sábado, 25 de dezembro de 2010

Grécia: Equipa do Veria teve falhanço do ano

Em dia de Natal, trago um vídeo que de certeza, entrará para a galeria dos momentos do ano 2010.
O jogo entre o Veria e o Levadiakos, a contar para a jornada 14 da II Divisão grega, teve um acontecimento algo caricato, ao qual toda a gente se "atreve" a qualificar de: falhanço do ano.
A falta de pontaria dos jogadores do Veria é tanta, que o leitor até pode nem acreditar no que está a ver. Ainda assim, a equipa da casa venceu o Levadiakos do português Serginho (na foto), por 1-0, e aproveitou o triunfo para subir  à oitava posição do Campeonato.
Não há mais nada a escrever sobre este assunto, portanto cá fica o falhanço do ano:

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

O "ConversasRedondas" deseja a todos os seus leitores, um Santo e Feliz Natal, na companhia daqueles que mais amam.
É Natal, logo não tenham medo de cometer excessos. Há dias e momentos para tudo.
Obrigado aqueles, que de uma forma directa ou indirecta, têm contribuído para o sucesso do blog. Espero que as doçuras, não vos tirem o apetite pela leitura.
Para todos vocês, e para todas as pessoas por esse Mundo fora: Feliz Natal.

Raúl Paiva

O regresso ao futebol

Aproveitando o espírito natalício, anuncio aqui o meu regresso ao futebol.
O regresso será feito com as cores axadrezadas (azul e branco) do Lobão, clube sediado na Vila de Lobão, concelho de Santa Maria da Feira.
Trata-se de um clube com raízes humildes, e que foge à "regra" de grande parte dos restantes: não vive acima das suas possibilidades; e não entra em loucuras.
A nível sénior, o Lobão já esteve por quatro vezes na III Divisão Nacional: 95/96, 96/97 e 97/98 na Série C; 99/00 na Série B.
Na Taça de Portugal, o máximo que o Lobão conseguiu atingir foi a 2ª Eliminatória em 99/00, precisamente no ano em que a equipa sénior teve a sua pior prestação nos Nacionais, em termos de resultados e pontos.
Não só de futebol masculino, vive(u) o Lobão: a secção de futebol feminino, extinta há mais de dez anos atrás, conquistou quatro Campeonatos Nacionais, o último dos quais na longínqua temporada 95/96.
Quanto a mim, será um orgulho equipar-me no mesmo balneário, onde já se equiparam jogadores como: o Campeão Europeu, Jorge Plácido (Sim é verdade. Jogador do Lobão em 03/04, e treinador dos Iniciados na mesma temporada); Bruno Magano, médio ofensivo da Oliveirense, e jogador do Lobão na temporada 99/00; Petiz, guarda-redes com passagens pela Liga de Honra e II Divisão B, e que ingressou no Lobão em 92/93...como ponta de lança; Adelino, central do Esmoriz e que também passou pela Liga de Honra ao serviço do Feirense, e que representou o Lobão de 1992 a 1995; Daniel, jogador do Fiães e que representou os lobanenses nos primeiros anos como sénior; e finalmente, o saudoso avançado Landu, jogador falecido em 2002, e que foi internacional pela República Democrática do Congo, além de ter marcado ao Benfica na Luz, quando representava os Dragões Sandinenses (derrota por 5-1 em 96/97, em jogo a contar para a Taça), e que representou o Lobão em 99/00.
Actualmente, estamos sem competir, uma vez que a Primeira Fase terminou no passado dia 18. A Segunda Fase terá início no próximo dia 8 de Janeiro, e o nosso primeiro jogo será no terreno do Rio Meão.
Carrega Lobão!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Taça de Portugal: Varzim elimina Gondomar

