domingo, 27 de março de 2011

Taça de Portugal: V. Guimarães é o primeiro finalista

(Os adeptos vimaranenses presentes em Coimbra, no jogo de hoje, sentiam que o Jamor estava ali ao virar da esquina.)
Vinte e três anos depois, o Vitória de Guimarães está na final da Taça de Portugal.
A equipa vimaranense empatou hoje em Coimbra, frente à Académica a zero golos, e carimbou assim o "passaporte" para a final do Jamor 2011, aguardando agora pelo duelo entre Benfica e FC Porto, para saber quem será o seu adversário.
Com mais de vinte mil pessoas nas bancadas do Municipal de Coimbra, ambas as equipas tardaram a aparecer na partida, com o Vitória a conseguir "soltar-se" aos poucos, "obrigando" por várias vezes Peiser, a defesas apertadas.
Do lado da Briosa, a resposta surgiu quase em cima do intervalo, com Nilson a brilhar com duas defesas apertadas no mesmo lance, uma das quais de calcanhar.
O Vitória sentia cada vez mais dificuldades em segurar a vantagem trazida da primeira mão, mas a Académica mostrou-se incapaz na hora da finalização.
Nos momentos finais, os minhotos procuraram gerir a vantagem, enquanto os "estudantes", iam jogando mais com o coração do que com a cabeça.
Com este resultado, pode-se dizer que Faouzi, jogador do Vitória, foi o "herói" desta meia final, pois foi dele o único golo entre as duas equipas em cento e oitenta minutos de jogo.

Brasil: Rogério Ceni marcou golo cem

O guarda-redes brasileiro Rogério Ceni (na foto), marcou hoje o seu centésimo (!) golo da carreira, na vitória do "seu" São Paulo sobre o Corinthians de Liedson por 2-1.
O brasileiro de 38 anos, apontou o segundo golo do seu clube, na cobrança de (mais) um livre directo, quando estavam decorridos 53' minutos.
O Corinthians, com Liedson a jogar os 90' minutos, conseguiu reduzir para 2-1 aos 67', por intermédio de Dentinho.
Depois de apontar o golo, Rogério Ceni correu como se não houvesse "amanhã" pelo campo com os braços no ar, chegando mesmo a tirar a camisola, algo que lhe valeu o cartão amarelo. O seu feito figurou também nos placares electrónicos do estádio Morumbi, com toda a gente a querer felicitar o guardião.
Cá fica o vídeo do centésimo golo de Rogério Ceni:

sábado, 26 de março de 2011

Futebol de Praia: Sporting derrotado na Final

(Bruno Xavier e Leghissa felicitam Alan pelo golo marcado no jogo da meia-final.)
O Sporting foi hoje derrotado pelo Vasco da Gama na final do Mundialito de Clubes de Futebol de Praia.
Os "leões" até marcaram logo no primeiro minuto de jogo, por intermédio de Fernando Ddi, mas em dois minutos, os "vascaínos" deram a volta ao marcador, aumentando para o 1-3 aos 28'.
Belchior ainda reduziu para 2-3 aos 29', mas seria o Vasco a marcar novamente, quando estavam decorridos 35' minutos, resultado que permite ao "Vascão" vencer o Mundialito de Clubes.
Para chegar à final, a equipa portuguesa bateu na passada quinta-feira o Barcelona por uns expressivos 8-1, nos Quartos de Final, batendo ontem o Lokomotiv de Moscovo por 5-4 na meia final.
Depois de três derrotas consecutivas na fase de grupos, a equipa "leonina" "acordou" a tempo, vencendo depois três jogos consecutivos, que permitiram ao clube de Alvalade, chegar à final da prova.
No jogo de atribuição de 3º e 4º lugar, o Flamengo venceu por 5-4 o Lokomotiv de Moscovo, assegurando assim, um lugar no pódio.
Além de finalista vencido, o Sporting foi a equipa com mais derrotas na competição (quatro), e viu o seu guarda-redes, o português Paulo Graça, ser eleito o melhor guardião da prova.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Futebol de Praia: Sporting apura-se para os Quartos de Final

