Quem sabe, nunca esquece! Esta velha máxima aplica-se, claramente, a Mário Jardel.
Aos 37 anos, o ponta de lança brasileiro, precisou apenas de três minutos em campo, para facturar.
Frente ao Lokomotiv de Sofia, "Super Mário" apontou aos 65' minutos (havia entrado aos 62') o golo do triunfo do Cherno More.
Cruzamento do também brasileiro Marco Tiago (ex jogador do Feirense, D. Chaves, Estoril e Freamunde) e Jardel, bem ao seu estilo, a marcar de cabeça o único tento da partida.
Jardel continua a facturar, e claro, de outra maneira não poderia ter sido...de cabeça! "Super Mário" quer continuar a jogar, e mantém o desejo de regressar a Portugal.
Afinal, quem não gostaria de contar com Mário Jardel nas suas fileiras?
Veja o golo:
domingo, 31 de outubro de 2010
sábado, 30 de outubro de 2010
Hoje foi dia de grandes duelos por essa Europa fora
Hoje foi dia de grandes duelos em alguns países da Europa. Grécia, Espanha e Itália, tiveram oportunidade de assistir a grandes clássicos, que fazem parte, até, do panorama do futebol Mundial.
Por terras helénicas, Panathinaikos e Olympiakos defrontaram-se para a jornada 8 do campeonato, num jogo em que se antevia os nervos à flor da pele, como sempre.
Aos 37' Kevin Mirallas abriu o marcador a favor do Olympiakos, mas no segundo tempo o francês Djibril Cissé (esse mesmo!) bisou na partida dando o triunfo ao "Pana".
Aos 57', o francês emendou ao segundo poste um cruzamento vindo da direita; e aos 63' na conversão de uma grande penalidade deu a vitória à sua equipa.
Em Itália, outro clássico marcou o fim de semana desportivo. Em Milão, AC Milan e Juventus defrontaram-se em jogo a contar para a Jornada 9 da Série A, com a "Juve" a abrir o activo ainda no primeiro tempo, graças a um cabeceamento espectacular de Fabio Quagliarella aos 24' minutos.
No segundo tempo, Del Piero aproveitou um má jogada de um colega seu, para aumentar o "score" para 0-2, aproveitando também para passar a ser o melhor marcador da história do clube de Turim.
Aos 82' minutos, Ibrahimovic marcou de cabeça à sua antiga equipa, estabelecendo o resultado final: AC Milan 1-2 Juventus.
Em Espanha, também se disputou a Jornada 9, com Barcelona e Sevilla a enfrentarem-se em Camp Nou.
Logo aos 4' minutos, Lionel Messi abriu o activo, enquanto que aos 24' David Villa aumentou a vantagem "blaugrana" para 2-0.
No segundo tempo, Dani Alves fez o 3-0 aos 53'; enquanto que Lionel Messi bisou na partida aos 64', fazendo assim o 4-0.
Já em tempo de compensação, David Villa também bisou na partida, fixando assim o resultado final em 5-0 favorável ao "Barça".
Este sábado foi um dia de clássicos bem jogados por essa Europa fora, enquanto que em Portugal o último jogo do dia esteve à altura de uma...competição aquática.
Por terras helénicas, Panathinaikos e Olympiakos defrontaram-se para a jornada 8 do campeonato, num jogo em que se antevia os nervos à flor da pele, como sempre.
Aos 37' Kevin Mirallas abriu o marcador a favor do Olympiakos, mas no segundo tempo o francês Djibril Cissé (esse mesmo!) bisou na partida dando o triunfo ao "Pana".
Aos 57', o francês emendou ao segundo poste um cruzamento vindo da direita; e aos 63' na conversão de uma grande penalidade deu a vitória à sua equipa.
Em Itália, outro clássico marcou o fim de semana desportivo. Em Milão, AC Milan e Juventus defrontaram-se em jogo a contar para a Jornada 9 da Série A, com a "Juve" a abrir o activo ainda no primeiro tempo, graças a um cabeceamento espectacular de Fabio Quagliarella aos 24' minutos.
No segundo tempo, Del Piero aproveitou um má jogada de um colega seu, para aumentar o "score" para 0-2, aproveitando também para passar a ser o melhor marcador da história do clube de Turim.
Aos 82' minutos, Ibrahimovic marcou de cabeça à sua antiga equipa, estabelecendo o resultado final: AC Milan 1-2 Juventus.
Em Espanha, também se disputou a Jornada 9, com Barcelona e Sevilla a enfrentarem-se em Camp Nou.
Logo aos 4' minutos, Lionel Messi abriu o activo, enquanto que aos 24' David Villa aumentou a vantagem "blaugrana" para 2-0.
No segundo tempo, Dani Alves fez o 3-0 aos 53'; enquanto que Lionel Messi bisou na partida aos 64', fazendo assim o 4-0.
Já em tempo de compensação, David Villa também bisou na partida, fixando assim o resultado final em 5-0 favorável ao "Barça".
Este sábado foi um dia de clássicos bem jogados por essa Europa fora, enquanto que em Portugal o último jogo do dia esteve à altura de uma...competição aquática.
Croácia: O 13 dá azar? Perguntem a Tonel...
Dizem que o número 13, é o algarismo do azar, mas para Tonel esse não parece ser o caso.
