domingo, 24 de outubro de 2010

Um ano de blogue

Pois é. Foi exactamente há um ano, que dei os meus primeiros passos na blogosfera, "abrindo" assim este blogue, que passado um ano ainda se mantém no activo, e díria mesmo, que está aí para as "curvas".
Ao longo deste ano de blogue, partilhei alegrias, tristezas entre outras coisas. A destacar o facto do Benfica se ter sagrado campeão Nacional, e do FC Porto ter vencido a Taça de Portugal e a Supertaça.
Outro ponto importante e a destacar, são todos aqueles que acompanham diariamente o meu blogue. A todos eles, o meu Muito Obrigado, pois são eles que me dão força para continuar a relembrar grandes momentos do futebol português, não descortinando a actualidade.
Até ao momento, já recebi mais de 6538 visitas de utilizadores diferentes, só de Portugal. Atrás, surge destacado o Brasil, seguido pelos Estados Unidos, França, Espanha, e por aí fora.
Espero que continuem a acompanhar o meu trabalho, e espero, sinceramente, que no próximo ano, esteja a escrever um post idêntico, mas para assinalar o segundo "aniversário".
Obrigado e boas visitas !

sábado, 23 de outubro de 2010

Leixões vs FC Marco: Uma década de duelos

A rivalidade entre Leixões e Marco, surgiu algures no princípio da última década.
Esta rivalidade atingiu maiores proporções, quando os marcoenses se sagraram campeões da Zona Norte da II Divisão B em igualdade pontual com o...Leixões. Ambos fizeram 83 pontos, mas o Marco havia vencido no Estádio do Mar por 2-0, depois de um empate a dois golos no jogo da primeira volta, logo o conjunto marcoense tinha vantagem no confronto directo.
Ao longo da história, apenas por uma vez o Marco levou de vencida o Leixões nos dois jogos que disputou contra os matosinhenses no campeonato: foi em 99/00, ano em que o Marco alcançaria a subida à Liga de Honra, pela primeira vez na sua história. Curiosamente, ambos os jogos terminaram 2-1 a favor dos marcoenses.
Contudo, arrisco a dizer que os duelos mais marcantes entre estes dois clubes, além daqueles de 01/02, foram os da última temporada em que ambos os clubes se enfrentaram.
Foi na temporada 05/06, numa altura em que o Leixões lutava pela subida e o Marco lutava para não...fechar as portas em plena temporada desportiva.
Na primeira volta, o Leixões beneficiou da expulsão de um jogador do Marco aos 36' minutos, quando já vencia por 1-0, para no segundo tempo alargar a vantagem para uns claros 4-0.
Depois, no segundo jogo, e com o Marco muito mais fragilizado, o Leixões "humilhou" os marcoenses em pleno Estádio Avelino Ferreira Torres, por 5-0!
Actualmente, não será possivel haver um duelo entre estes dois clubes, porque o Futebol Clube do Marco, como é do conhecimento público, foi extinto em 2007.
Com o FC Marco, "caiu" também a claque de apoio do clube marcoense, os "TuffBoys". Foram muitos os confrontos entre os "TuffBoys" e a "Máfia Vermelha", claque de apoio ao Leixões.
Cada jogo entre estes dois clubes, era uma aventura, com autocarros danificados, lojas e cafés destruidos, entre outras inúmeras coisas.
Com ou sem violência, Leixões e FC Marco, proporcionavam sempre grandes espectáculos dentro e fora das quatro linhas, e era já, sem dúvida, um clássico da Liga de Honra, e até mesmo do futebol português.
Bons velhos tempos!

