sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mensagem

O "ConversasRedondas" deseja a todos os seus leitores, um bom ano de 2011, e que o próximo ano seja melhor do que foi 2010.
Cuidado com a condução na noite de passagem de ano. A polícia, estará mesmo aí, ao virar de qualquer esquina.
Finalmente, espero que o blog tenha mais sucesso no próximo ano, do que aquele que teve no ano que agora chega ao fim.
Para todas as pessoas no Mundo:

Feliz 2011.

Raúl Paiva

Equipa do ano

Cá fica a "minha" equipa do ano:
Eduardo na baliza; Sílvio, Rodríguez, David Luiz e Fábio Coentrão na defesa; Belluschi e Moutinho no meio campo; Hulk e Di Maria nas alas; Cardozo e Falcao na frente de ataque.
Eduardo teve em 09/10 a sua época de afirmação, efectuando jogos de grande nível ao serviço do Braga, conquistando ainda a titularidade na Selecção, acabando transferido para o Génova no final do Mundial.
Sílvio, agora no Braga, foi um dos elos mais fortes do Rio Ave, dando continuidade às expectativas geradas em 08/09. Acabou vendido ao Braga, onde se afirmou no lado direito, ao contrário do que havia feito em Vila do Conde (era defesa esquerdo).
Rodríguez e David Luiz se jogassem juntos constituiriam uma das melhores duplas de centrais a actuar na Europa. Cada um nos seus clubes, mostraram-se intransponíveis, e ajudaram de que maneira aos sucessos de Braga e Benfica.
Fábio Coentrão foi, definitivamente, o jogador que mais se afirmou em 2010. O talento e a qualidade estavam lá, faltava alguém que o "moldasse". Jesus "pegou" no jovem, colocou-o a defesa esquerdo, e este rendeu, rendeu, rendeu...e continua a render. Agarrou também o lado esquerdo da defesa na Selecção, sendo mesmo titular no Mundial. Brilhante.
Belluschi e Moutinho: "o Roque e a amiga". Ambos vinham de temporadas diferentes, e tinham acabado a temporada em sentido contrário: Belluschi havia agarrado a titularidade no FC Porto e acabou a época em bom nível; Moutinho deixou-se levar pelo mau momento colectivo do Sporting, apesar de ter sido dos jogadores mais lutadores durante toda a temporada. No FC Porto, têm jogado lado-a-lado e têm espalhado classe. É preciso ter "cuidado" com eles. Estão ambos numa forma fantástica.
Hulk e Di Maria: Hulk esteve três meses de fora, e nem é preciso recordar o porquê. Regressou em Março, e regressou com muita "fome" de bola. Acabou bem a temporada passada, e esta temporada tem sido um dos desiquilibradores do FC Porto. E até já marca mais golos: tem treze em treze jogos na Liga...
Sobre Di Maria, penso que já disse tudo ontem. Teve em grande no Benfica; foi titular no Mundial ao serviço da forte selecção da Argentina; e no Real tem encantado multidões.
Cardozo e Falcao: Golos, golos e mais golos. Um marca; o outro marca e faz jogar. A verdade é que Cardozo acabou a temporada 09/10 coroado como o melhor marcador da Liga, com vinte e seis golos; enquanto Falcao foi segundo com vinte e cinco.
Esta temporada Falcao leva sete em treze jogos; Cardozo leva seis golos em nove jogos. Está renhida a luta, e promete ser tão excitante como a da temporada passada.

Treinador do ano: Jorge Jesus

Domingos fez um trabalho notável no Sp. Braga, sim; Villas Boas recuperou a "Briosa" para uma época tranquila e tem dado "cartas" no FC Porto, sim. Mas há Jorge Jesus. No Benfica, chegou, viu e venceu.
Colocou a equipa encarnada a jogar um futebol de qualidade, como há muito não se via, mas mais do que isso, devolveu os encarnados aos títulos, quatro anos depois.
Só o facto de ser o técnico campeão nacional, dá-lhe vantagem sobre a restante concorrência.
Esta temporada, as coisas não têm corrido muito bem, mas um treinador não deixa de perceber de futebol em dois ou três meses. Bem fez Vieira, em não ceder a pressões, e manter Jesus no comando técnico dos encarnados.
O Benfica tem vindo a crescer, e em 2011 promete ser ainda mais forte. Temos campeonato?