O central português, jogador do Dinamo Zagreb da Croácia, apontou hoje ao minuto 13 da Jornada 13, o primeiro golo da sua equipa no embate frente ao Inter Zapresic. Agora, só falta dizer que Tonel veste a camisola número...13!
O Dinamo acabou por vencer 3-0, com Sammir (aos 68') e Ibañéz (aos 90') a fazerem os restantes golos da partida.
Tonel que chegou esta temporada ao Dinamo de Zagreb proveniente do Sporting, já leva dois golos no campeonato croata, quando estão decorridas treze jornadas do campeonato.
Formado no FC Porto, Tonel representou enquanto sénior Académica, Marítimo e Sporting, além da equipa "B" portista.
O central português, jogador do Dinamo Zagreb da Croácia, apontou hoje ao minuto 13 da Jornada 13, o primeiro golo da sua equipa no embate frente ao Inter Zapresic. Agora, só falta dizer que Tonel veste a camisola número...13!
O Dinamo acabou por vencer 3-0, com Sammir (aos 68') e Ibañéz (aos 90') a fazerem os restantes golos da partida.
Tonel que chegou esta temporada ao Dinamo de Zagreb proveniente do Sporting, já leva dois golos no campeonato croata, quando estão decorridas treze jornadas do campeonato.
Formado no FC Porto, Tonel representou enquanto sénior Académica, Marítimo e Sporting, além da equipa "B" portista.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Ronaldo: Ele quer acabar no Sporting
Em entrevista ao jornal "Record", Cristiano Ronaldo manifesta a vontade de acabar a sua carreira no Sporting, clube onde deu nas vistas e onde se "revelou".
O extremo português, mostra assim não esquecer as suas origens, e o clube onde atingiu os níveis, que lhe permitiram depois chegar ao topo do futebol Mundial.
Ronaldo chegou ao Sporting em 1997, então com doze anos de idade, e cedo se percebeu que talento, era coisa que não lhe faltava.
Cinco anos depois de ter chegado a Alvalade, foi lançado na equipa principal por Laszlo Boloni (tinha dezassete anos), e na sua estreia a titular na casa dos "leões", fez dois golos ao Moreirense.
Nessa mesma temporada (2002/2003), Ronaldo cometeu a proeza histórica de representar as Selecções Nacionais de sub-16, sub-17 e sub-18; além da equipa B do Sporting e claro, a equipa principal leonina.
Algumas vezes criticado, por falta de humildade, Ronaldo certamente, apanhou muita gente de surpresa com esta declaração.
E, imagens como a de cima, podem muito bem repetirem-se daqui por alguns anos. Para isso, basta que a vontade de Cristiano Ronaldo se cumpra.
O extremo português, mostra assim não esquecer as suas origens, e o clube onde atingiu os níveis, que lhe permitiram depois chegar ao topo do futebol Mundial.
Ronaldo chegou ao Sporting em 1997, então com doze anos de idade, e cedo se percebeu que talento, era coisa que não lhe faltava.
Cinco anos depois de ter chegado a Alvalade, foi lançado na equipa principal por Laszlo Boloni (tinha dezassete anos), e na sua estreia a titular na casa dos "leões", fez dois golos ao Moreirense.
Nessa mesma temporada (2002/2003), Ronaldo cometeu a proeza histórica de representar as Selecções Nacionais de sub-16, sub-17 e sub-18; além da equipa B do Sporting e claro, a equipa principal leonina.
Algumas vezes criticado, por falta de humildade, Ronaldo certamente, apanhou muita gente de surpresa com esta declaração.
E, imagens como a de cima, podem muito bem repetirem-se daqui por alguns anos. Para isso, basta que a vontade de Cristiano Ronaldo se cumpra.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Jogos com História: FC Porto 4-1 Lázio (2002/2003)
É o regresso da rubrica "Jogos com História". Aproveitando a excelente fase que o FC Porto atravessa na Liga Europa, recordo aqui um grande jogo da última temporada que os azuis disputaram a Taça UEFA.
Na primeira mão da meia final da Taça UEFA 02/03, o FC Porto recebeu e venceu a Lázio por concludentes 4-1. Foi dos melhores jogos da história azul e branca.
O jogo começou praticamente com o golo "laziale". Favalli progrediu pela ala esquerda, e cruzou para Cláudio Lopez, que rematou à meia volta sem hipótese de defesa para Vítor Baía. Estavam decorridos apenas seis minutos.
O FC Porto respondeu por intermédio de Maniche, que de fora de área atirou forte e fez um belíssimo golo. Peruzzi ainda tocou na bola, mas foi insuficiente. Aos 10' minutos o Porto chegava ao empate.
A equipa portista carregava ainda mais, e aos 14' Derlei fez o 2-1, mas o golo acabou invalidado por fora-de-jogo.
Com 25' minutos de jogo decorridos, Hélder Postiga teve uma excelente iniciativa individual, deixando para trás Mihajlovic mas acabou por atirar para fora.
Dois minutos depois, e após canto batido por Deco, Derlei desviou o esférico fora do alcance de Peruzzi, dando vantagem ao Porto pela primeira vez na partida.
O Porto continuava a carregar, e a desperdiçar golos escandalosamente.
Aos 32' Nuno Valente trabalhou bem na esquerda e serviu Derlei, que acabou por atirar ao lado. Cinco minutos depois, foi a vez de Deco cruzar para o interior da área, onde apareceu o capitão Jorge Costa, a atirar ligeiramente por cima.
