segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Insólito: Ups...lá se foi o bolo!

O Beira-Mar, vive actualmente, dias de festa. Não obstante da equipa sénior ocupar a sétima posição na Liga ZON, o clube festejou por estes dias, o seu 89º aniversário.
A família aveirense reuniu-se na passada sexta-feira para um jantar comemorativo do aniversário do clube, mas o acontecimento ficou marcado por uma queda insólita. Neste caso...do bolo!
Com o presidente da Liga, Fernando Gomes, e o presidente da Comissão Administrativa, António Regala, a assistirem de perto, o momento alto da noite, foi drasticamente alterado. Quando as velas deveriam ser apagadas, apagou-se...o bolo todo, que caiu ao chão.
Um momento de azar, que não estragou a festa; bem pelo contrário: provocou gargalhada geral.
Veja o vídeo:

domingo, 16 de janeiro de 2011

Liga ZON Sagres: Paços venceu em Alvalade

O Paços de Ferreira venceu ontem à noite em Alvalade, o Sporting por 3-2, na 16ª Jornada da Liga ZON Sagres, somando agora dezanove pontos na liga.
O "ConversasRedondas" aproveitou o facto dos "Castores" terem somado a segunda vitória na Liga sobre o Sporting em outros tantos jogos, e falou com Maykon Araújo (na foto), jogador dos pacenses.
O brasileiro salienta que a vitória sobre o Sporting "vem dar muita moral para o que resta do campeonato":
"Foi uma vitória com uma satisfação enorme, por tudo o que fizemos no jogo. Uma vitória como a que tivemos contra o Sporting, dá-nos muita moral para o resto do Campeonato" disse.
Apesar do triunfo em Alvalade, o jogador refere que o principal objectivo do Paços continua a ser a manutenção.
"O  principal objectivo do Paços é a manutenção e estamos no caminho certo, para a conquistar com grande antecedência. A vitória de ontem dá-nos também muita moral para conquistarmos a manutenção, que é o nosso principal objectivo" concluiu.
Na próxima jornada, o Paços de Ferreira recebe a União de Leiria.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Taça de Portugal: Merelinense está nos Quartos de Final!

O Merelinense da II Divisão B, cometeu a proeza histórica de afastar o Varzim em plena Póvoa de Varzim, e seguiu para os Quartos de Final da Taça de Portugal.
Depois de inaugurar o marcador por intermédio de Mokas, o Merelinense sofreu o empate aos 70', mas já bem perto do fim, José Manuel deu a vitória aos homens de Merelim.
O "ConversasRedondas" aproveitou a oportunidade e conversou com o central do Merelinense, Boris Tchikoulaev, filho do ex-andebolista do Sporting, Viktor Tchikoulaev.
As primeiras palavras do central, estão direccionadas para a moral da equipa neste momento:
"Estamos todos muito contentes com a vitória e a respectiva passagem aos quartos de final da Taça. Sabemos que é um marco histórico para o clube e estamos orgulhosos por fazer parte dele. No entanto o tempo não pára e já estamos focados no próximo jogo do campeonato deste Domingo" referiu.
Boris que entrou aos 66' minutos, disse que o Merelinense entrou em campo "sabendo como jogava a equipa do Varzim" e referiu ainda que "a sorte esteve do nosso lado":
"Em relação ao jogo de quarta-feira, foi um jogo emocionante, sabíamos que o Varzim era o favorito ainda para mais a jogar em casa, mas tivemos sempre a noção e a confiança que as coisas podiam correr bem para o nosso lado. Entrámos em campo sabendo como jogava o Varzim e o que tínhamos de fazer para impedir os pontos fortes deles, sempre à espera da nossa oportunidade para fazer um golo. Assim foi, defendemos bem e conseguimos marcar, chegando ao intervalo a ganhar por um zero. Na segunda parte o Varzim pressionou-nos mais e criou mais perigo, como já esperávamos, mas estivemos sempre muito bem a defender. No entanto após um livre directo, tivemos a infelicidade da bola bater na mão num dos nossos jogadores e o Varzim empatou através de penalti. Naquele momento sabíamos que a eliminatória tinha ficado mais difícil, mas nunca desistimos, e já perto do fim dos 90 minutos conseguimos aproveitar o adiantamento da equipa do Varzim para lançar alguns contra ataques. Felizmente conseguimos concretizar um deles e depois foi só aguentar os últimos minutos. A sorte do jogo esteve do nosso lado, mas fomos bastante competentes e os justos vencedores."
Para os Quartos de Final, a equipa de Merelim irá enfrentar o V. Guimarães, no seu terreno. Para este jogo, Boris salienta apenas que "é a Taça de Portugal e tudo pode acontecer".
"Temos a noção que vamos jogar contra uma equipa teoricamente mais forte, com outras condições relativamente a nós. No entanto temos, pelo menos, 90 minutos pela frente, e tudo pode acontecer. Um exemplo disso mesmo foi o jogo do Varzim, onde também não éramos os favoritos à vitória. Afinal, é a Taça de Portugal!"
O Merelinense está a um pequeno passo das Meias Finais, mas para lá chegar terá de eliminar o "todo-poderoso" V. Guimarães. Ainda assim, o "ConversasRedondas" não "resistiu" e quis saber se Boris tem alguma preferência, caso a equipa de Merelim atinja as meias finais da prova.
"Pessoalmente, gostaria de encontrar um dos chamados "Grandes", mas seja que equipa for, será muito bom. No entanto ainda temos uma eliminatória bastante complicada pela frente antes de pensarmos nas meias finais." 
Boris Tchikoulaev chegou ao Merelinense esta temporada, depois de duas épocas no Limianos (08/09 e 09/10) e outras duas no Amares (06/07 e 07/08).
O Merelinense - V. Guimarães, disputar-se-á no próximo dia 27 de Janeiro pelas 20h30, e em princípio terá como palco o Estádio 1º de Maio, em Braga. A SportTv terá já também assegurado a transmissão televisiva do encontro.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Taça de Portugal: Merelinense afasta Varzim