Jogador do ano: Di Maria

Aqui também havia várias opções: Falcao, Fábio Coentrão, Hulk...mas para mim, o jogador do ano em Portugal deve ser Di Maria.
Chegado a Portugal em 07/08, o jovem prodígio argentino, precisou do natural período de adaptação ao nosso País e ao nosso futebol, mas cedo mostrou pormenores deliciosos.
Em 08/09, cresceu ainda mais, e começou a figurar entre os grandes nomes do futebol argentino na Selecção do seu País.
Finalmente, na temporada passada, atingiu o seu melhor de nível de sempre com Jorge Jesus. Di Maria assumiu o jogo do Benfica, e fez coisas impressionantes, empurrando muitas vezes a equipa para a vitória, e claro, para o título de Campeão nacional.
As convocatórias para a Selecção argentina, foram aparecendo cada vez mais e Di Maria foi titular no Mundial 2010. Sem surpresa.
Vendido ao Real Madrid de Mourinho, o jovem argentino melhorou o nível a que havia habituado os adeptos encarnados, e já encanta multidões em Espanha, onde até tem feito vários golos, que já deram vários triunfos aos "madrilistas".

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Revelação do ano: André Santos

Para jogador revelação do ano, escolho André Santos.
O jovem médio que a U. Leiria resgatou ao Fátima em Janeiro de 2009, embora emprestado pelo Sporting, completou os trinta jogos que os leirienses realizaram na Liga 2009/2010, sempre com muita qualidade e sendo um dos suportes da equipa do "Lis".
A época realizada em Leiria, praticamente lhe garantiu um lugar na equipa do Sporting 2010/2011. André regressou à "casa mãe" disposto a trabalhar ainda mais, e os números provam isso mesmo: doze jogos na Liga e um golo (quando estão decorridas catorze jornadas); nove jogos na Liga Europa (um como suplente utilizado) e três jogos na Taça de Portugal sempre como titular.
André Santos tem-se mantido ao mesmo nível do que fez em Leiria. Isto é: muito regular, sem cometer muitos erros e sem colocar a equipa em risco.
A ver vamos, até onde poderá ir o jovem médio do Sporting. Certo, é que com 21 anos, caminha para uma segunda época de grande nível na principal liga portuguesa.

Jogo do ano: Sevilha 3-4 Braga

Com 2010 a aproximar-se rapidamente do fim, cabe-nos recordar aquilo que de melhor se passou ao longo do ano. Também devemos recordar o que correu mal, mas isso fica para depois.
Decidi começar pelo "jogo do ano", e existiam várias "opções", mas optei por eleger o Sevilha - Braga como o jogo mais marcante de 2010. Por duas simples razões: primeira, porque este triunfo garantiu a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez na história dos bracarenses; segunda, porque apesar de termos tido vários jogos de qualidade envolvendo equipas portuguesas, a vitória do Braga em Sevilha foi mágica, tal como eu disse no próprio dia.
Não vale a pena fazer novamente o resumo do jogo, porque assim estaria a "cansar" quem viu o jogo, e quem leu as crónicas no dia seguinte. Ainda assim, pode consultar o resumo carregando aqui.
Resta então lembrar que Matheus abriu o marcador aos 31'; Lima fez o 0-2 aos 58'; Luís Fabiano reduziu para os espanhóis aos 60' e Jesús Navas empatou a partida a dois aos 84'; Lima aproveitou um erro defensivo para fazer o 2-3 aos 85', e o mesmo Lima fez hat-trick aos 90', selando em definitivo o triunfo bracarense. Kanouté ainda reduziu aos 90+1' para 3-4, fechando as contas do marcador.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

II Divisão: Faleceu treinador do Farense

Joaquim Sequeira (na foto), treinador do Farense, faleceu esta madrugada, desconhecendo-se ainda os motivos da sua morte. O técnico dos "Leões de Faro" foi encontrado esta manhã sem vida, na sua própria casa.
Sequeira orientou ontem o treino do Farense, sem ter apresentado qualquer problema de saúde.
Como jogador, Sequeira participou nas duas subidas consecutivas do Farense em 1969 e 1970, colocando o clube na I Divisão em apenas duas temporadas.
Como treinador, fez parte de várias equipas técnicas dos algarvios, estando presente nos melhores anos do clube de Faro, sob o comando de Paco Fortes.
Esta temporada, havia começado como treinador adjunto de Joaquim Mendes, mas assumium o cargo de treinador principal no princípio deste mês, somando dois empates e duas derrotas nos quatro jogos que realizou, não conseguindo tirar o Farense dos últimos lugares da tabela.
Joaquim Sequeira de 60 anos, esteve sempre ligado ao "seu" Farense, ora como jogador, ora como técnico.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Recordar: Miccoli no Benfica