Antes do intervalo, Postiga teve duas grandes ocasiões para marcar, mas se na primeira acertou em Peruzzi, na segunda rematou para fora.
O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro: com golos.
Aos 49' Deco atirou forte de longe na conversão de um livre directo, Peruzzi não conseguiu segurar, e rapidamente apareceu Derlei a encostar para o 3-1.
Oito minutos depois, Hélder Postiga após passe de Alenitchev, rematou forte e cruzado, não dando hipótese ao guardião Peruzzi. O FC Porto aumentava para 4-1, e o resultado não era exagerado. Antes pelo contrário.
A partir daqui, a partida baixou claramente de intensidade, com o Porto a gerir calmamente o jogo e a efectuar mudanças na frente de ataque, mas sempre que podia a equipa portista aproveitava para criar perigo junto à baliza da Lázio.
Aos 77' foi Nuno Valente, quem de livre directo, proporcionou a Peruzzi uma excelente intervenção.
Quatro minutos depois, naquela que foi a segunda ocasião de perigo criada pelo conjunto "laziale" em toda a partida (a primeira no segundo tempo), Baía saiu-se bem aos pés de Inzaghi, evitando males maiores.
A última oportunidade do Porto no jogo aconteceu aos 84', com Derlei a isolar-se perante Peruzzi, mas a permitir que o guardião italiano se apoderasse da bola.
Já em período de descontos, José Mourinho desentendeu-se com Castromán, e acabou expulso do banco de suplentes.
Fantástica exibição do FC Porto, que humilhou e massacrou a Lázio de Fernando Couto.
Ficha de Jogo:
FC Porto: Vítor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche, Alenitchev (Tiago 82') e Deco; Hélder Postiga (Marco Ferreira 60') e Derlei (Jankauskas 86');
Treinador: José Mourinho; Suplentes Não Utilizados: Nuno; Pedro Emanuel, Ricardo Costa e Capucho.
Lázio: Peruzzi; Pancaro, Fernando Couto, Mihajlovic e Favalli (Castromán 69'); Simeone (Giannichedda 71'), Stankovic e César; Fiore, Chiesa (Simone Inzaghi 58') e Cláudio Lopez.
Treinador: Roberto Mancini; Suplentes Não Utilizados: Marchegiani; Negro, Oddo e Liverani;
Disciplina: Favalli 43'; Pancaro 48'; Fiore 74'; César 90+1'; Castromán 90+3';
Golos: 0-1 Cláudio López 6'; 1-1 Maniche 10'; 2-1 Derlei 27'; 3-1 Derlei 49'; 4-1 Hélder Postiga 57';
Na primeira mão da meia final da Taça UEFA 02/03, o FC Porto recebeu e venceu a Lázio por concludentes 4-1. Foi dos melhores jogos da história azul e branca.
O jogo começou praticamente com o golo "laziale". Favalli progrediu pela ala esquerda, e cruzou para Cláudio Lopez, que rematou à meia volta sem hipótese de defesa para Vítor Baía. Estavam decorridos apenas seis minutos.
O FC Porto respondeu por intermédio de Maniche, que de fora de área atirou forte e fez um belíssimo golo. Peruzzi ainda tocou na bola, mas foi insuficiente. Aos 10' minutos o Porto chegava ao empate.
A equipa portista carregava ainda mais, e aos 14' Derlei fez o 2-1, mas o golo acabou invalidado por fora-de-jogo.
Com 25' minutos de jogo decorridos, Hélder Postiga teve uma excelente iniciativa individual, deixando para trás Mihajlovic mas acabou por atirar para fora.
Dois minutos depois, e após canto batido por Deco, Derlei desviou o esférico fora do alcance de Peruzzi, dando vantagem ao Porto pela primeira vez na partida.
O Porto continuava a carregar, e a desperdiçar golos escandalosamente.
Aos 32' Nuno Valente trabalhou bem na esquerda e serviu Derlei, que acabou por atirar ao lado. Cinco minutos depois, foi a vez de Deco cruzar para o interior da área, onde apareceu o capitão Jorge Costa, a atirar ligeiramente por cima.
Antes do intervalo, Postiga teve duas grandes ocasiões para marcar, mas se na primeira acertou em Peruzzi, na segunda rematou para fora.
O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro: com golos.
Oito minutos depois, Hélder Postiga após passe de Alenitchev, rematou forte e cruzado, não dando hipótese ao guardião Peruzzi. O FC Porto aumentava para 4-1, e o resultado não era exagerado. Antes pelo contrário.
A partir daqui, a partida baixou claramente de intensidade, com o Porto a gerir calmamente o jogo e a efectuar mudanças na frente de ataque, mas sempre que podia a equipa portista aproveitava para criar perigo junto à baliza da Lázio.
Aos 77' foi Nuno Valente, quem de livre directo, proporcionou a Peruzzi uma excelente intervenção.
Quatro minutos depois, naquela que foi a segunda ocasião de perigo criada pelo conjunto "laziale" em toda a partida (a primeira no segundo tempo), Baía saiu-se bem aos pés de Inzaghi, evitando males maiores.
Já em período de descontos, José Mourinho desentendeu-se com Castromán, e acabou expulso do banco de suplentes.
Fantástica exibição do FC Porto, que humilhou e massacrou a Lázio de Fernando Couto.