(Comitiva leonina presente no Mundialito de Clubes.)
Decorre durante esta semana o Mundialito de Clubes em futebol de praia, e que se realiza na cidade de São Paulo, no Brasil.
O Sporting, representante luso, conseguiu "apenas" hoje, na última jornada da fase de grupos, a qualificação para os Quartos de Final da prova, e que se realizam já amanhã.
Os "Leões" disputaram o Grupo A, juntamente com Santos, Corinthians, Seattle Sounders e Lokomotiv Moscovo, somando apenas uma vitória em quatro jogos, vitória essa sobre o Santos por 5-0.
Antes, o clube de Alvalade perdeu duas vezes pela margem mínima (Corinthians por 4-3; e Lokomotiv por 5-4), sendo copiosamente goleado pelos americanos do Seattle Sounders, 4-0, na terceira jornada.
Este Mundialito de Clubes, na vertente de futebol de praia, era composto por dois grupos de cinco equipas, em que apenas o último classificado de cada grupo, seria eliminado. Sendo assim, Santos (Grupo A) e Boca Juniors (Grupo B) estão de fora.
Nos quartos de final, o Sporting vai enfrentar o Barcelona, que curiosamente venceu o seu grupo, com três vitórias e uma derrota em quatro jogos.
O jogo entre os "Leões" e o "Barça" realiza-se amanhã pelas 17h15 (hora portuguesa) e terá transmissão em directo na SportTv.
Eis os restantes jogos dos Quartos de Final:

Flamengo (2º Grupo B) vs Seattle Sounders (3º Grupo A)
Lokomotiv Moscovo (1º Grupo A) vs AC Milan (3º Grupo B)
Corinthians (2º Grupo A) vs Vasco da Gama (4º Grupo B)

terça-feira, 22 de março de 2011

Ovarense Futebol: o "renascer" do futebol em Ovar

(Os festejos dos campeões de 2008/09.)
O futebol sénior em Ovar, "caiu" com o fechar portas da Associação Desportiva Ovarense. As camadas jovens da ADO mantiveram-se abertas e ainda mais unidas, em prol de um clube que num passado recente havia disputado os campeonatos profissionais, mas que agora estava sem Séniores, o tal "trampolim" que grande parte dos jovens que jogam futebol, ambiciona.
Depois de duas temporadas sem futebol sénior na cidade, alguém se "lembrou" de criar a Associação Desportiva Ovarense - Futebol, para que os jovens da formação dessem continuidade às suas carreiras no clube da sua terra.
Em virtude das muitas dívidas que assolaram o futebol sénior da AD Ovarense, a direcção do clube viu-se "obrigada" a criar uma nova secção, para poder formar plantel sénior, tendo em vista a temporada 2008/09.
E, foi assim, com um plantel composto maioritariamente por jovens oriundos da formação, que a Ovarense Futebol "varreu" por completo a III Divisão Distrital da AF Aveiro 08/09, sendo campeã com vinte e três pontos de avanço para o segundo classificado, Severense, e sem ter somado qualquer derrota na competição.
Na temporada passada, e já a competir na II Divisão Distrital, a Ovarense Futebol voltou a sagrar-se campeã, alcançando a proeza histórica de vencer dois campeonatos em dois anos de existência.
Esta temporada, e já no escalão maior do futebol aveirense, a descida da Ovarense Futebol, é já quase um dado adquirido, pois em vinte e quatro jornadas, a equipa "vareira" soma "apenas" dezoito pontos, fruto de seis vitórias, estando a oito pontos da primeira equipa fora da linha de água, que é o Mourisquense.
Para "finalizar", resta-me dizer que o símbolo da Ovarense Futebol é exactamente igual ao da AD Ovarense, tal como o equipamento, e como não podia deixar de ser, o clube também utiliza o Estádio Marques da Silva, como sua "casa".

