quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Há um ano: FC Porto 2-1 Arsenal

Há um ano atrás, numa quarta-feira soalheira, o FC Porto recebeu ao cair da tarde o Arsenal no Dragão, em jogo a contar para a primeira mão dos Oitavos de Final da Liga dos Campeões.
Os "Dragões" vinham de uma boa campanha na fase de grupos, onde apenas foram superados pelo Chelsea, enquanto o Arsenal havia vencido o seu grupo.
O FC Porto estreava na Champions, o reforço de "Inverno", Rúben Micael, com o médio a assumir a titularidade no meio campo portista.
A jogar em casa, a equipa portuguesa entrou mais forte e determinada na partida, perante um Arsenal na expectativa, mas sempre poderoso no ataque.
Aos 11' minutos, Varela abriu a contagem favorável aos portistas, contando com uma preciosa ajuda do guardião polaco Fabianski.
O extremo português ultrapassou Clichy com "brilhantismo", e de seguida tirou um "cruzamento remate", com Fabianski a colocar a bola dentro da sua baliza. O FC Porto estava em vantagem muito cedo no jogo.
No entanto, a vantagem azul foi "sol de pouca dura": oito minutos depois, e na sequência de um canto, o veterano Campbell repôs a igualdade, após assistência de Rosicky de cabeça ao segundo poste.
No segundo tempo, surgiu o lance da "discórdia" e que provocou muitas contestações por parte dos ingleses: Campbell atrasou a bola com o pé para Fabianski, e o guardião apanhou o esférico com as mãos; livre indirecto dentro da área favorecendo o Porto, com Rúben Micael a cobrar rapidamente, apanhando toda a defesa arsenalista em contra-pé, servindo Falcao que sozinho e perante o olhar estupefacto de Fabianski não teve dificuldades em fazer o segundo golo dos portistas, quando estavam decorridos 51' minutos.
O FC Porto segurou o resultado, e até desperdiçou várias oportunidades para dilatar a vantagem, perante um Arsenal que praticamente abdicou de atacar a cerca de vinte minutos do fim.
Os azuis viajaram para Londres com vantagem na eliminatória, mas o pior, veio depois...

Dr. Sandinenses: Capitão Agostinho explica como encontrou o clube em 08/09

(Plantel dos Dragões Sandinenses 2010/2011.)
Agostinho, médio de 33 anos, é o capitão dos Dragões Sandinenses. Formado no clube, esteve presente num dos melhores momentos da história dos homens de Sandim: a eliminatória da Taça de Portugal em Alvalade.
Ainda assim, acabou por sair, representando entre outros o Pedrouços, acabando por regressar aos Dragões Sandinenses em 08/09, precisamente na temporada em que os Dragões regressaram aos Distritais.
O médio acedeu ao convite do "ConversasRedondas", falando da situação em que encontrou o clube em 2008; da actual temporada, elogiando ainda dirigentes e adeptos.
Em primeiro lugar, Agostinho descreveu a situação que encontrou nos Dr. Sandinenses em 2008, altura em que regressou ao clube:
"Quando regressei a Sandim, o clube estava numa situação complicada, tinha descido do escalão nacional, onde sofrera pesadas derrotas sem conseguir fazer qualquer ponto. Tinham jovens humildes a representar o clube a custo zero, apenas para que o clube não fechasse as portas. Foi com muitos desses atletas e alguns reforços que fizemos uma época tranquila conseguindo o nosso objectivo, a permanência." 
O "ConversasRedondas" recordou há duas semanas o episódio ocorrido entre Gondomar e Dr. Sandinenses na temporada 03/04, e não "resistiu" a perguntar ao capitão sandinense, se o "ApitoDourado" fez mesmo "mossa" no clube:
"Em relação ao "ApitoDourado", não me posso pronunciar, pois nessa altura estava noutro clube e não sei exactamente o que se passou."
Por último, Agostinho falou do "simbolismo" que representa ser capitão dos Dragões Sandinenses, abordando ainda a actual temporada, onde o clube de Sandim tem dado "cartas" na Série 2 da I Divisão da AF Porto, liderando o campeonato de forma isolada:
"É com o maior orgulho que sou capitão deste clube. É um clube com dirigentes humildes e trabalhadores e uma massa associativa que nos apoia, e acima de tudo onde fui sempre bem recebido. É um clube pelo qual tenho um carinho especial, pois foi aqui que fiz a minha formação, nas camadas jovens. 
A actual temporada está a correr-nos bem, mas isso é fruto do trabalho feito durante a semana e que se reflecte ao domingo. O grupo é forte, unido e ambicioso. Quanto à classificação resta-nos continuar a trabalhar e manter a humildade, pois nada está ganho."
Agostinho sofreu uma rotura de ligamentos na temporada passada, ficando impedido de dar o seu contributo à equipa na luta pela manutenção na Divisão de Honra. Esta temporada, o médio tem regressado à competição aos "poucos", estando a braçadeira entregue a Pedro Abel.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tirsense: Carlos Pinto estreou-se com golo