Históricos do Nosso Futebol: Leixões

Fundado a 28 de Novembro de 1907, o Leixões Sport Club tem a sua sede em Matosinhos, e resultou da junção entre três clubes daquela cidade.
Desde a data da sua fundação até 1934, os leixonenses disputaram os campeonatos Distritais do Porto, passando a disputar na temporada 34/35, uma espécie de "liguilha" que lhes permitiria ascender à Divisão principal, algo que veio a acontecer na temporada seguinte.
Assim sendo, em 36/37 o Leixões estreou-se na Primeira Divisão Nacional, mas não foi além do último lugar, conseguindo apenas duas vitórias em catorze jornadas.
Os leixonenses disputaram o segundo escalão por mais duas temporadas, regressando à I Divisão em 39/40, não conseguindo evitar nova descida de divisão.
Desta vez, o Leixões quedou-se "apenas" pela penúltima posição.
Nas duas temporadas seguintes, o Leixões voltou a disputar a II Divisão, e voltou a conseguir a promoção ao primeiro escalão.
Em 42/43, os "Bebés do Mar", conseguiram apenas dois empates em 18 jogos, não conseguindo melhor, claro, do que a última posição.
Depois, entre 1943 e 1959 o Leixões disputou a II Divisão, conseguindo mesmo o 1º lugar na "fase regular", mas sem nunca conseguir a promoção, algo que só aconteceu na temporada 58/59, quando os leixonenses conseguiram o 2º lugar na fase final, conseguindo assim regressar ao primeiro escalão.
O regresso do Leixões ao primeiro escalão, não poderia ter corrido melhor. Depois do 8º lugar conquistado em 59/60, seguiram-se dezassete (!) temporadas consecutivas entre "os grandes", com a melhor classificação a ser o 5º lugar alcançado em 62/63.
Foi também neste período que os leixonenses alcançaram grandes feitos, tais como vencer a Taça de Portugal e participar nas competições europeias.
Em 60/61, o Leixões conquistou a Taça de Portugal ao bater na final, em pleno Estádio das Antas, o seu grande "rival" FC Porto por 2-0.
Na temporada seguinte, e fruto dessa vitória na Taça, o clube de Matosinhos participou na Taça das Taças, atingindo os quartos de final, depois de afastar o Le Chaux de Fonds da Suiça e o Progressul Bucareste da Roménia. Nos quartos de final, o Leixões seria afastado pelo Carl Zeiss Jena da Alemanha.
Em 64/65, os leixonenses voltaram a disputar uma prova europeia, desta feita a Taça das Cidades com Feira (actualmente Liga Europa).
No entanto, não conseguiram passar da 1ª Eliminatória, acabando eliminados aos pés do Celtic Glasgow da Escócia.
Depois, em 68/69, o Leixões voltou a disputar a Taça das Cidades com Feira, voltando a não conseguir ultrapassar a 1ª Eliminatória, depois de dois empates com o Arges da Roménia: 1-1 em casa e 0-0 fora. Os golos marcados fora, ditaram "leis".
No entanto, nem todas as dezoito presenças consecutivas na I Divisão foram positivas. Depois de alguns salvamentos "in extremis", o Leixões acabaria mesmo por "cair" para o segundo escalão em 76/77, depois de obter o 15º lugar entre dezasseis equipas.
Na II Divisão, o Leixões esteve depois onze temporadas consecutivas, tendo como melhor classificação o 2º lugar obtido em 80/81 e 87/88. Além disto, os leixonenses conseguiram também classificações honrosas como o 3º lugar em 83/84 e o 4º em 84/85.
Em 87/88, depois de obter o segundo lugar final, os "Bebés do Mar" regressaram ao primeiro escalão, onde não foram lá muito felizes.
Sete vitórias em 38 jogos, valeram o 19º e penúltimo lugar da tabela, com 28 pontos somados.
Depois desta descida de divisão, o Leixões esteve dezoito temporadas afastado do primeiro escalão. Seguiram-se cinco temporadas na II Divisão, que depois até mudou o nome para II Divisão de Honra, onde a melhor classificação dos "Bebés" foi o 7º lugar em 90/91 e 91/92; e a pior o 18º lugar em 93/94, que valeu a descida à II Divisão B.
No terceiro escalão, o Leixões esteve durante nove temporadas, conseguindo três segundos lugares (96/97, 98/99 e 01/02), falhando assim a subida de divisão por pouco, criando também ao longo destas temporadas, uma enorme rivalidade com o FC Marco, rivalidade essa que se acentuou em 01/02, quando ambos os clubes terminaram a prova com o mesmo número de pontos, com os marcoenses a sagrarem-se vencedores da Zona Norte graças ao confronto directo e a conseguirem a promoção à Liga de Honra.
Foi precisamente em 01/02 que o Leixões voltou a atingir a final da Taça de Portugal. Uma excelente campanha, onde os leixonenses eliminaram várias equipas da Liga de Honra, e ainda o Sp. Braga em pleno Estádio 1º de Maio na meia final.
Na final, perante o campeão Sporting, os leixonenses perderam 1-0, e podem-se queixar da arbitragem da partida.
Em 02/03, o Leixões voltou a disputar a Taça UEFA, fruto da excelente campanha na Taça de Portugal 01/02. Foi a primeira vez que uma equipa do terceiro escalão do futebol português disputou uma prova europeia.
Depois de eliminar o Belasica da Macedónia na Pré-Eliminatória, o Leixões ainda venceu o PAOK da Grécia no Estádio do Mar, mas acabou por ser eliminado.
Em 02/03, os leixonenses disputaram ainda a Supertaça Cândido de Oliveira, acabando goleados (5-1) pelo Sporting.
Nessa temporada, o clube de Matosinhos não deu a mínima hipótese na Zona Norte da II Divisão B, sagrando-se Campeão com 22 pontos de avanço para o segundo classificado, Lousada.
Foram 38 jogos, 29 vitórias, 7 empates, 2 derrotas, 73 golos marcados e 27 sofridos.
No regresso ao segundo escalão, os objectivos do Leixões passavam pela subida à I Divisão, algo que só veio a acontecer em 06/07.
Primeiro, o 14º lugar em 03/04; depois o 6º em 04/05; o 3º em 05/06 e finalmente o 1º em 06/07.
No ano da subida, os leixonenses voltaram a não vacilar, conseguindo 18 vitórias em 30 jogos, 6 empates e 6 derrotas; 45 golos marcados e 21 sofridos.
18 anos depois, o Leixões estava de regresso ao primeiro escalão, e não podia ter tido melhor regresso: a jogar em casa emprestada (no Bessa), recebeu e "empatou" o Benfica a uma bola.
Seguiu-se depois um campeonato com alguns sobressaltos, com os leixonenses a conseguirem a salvação na última jornada.
Na temporada seguinte, um excelente início de temporada, permitiu ao Leixões andar na liderança do campeonato até à 10ª Jornada.
Pelo meio, os "Bebés do Mar", venceram em pleno Estádio do Dragão, o FC Porto por 3-2.
Depois, uma irregular segunda volta "atirou" com os leixonenses para o 6º lugar, sem esquecer que na Taça de Portugal os Homens de Matosinhos afastaram o Benfica nas grandes penalidades.
Na temporada passada, o Leixões não conseguiu melhor do que a 16ª e última posição, caíndo assim para a Liga Orangina. No entanto, há a destacar o empate a zero com o FC Porto no Estádio do Mar.
Esta temporada, o Leixões soma já cinco pontos em 4 jornadas, ocupando o 9º lugar da tabela, sob a orientação do ex campeão Europeu, Augusto Inácio. Hoje, os leixonenses deslocam-se ao Restelo, para enfrentarem o Belenenses.
Conhecidos também por terem uma massa associativa muito presente e apaixonada, o Leixões disputa os seus jogos caseiros no Estádio do Mar, bem no coração da cidade de Matosinhos, e o seu equipamento tradicional é camisola vermelha e branca com listas verticais; calção branco e meia branca.