Ficha de Jogo:
FC Porto: Vítor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche, Alenitchev (Tiago 82') e Deco; Hélder Postiga (Marco Ferreira 60') e Derlei (Jankauskas 86');
Treinador: José Mourinho; Suplentes Não Utilizados: Nuno; Pedro Emanuel, Ricardo Costa e Capucho.
Lázio: Peruzzi; Pancaro, Fernando Couto, Mihajlovic e Favalli (Castromán 69'); Simeone (Giannichedda 71'), Stankovic e César; Fiore, Chiesa (Simone Inzaghi 58') e Cláudio Lopez.
Treinador: Roberto Mancini; Suplentes Não Utilizados: Marchegiani; Negro, Oddo e Liverani;
Disciplina: Favalli 43'; Pancaro 48'; Fiore 74'; César 90+1'; Castromán 90+3';
Golos: 0-1 Cláudio López 6'; 1-1 Maniche 10'; 2-1 Derlei 27'; 3-1 Derlei 49'; 4-1 Hélder Postiga 57';
III Divisão: Cova da Piedade arrisca-se a ficar sem plantel
A equipa técnica do Cova da Piedade, pretende abandonar o clube juntamente com dezasseis jogadores do plantel sénior. Em causa, está o facto da direcção querer reduzir salários, o que provoca descontentamento entre treinadores e jogadores, que se consideram enganados pelo presidente.
No início da semana, a presidente Maria João Velez anunciou um corte de 50% nos vencimentos, e manifestou ainda a incapacidade do clube em liquidar os salários em atraso da temporada passada.
Em sinal de protesto, grande parte do plantel e respectiva equipa técnica, prometem abandonar o clube depois do jogo do próximo domingo, em casa do Moura. A presidente Maria João Velez, garante que o clube continuará, sem eles.
Em declarações à "Agência Lusa", o técnico Alfredo Almeida (na foto abaixo) disse que com os cortes previstos, a situação de grande parte dos jogadores, tornar-se-á insustentável:
"A maioria dos jogadores, com seis meses de salários em atraso ficou porque acreditava no que foi prometido pela direção. O que nos revolta é a atitude. Fomos enganados. Se não gostássemos do clube e só pensássemos em dinheiro, não tínhamos estado seis e sete meses sem receber na época passada. Mas prometeram-nos que isso não ia acontecer esta época." citou.
Alfredo Almeida garantiu ainda que grande parte dos jogadores que estão de saída, têm em sua posse declarações de dívida, que podem "afundar" ainda mais o clube, mas garante que não é isso que querem fazer: "Não queremos acabar com o clube. Se quiséssemos, com as declarações de dívida, já o tínhamos feito." concluiu.
A presidente do clube, Maria João Velez, acredita na continuidade do futebol sénior do Cova da Piedade, com ou sem os jogadores do actual plantel: "O clube vai continuar com ou sem eles. E o futebol sénior também. Tenho de acreditar nisso. Sei que está em risco, mas cabe-me acreditar." disse.
Maria João Velez, disse ainda nunca ter mentido à equipa técnica e ao respectivo plantel:
"A equipa técnica mostrou-se muito pouco acessível. Não os condeno, mas fiquei surpreendida com a atitude do grupo de trabalho. Nunca vou mentir, foi o que fiz. Não tenho tido a ajuda deles, porque estão magoados, mas eu fui honesta e expliquei-lhes que não há dinheiro."
Concluídas que estão cinco jorndas da Série F da III Divisão, o Cova da Piedade ocupa a décima posição com apenas cinco pontos somados.
Na temporada passada, o clube ficou às portas da subida para a II Divisão, algo que não aconteceu devido ao confronto directo com o histórico Farense.
No início da semana, a presidente Maria João Velez anunciou um corte de 50% nos vencimentos, e manifestou ainda a incapacidade do clube em liquidar os salários em atraso da temporada passada.
Em sinal de protesto, grande parte do plantel e respectiva equipa técnica, prometem abandonar o clube depois do jogo do próximo domingo, em casa do Moura. A presidente Maria João Velez, garante que o clube continuará, sem eles.
Em declarações à "Agência Lusa", o técnico Alfredo Almeida (na foto abaixo) disse que com os cortes previstos, a situação de grande parte dos jogadores, tornar-se-á insustentável:
"A maioria dos jogadores, com seis meses de salários em atraso ficou porque acreditava no que foi prometido pela direção. O que nos revolta é a atitude. Fomos enganados. Se não gostássemos do clube e só pensássemos em dinheiro, não tínhamos estado seis e sete meses sem receber na época passada. Mas prometeram-nos que isso não ia acontecer esta época." citou.
Alfredo Almeida garantiu ainda que grande parte dos jogadores que estão de saída, têm em sua posse declarações de dívida, que podem "afundar" ainda mais o clube, mas garante que não é isso que querem fazer: "Não queremos acabar com o clube. Se quiséssemos, com as declarações de dívida, já o tínhamos feito." concluiu.
A presidente do clube, Maria João Velez, acredita na continuidade do futebol sénior do Cova da Piedade, com ou sem os jogadores do actual plantel: "O clube vai continuar com ou sem eles. E o futebol sénior também. Tenho de acreditar nisso. Sei que está em risco, mas cabe-me acreditar." disse.