Aos 37 anos, o médio Carlos Pinto (na foto com as cores do Chaves) continua aí para as "curvas".
Com uma carreira construída essencialmente nos escalões secundários, Carlos Pinto trocou no mercado de transferências de Janeiro último o Vizela pelo Tirsense. A divisão é a mesma, a zona também, mas na classificação os "Jesuítas" ocupam a segunda posição com 36 pontos, enquanto o Vizela é décimo primeiro com 23.
Lutar pela subida, foi um dos motivos que levaram Carlos Pinto a assinar pelo Tirsense nos últimos dias do mês passado. E no primeiro jogo que fez pela equipa de Santo Tirso, o médio fez o gosto ao pé, dando a vitória à sua equipa na Madeira, ante o Pontassolense por 1-0.
Ao blog, o médio começou por comentar essa mesma estreia pelo Tirsense:
"Foi muito bom começar com uma vitória. É fantástico. O golo foi um justo prémio para a toda a equipa, pelo seu trabalho ao longo do jogo".
Apesar da vitória, o Tirsense está a sete pontos do líder União da Madeira, que também venceu na Jornada dezanove.
A equipa "jesuíta" não aproveitou as escorregadelas do líder nas jornadas quinze, dezasseis e dezassete, pois venceu apenas um desses três jogos, e ainda perdeu pontos para o União na jornada dezoito.
Sobre a luta pela subida, Carlos Pinto está confiante no sucesso do Tirsense:
"(Ainda acha que podem subir?) Claro que sim, temos um bom plantel, o União irá ceder e nós chegaremos ao primeiro lugar".
A onze jornadas do fim, o Tirsense ainda terá de se deslocar ao terreno do União Madeira, em jogo agendado para a 26ª Jornada.
No próximo fim de semana, Tirsense e União, recebem Ribeirão e Lousada respectivamente.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Artur: "Se havia alguma equipa capaz de derrotar o Infesta, essa equipa éramos nós"