Palmarés do Leixões SC:
Taça de Portugal: 1 (1960/1961)
Campeonato Nacional da II Divisão (ou Liga de Honra): 1 (2006/2007)
Campeonato Nacional da II Divisão B: 1 (2002/2003)
Presenças Europeias: 4 (1961/1962 na Taça das Taças; 1964/1965, 1968/1969 e 2002/2003 na Taça UEFA)
Campeonato Nacional de Juniores: 1 (1946/1947)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Liga Europa: FC Porto e Sporting mantêm senda vitoriosa

Três jogos, três vitórias. Assim se resumem as campanhas de FC Porto e Sporting na fase de grupos da Liga Europa.
Os Dragões foram os primeiros a entrar em campo, na Turquia frente ao Besiktas, naquele que é considerado um dos piores ambientes do futebol europeu.
Descontraídos, os azuis e brancos foram sempre a equipa com sinal "mais" e com iniciativa ofensiva na partida.
Assim sendo, aos 26' minutos Radamel Falcao aproveitou uma saída falso do guardião turco e na sequência de um pontapé de canto abriu o activo.
Minutos depois, excelente cruzamento de Hulk com Falcao a concluir em golo com um belo golpe de cabeça, mas má decisão do árbitro da partida, que anulou o golo por pretensa falta do avançado colombiano.
Em cima do intervalo, Maicon foi expulso e Villas Boas lançou Otamendi em detrimento de Falcao no início do segundo tempo.
No segundo tempo, aos 58' minutos, um erro do central checo Zapotocny, permitiu a Hulk ficar isolado perante Arikan, e o brasileiro não desperdiçou a oportunidade de fazer o 0-2, tocando a bola em jeito à saída do guarda-redes turco. 0-2 e o FC Porto estava prestes a sair vitorioso da Turquia.
Aos 78' Hulk assinou o terceiro da noite e o segundo da sua conta pessoal. Excelente passe de Belluschi, e mais uma excelente arrancada do brasileiro, que fez o 0-3.
Nos descontos, tempo ainda para mais uma expulsão no lado do FC Porto (Fernando por acumulação de amarelos) e para o golo de honra do Besiktas, apontado por Bobó.
Já o Sporting, recebeu o Gent e cilindrou completamente os belgas.
Logo aos 6' minutos, Postiga serviu Diogo Salomão ao segundo poste, e o "miúdo" só teve de empurrar. Sete minutos depois, aos 13', Liedson à meia volta fez um bom golo, assinando o 2-0.
Logo de seguida, aos 16', o Genk reduziu, graças a um enorme "frango" de Hildebrand. Stef Wils assinou o tento belga.
O Sporting não parava, e aos 27' Liedson bisou. Jogada iniciada por Diogo Salomão; "toques" ainda de Maniche e João Pereira; e conclusão do "levezinho".
Ainda antes do intervalo, Maniche fez o 4-1 e Anderson Polga saiu lesionado, dando lugar a Torsiglieri.
Aos 60' Postiga fechou a contagem. Passe de Diogo Salomão (bom jogo do "miúdo") e Postiga de pé esquerdo a fazer o 5-1. Logo ele, que está num bom momento de forma, e anda a marcar golos.
O Sporting não "deu" mais porque não quis, e agora segue tranquilamente na liderança do seu grupo, tal como o FC Porto.
Na Liga Europa, Portugal tem razões para estar "descansado". Pelo menos, por enquanto.