Realizaram-se ontem quatro encontros referentes à Taça de Portugal, apesar de apenas um corresponder à eliminatória marcada para o dia de ontem. FC Porto e Pinhalnovense foram as únicas equipas que entraram em campo, discutindo a passagem às meias finais da prova.
A equipa de Pinhal Novo muito organizada em campo, dificultou ao máximo, a vida ao FC Porto, mas acabou por "cair" aos 78', graças a uma "bomba" de Hulk. O mesmo Hulk acabou por fazer o 2-0 final, já em período de compensação, qualificando os "Dragões" para as meias finais.
Em jogo a contar para os Oitavos de Final,  a Académica venceu o União da Madeira por 3-1. Os "ilhéus" ainda estiveram em vantagem no Estádio Municipal de Coimbra, graças a um golo de Bertinho aos 33', mas ainda antes do intervalo (41'), Diogo Gomes empatou.
Já no segundo tempo (62'), o mesmo Diogo Gomes apontou o 2-1 favorável aos estudantes, enquanto que já no período de compensação, Éder fechou o resultado final.
Na Luz, o Benfica recebeu e "despachou" de forma clara o Olhanense, por 5-0. Saviola abriu o activo aos 20', Salvio fez o 2-0 aos 27', e Cardozo apontou o terceiro a cinco minutos do intervalo.
No segundo tempo, Luisão aumentou a contagem aos 62', enquanto que Cardozo bisou na partida aos 81'.
A grande surpresa do dia de ontem, aconteceu na Póvoa de Varzim. Depois de eliminar Gondomar e Ribeirão com algum sofrimento, o Varzim voltou a receber uma equipa da II Divisão, desta feita o Merelinense.
Os homens de Merelim abriram o activo aos 31', por intermédio de Mokas, e os "poveiros" só conseguiram chegar ao empate aos 70', quando Tiago Carneiro converteu com êxito uma grande penalidade.
No entanto, a dois minutos do fim, José Manuel fez o 1-2, e carimbou a passagem do Merelinense à próxima eliminatória.
Os Quartos de Final ficarão completos com os seguintes jogos:

Merelinense - V. Guimarães
Académica - V. Setúbal
Rio Ave - Benfica

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Taça de Portugal: Pinhalnovense visita Dragão

Pelo segundo ano consecutivo, o Pinhalnovense está nos Quartos de Final da Taça. Depois de eliminar Micaelense, Maria da Fonte, Fafe, Tirsense e Leixões, a equipa do Pinhal Novo visita amanhã o Dragão. Curiosamente, a equipa do concelho de Palmela eliminou quatro equipas nortenhas, e amanhã defrontará mais uma formação do Norte, neste caso, o FC Porto.
O “ConversasRedondas” aproveitou a oportunidade e voltou a conversar com Miran, ponta de lança do Pinhalnovense.
Para o jogo de amanhã, o ponta de lança brasileiro garante que a equipa do Pinhalnovense “está bem preparada e motivada para vencer” e acrescenta ainda que “todos vamos dar o nosso melhor”.
Curiosamente, Miran já eliminou o FC Porto da Taça, no extinto Estádio das Antas, então ao serviço do Sp. Braga, na temporada 01/02.
Questionado sobre a possibilidade de repetir o feito, o ponta de lança salienta que “apesar de sabermos as diferenças existentes, o futebol é um jogo interessante, porque dentro de campo tudo pode acontecer”.
Miran vem de um “bis” no Campeonato, o que o torna como melhor marcador do Pinhalnovense na Zona Sul da II Divisão, com cinco golos apontados.
Para o jogo de amanhã, o avançado refere que “quer desfrutar da partida”:
“Sinto-me bem preparado, motivado e tranquilo, e com vontade de desfrutar da partida que é histórica para a nossa equipa.”
FC Porto – Pinhalnovense, amanhã a partir das 20h45, para acompanhar no Estádio do Dragão, ou em directo na SportTv1.