Históricos do Nosso Futebol: Ovarense

Fundada a 19 de Dezembro de 1921, a Associação Desportiva Ovarense tem a sua sede na cidade de Ovar, distrito de Aveiro.
Da data da sua fundação até à temporada 34/35, a Ovarense disputou sempre os Distritais de Aveiro, conseguindo na dita temporada disputar uma espécie de "liguilha" com mais três equipas, que permitia a ascensão ao primeiro escalão.
Até 1950, a Ovarense conseguiu sempre disputar a "liguilha", com excepção apenas nas temporadas 35/36,47/48 e 49/50.
Em 50/51, os homens de Ovar disputaram a Série A da II Divisão, que era agora um campeonato composto por fase regular, e que contava com dez equipas, entre elas Leixões, Salgueiros, Gil Vicente ou Famalicão.
Nas quatro temporadas seguintes, os "vareiros" disputaram a III Divisão, acabando por descer aos Distritais na temporada 55/56.
Seguiram-se duas épocas nos Distritais de Aveiro, com novo regresso ovarense aos Nacionais na temporada 57/58. Dessa época até à temporada 64/65, a Ovarense disputou sempre a III Divisão, conseguindo em 1965 a promoção para a II Divisão.
Seguiram-se duas épocas na II Divisão, com nova descida do clube vareiro, não para a III Divisão, mas sim para os Distritais.
No último escalão do nosso futebol, a Ovarense esteve entre em 1967 e 1971, conseguindo depois um regresso com sucesso à III Divisão Nacional: 3º lugar em 71/72; 4º lugar em 72/73 e 5º lugar em 73/74.
Por "último", em 74/75, a Ovarense não foi além do 19º lugar entre vinte equipas, e voltou a "cair" para os Distritais, onde esteve depois até 1981.
Seguiram-se depois nove temporadas consecutivas na III Divisão, destacando-se o segundo lugar obtido em 89/90, que valeu aos "vareiros", subirem à II Divisão B.
Antes disso, a Ovarense havia conseguido um terceiro lugar, logo no ano de regresso aos Nacionais (71/72), conseguindo também três quartos lugares (72/73, 81/82 e 84/85).
Em 90/91, a "novidade" do futebol português, era a II Divisão B, novo campeonato e que estava dividido por três zonas (Norte, Centro e Sul), cada qual com vinte equipas.
A Ovarense que em 89/90 havia disputado a III Divisão, não deu hipótese à concorrência na Zona Centro da II Divisão B 90/91, sagrando-se campeã com nove pontos de avanço para o segundo classificado, Lousanense, somando vinte e seis vitórias, sete empates e cinco derrotas em trinta e oito jogos.
Assim sendo, o clube de Ovar conseguiu a ascensão à Liga de Honra, onde esteve durante cinco temporadas consecutivas, tendo como melhor classificação o sexto lugar obtido em 92/93. Em 93/94 e 94/95, a Ovarense obteve um sétimo e um oitavo lugar respectivamente.
Depois, em 95/96, o clube "vareiro" somou apenas quinze pontos em trinta e quatro jogos, e acabou por não conseguir mais do que o décimo oitavo e último lugar na Liga de Honra, classificação que valeu a descida ao conjunto "branco e preto".
Com a descida à II Divisão B, a direcção "vareira" optou por estabilizar as finanças do clube, com a Ovarense a obter o sétimo lugar em 96/97; o oitavo em 97/98 e o quinto em 98/99.
"Finalmente", em 99/00, os responsáveis pelo clube de Ovar, apostaram forte na subida, tal como prova a classificação da Zona Centro da II Divisão B dessa temporada: o Vilafranquense, segundo classificado, acabou o campeonato a treze pontos do líder, Ovarense.
No ano de regresso à Liga de Honra, os "vareiros" conseguiram o décimo primeiro lugar, garantindo a manutenção sem sobressaltos.
Seguiram-se mais cinco temporadas no segundo escalão, tendo como melhor classificação, o oitavo lugar obtido em 2002/2003; e como pior, o décimo sétimo obtido em 2005/2006, e que valeu a descida do clube à II Divisão B.
Nessa temporada, além de descerem seis equipas da Liga de Honra para a II Divisão B, a Ovarense entrou numa grave crise financeira, que levou grande parte do seu plantel a sair em Janeiro de 2006, "obrigando" por vezes os guarda-redes Armando e Évora a jogarem como avançados, ou os médios Zito e Renato a terem de ir para a baliza, tal era a falta de jogadores.
Aliás, no último jogo da Associação Desportiva Ovarense a nível sénior e profissional, Zito foi guarda-redes ante o líder e já campeão, Beira Mar, num jogo que os "vareiros" ... venceram por 2-1.
No final da temporada 05/06, a Ovarense "ganhou o direito" de disputar a II Divisão B, mas tal não veio a acontecer, porque o clube de Ovar fechou as portas do futebol sénior.
Actualmente, o clube funciona apenas com camadas jovens, e disputa os seus jogos caseiros no Estádio Marques da Silva, tendo como equipamento tradicional, camisola branca e preta com riscas horizontais, calção preto e meia preta.