Liga dos Campeões: Benfica derrotado em Lyon

Depois da derrota na 2ª Jornada perante o Schalke 04, o Benfica voltou a perder na "Champions", desta feita em França, frente ao Lyon por 2-0.
O Benfica entrou algo nervoso e a falhar inúmeros passes, principalmente nas saídas para o ataque. E, curiosamente, o mau passe que até custou mais "caro" aos encarnados, acontreceu na altura em que o Benfica vinha em crescendo na partida.
Carlos Martins foi desarmado por Gourcuff quando procurava sair para o ataque, e Jimmy Briand aproveitou a deixa, para de cabeça inaugurar o marcador aos 21' minutos.
Segundos antes, Michel Bastos havia acertado na barra da baliza de Roberto.
O Benfica continuava desinspirado, principalmente no ataque, com jogadores como Aimar e Carlos Martins a receberem a bola quase sempre de costas para a baliza.
Antes do intervalo, o Benfica ficaria ainda reduzido a dez unidades. Em nove minutos, Gaitán viu dois cartões amarelos e acabou expulso. No segundo cartão, o argentino perdeu o esférico e caiu na tentação de derrubar o adversário, acabando por ser expulso pouco antes do intervalo.
No segundo tempo, Roberto foi adiando o segundo golo francês com um par de boas intervenções, mas aos 52' o ex-portista Lisandro López aumentou a contagem.
Curiosamente, momentos antes, Briand havia rematado à trave. Briand esse, que ainda teve tempo de assistir "Licha", perante a passividade da defesa encarnada. Roberto ainda fez uma primeira defesa; mas o argentino que passou por Portugal acabaria mesmo por conseguir finalizar com sucesso em cima da linha de golo.
Depois, se não fosse Roberto, o Benfica teria saido do Estádio Gerland com uma goleada. Mesmo depois do Lyon substituir as suas principais peças: Lisandro, Gourcuff e Michel Bastos.
Os encarnados deixaram uma má imagem neste jogo, e o apuramento esse, complicou-se, visto que o Schalke goleou o Hapoel Tel-Aviv por 3-0, e reforçou o segundo lugar.
Ficha de Jogo:

Ol. Lyon: Lloris; Reveillere, Cris, Diakhate e Cissokho; Gonalons, Pjanic e Gourcuff (Kallstrom 71'); Michel Bastos (Pied 65'), Lisandro (Gomis 82') e Briand.
Treinador: Claude Puel. Suplentes Não Utilizados: Vercoutre; Lacazette, Lovren e Makoun.

Benfica: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García, Carlos Martins (Salvio 77'), Aimar (Jara 71') e Gaitán; Alan Kardec e Saviola (César Peixoto 57').
Treinador: Jorge Jesus. Suplentes Não Utilizados: Júlio César; Sidnei, Airton e Weldon.

Disciplina:
Amarelos: Gaitán 34' e 44'; Carlos Martins 37'; Reveillere 41'; Javi García 68';

Golos: 1-0 Briand 21'; 2-0 Lisandro 52';

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Liga dos Campeões: Braga estreia-se a vencer