Mourinho: o melhor treinador do Mundo 2010!

José Mourinho foi ontem eleito o melhor treinador do Mundo do ano 2010, pela FIFA.
O técnico havia dito que 2010 foi o melhor ano da carreira, e que numa escala de 1 a 10, merecia um...11. Afinal, ganhou tudo o que havia para ganhar: Campeonato de Itália; Taça de Itália e Liga dos Campeões.
Para além disso, ganhou também um contrato milionário no Real Madrid, deixando para trás dois anos de trabalho no Inter de Milão.
Resta-me acrescentar, que Mourinho também já "garantiu" a distinção de melhor treinador para a Federação de História e Estatística do Futebol.
Ainda assim, o técnico "promete" não ficar por aqui. Avizinham-se mais conquistas; e mais títulos.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Taça de Inglaterra: Newcastle surpreendido por equipa da III Divisão

O Newcastle foi o grande surpreendido da terceira eliminatória da Taça de Inglaterra, ao perder com o Stevenage do quarto escalão, por 3-1.
Os "Magpies" deslocaram-se ao terreno do Stevenage da League Two (equivalente à III Divisão portuguesa), e acabaram derrotados sem "espinhas".
Ainda assim, a derrota só começou a ser "construída" no segundo tempo, quando o sueco Williamson fez um auto-golo aos 50' minutos, adiantando a equipa da casa.
Cinco minutos depois, o Stevenage fez o 2-0, por intermédio de Bostwick; enquanto que Joey Barton reduziu para 2-1 já no período de compensação.
No mesmo período de compensação, ainda houve tempo para Winn "assinar" o terceiro tanto dos da casa, confirmando uma vitória histórica da equipa do Stevenage.
Outra surpresa da ronda, foi o empate do Leeds em casa do Arsenal a um golo, com os "Gunners" a chegarem ao empate já em cima do minuto 90', por intermédio de Fàbregas na conversão de uma grande penalidade.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Recordar: Alcaráz no Beira-Mar

Antolin Alcaráz chegou ao Beira-Mar em 2003, vindo da Fiorentina, que então disputava a III Divisão italiana.
Sete anos depois, este mesmo central paraguaio, representou o seu país no Mundial 2010, onde apontou o golo do empate frente à então campeã em título, Itália.
Hoje, recordo aqui a passagem de Alcaráz pelo futebol português, mais concretamente pelo Beira-Mar, onde esteve durante quatro temporadas e meia.
Chegado a Portugal a meio da temporada 02/03, Alcaráz não se impôs de imediato na equipa titular, realizando apenas sete partidas na Liga.
Na temporada seguinte conquistou o seu espaço, participando em vinte e quatro jogos e marcando um golo, ajudando os aveirenses a alcançarem a décima primeira posição no campeonato.
Em 04/05, o central paraguaio voltou a realizar vinte e quatro jogos na liga e a marcar um golo, mas desta feita os aveirenses desceram, apesar de terem alcançado vitórias na Luz e no Dragão, ante Benfica e FC Porto respectivamente; registando ainda um empate caseiro frente ao Sporting.
Aliás, o Beira-Mar foi mesmo a primeira equipa a vencer jogos oficiais no Estádio da Luz.
O Beira-Mar regressava então à Liga de Honra, e Alcaráz acabou por se manter na cidade de Aveiro, apesar de algumas notícias que davam conta da provável saída do central para outro país.
A aposta da direcção aveirense na subida era clara, e Alcaráz foi um dos pilares da equipa ao longo de toda a temporada, ao participar em trinta e um jogos, não marcando qualquer golo, mas ainda assim, dando o seu contributo para uma boa temporada dos aveirenses, que se sagraram campeões e ascenderam à SuperLiga.
Finalmente, em 06/07, o central paraguaio voltou a ser um dos "esteios" dos aveirenses, realizando vinte e seis jogos na Liga, marcando três golos, o que foi insuficiente para que o Beira-Mar se mantivesse entre os "Grandes".
A instabilidade criada pela "dança de treinadores" ao longo da época, "matou" uma equipa que tinha qualidade para se manter na Primeira Liga.
Na Taça de Portugal, o uruguaio realizou os cinco jogos dos aveirenses na prova. O Beira-Mar chegou aos Quartos de Final, sendo eliminado em Alvalade, pelo Sporting, por 2-1.
No final da temporada, Alcaráz decidiu não renovar pelo Beira-Mar e seguiu para o Club Brugge da Bélgica, chegando posteriormente à Selecção do Paraguai, tendo, como já aqui foi dito, marcado presença no Mundial 2010.
Actualmente disputa a Premier League ao serviço do Wigan Athletic.
Número de Jogos efectuados por Antolin Alcaráz ao serviço do Beira-Mar:

02/03 - 7 Jogos/0 Golos (7 no Campeonato; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça de Portugal)
03/04 - 24 Jogos/1 Golo (24 no Campeonato/1 Golo; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça de Portugal)
04/05 - 24 Jogos/1 Golo (24 no Campeonato/1 Golo; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça de Portugal)
05/06 - 31 Jogos/0 Golos (31 no Campeonato; não tive acesso ao nr. de jogos na Taça de Portugal)
06/07 - 31 Jogos/3 Golos (26 no Campeonato/3 Golos; 5 na Taça de Portugal)

Palmarés de Antolin Alcaráz no Beira-Mar:

Campeonato Nacional da Liga de Honra: 1 (2005/2006)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Taça de Portugal: Varzim vence Ribeirão no prolongamento

Aos poucos, a Taça de Portugal vai ficando com o calendário acertado.
O Varzim jogou mais uma eliminatória, duas semanas depois de ter jogado a terceira. A equipa varzinista voltou a receber uma equipa da II Divisão, o Ribeirão, e sofreu para vencer no prolongamento por 4-3.
Rafael Lopes colocou os poveiros na frente, logo aos 4' minutos, mas o Ribeirão chegaria ao empate aos 20' minutos por intermédio de Ricardo Martins.
Na resposta, um minuto depois, o Varzim chegou ao 2-1 por intermédio de Tiago Terroso (na foto). Já perto do final da partida, aos 89', o Ribeirão chegou ao empate, graças a um tento de Júlio Alves, irmão de Bruno Alves.
Forçados ao prolongamento, os poveiros passaram novamente para a frente do marcador logo no início do tempo extra, por intermédio de Salvador Agra aos 91'.
Os jogadores do Ribeirão não baixaram os braços, e aos 94', Feliz fez o 3-3.
Aos 102', Rui André resolveu a questão, fazendo o 4-3 e apurando o Varzim para os Oitavos de Final da Taça.
Na próxima quarta-feira, os varzinistas recebem o Merelinense, também da II Divisão, em jogo a contar para os Oitavos de Final da Taça. O vencedor deste encontro receberá o V. Guimarães nos Quartos de Final.

Nota: Foto da autoria do blog "Lobos do Mar".

Taça da Liga: Gil quer pontuar na Choupana

O Gil Vicente venceu no passado domingo o Beira Mar, em Barcelos, por duas bolas a uma, em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Hugo Vieira (na foto), foi o "herói" da partida ao bisar no encontro, mas em declarações ao "ConversasRedondas", o ponta de lança salienta que "é sempre importante marcar":
"É sempre importante marcar. Mas quando se marca dois golos que dão uma vitória destas, torna-se ainda mais."
Questionado acerca do favorito neste grupo, uma vez que o Nacional venceu o FC Porto no Dragão, Hugo Vieira não acredita no baixar de braços por parte dos "Dragões", e está convicto que o Gil vai pontuar na Madeira, na próxima jornada:
"O FC Porto é sempre o FC Porto, logo continua a ser o favorito. E duvido muito que o Nacional nos ganhe, pois vamos fazer de tudo para não perder na Madeira."
Quanto aos objectivos do Gil na Taça da Liga, Hugo Vieira acredita na qualidade da sua equipa para chegar às meias-finais:
"Temos esperança e ambição de chegar às meias-finais. Sabemos das dificuldades, mas também sabemos que temos muita qualidade, e acreditamos bastante em nós."
Esta temporada, o jovem ponta de lança de vinte e dois anos, marcou um golo em nove jogos na Liga Orangina, golo esse que garantiu o triunfo gilista em Santa Maria da Feira, frente ao Feirense, na sexta jornada.