É, sem dúvida, um pequeno génio do futebol Europeu e até do futebol Mundial.
Contratado pela Juventus ao Perugia em 2003, Fabrizio Miccoli não convenceu os responsáveis da "Juve", e rumou por empréstimo à Fiorentina em 2004/2005.
Ajudou os "Viola" a manterem-se na Serie A, e voltava a ter várias opções em aberto para decidir o seu futuro. O Benfica fez um "forcing" e Miccoli, reforçou os encarnados para a temporada 2005/2006, vindo por empréstimo da Juventus.
Pelos "encarnados", Miccoli estreou-se frente ao Sporting, num jogo em que o Benfica perdeu em Alvalade por 2-1, na 3ª jornada do campeonato.
O primeiro golo veio logo no jogo a seguir, frente ao Lille na fase de grupos da "Champions", golo esse que deu o triunfo aos "encarnados".
Aos poucos, o "pequenino" avançado italiano, foi conquistando a "família benfiquista", e há um golo, que ainda hoje ninguém esquece: a famosa "bicicleta" aplicada ao Liverpool, em pleno Anfield Road, num jogo em que o Benfica seguiu para os Quartos de Final da Champions, deixando pelo caminho, aquele que era o detentor do troféu na altura.
Nessa temporada, Miccoli participou em dezassete jogos na Liga portuguesa (quinze como titular), marcando quatro golos; estando ainda em sete jogos da Liga dos Campeões (quatro como titular), tendo apontado dois golos.
Na Taça de Portugal, os "encarnados" caíram nos Quartos de Final, após derrota caseira com o V. Guimarães por 1-0. Miccoli, apenas foi convocado por uma vez, e não saiu do banco.
Em 2006/2007, quando toda a gente já falava na provável transferência de Miccoli para o FC Porto, eis que o Benfica assegura o empréstimo do italiano por mais uma temporada.
Aqui, Miccoli esteve ainda melhor do que na temporada anterior, apontando dez golos na Liga, após vinte e dois jogos (vinte e um como titular).
Os "encarnados" entraram na última jornada do campeonato, com hipótese de se sagrarem campeões, mas acabaram no 3º lugar final, uma vez que FC Porto (campeão) e Sporting também venceram.
Na Liga dos Campeões, Miccoli participou em cinco jogos (quatro como titular), marcando dois golos. O Benfica acabou a fase de grupos na terceira posição e seguiu para a Taça UEFA, onde Miccoli participou nos seis jogos que os "encarnados" fizeram (três como titular), marcando apenas um golo. Golo esse que valeu a vitória do Benfica sobre o Dinamo de Bucareste na primeira mão dos 16 Avos-de-Final.
Na Taça de Portugal, o Benfica foi eliminado pelo Varzim nos Oitavos de Final, e Miccoli nunca figurou na convocatória dos três jogos que os "encarnados" realizaram na prova.
No final da temporada, regressou a Itália, sendo vendido ao Palermo, clube onde ainda hoje se mantém, e onde tem feito golos atrás de golos.
É, sem dúvida, um dos melhores futebolistas estrangeiros que passaram pelo futebol português nos últimos anos.
Número de Jogos efectuados por Fabrizio Miccoli ao serviço do SL Benfica:

05/06 - 24 Jogos/6 Golos (17 no Campeonato/4 Golos; 7 na Liga dos Campeões/2 Golos);
06/07 - 33 Jogos/13 Golos (22 no Campeonato/10 Golos; 5 na Liga dos Campeões/2 Golos; 6 na Taça UEFA/1 Golo);

Palmarés de Fabrizio Miccoli no SL Benfica:

Nada a assinalar.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Grécia: Equipa do Veria teve falhanço do ano

Em dia de Natal, trago um vídeo que de certeza, entrará para a galeria dos momentos do ano 2010.
O jogo entre o Veria e o Levadiakos, a contar para a jornada 14 da II Divisão grega, teve um acontecimento algo caricato, ao qual toda a gente se "atreve" a qualificar de: falhanço do ano.
A falta de pontaria dos jogadores do Veria é tanta, que o leitor até pode nem acreditar no que está a ver. Ainda assim, a equipa da casa venceu o Levadiakos do português Serginho (na foto), por 1-0, e aproveitou o triunfo para subir  à oitava posição do Campeonato.
Não há mais nada a escrever sobre este assunto, portanto cá fica o falhanço do ano:

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

O "ConversasRedondas" deseja a todos os seus leitores, um Santo e Feliz Natal, na companhia daqueles que mais amam.
É Natal, logo não tenham medo de cometer excessos. Há dias e momentos para tudo.
Obrigado aqueles, que de uma forma directa ou indirecta, têm contribuído para o sucesso do blog. Espero que as doçuras, não vos tirem o apetite pela leitura.
Para todos vocês, e para todas as pessoas por esse Mundo fora: Feliz Natal.

Raúl Paiva