À 3ª Jornada, o Sporting de Braga estreou-se a vencer na Liga dos Campeões, ao vencer o Partizan de Belgrado no Municipal de Braga por 2-0.
Com algumas novidades no onze, o Braga entrou melhor na partida, e cedo se percebeu que o Partizan estava perfeitamente ao alcance dos minhotos.
No entanto, é vísivel que os bracarenses continuam a "pagar" a factura dos 6-0 de Londres. Sobretudo, porque falha muitos passes e isso altera por completo o ritmo de jogo.
O jogo em si, fica mais chato e perde interesse.
No primeiro remate à baliza, o Braga marcou. Lima na conversão de um livre directo, assinou um grande golo e o resultado permitiu à equipa tranquilizar-se até ao intervalo.
E, ainda bem que há intervalos no futebol. Pois, o primeiro tempo, foi muito fraquinho.
No início do segundo tempo, Paulão de cabeça permitiu a Stojkovic fazer uma bela defesa, e o público animou-se.
Mas, foi falso alarme. A partida continuou num ritmo desinteressante até aos últimos dez minutos.
Aí, Matheus cara-a-cara com Stojkovic, desperdiçou a hipótese de aumentar para 2-0, e os sérvios empolgaram-se, criando alguns calafrios aos bracarenses.
Nos instantes finais, Alan lançou Luís Aguiar, e o uruguaio serviu Matheus para um golo fácil. Vitória ainda assim suada do Braga, que cumpriu a "obrigação" de vencer o adversário teoricamente, mais fácil.
Destaque ainda para o facto de no balneário do Partizan se falar português: Almani Moreira ex jogador do Boavista, e Cléo, ponta de lança brasileiro ex Ol. Moscavide, representam actualmente o clube de Belgrado, além claro, de Stojkovic.
Ficha de Jogo:

Sp. Braga: Felipe; Sílvio, Paulão, Moisés e Elderson Echiéjilé; Andrés Madrid (Luís Aguiar 73') e Vandinho; Matheus, Paulo César (Salino 69') e Alan; Lima (Márcio Mossoró 87').
Treinador: Domingos Paciência. Suplentes Não Utilizados: Arthur; Aníbal, Hugo Viana e Élton.

Partizan; Stojkovic; Miljkovic, Savic, Krstajic e Lazevski; Smiljanic, Sasa Ilic e Moreira (Medo 45'); Tomic (Babovic 90+1'), Cléo e Scepovic (Boya 54').
Treinador: Aleksandar Stanojević. Suplentes Não Utilizados: Zivkovic; Stevanovic, Petrovic e Stankovic.

Disciplina:
Amarelos: Moreira 30'; Andrés Madrid 54'; Luís Aguiar 86';

Golos: 1-0 Lima 34'; 2-0 Matheus 89';

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fora de Campo: Ex-jogador de futebol participou em reality-show da TVI

Vasco Oliveira, filho do antigo seleccionador António Oliveira, e ex-jogador de futebol, participou ao longo das últimas duas semanas no novo projecto da TVI, o reality-show "Secret Story". O programa teve o seu início no passado dia 3 de Outubro, e Vasco foi o segundo concorrente a dizer "adeus".
O antigo jogador de futebol teceu duras críticas ao Pai, António Oliveira, antes e depois de abandonar a "Casa dos Segredos".
Vasco Oliveira, comentou ainda não ter tido uma relação muito fácil com o Mundo do futebol, derivado a ser filho de quem é. O ex-jogador referiu ainda o facto de ser criticado em alguns clubes por onde passou, pois foi "acusado" de representar o determinado clube, apenas por influência do Pai.
Formado nas camadas jovens do Boavista, Vasco Oliveira, representou depois o Nogueirense na Série B na III Divisão, naquela que foi a sua primeira temporada enquanto sénior.
Depois, representou o Leça durante duas temporadas (02/03 e 03/04), onde chegou a travar batalhas com o clube leceiro na vara do tribunal. Curiosamente, este episódio ocorreu durante a temporada 02/03, e o jogador acabou por renovar o vínculo com o clube matosinhense para a temporada seguinte.
Vasco Oliveira representou depois o Vilanovense durante duas temporadas, terminando a carreira ao serviço do Aliados de Lordelo no final da temporada 06/07, com apenas 24 anos.
Jogava a médio ofensivo.