Maria João Velez, disse ainda nunca ter mentido à equipa técnica e ao respectivo plantel:
"A equipa técnica mostrou-se muito pouco acessível. Não os condeno, mas fiquei surpreendida com a atitude do grupo de trabalho. Nunca vou mentir, foi o que fiz. Não tenho tido a ajuda deles, porque estão magoados, mas eu fui honesta e expliquei-lhes que não há dinheiro."
Concluídas que estão cinco jorndas da Série F da III Divisão, o Cova da Piedade ocupa a décima posição com apenas cinco pontos somados.
Na temporada passada, o clube ficou às portas da subida para a II Divisão, algo que não aconteceu devido ao confronto directo com o histórico Farense.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
AF Porto: AD Marco 09 1-4 D. Sandinenses
Em 2006/2007, FC Marco e Dragões Sandinenses enfrentaram-se na II Divisão B, e não mais o voltaram a fazer em termos oficiais.
Na primeira volta, no Marco de Canaveses, o resultado "quedou-se" por um empate, com o golo marcoense a ser apontado por Roberto, ponta de lança brasileiro que mais tarde representaria o V. Guimarães; enquanto que os Dragões Sandinenses chegaram ao empate, já para lá da hora, por intermédio do experiente médio, Cardoso. Este resultado permitiu, na altura, ao Marco ascender ao sétimo posto com 17 pontos, enquanto que os Dragões Sandinenses ocupavam a penúltima posição com 10 pontos.
Na segunda volta, o Marco deslocou-se a Sandim, numa posição tranquila e com a permanência garantida, enquanto que os da casa jogaram com a "corda na garganta", uma vez que a manutenção estava cada vez mais complicada.
Em cima do intervalo, a equipa da casa inaugurou o marcador por intermédio do extremo Ruizinho, e já na segunda parte, o lateral direito Álvaro, fixou o resultado final em 2-0 favorável aos sandinenses.
Com este triunfo, os Dragões Sandinenses mantiveram a penúltima posição, agora com 26 pontos, deixando a questão da manutenção para a última jornada, enquanto que o Marco caiu para a nona posição com 31 pontos.
No passado domingo, disputou-se a Jornada 9 da Série 2 da I Divisão Distrital da AF Porto, e os Dragões Sandinenses regressaram à cidade do Marco, quatro anos depois. Não para enfrentar o FC Marco, mas sim para enfrentar o seu "substituto" AD Marco 09.
No primeiro tempo, os Dragões Sandinenses aproveitaram uma falha da defensiva marcoense e chegaram ao golo por intermédio do extremo Luís Killberg, quando estavam decorridos 20' minutos.
Intranquilos, os marcoenses não conseguiam praticar o seu futebol, enquanto que os forasteiros, eram agora uma equipa (ainda) mais tranquila em campo.
Ainda antes do intervalo, o Marco 09 poderia ter empatado, mas o experiente médio, Brito, acertou em cheio no poste da baliza de Xavi.
No segundo tempo, mais um erro defensivo do Marco 09, mais um golo dos Dragões Sandinenses. Raúl fez um mau passe, "assistindo" assim Bruno Rocha para o segundo golo dos Homens de Sandim.
Estavam decorridos 60' minutos e os marcoenses, arriscaram ainda mais, em busca do empate. E, foi assim que aos 65', Bruno Rocha bisou na partida, aumentando o score para 0-3.
Dois minutos depois, o Marco 09 reduziu o marcador, por intermédio do defesa central Hugo Mateus, na conversão de um livre directo, com a bola a sofrer desvio na barreira, e a trair o guardião sandinense.
A seis minutos do fim, e aproveitando uma vez mais o facto da equipa da casa estar completamente balanceada para o ataque, os Dragões Sandinenses chegaram ao quarto golo, por intermédio de Pedrito.
Com esta vitória, a equipa de Sandim, ascendeu ao 2º lugar da tabela com 18 pontos, ultrapassando o seu adversário de domingo, o Marco 09, que é agora 3º com 16 pontos.
Na equipa do Marco 09, há um "sobrevivente" dos duelos com os Dragões Sandinenses no passado: Tó Zé, defesa direito, de 22 anos, jogador formado nas camadas jovens dos marcoenses, e que no passado domingo até alinhou como defesa esquerdo.
Nos Dragões Sandinenses, o "sobrevivente" do plantel de 2006/2007, é o ponta de lança Nuno Silva.
Ficha de Jogo:
Estádio: Municipal de Marco de Canaveses, em Marco de Canaveses (Relvado Natural)
Árbitro Principal: Pedro Campos (AF Porto)
AD Marco 09: Sérgio; Hugo Mateus, Carlos Mendes (Nélson 79'), André e Tó Zé; João Paulo (Emanuel 48'), Raúl (Saraiva 74') e Brito; Pedro Campeão, Pinto e Vasco Saraiva.
Treinador: João Monteiro. Suplentes Não Utilizados: Gabriel; Azevedo, Sérgio Mauro e Zé Silva.
D. Sandinenses: Xavi; Preto, Wilson (Rui Sousa 48'), Barreiros e Quinzinho; Luís Miguel, Pedro Abel e Tó Zé (Machadinho 80'); Pedrito, Bruno Rocha (Agostinho 89') e Luís Killberg.
Treinador: Ricardo Jorge. Suplentes Não Utilizados: Paredes; Luís Barbosa, Jorginho e Alcino.