O Varzim afastou hoje o Gondomar da Taça de Portugal, após desempate por grandes penalidades. Os poveiros venceram por 4-2, com o guarda-redes Avelino (na foto), a defender dois remates gondomarenses, tornando-se assim o "herói" da eliminatória.
Este jogo era referente à terceira eliminatória da Taça, e o nulo prolongou-se durante cento e vinte minutos, sem que nenhuma das equipas arriscasse um pouco mais, na procura da vitória, embora o Gondomar mostrasse uma ligeira superioridade.
Nas grandes penalidades, Boubacar e Pedrosa marcaram para o Gondomar, enquanto que Tiago Carneiro, Neto, Salvador Agra e Rúben Saldanha converteram para os poveiros.
Avelino foi, como eu já disse, o "herói" ao defender duas grandes penalidades, dando assim a qualificação ao Varzim.
Na quarta eliminatória, o Varzim vai receber o Ribeirão também da II Divisão, enquanto que o vencedor deste jogo, encontrará o Merelinense, também da II Divisão.
Quem sair vencedor do jogo Varzim/Ribeirão - Merelinense, receberá o V. Guimarães nos quartos de final da Taça.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Liga Orangina: Fernando (Arouca) foi...guarda-redes por 21 minutos

De um momento para o outro, o Arouca que liderava a Liga Orangina, ficou sem guarda-redes disponíveis, uma vez que Marco foi expulso na Póvoa de Varzim à décima jornada, restando Pedro Soares.
Na jornada onze, Pedro Soares foi expulso aos 67' numa altura, em que os arouquenses venciam por 2-0 em casa do Estoril, e Henrique Nunes (treinador do Arouca) viu-se "obrigado" a lançar o defesa central Fernando (na foto como guarda-redes)...para a baliza.
O Arouca vencia por 0-2 em Cascais, no estádio do Estoril, e Pedro Soares já havia levado cartão amarelo aos 61'. Aos 67' o jovem guardião formado no Maia, derrubou o avançado Alex Afonso, cometendo grande penalidade, recebendo naturalmente o segundo amarelo e consequente vermelho.
Sem mais soluções para a baliza, o treinador dos arouquenses lançou o central Fernando, e os "Canarinhos" rapidamente reduziram por intermédio de Alex Afonso na conversão da dita grande penalidade.
Aos 79' Luciano Bebé empatou; aos 87' Tony Taylor fez o 3-2; e Alex Afonso ainda bisou aos 90' e aos 90+2'. Resultado final: Estoril 5-2 Arouca.
O "ConversasRedondas" falou com Fernando, e o central garantiu "não ter medo de voltar a ir para a baliza":
"Como não tínhamos guarda-redes suplente, calhou-me a mim ir para a baliza se eventualmente o Pedro fosse expulso, e infelizmente tive que ir. A experiência foi muito negativa por termos perdido, como podia ter sido muito positiva se tivéssemos ganho. Mas no fundo, não foi nada agradável e não gostava muito de voltar a repetir, porque simplesmente é uma posição em que nunca joguei na minha vida e porque não tenho uma certa experiência de me saber colocar entre os postes. Mas se voltar a acontecer uma situação do género, em que alguém tenha que dar a cara, porque aconteceu um imprevisto, não tenho vergonha, nem medo de voltar para a baliza, mesmo sendo, como já disse, uma posição em que nunca joguei, porque nunca sabemos se na próxima vez as coisas correm melhor. E, no fundo, ao irmos para a baliza não temos nada a perder."
Com a derrota no passado domingo, o FC Arouca caiu para a segunda posição do campeonato com dezassete pontos, estando agora em igualdade pontual com Leixões, Trofense e Oliveirense.
Apesar da classificação actual, Fernando diz que o objectivo principal do Arouca "é fazer o maior número de pontos possível e garantir rapidamente a manutenção":
"O principal objectivo do FC Arouca este ano, é fazer rapidamente o maior número de pontos, que nos deixem livres de não descer de divisão. Depois, se for possível, lutaremos por algo mais e quem sabe, até podemos subir de divisão."
Fernando dividiu a sua formação entre o Boavista e o U. Lamas, tendo representado os lamacenses durante oito temporadas consecutivas como sénior. De seguida, representou o Pampilhosa, de onde se transferiu para o Arouca, clube que representa há quatro temporadas seguidas.