domingo, 17 de outubro de 2010

Taça de Portugal: Equipas da Liga sofreram para passar

Das equipas do escalão maior que entraram hoje em campo, apenas uma sai de cena da edição 10/11 da Taça de Portugal: a Naval. Os figueirenses perderam em casa com o Marítimo por 0-2, e disseram adeus à segunda maior competição do País.No entanto, as equipas da Liga apuradas para a próxima eliminatória, passaram todas elas por sobressaltos, exceptuando o Portimonense, o V. Guimarães, e claro, o Marítimo.
Em Cesar, a Académica esteve a vencer, permitiu o empate do Cesarense da II Divisão, e já no prolongamento acabou por confirmar a vitória. 1-2.
O Paços de Ferreira recebeu o líder da Série C da III Divisão, o São João de Vêr, e venceu por 3-1. Apesar do resultado parecer folgado, os castores sofreram a bom sofrer. O SJ Vêr dominou grande parte da partida, mas ainda assim foi o Paços quem chegou primeiro ao golo. Pizzi logo aos 7' minutos abriu a contagem, com um golo de belo efeito. Aos 25', Rúben Gomes empatou a partida, e já no segundo tempo, o central paraguaio, Javier Cohene, bisou na sequência de dois pontapés de canto e confirmou a passagem da equipa da casa.
Na Sertã, a Olhanense (frente ao Sertanense) teve sérias dificuldades para seguir em frente na Taça, e a prova disso é o facto do jogo apenas se ter decidido através da marca de grandes penalidades. O nulo nos 120' minutos, deu lugar à marcação de grandes penalidades, em que os algarvios foram claramente superiores aos homens da casa.
O Beira Mar, deslocou-se ao terreno do Mirandela da III Divisão, e marcou na primeira oportunidade de que dispôs. Os transmontanos mereciam claramente outra sorte, mas a verdade é que até tiveram sorte no minuto em que chegaram ao empate. Foi já em cima do minuto 90' que o Mirandela chegou ao empate por intermédio de Dally, ele que curiosamente já passou pelo Beira Mar.
Nas grandes penalidades, os aveirenses acabaram por vencer por 2-4.
Em Portimão, o Portimonense bateu tranquilamente o Cinfães da III Divisão por 2-0. A equipa forasteira até entrou melhor no jogo, tentando surpreender os algarvios, mas os da casa confiaram no seu favoritismo e resolveram a partida sem pressa.
Renatinho aos 24' e Dong Fangzhuo aos 84' marcaram os golos da vitória.
O V. Guimarães recebeu o Atlético Malveira, último classificado da Série E da III Divisão, e venceu "como quis" por 4-0.
Aos 11' minutos Toscano abriu o activo; e aos 26' João Ribeiro aproveitou um erro defensivo para aumentar para 2-0. No segundo tempo, mais dois golos: Edgar aos 64' e Maranhão aos 87' selaram o triunfo vimaranense.
Na Madeira, o Nacional recebeu o Padroense da II Divisão e não se livrou de alguns sustos. Aos 32' minutos os homens de Padrão da Légua, chegaram ao golo por intermédio de Bruninho, e chegou-se a temer o pior na Choupana.
No segundo tempo, os madeirenses entraram decididos e em seis minutos, fizeram dois golos: Mateus aos 62' e Orlando Sá aos 68' carimbaram a reviravolta no marcador.
A resposta dos forasteiros, não demorou muito e aos 75', o brasileiro Marcão empatou a partida a dois.
Na sequência de um livre, Felipe Lopes desviou para o fundo da baliza, assinando o terceiro dos madeirenses, numa altura em que já se pensava no prolongamento (88' minutos).
Nos descontos, Marcão esteve perto de bisar na partida e fazer o 3-3, e num contra-ataque rápido, quem acabou por bisar foi Orlando Sá, fazendo assim o 4-2.
Nos outros jogos da tarde, destaque para a eliminação de Belenenses e Santa Clara, aos pés de duas equipas da II Divisão (Ribeirão e Juventude de Évora, respectivamente).
Destaque também para as passagens dos históricos Sp. Espinho e Tirsense; e também para o Leixões, que sofreu para levar de vencida o Mafra da II Divisão (3-2).
O Varzim - Gondomar, não se disputou em virtude de os gondomarenses terem sido alvos de um processo disciplinar, correndo até o risco de serem desqualificados da prova.
Resultados da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal até ao momento:

10 de Outubro:
1º Dezembro (III) 1-2 Sp. Braga (I)

Ontem, 16 de Outubro:
Gil Vicente (II) 1-1 V. Setúbal (I) - 2-4 G. P.
Rio Ave (I) 4-1 E. V. Novas (III)
U. Leiria (I) 1-2 U. Madeira (IIB) - Após Prolongamento
Estoril (II) 1-2 Sporting (I)
FC Porto (I) 4-1 Limianos (III) 
Benfica (I) 5-1 Arouca (II)