Golos: 0-1 Luís Killberg 20'; 0-2 Bruno Rocha 60'; 0-3 Bruno Rocha 65'; 1-3 Hugo Mateus 67'; 1-4 Pedrito 84';
Na primeira volta, no Marco de Canaveses, o resultado "quedou-se" por um empate, com o golo marcoense a ser apontado por Roberto, ponta de lança brasileiro que mais tarde representaria o V. Guimarães; enquanto que os Dragões Sandinenses chegaram ao empate, já para lá da hora, por intermédio do experiente médio, Cardoso. Este resultado permitiu, na altura, ao Marco ascender ao sétimo posto com 17 pontos, enquanto que os Dragões Sandinenses ocupavam a penúltima posição com 10 pontos.
Na segunda volta, o Marco deslocou-se a Sandim, numa posição tranquila e com a permanência garantida, enquanto que os da casa jogaram com a "corda na garganta", uma vez que a manutenção estava cada vez mais complicada.
Em cima do intervalo, a equipa da casa inaugurou o marcador por intermédio do extremo Ruizinho, e já na segunda parte, o lateral direito Álvaro, fixou o resultado final em 2-0 favorável aos sandinenses.
Com este triunfo, os Dragões Sandinenses mantiveram a penúltima posição, agora com 26 pontos, deixando a questão da manutenção para a última jornada, enquanto que o Marco caiu para a nona posição com 31 pontos.
No passado domingo, disputou-se a Jornada 9 da Série 2 da I Divisão Distrital da AF Porto, e os Dragões Sandinenses regressaram à cidade do Marco, quatro anos depois. Não para enfrentar o FC Marco, mas sim para enfrentar o seu "substituto" AD Marco 09.
No primeiro tempo, os Dragões Sandinenses aproveitaram uma falha da defensiva marcoense e chegaram ao golo por intermédio do extremo Luís Killberg, quando estavam decorridos 20' minutos.
Intranquilos, os marcoenses não conseguiam praticar o seu futebol, enquanto que os forasteiros, eram agora uma equipa (ainda) mais tranquila em campo.
Ainda antes do intervalo, o Marco 09 poderia ter empatado, mas o experiente médio, Brito, acertou em cheio no poste da baliza de Xavi.
No segundo tempo, mais um erro defensivo do Marco 09, mais um golo dos Dragões Sandinenses. Raúl fez um mau passe, "assistindo" assim Bruno Rocha para o segundo golo dos Homens de Sandim.
Estavam decorridos 60' minutos e os marcoenses, arriscaram ainda mais, em busca do empate. E, foi assim que aos 65', Bruno Rocha bisou na partida, aumentando o score para 0-3.
Dois minutos depois, o Marco 09 reduziu o marcador, por intermédio do defesa central Hugo Mateus, na conversão de um livre directo, com a bola a sofrer desvio na barreira, e a trair o guardião sandinense.
A seis minutos do fim, e aproveitando uma vez mais o facto da equipa da casa estar completamente balanceada para o ataque, os Dragões Sandinenses chegaram ao quarto golo, por intermédio de Pedrito.
Com esta vitória, a equipa de Sandim, ascendeu ao 2º lugar da tabela com 18 pontos, ultrapassando o seu adversário de domingo, o Marco 09, que é agora 3º com 16 pontos.
Na equipa do Marco 09, há um "sobrevivente" dos duelos com os Dragões Sandinenses no passado: Tó Zé, defesa direito, de 22 anos, jogador formado nas camadas jovens dos marcoenses, e que no passado domingo até alinhou como defesa esquerdo.
Nos Dragões Sandinenses, o "sobrevivente" do plantel de 2006/2007, é o ponta de lança Nuno Silva.
Ficha de Jogo:
Estádio: Municipal de Marco de Canaveses, em Marco de Canaveses (Relvado Natural)
Árbitro Principal: Pedro Campos (AF Porto)
AD Marco 09: Sérgio; Hugo Mateus, Carlos Mendes (Nélson 79'), André e Tó Zé; João Paulo (Emanuel 48'), Raúl (Saraiva 74') e Brito; Pedro Campeão, Pinto e Vasco Saraiva.
Treinador: João Monteiro. Suplentes Não Utilizados: Gabriel; Azevedo, Sérgio Mauro e Zé Silva.
D. Sandinenses: Xavi; Preto, Wilson (Rui Sousa 48'), Barreiros e Quinzinho; Luís Miguel, Pedro Abel e Tó Zé (Machadinho 80'); Pedrito, Bruno Rocha (Agostinho 89') e Luís Killberg.
Treinador: Ricardo Jorge. Suplentes Não Utilizados: Paredes; Luís Barbosa, Jorginho e Alcino.
Golos: 0-1 Luís Killberg 20'; 0-2 Bruno Rocha 60'; 0-3 Bruno Rocha 65'; 1-3 Hugo Mateus 67'; 1-4 Pedrito 84';
domingo, 24 de outubro de 2010
Holanda: PSV vence Feyenoord por...10-0 !
Parece mentira, mas é bem verdade. Em duelo de históricos holandeses, o PSV goleou o Feyenoord por 10-0! Uma goleada, verdadeiramente, à moda antiga e que certamente, faz corar de vergonha os adeptos do clube de Roterdão.
Os homens da casa, líderes destacados do campeonato, massacraram por completo o Feyenoord, mas ao intervalo o placar registava "apenas" 2-0 a favor da equipa de Eindhoven.
Ainda no primeiro tempo, o Feyenoord ficaria reduzido a dez elementos por expulsão de Leerdam.