ConversasRedondas aderiu ao Facebook

É mais um passo rumo ao futuro. O "ConversasRedondas" está agora de mãos dadas com as redes sociais, neste caso com o Facebook.
Se gosta do blog, e tem página nesta rede social, não hesite e faça "Gosto", clicando no seguinte link:

http://www.facebook.com/pages/ConversasRedondas/174312265933685?ref=ts

Agradeço desde já, a quem se tornar "fã" do blog no Facebook.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FC Porto de luto: Faleceu Pôncio Monteiro

Os "Dragões" acabaram o ano de 2010 invictos, mas não têm razões para sorrir.
Pôncio Monteiro (na foto) de 70 anos, conhecido adepto portista e que era também membro do Conselho Superior do FC Porto, faleceu hoje no Hospital Santo António no Porto.
O também comentador desportivo, foi vítima de um AVC na passada sexta-feira, e estava desde esse dia internado no Hospital Santo António.
Em 2006, Pôncio Monteiro já havia tido graves problemas de saúde, mas na altura superou um aneurisma cerebral, após uma intervenção cirúrgica e várias semanas de internamento no mesmo hospital onde acabaria por falecer.
Como dirigente, fez parte de dois mandatos de Pinto da Costa, sempre no departamento das finanças, enquanto que como adepto, defendeu o FC Porto nos programas televisivos: "Donos da Bola" da SIC; "Jogo Falado" da RTP; e mais recentemente, e até à actualidade, "Prolongamento" no TVI24.
O corpo do ex-dirigente portista estará em câmara ardente a partir das 16h30 na Igreja Stella Maris (Carmelitas) na Foz, Porto.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

II Divisão: Paulo Adriano (Anadia) queixa-se de agressão

Aos 33 anos, e depois de ter representado a Académica e o V. Guimarães, Paulo Adriano (na foto) representa agora, o Anadia da II Divisão.
À entrada para o jogo de ontem, os bairradinos ocupavam a 12ª posição com catorze pontos conquistados, embora estivessem em igualdade pontual com o 10º e o 11º classificado.
Ontem, em Esmoriz, o Anadia entrou melhor e Vítor Hugo aos 11' minutos abriu o activo, favorável aos bairradinos.
Paulo Adriano não saiu do banco de suplentes, mas ainda assim foi admoestado com o cartão amarelo aos 67'.
Já em período de compensação, o Esmoriz chegou ao empate por intermédio de Alcino, na conversão de uma grande penalidade, muito contestada pelos jogadores do Anadia.
No meio de uma grande confusão, o ex jogador da Briosa e do Guimarães, queixa-se de ter sido agredido por um elemento da GNR, e afirma que já comunicou o caso ao seu advogado:
“Estou indignado! Sou profissional há 15 anos e nunca vi uma coisa destas” disse Paulo Adriano, em declarações ao jornal "Record".
“Já entreguei o caso ao meu advogado, Alfredo Castanheira Neves. Nem no meu maior pesadelo imaginava uma coisa assim” concluiu.
O médio acabou por ser expulso, já depois do final da partida.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Mundial de Clubes: Inter é o vencedor

O Inter de Milão sagrou-se esta noite, Campeão do Mundo de clubes.
Na final, os italianos venceram os congoleses do Mazembe por 3-0. Pandev abriu o activo aos 13', Eto'o fez o 2-0 aos 17', e a cinco minutos do fim, Biabiany fechou a contagem.
O Mazembe, clube onde Bosingwa e Makukula deram os primeiros passos enquanto futebolistas, eliminou o Pachuca do México e o Internacional do Brasil, para chegar à final.
Os brasileiros ficaram em 3º lugar neste Mundial de Clubes, ao vencerem no jogo de apuramento do terceiro e quarto classificado, o Seongnam da Coreia do Sul, por 4-2.
No apuramento do quinto e sexto classificado deste torneio, o Pachuca do México empatou com o Al-Wahda dos Emirados Árabes Unidos a dois golos, mas no desempate por grandes penalidades, os mexicanos levaram a melhor e venceram por 4-2.
Confira o quadro de jogos do Mundial de Clubes 2010:

1ª Ronda - 08/12/2010:
Al-Wahda (E.A.U.) 3-0 Hekari United (Papua Nova Guiné)

Quartos de Final - 10/12 e 11/12/10:
Mazembe (Congo) 1-0 Pachuca (México)
Al-Wahda (E.A.U.) 1-4 Seongnam (Coreia do Sul)

Meias Finais - 14/12 e 15/12/10:
Internacional (Brasil) 0-2 Mazembe (Congo)
Seongnam (Coreia do Sul) 0-3 Inter (Itália)

Atribuição 5º e 6º lugar - 15/12/10:
Pachuca (México) 2-2 Al-Wahda (E.A.U.) - 4-2 G. P.