Hoje, 17 de Outubro:
Naval (I) 0-2 Marítimo (I)
Cesarense (IIB) 1-2 Académica (I) - Após Prolongamento
Paços de Ferreira (I) 3-1 São João de Vêr (III)
Portimonense (I) 2-0 Cinfães (III)
Sertanense (IIB) 0-0 Olhanense (I) - 1-4 G. P.
Mirandela (III) 1-1 Beira Mar (I) - 2-4 G. P.
V. Guimarães (I) 4-0 At. Malveira (III)
Nacional (I) 4-2 Padroense (IIB)
Operário (IIB) 0-2 Moreirense (II)
Juventude de Évora (IIB) 1-0 Santa Clara (II)
Ribeirão (IIB) 2-0 Belenenses (II)
Anadia (IIB) 1-2 Feirense (II)
Sp. Espinho (IIB) 4-1 Pontassolense (IIB)
Bombarralense (III) 2-1 Louletano (IIB)
Pinhalnovense (IIB) 3-0 Fafe (IIB)
Atlético (IIB) 3-1 Macedo de Cavaleiros (IIB)
Tirsense (IIB) 5-1 Sampedrense (III)
Santa Maria (III) 1-0 Penalva do Castelo (III)
Merelinense (IIB) 2-1 Farense (IIB)
Carregado (IIB) 0-0 Fátima (II) - 3-2 G. P.
Tourizense (IIB) 2-1 Aliados de Lordelo (IIB) - Após Prolongamento
Lagoa (IIB) 0-0 Torreense (IIB) - 4-5 G. P.
Mondinense (III) 2-1 Coimbrões (IIB) - Após Prolongamento
Leixões (II) 3-2 Mafra (IIB)

Nota: A negrito as equipas apuradas para a 4ª Eliminatória.

sábado, 16 de outubro de 2010

Taça de Portugal: Surpresa em Leiria

A terceira eliminatória da Taça de Portugal, teve hoje mais seis jogos, e teve também a sua primeira surpresa. O União da Madeira da II Divisão venceu em Leiria, a União local por 2-1, num resultado obtido já em tempo de prolongamento.
Os leirienses até entraram mais fortes, e marcaram logo aos 2' minutos por intermédio de N'Gal. No entanto, o União da Madeira cresceu no terreno e em cima do minuto 90', Valter estabeleceu o empate.
Já no prolongamento, Alexandre Matão marcou o tento da reviravolta e da...vitória, quando estavam decorridos 102' minutos. Nos minutos finais, o Leiria ainda tentou um último "forcing", mas sem sucesso. Fez-se taça !
Em Barcelos, o Gil Vicente entrou melhor na partida e aos 12', André Cunha abriu o activo. No entanto, o Setúbal respondeu e aos 29', o "miúdo" Zeca, restabeleceu o empate.
Nas grandes penalidades, os sadinos levaram a melhor, vencendo por 4-2.
De Barcelos para Vila do Conde, o Rio Ave sentiu dificuldades para marcar ao Estrela de Vendas Novas da III Divisão, e só em cima do minuto 45', é que os vilacondenses chegaram ao golo: Bruno Gama de grande penalidade abriu o activo.
No segundo tempo, a equipa da casa aumentou a vantagem por intermédio de Braga aos 55', permitindo depois ao Estrela de Vendas Novas o tento de "honra". Fábio, aos 69' reduziu a desvantagem.
Uma recta final de maior pressão, resultou em mais dois golos favoráveis ao Rio Ave: Sidnei aos 78' fez o 3-1 de grande penalidade; e Yazalde aos 88' fechou as contas do marcador. 4-1.
O primeiro grande a entrar em campo, foi o Sporting. Em casa do Estoril, os leões entraram muito mal na partida, e a equipa da casa aproveitou um erro de marcação para abrir o activo aos 38' minutos. Foi Alex Afonso, quem na sequência de um livre, fez o primeiro golo da tarde.
No segundo tempo, a superiodade leonina veio ao de cima, com Liedson a empatar aos 61'; e Postiga a assinalar a reviravolta no marcador aos 79'.
De seguida, entrou em campo o FC Porto, perante o Limianos da III Divisão. Logo aos 9' minutos, Walter abriu o activo, e em cima do intervalo, Varela aumentou para 2-0.
No segundo tempo, Walter bisou na partida quando estavam decorridos 60' minutos; e na resposta a equipa de Ponte de Lima, apontou o "seu" golo.
Pedro Tiba de cabeça, apontou um golo que, certamente, nunca esquecerá.
Já no período de compensação, Walter fez hat-trick, ao desviar de cabeça um centro vindo da esquerda. 4-1.
Finalmente, e no último jogo da noite, o Benfica goleou o Arouca da Liga Orangina por 5-1.
Os "encarnados" entraram muito fortes e decididos a resolver a eliminatória cedo. Kardec aos 24' e Saviola aos 31' deram a tranquilidade necessária ao Benfica. Ainda antes do intervalo, o mesmo Kardec aumentou para 3-0, bisando na partida.
No segundo tempo, mais três golos: primeiro Luisão aumentou para 4-0 aos 66'; depois Gaitán fez o quinto, após excelente trabalho de Nuno Gomes; e aos 88' o Arouca marcou o seu tento de "honra", por intermédio do médio Diogo.
A terceira eliminatória da Taça prossegue na tarde de amanhã, com a realização de vinte e quatro jogos. O jogo entre Varzim e Gondomar, foi adiado para data a definir.
Resultados da 3ª Eliminatória até ao momento:

1º Dezembro (III) 1-2 Sp. Braga (I)
Gil Vicente (II) 1-1 V. Setúbal (I) - 2-4 G. P.
Rio Ave (I) 4-1 E. V. Novas (III)
U. Leiria (I) 1-2 U. Madeira (IIB) - Após Prolongamento
Estoril (II) 1-2 Sporting (I)
FC Porto (I) 4-1 Limianos (III) 
Benfica (I) 5-1 Arouca (II)

Nota: A negrito as equipas apuradas para a 4ª Eliminatória.