Palmarés da AD Ovarense:
Campeonato Distrital da AF Aveiro: 8 (1930/1931; 1932/1933; 1934/1935; 1935/1936; 1938/1939; 1949/1950; 1954/1955; 1980/1981)
Campeonato Nacional da II Divisão B: 2 (1990/1991; 1999/2000)

segunda-feira, 21 de março de 2011

"A figura do dia": Nuno Gomes

(Nuno Gomes apontou hoje dois golos na goleada do Benfica em Paços, por 1-5.)
O Benfica venceu hoje em Paços de Ferreira por 5-1, com Nuno Gomes a sair do banco para "bisar".
O avançado português rendeu Saviola aos 77', numa altura em que o Benfica vencia por três bolas a uma, e acabou por marcar aos 82' e aos 90+2', ajudando os "encarnados" a construírem um resultado ainda mais volumoso.
As 34 anos, Nuno Gomes foi hoje utilizado por Jorge Jesus na Liga, apenas pela quinta vez, somando até agora 49' minutos jogados, tempo esse que está, naturalmente, repartido pelos cinco jogos em que o avançado natural de Amarante foi suplente utilizado.
Nesses cinco jogos, Nuno Gomes apontou quatro golos, com a particularidade de ter "feito" três nas duas últimas jornadas. É que na jornada anterior, havia sido ele a marcar ao Portimonense, "garantindo" na altura um ponto aos "encarnados".
Não me canso de dizer que, Nuno Gomes devia ser mais utilizado, não só pela experiência e pelo "peso" que tem no balneário do Benfica, mas sim pelo que "rende" nos poucos minutos que está em campo.