Na segunda parte, o volume ofensivo do PSV aumentou progressivamente, e a dada altura os adeptos da casa começaram a gritar "Dez, dez!" conforme relata a imprensa holandesa.
Jonathan Reis, com um hat-trick, e Lens e Dzsudzsák com dois golos cada, foram os marcadores de serviço do PSV. Afellay, Toivonen e Engelaar também facturaram.
Com este resultado, o PSV conseguiu uma marca histórica, ao infligir a maior goleada de sempre a um antigo campeão Europeu.
Ficha de Jogo:
PSV: Isaksson; Marcelo, Pieters, Bouma (Rodríguez 66') e Engelaar; Hutchinson, Afellay (Bakkal 66') e Dzsudzsák; Toivonen, Lens e Jonathan Reis (Koevermans 71').
Treinador: Fred Rutten. Suplentes Não Utilizados: Cássio; Wuytens, Amrabat e Nijland.
Feyenoord: Van Dijk; De Vrij, André Bahia, De Cler e Leerdam; Bruins, Fer (El Ahmadi 14') e Mokotjo; Wijnaldum, Castaignos (Auassar 63') e Schaken (Bruno Martins 35').
Treinador: Mario Been. Suplentes Não Utilizados: Darley; Smolov, Van Haaren e Jerson Cabral.
Disciplina:
Amarelos: Schaken 23'; Leerdam 27' e 34'; Mokotjo 76'; El Ahmadi 86;
Vermelhos: Leerdam 34';
Golos: 1-0 Jonathan Reis 24'; 2-0 Afellay 39'; 3-0 Jonathan Reis 47'; 4-0 Toivonen 49'; 5-0 Lens 55'; 6-0 Jonathan Reis 59'; 7-0 Dzsudzsák 62'; 8-0 Engelaar 69'; 9-0 Dzsudzsák 77' G. P.; 10-0 Lens 87';
Os homens da casa, líderes destacados do campeonato, massacraram por completo o Feyenoord, mas ao intervalo o placar registava "apenas" 2-0 a favor da equipa de Eindhoven.
Ainda no primeiro tempo, o Feyenoord ficaria reduzido a dez elementos por expulsão de Leerdam.
Na segunda parte, o volume ofensivo do PSV aumentou progressivamente, e a dada altura os adeptos da casa começaram a gritar "Dez, dez!" conforme relata a imprensa holandesa.
Jonathan Reis, com um hat-trick, e Lens e Dzsudzsák com dois golos cada, foram os marcadores de serviço do PSV. Afellay, Toivonen e Engelaar também facturaram.
Com este resultado, o PSV conseguiu uma marca histórica, ao infligir a maior goleada de sempre a um antigo campeão Europeu.
Ficha de Jogo:
PSV: Isaksson; Marcelo, Pieters, Bouma (Rodríguez 66') e Engelaar; Hutchinson, Afellay (Bakkal 66') e Dzsudzsák; Toivonen, Lens e Jonathan Reis (Koevermans 71').
Treinador: Fred Rutten. Suplentes Não Utilizados: Cássio; Wuytens, Amrabat e Nijland.
Feyenoord: Van Dijk; De Vrij, André Bahia, De Cler e Leerdam; Bruins, Fer (El Ahmadi 14') e Mokotjo; Wijnaldum, Castaignos (Auassar 63') e Schaken (Bruno Martins 35').
Treinador: Mario Been. Suplentes Não Utilizados: Darley; Smolov, Van Haaren e Jerson Cabral.
Disciplina:
Amarelos: Schaken 23'; Leerdam 27' e 34'; Mokotjo 76'; El Ahmadi 86;
Vermelhos: Leerdam 34';
Golos: 1-0 Jonathan Reis 24'; 2-0 Afellay 39'; 3-0 Jonathan Reis 47'; 4-0 Toivonen 49'; 5-0 Lens 55'; 6-0 Jonathan Reis 59'; 7-0 Dzsudzsák 62'; 8-0 Engelaar 69'; 9-0 Dzsudzsák 77' G. P.; 10-0 Lens 87';
Um ano de blogue
Pois é. Foi exactamente há um ano, que dei os meus primeiros passos na blogosfera, "abrindo" assim este blogue, que passado um ano ainda se mantém no activo, e díria mesmo, que está aí para as "curvas".
Ao longo deste ano de blogue, partilhei alegrias, tristezas entre outras coisas. A destacar o facto do Benfica se ter sagrado campeão Nacional, e do FC Porto ter vencido a Taça de Portugal e a Supertaça.
Outro ponto importante e a destacar, são todos aqueles que acompanham diariamente o meu blogue. A todos eles, o meu Muito Obrigado, pois são eles que me dão força para continuar a relembrar grandes momentos do futebol português, não descortinando a actualidade.
Até ao momento, já recebi mais de 6538 visitas de utilizadores diferentes, só de Portugal. Atrás, surge destacado o Brasil, seguido pelos Estados Unidos, França, Espanha, e por aí fora.
Espero que continuem a acompanhar o meu trabalho, e espero, sinceramente, que no próximo ano, esteja a escrever um post idêntico, mas para assinalar o segundo "aniversário".
Obrigado e boas visitas !
Ao longo deste ano de blogue, partilhei alegrias, tristezas entre outras coisas. A destacar o facto do Benfica se ter sagrado campeão Nacional, e do FC Porto ter vencido a Taça de Portugal e a Supertaça.