A frase é de Artur Alvarez (na foto), defesa esquerdo do Grijó.
O Infesta sofreu a primeira derrota na Divisão de Honra da AF Porto à 21ª jornada, depois de vinte jogos sem conhecer o sabor da derrota, e a "passear" nos Distritais.
Ainda assim, a equipa de São Mamede dispõe de dez pontos para o segundo classificado, que é agora precisamente o Grijó, e de treze para a dupla que ocupa o terceiro posto: Nogueirense e Pedras Rubras.
Depois do jogo de ontem o "ConversasRedondas" conversou com Artur, defesa esquerdo da equipa que quebrou a invencibilidade do Infesta, que começou por abordar a vitória de ontem:
"Sabíamos que, se havia alguma equipa capaz de derrotar o Infesta, essa equipa éramos nós. Ninguém pode questionar a liderança do Infesta, pois têm-se mostrado a equipa mais regular do campeonato. Para nós era apenas mais um jogo sabendo de ante mão que toda gente estava com os olhos não no Infesta, mas sim no Grijó, pensando se seríamos capazes ou não de fazer frente ao líder e assim continuar a nossa caminhada para alcançar-mos os nossos objectivos. Pois bem, acho que toda gente que se deslocou ao Estádio de Grijó ficou a conhecer a resposta. Obtivemos uma vitória justíssima oferecendo um bom espectáculo aos nossos adeptos. Vencer este Infesta que vinha sendo invencível, dá-nos ainda mais motivação para os jogos seguintes mas sabemos que demonstra-mos apenas o nosso verdadeiro valor."
Com o triunfo sobre o Infesta, o Grijó subiu à segunda posição, dispondo agora de três pontos de avanço para os terceiros classificados, Nogueirense e Pedras Rubras.
O defesa esquerdo grijoense falou também da importância da vitória de ontem, considerando que "não foi um passo decisivo rumo à subida, mas sim apenas "mais um" passo":
"Penso que não foi um passo decisivo, foi "mais um" passo. Ainda falta muito campeonato e do segundo ao sexto lugar a diferença pontual não é assim tão grande para que se possa falar em passo decisivo. Sabemos que estamos bem posicionados para atingirmos a subida mas respeita-mos também quem tem os mesmos objectivos. Depois da vitória em casa com o líder Infesta estamos com a moral em alta mas com os pés bem assentes na terra pois sabemos que ainda não conseguimos nada. Estamos muito confiantes para o resto do campeonato, pois a equipa está a jogar bem e a obter bons resultados. Sabemos que todos os jogos serão difíceis, mas estamos conscientes de que a vitória chega para aqueles que nunca desistem e nós vamos lutar até ao fim para oferecermos a subida aos nossos adeptos."
Desde que os regulamentos mudaram, e a AF Porto só sobe uma equipa directamente aos Nacionais, a sorte tem protegido as equipas portuenses, e graças a isso, Nogueirense (06/07), Alpendorada (07/08 e 09/10) e Candal (08/09) acabaram por ascender à III Divisão, mesmo acabando o campeonato na segunda posição.
Assim sendo, esta temporada há uma forte hipótese do segundo classificado da Divisão de Honra da AF Porto também ascender aos Nacionais, e neste momento, o Grijó está na "poule position".

AF Porto: Grijó 2-1 Infesta

Este jogo tem um especial destaque por um motivo também ele "especial": o Infesta sofreu ontem a primeira derrota da época, algo que "só" aconteceu à 21ª Jornada.
Com esta derrota na casa do agora segundo classificado, Grijó, o Infesta dispõe de dez pontos de vantagem para o seu adversário de ontem, e de treze para a dupla que ocupa a terceira posição: Nogueirense e Pedras Rubras.
O Infesta entrou melhor na partida, e aos 25' minutos Paulinho aproveitou uma perca de bola de Veiga, para de fora da área abrir o marcador, com um excelente remate.
Três minutos depois, Pedro Nuno ia dilatando a vantagem mamedense, após nova perca de bola da defensiva grijoense, mas o avançado infestista não acertou na baliza de forma escandalosa.
Na segunda parte, o técnico do Grijó, Óscar Nogueira, lançou um avançado (Postiga) por troca com um médio (Kruss), e logo aos 48' a sua equipa empatou a partida, por intermédio de Bruno Volta na sequência de um pontapé de canto, apesar dos vários protestos da equipa forasteira, queixando-se de uma falta sobre o seu guarda-redes.
O Grijó justificava o empate, pelo que vinha fazendo nos primeiros minutos da etapa complementar, mas aos poucos o Infesta foi crescendo na partida, e aos 78' Pedro Nuno voltou a ter uma oportunidade de "ouro" para marcar, mas desta vez o médio grijoense Chaves, salvou em cima da linha, aquele que seria o 1-2.
Até que aos 85', e novamente na sequência de um pontapé de canto, o Grijó chegou ao 2-1. Dani aproveitou um ressalto de bola e ainda dentro de área, fez um chapéu monumental a Miguel Matos, colocando a sua equipa na frente do marcador. Destaque também para o facto do guardião do Infesta, ter batido com a cabeça no poste, acabando no entanto, por regressar à partida.
Até final, o Grijó ainda poderia ter feito o 3-1, mas Chaves não conseguiu acertar com a baliza, após ver o adiantamento do guardião Matos.
Ficha de Jogo:

Jogo realizado no Estádio Municipal de Grijó, em Grijó - Vila Nova de Gaia (relvado sintético)
Árbitro Principal: António Nogueira (AF Porto); Árbitros Assistentes: José Luzia e Nélson Sousa

Grijó: Hélder; Maté, Bruno Volta, Ricardo Viana e Artur; Dani, Vitinha (Ivo 78'), Veiga (Chaves 69') e Kruss (Postiga 45'); César Lopes e Bruno Faria.
Treinador: Óscar Nogueira.