Recordar: Arouca 0-0 Marítimo - 3-1 G. P.

A poucas horas de um dos jogos mais importantes da história do Futebol Clube de Arouca, nada melhor do que recordar quando os arouquenses estavam pela primeira vez na II Divisão Nacional e afastaram o primo-divisionário Marítimo, da Taça.
O crescimento do Arouca nos últimos anos tem sido enorme, como prova o facto do clube arouquense em 2006/2007 ter disputado a I Divisão Distrital da AF Aveiro.
Em 2008/2009, já na II Divisão Nacional, e depois de afastar Vitória do Pico e Sintrense, o Arouca recebeu no seu reduto o Marítimo, da Liga Sagres, em jogo a contar para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal.
No primeiro tempo, a partida foi muito equilibrada e (quase) sempre mal jogada, com, ainda assim, ambas as equipas a tentarem chegar ao golo.
No segundo tempo, o Marítimo cresceu mais e de livre, João Guilherme, esteve perto de abrir o activo. Ainda assim, os da casa não se "rendiam" e não davam muito espaço aos madeirenses.
Mais uma vez, o Marítimo voltou a criar perigo na conversão de um livre e, novamente por João Guilherme. Dessa vez, valeu Ivo Oliveira (guardião do Arouca e que entre outros representou o Salgueiros na I Divisão), que com uma boa defesa negou o golo aos madeirenses.
Sem golos, a partida foi para prolongamento, e no tempo extra, Ivo Oliveira voltaria a brilhar. Primeiro, opôs-se a um momento de inspiração por parte de Vítor Júnior; depois ao efectuar uma excelente defesa a um cabeceamento de Manú.
O técnico do Arouca, José Pedro, acreditava que poderia chegar ao triunfo ainda antes das grandes penalidades, e, por isso mesmo, lançou Carlitos (ponta de lança) por troca com Pedro Santos (médio, ex Boavista, entre outros).
Nos penaltis, a "lotaria" saiu à equipa da casa, e foi totalmente merecida. Mais uma vez, Ivo Oliveira voltou a ser o herói ao defender dois remates madeirenses. Ruisinho, Ricardo Correia e Fílipe marcaram para o Arouca; enquanto que no Marítimo, João Guilherme e Miguelito permitiram a defesa de Ivo; Vítor Júnior atirou à barra; e Djalma marcou. 3-1 no desempate por grandes penalidades.
Na eliminatória seguinte, os arouquenses receberam o Paços de Ferreira e a partida só ficou resolvida...nas grandes penalidades. No entanto, foi o Paços quem levou a melhor.
Quem sabe se hoje, não teremos mais uma grande lição de humildade por parte do Arouca, desta feita em plena casa do Campeão Nacional em título.
Ficha de Jogo:

Arouca
: Ivo Oliveira; Steven (Capela 28'), Fernando, Diogo e Ricardo Correia; Fílipe, Pedro Santos (Carlitos 97') e Pedro Abelha (Marcinho 70'); Ruisinho, Rodrigo e Hélder Silva.
Treinador: José Pedro. Suplentes Não Utilizados: Jaime; Joel, Tiago e Ricardo Pina.

Marítimo: Marcos; Paulo Jorge, João Guilherme, Fernando Cardozo e Luís Olim (Djalma 45'); João Luiz, Bruno, Miguelito e Vítor Júnior; Manú e Lelo (Bruno Fogaça 60' - substituído aos 84' por Pedro Moutinho).
Treinador: Lori Sandri. Suplentes Não Utilizados: Bruno Grassi; Rodri, Briguel e Vicentini.

Disciplina:
Amarelos: Bruno 82'; João Guilherme 104'; Marcinho 110';

Golos: Nada a assinalar. Marcha dos penaltis: João Guilherme (Marítimo) falha; Ruisinho (Arouca) marca, 1-0; Miguelito (Marítimo) falha; Ricardo Correia (Arouca) marca, 2-0; Djalma (Marítimo) marca, 2-1; Fílipe (Arouca) marca, 3-1; Vítor Júnior (Marítimo) falha.