domingo, 20 de março de 2011

Luizão

(Luizão em luta com César Ramírez, do Sporting, ao serviço do Varzim em 97/98.)
Luiz Alberto Santana, conhecido no futebol por Luizão, nasceu a 20 de Março de 1971 em Santos, São Paulo, Brasil.
Este jogador que hoje completa quarenta anos é, simplesmente, o "patrão" da defesa do Custóias!
Luizão chegou a Portugal em 1996, para representar o Vitória de Guimarães, mas apenas participou em três jogos dos vimaranenses, dois deles como titular.
Na temporada seguinte, o central rumou ao Varzim também a competir na I Divisão, participando em vinte e oito jogos, sem fazer qualquer golo, acabando por não conseguir evitar a descida do clube poveiro.
Para 98/99, Luizão tornou-se jogador do D. Chaves, também do primeiro escalão, participando em vinte e nove jogos, tendo marcado quatro golos, mas voltaria a descer de divisão.
Finda a temporada 98/99, Luizão não mais voltou a jogar na I Divisão: saiu para o Maia da Liga de Honra em 99/00; representando depois Vizela (00/01 - 02/03), Gondomar (03/04) e Vilanovense (04/05) na II Divisão B, tendo-se até sagrado campeão pelo Gondomar, na famosa época do "ApitoDourado".
Depois de uma curta experiência ao serviço do Vilanovense, equipa que acabou por descer na temporada 04/05 à III Divisão Nacional, Luizão rumou ao Leça, onde se assumiu como o "patrão" da defesa leceira durante três temporadas.
Em 05/06, os leceiros garantiram "apenas" a manutenção no quarto escalão, mas na temporada seguinte, o Leça apostou forte na subida e acabou por consegui-la, tendo em Luizão um dos principais "suportes".
No entanto, Luizão acabou por realizar apenas onze jogos pelo Leça na II Divisão B, não evitando a descida leceira à III Divisão no final da temporada 2007/08.
(Ao serviço do Chaves, Luizão perdeu na Luz por 4-1, e aqui parece perder o lance para Poborsky.)
Com a descida do clube de Leça da Palmeira ao quarto escalão, Luizão terminou o seu "ciclo" nos "verde e brancos", rumando depois ao Padroense, equipa que festejava na altura novo regresso à III Divisão.
A experiência do central brasileiro no clube de Padrão da Légua foi curta, pois o jogador acabou por participar em apenas cinco jogos, saindo ainda antes de Dezembro para o Pedrouços, equipa que lutava pela subida aos Nacionais.
Ao serviço dos maiatos, Luizão festejou mais uma subida de divisão, conseguindo que o Pedrouços regressasse aos Nacionais, quatro anos depois da última participação na III Divisão.
Apesar do êxito ao serviço do Pedrouços, Luizão saiu para o Custóias, clube que ia disputar a I Divisão da AF Porto, tendo como objectivo o regresso à Divisão de Honra dos distritais portuenses.
O Custóias foi campeão, tendo dominado grande parte do seu campeonato, e teve como grande opositor, o Salgueiros 08, que também acabou por subir de divisão.
Foi precisamente num jogo com o Salgueiros 08, que Luizão acabou suspenso por pretensas agressões aos seus adversários, algo que o próprio na altura desmentiu, tendo dito que "apenas procurou serenar os ânimos na qualidade de capitão de equipa".
Esta temporada, o Custóias tem feito um campeonato tranquilo, tendo empatado hoje a uma bola, curiosamente com o Salgueiros 08, ocupando agora a oitava posição com trinta e sete pontos.
Luizão completa hoje quarenta anos, mas nem por isso parou de jogar futebol. Começa já a ser um "símbolo" dos clubes nortenhos por onde passa, tendo mesmo essa particularidade na carreira construída em Portugal: nunca saiu do Norte do País.
Parabéns Luizão, não só pelo aniversário, mas também pela carreira em Portugal.

sábado, 19 de março de 2011

Juniores: Benfica 7-1 Braga

Hoje à tarde, no centro de estágio do Seixal, os Juniores do Benfica receberam e venceram por sete bolas a uma, o Sp. Braga.
Com este resultado, o Benfica subiu ao segundo posto em igualdade pontual com o Guimarães, pois ambos somam agora doze pontos; enquanto o Braga é quinto classificado com nove pontos.
O primeiro golo da goleada "encarnada", foi diferente: bola atrasada para o guardião brasileiro Ederson Moraes (na foto), e este a bater forte para a frente, com a bola a bater no relvado, e a surpreender o guarda-redes bracarense, que acabou assim "traído" pelo facto da bola embater no solo.
Ederson abriu o activo logo aos três minutos, dando início a uma goleada "à moda antiga" do Benfica.
Caso queira ver o golo do jovem guardião, deve visitar o link abaixo publicado:

http://videos.sapo.pt/SupIyykHSonWVIyy5YeR

sexta-feira, 18 de março de 2011

Liga Europa: Sorteio dos Quartos de Final

Realizou-se hoje o sorteio dos quartos de final da Liga Europa, com a particularidade de não haver nenhum jogo entre equipas portuguesas, pelo menos nesta eliminatória; e também porque todas as equipas portuguesas jogarão em casa na primeira mão.
A sorte ditou que o FC Porto voltará a jogar na Rússia, desta vez para defrontar o Spartak; o Benfica enfrentará o PSV Eindhoven; e finalmente, o Braga jogará com o Dinamo Kiev.
No outro jogo, o Villarreal medirá forças com o Twente.
Em caso de passagem às meias finais, o FC Porto defrontará o vencedor da eliminatória entre Villarreal e Twente, havendo assim a perspectiva de uma meia-final portuguesa, entre Braga e Benfica.
Outro cenário em aberto, é uma final disputada apenas por clubes portugueses, algo que seria um feito extremamente fantástico.
A primeira mão dos Quartos de Final joga-se a 7 de Abril, enquanto a segunda mão jogar-se-á a 14 de Abril.