Infesta: Miguel Matos; Tiago Dias, Rui Jorge, Vilas Boas e Coutinho; Rui Franco, Vitinha I e Serge (Armando 85'); Pedro Nuno, Paulinho e Braga (Vitinha II 11').
Treinador: José Manuel Ribeiro.

Disciplina:
Amarelos: Coutinho 45'; Miguel Matos 51'; Dani 51'; Veiga 71'; Maté 87'; Pedro Nuno 88';

Marcador: 0-1 Paulinho 25'; 1-1 Bruno Volta 48'; 2-1 Dani 85';

Nota: fotos da autoria do facebook da AD Grijó.

Brasil: Ronaldo termina carreira

Aos 34 anos, Ronaldo Nazário termina a carreira. Aquele "miúdo" que despontou aos 16 anos no Cruzeiro, que aos 17 esteve presente no Mundial de 1994 pela "Canarinha", e que é "apenas e só" o melhor marcador da história dos Mundiais de Futebol, terminou hoje a carreira em São Paulo, cidade onde representou o Corinthians.
Se aos 17 anos, Ronaldo esteve presente no Mundial dos Estados Unidos da América, sagrando-se campeão do Mundo pelo Brasil, aos 21 foi o melhor marcador dos brasileiros no Mundial 98 em França.
Como o próprio hoje admitiu, o melhor momento da sua carreira foi sagrar-se campeão do Mundo pelo Brasil em 2002 no Mundial da Coreia e Japão, onde venceu também o troféu de melhor marcador da prova, ao apontar oito golos. Esteve ainda presente no Mundial 2006 na Alemanha, onde marcou três golos.
A juntar a isto, há o facto de Ronaldo ter sido eleito pela FIFA o melhor jogador do Mundo por três ocasiões: 1996; 1997 e 2002.
A nível de clubes, Ronaldo despontou no Cruzeiro, despontou no PSV da Holanda, e afirmou-se em definitivo no Barcelona.
Depois disso, seguiu-se o Inter de Milão durante cinco temporadas, o Real Madrid durante quatro temporadas e meia, o Milan durante época e meia, e finalmente, o Corinthians desde 2009.
Apelidado de "Fenómeno", Ronaldo foi mesmo um verdadeiro fenómeno, um verdadeiro poço de força, de velocidade e acima de tudo, de qualidade.
Marcou golos, golos e golos. Para todos os gostos e feitios, diga-se. Alguns estão na retina dos adeptos de todo o Mundo, como um apontado ao Compostela pelo Barcelona, onde "levou" toda a equipa adversária "atrás de si"; e um apontado ao Manchester United pelo Real Madrid, onde rematou do "meio da rua".
Estes e outros golos para ver no vídeo abaixo.
A mim resta-me dizer: Obrigado Ronaldo !

sábado, 12 de fevereiro de 2011

"A foto do dia": Deseja alguma coisa sr. árbitro?

Hoje, desloquei-me juntamente com a minha equipa a Espinho para defrontar a equipa local. Após o término do nosso jogo, iniciou-se uma partida de Veteranos, entre o Esmojães (clube de Espinho) e os Amigos da Nazaré, no complexo desportivo do SC Espinho.
Com ambas as equipas a tirarem as habituais fotografias, como é hábito nestes "jogos-convívio", sete jogadores da minha equipa, incluindo eu, estavam na bancada à espera da restante comitiva para seguirmos viagem, quando de repente depara-mo-nos com uma situação insólita: do outro lado do campo, estava o bandeirinha...sentado e de perna cruzada!
Passado poucos segundos o árbitro principal apitou para o início da partida, e o árbitro auxiliar lá se levantou, para (tentar) acompanhar as incidências da partida.
No entanto, este belo momento ficou registado, e esta situação só pode ser considerada caricata.
É caso para perguntar: Deseja alguma coisa senhor árbitro?