Outro ponto importante e a destacar, são todos aqueles que acompanham diariamente o meu blogue. A todos eles, o meu Muito Obrigado, pois são eles que me dão força para continuar a relembrar grandes momentos do futebol português, não descortinando a actualidade.
Até ao momento, já recebi mais de 6538 visitas de utilizadores diferentes, só de Portugal. Atrás, surge destacado o Brasil, seguido pelos Estados Unidos, França, Espanha, e por aí fora.
Espero que continuem a acompanhar o meu trabalho, e espero, sinceramente, que no próximo ano, esteja a escrever um post idêntico, mas para assinalar o segundo "aniversário".
Obrigado e boas visitas !
sábado, 23 de outubro de 2010
Leixões vs FC Marco: Uma década de duelos
A rivalidade entre Leixões e Marco, surgiu algures no princípio da última década.
Esta rivalidade atingiu maiores proporções, quando os marcoenses se sagraram campeões da Zona Norte da II Divisão B em igualdade pontual com o...Leixões. Ambos fizeram 83 pontos, mas o Marco havia vencido no Estádio do Mar por 2-0, depois de um empate a dois golos no jogo da primeira volta, logo o conjunto marcoense tinha vantagem no confronto directo.
Ao longo da história, apenas por uma vez o Marco levou de vencida o Leixões nos dois jogos que disputou contra os matosinhenses no campeonato: foi em 99/00, ano em que o Marco alcançaria a subida à Liga de Honra, pela primeira vez na sua história. Curiosamente, ambos os jogos terminaram 2-1 a favor dos marcoenses.
Contudo, arrisco a dizer que os duelos mais marcantes entre estes dois clubes, além daqueles de 01/02, foram os da última temporada em que ambos os clubes se enfrentaram.
Foi na temporada 05/06, numa altura em que o Leixões lutava pela subida e o Marco lutava para não...fechar as portas em plena temporada desportiva.
Na primeira volta, o Leixões beneficiou da expulsão de um jogador do Marco aos 36' minutos, quando já vencia por 1-0, para no segundo tempo alargar a vantagem para uns claros 4-0.
Depois, no segundo jogo, e com o Marco muito mais fragilizado, o Leixões "humilhou" os marcoenses em pleno Estádio Avelino Ferreira Torres, por 5-0!
Actualmente, não será possivel haver um duelo entre estes dois clubes, porque o Futebol Clube do Marco, como é do conhecimento público, foi extinto em 2007.
Com o FC Marco, "caiu" também a claque de apoio do clube marcoense, os "TuffBoys". Foram muitos os confrontos entre os "TuffBoys" e a "Máfia Vermelha", claque de apoio ao Leixões.
Cada jogo entre estes dois clubes, era uma aventura, com autocarros danificados, lojas e cafés destruidos, entre outras inúmeras coisas.
Com ou sem violência, Leixões e FC Marco, proporcionavam sempre grandes espectáculos dentro e fora das quatro linhas, e era já, sem dúvida, um clássico da Liga de Honra, e até mesmo do futebol português.
Bons velhos tempos!
Esta rivalidade atingiu maiores proporções, quando os marcoenses se sagraram campeões da Zona Norte da II Divisão B em igualdade pontual com o...Leixões. Ambos fizeram 83 pontos, mas o Marco havia vencido no Estádio do Mar por 2-0, depois de um empate a dois golos no jogo da primeira volta, logo o conjunto marcoense tinha vantagem no confronto directo.
Ao longo da história, apenas por uma vez o Marco levou de vencida o Leixões nos dois jogos que disputou contra os matosinhenses no campeonato: foi em 99/00, ano em que o Marco alcançaria a subida à Liga de Honra, pela primeira vez na sua história. Curiosamente, ambos os jogos terminaram 2-1 a favor dos marcoenses.
Contudo, arrisco a dizer que os duelos mais marcantes entre estes dois clubes, além daqueles de 01/02, foram os da última temporada em que ambos os clubes se enfrentaram.
Foi na temporada 05/06, numa altura em que o Leixões lutava pela subida e o Marco lutava para não...fechar as portas em plena temporada desportiva.
Na primeira volta, o Leixões beneficiou da expulsão de um jogador do Marco aos 36' minutos, quando já vencia por 1-0, para no segundo tempo alargar a vantagem para uns claros 4-0.
Depois, no segundo jogo, e com o Marco muito mais fragilizado, o Leixões "humilhou" os marcoenses em pleno Estádio Avelino Ferreira Torres, por 5-0!
Actualmente, não será possivel haver um duelo entre estes dois clubes, porque o Futebol Clube do Marco, como é do conhecimento público, foi extinto em 2007.
Com o FC Marco, "caiu" também a claque de apoio do clube marcoense, os "TuffBoys". Foram muitos os confrontos entre os "TuffBoys" e a "Máfia Vermelha", claque de apoio ao Leixões.
Cada jogo entre estes dois clubes, era uma aventura, com autocarros danificados, lojas e cafés destruidos, entre outras inúmeras coisas.
Com ou sem violência, Leixões e FC Marco, proporcionavam sempre grandes espectáculos dentro e fora das quatro linhas, e era já, sem dúvida, um clássico da Liga de Honra, e até mesmo do futebol português.
Bons velhos tempos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)














