007: 29/04/2007; BWIN Liga; Benfica 1-1 Sporting
2005/2006: 28/01/2006; Liga BetAndWin; Benfica 1-3 Sporting

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Liga Europa: Sporting e FC Porto vencem

(O momento em que Vukcevic já rematou para o 0-1, em França.)
Arrancou a fase de grupos da Liga Europa, e logo com duas vitórias portuguesas. Sporting e FC Porto, levaram a melhor sobre Lille e Rapid Viena, respectivamente, e somaram ambos os primeiros três pontos.
O Sporting foi a primeira equipa a entrar em campo, defrontando em França, o Lille. Vukcevic aos 11' minutos e Hélder Postiga aos 34' deram vantagem aos leões, enquanto que Frau aos 57' marcou para o Lille, e fixou o resultado final: Lille 1-2 Sporting.
Destaque para o facto de Abel ter estado em ambos os golos do Sporting, ao efectuar o cruzamento na direita.
Já o FC Porto, recebeu no Dragão o Rapid Viena da Áustria, e venceu de forma tranquila por 3-0.
Aos 26', Rolando na sequência de um pontapé de canto fez o 1-0; enquanto que o goleador Radamel Falcao aumentou a vantagem portista aos 65', também na sequência de um pontapé de canto.
A treze minutos do fim, e numa jogada de bola corrida, Rúben Micael fechou as contas do marcador, com um remate de belo efeito, sublinhando ainda mais o resultado expressivo.
Na próxima jornada (30 Setembro), o Sporting recebe em Alvalade o Levski Sofia da Bulgária, enquanto que o FC Porto se desloca ao terreno do CSKA Sofia, também da Bulgária.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Liga dos Campeões: Braga goleado em Londres

Estreia infeliz do Sp. Braga na Champions League. Os bracarenses foram copiosamente goleados em Londres, 6-0, pelo Arsenal.
Outra conclusão que podemos tirar desta partida, é que as vítimas preferidas do Arsenal, são os clubes portugueses. Nas últimas temporadas, sempre que um clube português visitou o Emirates Stadium, acabou goleado (FC Porto em 08/09 por 4-0; e em 09/10 por 5-0).
Foi um jogo em que tudo saiu mal à equipa bracarense, que entrou na partida praticamente a perder, algo que pode ter condicionado a actuação no que restava para jogar.
O jogo começou algo morno, e só animou aos 9' minutos, quando o guarda-redes do Braga, Felipe, derrubou Chamakh dentro de área.
Chamado a converter a grande penalidade, Fabregas não perdoou e abriu a contagem ainda antes dos primeiros dez minutos de jogo.
De seguida, Felipe redimiu-se da grande penalidade cometida, e com uma boa defesa, negou o golo a Wilshere.
O primeiro remate do Braga à baliza, surgiu ao minuto 14'. Paulo César atirou de fora de área, mas Almunia agarrou sem problemas.
Seis minutos depois, novamente Paulo César a rematar à baliza dos "Gunners" e novamente o remate a ser facilmente encaixado por Almunia.
Aos 26', Luís Aguiar arriscou a sua sorte de fora de área, mas a bola acabou por sair muito por cima.
Na resposta, o Arsenal marcou o segundo golo. Excelente trabalho de Fabregas, que deu para Arshavin. Na hora de rematar à baliza, o russo não esteve com meias medidas, e fez o 2-0.
Ainda o Braga estava a pensar no segundo golo sofrido, e já o Arsenal fazia o terceiro. Aos 34', Wilshere desmarcou Chamakh de calcanhar, e o marroquino surpreendeu Felipe ao rematar. Estava feito o 3-0.
Até final do primeiro tempo, a partida não teve grandes momentos de registo, com o poderio dos londrinos a não encontrar grande oposição por parte dos minhotos.
O segundo tempo, começou praticamente com mais um golo do Arsenal. Miguel Garcia escorregou, e permitiu que Arshavin cruzasse sem oposição. Fabregas, sem marcação, empurrou para o 4-0 aos 53'.
Quatro minutos depois, novamente Fabregas (quem mais ?), a criar perigo. Chapéu do espanhol a Felipe, com Moisés a salvar quase em cima da linha.
Aos 59', Chamakh poderia ter ficado isolado perante Felipe, mas o árbitro assim não o entendeu, assinalando fora de jogo ao internacional marroquino.
O jogo estava mais do que "feito" e continuava a dar apenas Arsenal. Aos 68', Arshavin atirou ao poste, e na recarga deu para Fabregas, que acabou por perder a hipótese de fazer o 5-0.
No minuto seguinte, uma excelente assistência de Arshavin para Carlos Vela, culminou com o quinto golo da noite. Frente a Felipe, o mexicano não falhou e fez o 5-0.
Depois disto, o jogo voltou a perder interesse, animando já perto do fim, quando aos 84', Fabregas isolou Carlos Vela, dando oportunidade ao mexicano de bisar na partida.
Frente a Felipe, Vela não desperdiçou e aumentou para 6-0! Que pesado!
O jogo caminhou depois a passos largos para o fim, e esta estreia do Braga na Champions, foi um autêntico filme de terror. Há dias em que nada sai bem...Ficha de Jogo:

Arsenal: Almunia; Sagna, Koscielny, Squillaci e Clichy; Song (Denilson 63') e Fabregas; Wilshere, Arshavin (Eboué 69') e Nasri; Chamakh (Vela 63').
Treinador: Arséne Wenger. Suplentes Não Utilizados: Fabianski; Gibbs, Djorou e Rosicky.

Sp. Braga: Felipe; Miguel Garcia, Moisés, Rodríguez e Sílvio; Vandinho, Hugo Viana (Márcio Mossoró 55') e Luís Aguiar; Alan, Matheus (Lima 60') e Paulo César (Hélder Barbosa 70').
Treinador: Domingos Paciência. Suplentes Não Utilizados: Arthur; Paulão, Andrés Madrid e Elton.

Disciplina:
Amarelos: Felipe 8'; Rodríguez 20'; Sagna 64';

Golos: 1-0 Fabregas aos 9' de grande penalidade; 2-0 Arshavin aos 30'; 3-0 Chamakh aos 34'; 4-0 Fabregas aos 53'; 5-0 Vela aos 69'; 6-0 Vela aos 84';

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Liga dos Campeões: Benfica abre com triunfo

Dois anos depois, o Benfica voltou à fase de grupos da Champions, e nada melhor do que começar com um triunfo. Os encarnados superiorizaram-se ao Hapoel Tel-Aviv, e venceram por 2-0.
O Benfica entrou mais forte na partida, tal como lhe competia, pois estava a jogar no seu reduto.
Mais atrevidos, os encarnados, efectuaram o primeiro disparo à baliza adversária, quando estavam decorridos 6' minutos por intermédio de David Luiz. Contudo, o remate foi fácil para Enyeama.
Aos 11', Cardozo apareceu no lado esquerdo do ataque encarnado, e cruzou para o interior da área israelita, onde não estava nenhum jogador encarnado para fazer o golo.
Três minutos depois, o mesmo Cardozo surgiu isolado na cara de Enyeama, mas não conseguiu bater o guardião nigeriano. De seguida, Gaitán rematou fraco e à figura.
Na resposta, ficou uma grande penalidade por assinalar, favorável aos israelitas. Luisão agarrou Shechter na área encarnada, mas o árbitro Aleksei Nikolaev, deixou seguir.
Aos 19', o israelita Ben Sahar por pouco não marcou, após cruzamento perigoso de Shechter.
No minuto seguinte, golo do Benfica. Pontapé de canto mal marcado por Aimar na esquerda, com a bola a sobrar para Carlos Martins. O médio português cruzou para o interior da área, onde Luisão, rematou com estilo para o 1-0, aos 20' minutos.
Aos 22', Shechter voltou a cair na grande área do Benfica, mas desta vez o avançado israelita, simulou.
Dois minutos volvidos, Roberto opôs-se com grandes reflexos a um cruzamento vindo da esquerda, de Zahavi e evitou o pior para o Benfica.
Aos 27', grande assistência de Carlos Martins para Aimar, com o argentino em esforço, a tocar a bola com a ponta da bota, valendo a saída de Enyeama aos israelitas.
Depois, foi Gaitán, que aos 32' minutos tentou a sua sorte, mas a bola saiu enrolada e fácil de agarrar para Enyeama.
Aos 35', novamente Roberto a brilhar, após um remate em arco de Bondarv. O Hapoel esteve perto do empate.
Aos 39', foi Carlos Martins quem esteve perto do segundo. Bom remate do jogador encarnado, com Enyeama a ser obrigado a esticar-se, e a negar o segundo aos encarnados.Em cima do intervalo, novamente Carlos Martins a tentar o golo, com Enyeama a opôr-se ao jogador do Benfica, com uma defesa a dois tempos.
No segundo tempo, o Benfica entrou um pouco adormecido, e só aos 52' conseguiu criar um lance de perigo. Gaitán trabalhou bem na esquerda e serviu Cardozo, mas o paraguaio não conseguiu dar o melhor seguimento ao lance, rematando fraco para as mãos de Enyeama.
Aos 56', bom lance de Pablo Aimar, que depois de ultrapassar dois adversários serviu Cardozo, que voltou a falhar.
Cinco minutos depois, Carlos Martins de muito longe e na conversão de um livre directo, atirou forte, mas Enyeama defendeu sem problemas.
Aos 63', cruzamento de Rúben Amorim na esquerda, com Saviola a antecipar-se a um defesa israelita, mas a rematar ao lado.
Aos 68', mais um golo do Benfica. Maxi Pereira apareceu no interior da área israelita e rematou para defesa incompleta de Enyeama. Na recarga, Oscar Cardozo empurrou para o 2-0 e "matou" a partida. Nos festejos, o paraguaio colocou o dedo à frente da boca, mandando calar os adeptos benfiquistas, que minutos antes o haviam assobiado. Como "castigo", Cardozo foi novamente vaiado.
Aos 79', Rúben Amorim irrompeu pela direita e rematou para defesa de Enyeama, enquanto que na recarga, Saviola poderia ter feito o terceiro da noite, mas rematou por cima.
Na resposta, Yadin aos 82', disparou de fora da área, com Roberto a ficar pregado ao relvado. No entanto, o esférico saiu ao lado da baliza encarnada.
Aos 86', novamente os israelitas a criarem perigo, com Tamuz a rematar ao poste direito da baliza encarnada. Mais uma vez, Roberto ficou a olhar.
Pouco depois, a partida terminou e o Benfica abriu a fase de grupos da Champions com um triunfo.Ficha de Jogo:

Benfica: Roberto; Rúben Amorim, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García, Carlos Martins, Aimar (Airton 70') e Gaitán (Maxi Pereira 56'); Cardozo e Saviola (César Peixoto 86').
Treinador: Jorge Jesus. Suplentes Não Utilizados: Júlio César; Sidnei, Jara e Nuno Gomes.

Hapoel Tel-Aviv: Enyeama; Bondarev, Douglas da Silva, Fransman (Badier 73') e Ben Dayan; Rocchi (Shivhon 60'), Yadin, Vermouth e Zahavi; Ben Sahar (Tamuz 56') e Shechter.
Treinador: Eli Gutman. Suplentes Não Utilizados: Ben Shanan; Shish, Kende e Abutbul.

Disciplina:
Amarelos: Shechter 22'; Ben Dayan 59';

Golos: 1-0 Luisão aos 20'; 2-0 Cardozo aos 68';

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

II Divisão: Farense 0-0 Louletano

Um derby é sempre um jogo diferente. Um jogo de emoções e sentimentos fortes.
Esta temporada, a Zona Sul da II Divisão volta a ter um 'adicionante' especial. Depois do Estrela da Amadora na temporada passada, este ano é a vez do também histórico Farense, marcar presença no terceiro escalão do futebol português.
E, para iniciar o campeonato, não há melhor do que um derby logo a abrir. No velhinho Estádio São Luís, que noutros tempos recebeu o Ol. Lyon para a Taça UEFA, entre outros grandes jogos, Farense e Louletano, reeditaram um confronto histórico e que já vem de há muitos anos.
A última vez que os "Leões de Faro" estiveram na II Divisão, não escaparam à descida de divisão (03/04), enquanto que o Louletano ascendeu ao terceiro escalão, na temporada 08/09 depois de levar de vencida a Série F da III Divisão.
Apesar de na temporada 08/09, ambos se terem encontrado na III Divisão, o confronto de ontem, é ainda mais "especial", porque ambos anseiam pelo regresso aos campeonatos profissionais, e porque o escalão é superior.Este derby, ficou marcado, tal como quase todos os outros derbys, pelo equilíbrio existente entre ambos os conjuntos.
A primeira grande oportunidade de golo do jogo, surgiu já depois de alcançada a meia hora de jogo, com o jogador do Farense, Adérito, a isolar-se mas a não conseguir bater o guardião forasteiro, Bruno Lúcio.
Na resposta, Alberto atirou forte, com a bola passar ao lado da baliza de Serrão, guarda-redes do Farense, e que entre outros, já representou Marco, Covilhã e Ovarense.
O Louletano, continuou à procura do golo, e na sequência de um pontapé de canto, Léo rematou com perigo, mas a bola saiu ao lado da baliza do Farense.
No segundo tempo, a turma de Loulé entrou melhor, enquanto que os da casa aproveitaram para responder em situações de contra-ataque.
Ao minuto 75', o Louletano desperdiçou a sua melhor ocasião para marcar. Gary apareceu dentro de área completamente solto, e atirou para uma defesa incompleta de Serrão. Na recarga, o central Fausto Lúcio (jogador formado no Benfica) atirou por cima da barra, desperdiçando assim uma ocasião soberana para que a sua equipa abrisse o marcador.
Na resposta, o farense Kéu, rematou à meia volta, mas a bola saiu ligeiramente por cima da baliza de Bruno Lúcio.
A seis minutos do fim, gritou-se golo no São Luís, mas o lance acabou invalidado. Adérito, jogador do Farense, desviou já dentro de área, para o fundo das redes, mas o árbitro da partida (o também algarvio Nuno Almeida) anulou o lance e mostrou cartão amarelo ao avançado do Farense.
Minutos depois, o jogo chegou ao fim.
Ficha de Jogo:

Jogo realizado no Estádio São Luís, em Faro (relvado natural)
Árbitro Principal: Nuno Almeida (AF Algarve)

Farense: Serrão; Cannigia, N'Diaye, Tiago Sousa e Joshua Silva; Gualter Bilro, Eduardo Barão, Davide Justo (Bruno Carvalho 55') e Adérito; Kéu e Luís Zambujo (Luís Afonso 68').
Treinador: Joaquim Mendes. Suplentes Não Utilizados: Zé Silva; Carlinhos, André Calado, China e Paulinho.

Louletano: Bruno Lúcio; Pedro Eugénio, Fausto Lúcio, Cordeiro e Dante; Fábio Teixeira, Léo e Alberto; Bruninho (João Reis 75'), Ben (Gary 68') e Fábio (Nicola 89').
Treinador: Paulo Renato. Suplentes Não Utilizados: Kula; Romício, André David e Rafael.

Disciplina:
Amarelos: Luís Zambujo 27'; Gualter Bilro 34'; Tiago Sousa 51'; Fábio Teixeira 66'; Bruno Carvalho 72'; Pedro Eugénio 81'; Adérito 84';

Marcador: Nada a assinalar.

Fotos retiradas do blog SC Farense 1910.

sábado, 11 de setembro de 2010

11 Setembro 2001: A tragédia bateu à porta de Cláudio Serra

(Digitalização proveniente da revista "Record - Ao desafio 1999/2000".)
O dia 11 de Setembro de 2001, ficará para sempre marcado na história Mundial, como um dia de tragédia, devido ao atentado da Al Qaeda ao World Trade Center, nos Estados Unidos. Milhares de pessoas morreram, naquele que foi um dia muito chuvoso em Portugal.
Faz hoje precisamente nove anos, e o futebol português também ficou mais pobre. E não, não perdeu nenhum atleta no World Trade Center.
José Cláudio Amorim Martins Serra, Cláudio Serra no mundo do futebol, e na altura jogador do Gondomar, perdeu a vida num acidente de viação ocorrido no IP4.
Cláudio, havia reforçado o Gondomar meses antes, tendo em vista a temporada futebolística 01/02, mas acabou por fazer apenas um jogo ao serviço dos gondomarenses.
Antes de chegar a Gondomar, Cláudio Serra começou a sua carreira sénior ao serviço do São Pedro da Cova, passando depois pelo Rio Tinto, antes de novo regresso a São Pedro da Cova.
Saiu para o Maia em 96/97, levando o clube maiato à Liga de Honra, permanecendo no clube em 97/98, disputando o segundo escalão do futebol português.
Em 98/99 rumou ao Vianense, da III Divisão, onde sob as ordens de Rogério Gonçalves deu nas vistas, fazendo com que o seu técnico o levasse com ele para o Varzim na temporada seguinte.
Ao serviço do Varzim, na temporada 99/00, Cláudio Serra regressou à Liga de Honra, participando em 25 jogos, tendo marcado um golo.
Apesar da regularidade, não continuou no clube para 00/01, rumando ao Bragança, que iria disputar a II Divisão B.
Na temporada seguinte, rumou como eu já aqui disse, ao Gondomar, que também estava na II Divisão B.
Ironia do destino ou não, o último clube que Cláudio Serra representou foi precisamente o clube do seu concelho, pois ele era natural de São Pedro da Cova, freguesia pertencente ao concelho de Gondomar.
Era extremo esquerdo, e faleceu com 27 anos (nasceu a 20 de Dezembro de 1973).