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Irlanda: Sp. Fingal extinguiu-se

(Em Julho, o Marítimo venceu na Irlanda, o Sp. Fingal por 3-2.)
O Sp. Fingal da República da Irlanda, e que foi adversário do Marítimo na pré-eliminatória da Liga Europa desta temporada, extinguiu-se.
O clube irlandês foi fundado em 2007, e solicitou ontem à federação irlandesa, para que cancelasse a sua participação no campeonato, que "arranca" dia 4 de Março.
O Sp. Fingal não conseguiu reunir os pressupostos financeiros para participar no campeonato irlandês, rescindindo por isso, com os treze jogadores da equipa que tinham contrato.
"Estou, profundamente, chocado, por todas as pessoas envolvidas no Sporting Fingal, desde jogadores, funcionários, adeptos, voluntários, etc, pelo fim prematuro deste projecto." disse o director desportivo Liam Buckley. Ou melhor, ex-director desportivo.
O clube da cidade de Dublin, participou apenas por uma vez no principal campeonato da Irlanda, e terminou a prova na quarta posição, feito que lhe valeu a participação na segunda pré-eliminatória da Liga Europa 2010/2011.
Com apenas quatro anos de existência, o clube fecha assim as "portas".

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Manel com lesão grave

Manel Aniceto, jogador do Carregosense, equipa que milita nos Distritais de Aveiro e segundo jogador a ser entrevistado pelo blog, teve no passado domingo um dia de azar.
O jogador começou como suplente, entrando à passagem dos 15' minutos, no entanto e segundo o próprio, não esteve mais do que "dois ou três minutos em campo".
O atleta de 26 anos, fracturou a tíbia e o perónio, não jogando mais durante a actual temporada.
Manel está internado desde o passado domingo no hospital São Sebastião em Santa Maria da Feira, mas só ontem foi operado, e o "ConversasRedondas" sabe que a intervenção cirúrgica correu bem, e o atleta encontra-se agora em repouso.
Com a época 10/11 a entrar na sua fase final, Manel não dará mais o seu contributo à equipa do Carregosense na actual temporada, estimando-se um período de recuperação entre três e quatro meses.
Entrevistado pelo "ConversasRedondas" em Julho do ano passado, Manel participou em vinte e um jogos, marcando nove golos na I Divisão da AF Aveiro 10/11. O Carregosense é segundo classificado na tabela, a dois pontos do líder, Sanjoanense.
As melhoras Manel!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"A foto do dia": Caneira e Polga

(Caneira e Polga em luta com Hugo Gomes do Estrela da Amadora. Est. Amadora 1-3 Sporting; temporada 08/09)

Marco Caneira e Anderson Polga vivem realidades diferentes no Sporting, mas há uma coisa que os liga: a data de nascimento. Ambos nasceram a 9 de Fevereiro de 1979. Ou seja, completam hoje 32 anos de vida.
Caneira e Polga cruzaram-se pela primeira vez em Alvalade na temporada 05/06, quando o português chegou por empréstimo do Valencia a meio da temporada.
Esta ligação entre ambos prolongou-se pela temporada 06/07 e sofreu uma "paragem" em 07/08, quando Caneira regressou ao Valencia.
O português voltou ao Sporting em 08/09 e voltou a jogar com Polga mais duas temporadas, sendo que várias vezes ambos partilharam o centro da defesa.
Esta temporada, Marco Caneira foi afastado pelos responsáveis leoninos, e treina-se à parte do plantel; Polga "agarrou" um lugar no onze, e tem sido uma das "pedras", das quais Paulo Sérgio não desarma.
Aos dois, os meus parabéns. Não só pelo trigésimo segundo aniversário, mas também pela carreira que construíram até aos dias de hoje.