Atribuição 3º e 4º lugar - 18/12/10:
Internacional (Brasil) 4-2 Seongnam (Coreia do Sul)

Final - 18/12/10:
Inter (Itália) 3-0 Mazembe (Congo)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Liga Europa: Sorteio

(Sete anos depois, o FC Porto volta a Sevilha.)
Realizou-se hoje na sede da UEFA em Nyon (Suiça), o sorteio dos 16 Avos-de-Final da Liga Europa, com as equipas portuguesas a terem pouca sorte com os seus adversários.
A tarefa teoricamente mais fácil, é a do Sp. Braga, que vai enfrentar o Lech Poznan da Polónia. Mas, atenção, que este Lech Poznan afastou a Juventus, e qualificou-se no 2º lugar do seu grupo, apenas atrás do Manchester City.
Em sentido oposto, o FC Porto terá a tarefa teoricamente mais complicada. Os "Dragões" vão regressar a uma cidade onde foram felizes em 2003: Sevilha. Curiosamente, e também para a Liga Europa, o FC Porto vai enfrentar o Sevilha de Luís Fabiano, que regressa ao Dragão pela primeira vez, enquanto adversário dos "Dragões". Esta será a segunda deslocação dos andaluzes a Portugal, esta temporada.
O Benfica também vai regressar a uma cidade que lhe diz muito. Neste caso, pela negativa. Em 1988, os "encarnados" perderam a final da Taça dos Campeões Europeus em Estugarda, frente ao PSV.
Agora, o Benfica regressa àquela cidade, para enfrentar o clube local.
O Sporting também terá um confronto histórico. Os "Leões" voltarão a enfrentar o Glasgow Rangers, depois de em 1971, ambos terem protagonizado uma eliminatória da Taça das Taças, bastante interessante.
Depois de perder por 3-2 na Escócia, o Sporting venceu o Rangers por 3-2 em Alvalade, e o jogo seguiu para prolongamento. No tempo extra, os escoceses fizeram o 3-3 e estavam apurados.
(Pedro Mendes vai regressar a uma casa, onde já foi feliz.)
Mas não. Um erro do árbitro levou o jogo ao desempate por grandes penalidades, onde os "Leões" foram mais fortes e venceram. No entanto, e dias mais tarde, a UEFA confirmou o apuramento do...Rangers.
Este jogo marcará também, o regresso de Pedro Mendes ao Ibrox Stadium, sua antiga "casa".
Quanto aos jogadores portugueses que ainda estão em prova, o sorteio ditou-lhes a seguinte sorte: Raúl Meireles (Liverpool) enfrentará o Sparta de Praga; Ricardo Quaresma e Manuel Fernandes (Besiktas) jogarão com o Dinamo Kiev da Ucrânia; o Zenit de Danny, Bruno Alves e Fernando Meira jogará com o Young Boys da Suiça; enquanto que o PAOK de Vieirinha medirá forças com o CSKA Moscovo.
Confira a calendarização da primeira mão dos 16 Avos-de-Final da Liga Europa:

Nápoles (Itália) - Villarreal (Espanha)
Rangers (Escócia) - Sporting
Sparta Praga (República Checa) - Liverpool (Inglaterra)
Anderlecht (Bélgica) - Ajax (Holanda)
Lech Poznan (Polónia) - Sp. Braga
Besiktas (Turquia) - Dinamo Kiev (Ucrânia)
Basileia (Suiça) - Spartak Moscovo (Rússia)
Young Boys (Suiça) - Zenit (Rússia)
Aris Salónica (Grécia) - Manchester City (Inglaterra)
PAOK Salónica (Grécia) - CSKA Moscovo (Rússia)
Sevilha (Espanha) - FC Porto
Rubin (Rússia) - Twente (Holanda)
Lille (França) - PSV (Holanda)
Benfica - Estugarda (Alemanha)